Ponto A: Não defendo a URSS cegamente. Só que me parece inadmissível igualar sua política exterior à estadunidense.
É aí que pega, entendeu? Nesses debates é só
tu qouque, sempre se compara um país com o outro. Cara, esquece os EUA e tenta ver sem comparar com ninguém, do ponto de vista absoluto. Na minha sincera conclusão, algumas políticas soviéticas são condenáveis em absoluto, e ponto, nada de ressalva.
Ponto B: As terra polonesas haviam estado passando de mãos entre o Império Russo e o Alemão nos séculos anteriores. Os soviéticos ocuparam terras de maioria ucraniana e belorussa.
Na verdade a invasão da Polônia foi meio que uma vingança da guerra Russo-Polonesa em 1920 que os Russos perderam. E invasão por invasão é sempre condenável, o certo seria um pedido na Liga das Nações para se realizar um plebiscito na região para ver se a população queria se juntar a URSS. Foi por essas de sempre passar por cima das autoridades supra-nacionais que a Liga foi pro saco.
Ponto C: uma coisa é manter domínio sobre os territórios imediatamente circundantes em períodos de enorme tensão ('40, e anos '60), outra transformar um continente numa enorme câmara de tortura. E seguir planejando golpes (Haiti, Venezuela, Iraque) e invadindo mesmo depois de terminada a guerra fria.
Então você defende a baía dos porcos? Cuba é facilmente avistada de território Americano, logo é circundante. E o período era justamente O de maior tensão na guerra fria. Cara, invasão de país circundante depois de 57 é ridículo, a ameaça era nuclear os EUA podiam atacar a URSS facilmente e vice-versa, não precisavam da Tchecoslováquia ou da Turquia.
E olha o
tu qouque de novo, esquece os EUA, críticas devem ser absolutas, e nunca comparativas.
Eu sou partidário de democracia participativa, Partiti, sou Allendista e Chavista.
Mas não gosto de calúnia.
Eu também (só com várias ressalvas ao Chaves, mas esquece, não vem ao caso), mas não gosto de falta de discernimento.
Que falem de aprisionamento arbitrário na URSS ou de Pol Pot, mas comparar-la com os imperialistas?
Cara, ce tem coragem de relativar com o Pol Pot?

Fala sério, ce tá me tirando, né?