…Em vez de blasfemarem, esses cientistas ( Dawkins, Dennet e Sam Harris ) deveriam trabalhar para elucidar os mistérios que ainda existem.
…A religião é um veículo da fé inprescindível para a Humanidade.
…Acredito na Ressurreição, na Virgem Maria e em milagres. Quem é cristão acredita nesses dogmas. Faz parte do jogo."
Não entendi a expressão "
Faz parte do jogo". Será que poderia ser entendido: "
Já que sou cristão, tenho que aceitar"?
E outra, quando declara acreditar nesses "
dogmas" (
proposição apresentada e aceite como incontestável e indiscutível) citados, não me parece usar do bom senso e a lógica, sendo que não há provas, ainda mais se falando de um cientista.
_______________________________________
Respondendo a pergunta do tópico: Se ele deixasse de ser "ateu" para se tornar apenas um "crente em divindade", seria uma coisa mais de estética mesmo, uma conclusão pessoal.
Porém ao abraçar o "cristianismo" ( o que o texto deu a entender ), não vejo tanta lógica.
Se ele decidiu acreditar e atribuir experiências e sensações a um deus religioso "cristão", tudo bem, mas não vejo este caminho como "lógico" (coerente) para um ateu que tivesse
(?) um conhecimento da história cristã, do seu deus, e da própria bíblia. O deus cristão, em suma, pode ser "falseável" através das características que a religião cristã nos fornece e pelo material que lhe sustenta (bíblia).
Há pessoas atéias que não tentam embasar seu ceticismo contra os deuses da religião em geral. Para estes pode até parecer lógico se tornar cristão ao viver experiências que a cultura cristã atribui ao seu próprio deus. Porém ao se falar de um cientista acho um tanto estranho, a não ser que a questão de conveniência que fazia dele um ateu era apenas um rótulo qualquer que ele usava, talvez até mesmo para dar aparência de "imparcialidade" em suas pesquisas e projetos aos olhos dos demais companheiros. Vai saber…
Ou seja, para um cético ateu e agnóstico, considero um tanto ilógico. Porém isto é relativo com a maneira que a pessoa encara as coisas e do que fazia ela "atéia".
_______________________________________
Eu gostaria de refazer a pergunta de acordo com o contexto para que possamos ter respostas mais focadas, se é que me permitem:
É logicamente possível deixar de ser ateu para se tornar cristão?