Acho esta possibilidade de seres criadores existentes fora da nossa realidade física algo até plausível devido ao mundo virtual, existente apenas dentro de computadores. Imagine um software que trabalhe com inteligência artificial, onde são criados seres virtuais que interagem uns com os outros. Neste ambiente virtual poderíamos criar um monte de regras q no nosso mundo real não existem, mas q são perfeitamente aplicáveis no software. Poderíamos contrariar as leis físicas reais o quanto quiséssemos como, por exemplo, programar este software hipotético para q, ao contrário da nossa realidade, quanto menor a massa do objeto neste mundo virtual, maior seria o seu poder de atração sobre os demais objetos.
Neste caso os deuses seriam os cientistas criadores de tal software, que estariam fora da realidade do ambiente virtual, onde as regras do software não são aplicáveis. Daí eu pergunto: como os seres virtuais deste software poderiam um dia “perceber” a outra realidade, no caso a nossa, sem que os criadores do software quisessem que isto acontecesse? A única maneira q consigo ver seria estes seres virtuais evoluírem ao ponto de conseguirem uma maneira de identificar isto. Mas até a evolução destes seres poderiam estar sendo monitorada pelos criadores do software hipotético, então quer dizer q enquanto os criadores não quisessem, os seres virtuais dotados de IA criados por eles jamais teriam “ciência” da realidade. Ou os cientistas poderiam simplesmente programa-los de forma q jamais teriam capacidade cognitiva o suficiente para compreenderem qq coisa fora daquela realidade. Nós, discutindo este assunto aqui no fórum, seríamos como aqueles seres virtuais discutindo entre eles de onde vieram e se existiria algo fora daquela realidade deles.
Imagino até uma discussão destes seres:
- IA crente: “É lógico q existe uma realidade material além da nossa”.
- IA cética: “Não existe nada além de bits, a nossa realidade é a apenas a interação aleatória entre estes bits, nada mais.”
- IA crente: “Mas então de onde surgiram estes bits?”
- IA cética: “Não sei, mas o mesmo lhe pergunto: de onde surgiu estes seres materiais que criaram os bits? Vc só está inventado uma resposta para algo q não sabe.”
Imagino q, como neste caso hipotético q eu coloquei, poderia perfeitamente existir um criador ou criadores fora da nossa realidade física, nos monitorando ou q, talvez, nem se importem mais com agente ou nem saibam da nossa existência, como se fossemos uma espécie de efeito colateral de uma outra experiência maior.
Mas existe aquela velha questão: sem fatos, sem conhecimento. Sem fatos, a única coisa q há é a especulação, exatamente ao q se resume tudo isto q escrevi aqui.