Autor Tópico: Richard Dawkins  (Lida 15579 vezes)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
Re: Richard Dawkins
« Resposta #50 Online: 17 de Março de 2007, 13:51:39 »
Não, o que ele defende sobre a bíblia não tem a ver com o que eu disse sobre as questões últimas, discutir epistemologia é uma coisa, discutir axioma é outra.

Nada a ver, ele simplesmente defende o ocasionalismo bíblico…

Você deve conhece muito pouco sobre Cheung (Como a maioria dos brasileiros, de todos os lugares que já visitei, fóruns e comunidades, só conheço 3 pessoas que conhecem bem Cheung e Gordon Clark, eu o Marcelo Herberts e o Felipe Sabino, e nós fomos pioneiros em traduzir e digitalizar uma grande parte de suas obras) e o ministério dele nem é apologético.
E a sua visão sobre o ateísmo? Pode dizer ou se disser vai parecer ofensiva? Penso que pela erudição que em você observei poderá criticar de forma racional e lógica.

Eu encaro o ateísmo como um pressuposto como outro qualquer.. nada demais..
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 17 de Março de 2007, 19:59:50 »
O Rod Stweart ainda está no fórum?

Rod, você leu o gene egoísta? eu li, o que tens a dizerdes dele?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 18 de Março de 2007, 12:27:32 »
Esse cara está parecendo celebridade nesse tópico, todos querendo saber da opinião dele sobre tudo...... eu queria até saber da opinião dele sobre Sandy & Jr.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #53 Online: 18 de Março de 2007, 13:38:28 »
O Rod Stweart ainda está no fórum?

Rod, você leu o gene egoísta? eu li, o que tens a dizerdes dele?

Sim, eu li.. acho que ele defende relativamente bem o que propõe, só que eu não concordo com o que ele propõe, porque parte de uma visão essencialmente naturalista e de certa forma ateísta.

Esse cara está parecendo celebridade nesse tópico, todos querendo saber da opinião dele sobre tudo…. eu queria até saber da opinião dele sobre Sandy & Jr.

O problema hoje com Sandy & Jr. é que a Sandy tá gorda, e o Jr., continua um baitola, então ele vai pro quinto dos infernos (Levítico 18:22), como eles não têm feito nada prestativo nesses últimos semestres, com certeza significa que começaram a se achar artistas totalmente bem sucedidos e que começaram a torrar dinheiro andando de cruzeiro em galápagos e nadando em piscina de nutella.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #54 Online: 18 de Março de 2007, 13:53:00 »
Bom, particularmente falando, acho que o ceticismo em certos casos é desnecessário, estéticamente falando, eu gosto de conviver com algumas dúvidas simplesmente caladas e me apegar a minhas crenças, por exemplo, minha maior crença é que o axioma cristão e o ocasionalismo (em resposta á dúvida cartesiana sobre a realidade material, dinstinção de corpo e mente… etc, o que no caso seria um categórico exemplo de ceticismo…) são verdadeiros, satisfação ao invés de orgulho intelectual.
Interessante a aborgadem da verdade cristã como axioma e não como dogma que é uma palavra vista negativamente e mais restritiva.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #55 Online: 18 de Março de 2007, 13:59:54 »
Axiomas são pontos de partida não demonstráveis.. como existem na matemática.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #56 Online: 18 de Março de 2007, 14:17:09 »
E, pelo meu conhecimento, são por si auto-evidentes.
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 14:23:00 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #57 Online: 18 de Março de 2007, 14:19:48 »
O que você entende por auto-evidentes?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #58 Online: 18 de Março de 2007, 14:25:36 »
Auto evidente na filosofia, não na matemática.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #59 Online: 18 de Março de 2007, 14:26:04 »

Que por seu caráter não suscita dúvida do que é manifesto.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #60 Online: 18 de Março de 2007, 14:36:36 »

Que por seu caráter não suscita dúvida do que é manifesto.

Ué, como você não vai duvidar de algo que não pode ser demonstrado?

Aceitam-se os axiomas apesar de serem não-demonstráveis.. eles devem apenas se auto-confirmarem.

Exemplo como acontece na geometria:

Você sabe que a hipotenusa de um triângulo retângulo equivale á soma do quadrado dos catetos, pare pra pensar em cada conceito, o que é triângulo? o que é ângulo? o que é grau? isso deveria gerar uma seqüência ad infinitum se não fossem os axiomas..

A medida metro é um axioma, ou você sabe dizer por quê o metro tem o tamanho que tem?

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #61 Online: 18 de Março de 2007, 14:53:59 »
Ué, como você não vai duvidar de algo que não pode ser demonstrado?
O que é ser demonstrável?
Aceitam-se os axiomas apesar de serem não-demonstráveis… eles devem apenas se auto-confirmarem.
O seu axioma cristão se auto-confirma? Como?

A medida metro é um axioma, ou você sabe dizer por quê o metro tem o tamanho que tem?
O metro não é uma convenção?
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 15:03:20 por ReVo »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #62 Online: 18 de Março de 2007, 14:58:20 »
.
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 15:05:59 por Adriano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #63 Online: 21 de Março de 2007, 22:40:11 »
Aceitam-se os axiomas apesar de serem não-demonstráveis… eles devem apenas se auto-confirmarem.

Boa pergunta, dentro de um contexto lógico, como se dá isso?

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #64 Online: 24 de Março de 2007, 15:56:16 »
O metro não é uma convenção?

E o que achas que é uma convenção?

Vai perdoar minha falta de paciência pra discutir esse assunto denovo, vou responder de outra forma..

Pra tu aceitar um axioma é uma questão arbitrária, a única coisa, pra garantir a plausibilidade dele, é garantir que ele não seja logicamente equivocado.

Suposições:

I - Axioma teocêntrico cristão trata de uma entidade por trás da criação do universo.
I.II - As origens do universo são explicadas de forma que, o axioma teocêntrico ao afirmar a criação ex nihilo não contradiz nenhuma lógica. (o que eu não pretendo discutir)
I.III - Axiomas devem trabalhar apenas com a lógica, que é a única epistemologia válida (o que eu também não pretendo discutir).

Ou seja, após uma  análise lógica, se o axioma não se contradiz, ele pode ser arbitrariamente aceito, mas esse não é unicamente um motivo pra se adotar o axioma cristão, e nem o justificaria.

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #65 Online: 27 de Março de 2007, 09:43:04 »
Ah é? Nossa, que inteligente… é por isso que eu nunca vi o Vincent Cheung perder um debate…

Este aqui?

http://www.vincentcheung.com/

http://www.vincentcheung.com/2006/12/06/atheism-as-non-belief/

Para um fundamentalista ele até que não é dos menos perceptivos, mas pisou na bola aqui:

Citação de:
And is atheism nothing more than non-belief in God? Good, then it also means that atheists are nothing more than cowards and idiots. They have been so since the beginning, and by their admission, nothing has changed after all these years.

Logo a seguir ele explica que o negócio (para ele) é partir para o Ad Hominem mesmo, afinal de contas a Bíblia aprova:

Citação de:
Now, logic textbooks will tell you that personal attack is a fallacy. However, if Christians accept this without qualification or a proper understanding of why and when it is a fallacy, then they must also call the Bible itself a book of fallacies, since it constantly accuses and attacks sinners in its arguments. In fact, in teaching apologetics, many Christians have blasphemed Scripture on precisely this point because they have accepted an anti-biblical standard for debate and discussion. And so they urge believers to never employ personal attacks. But this is to betray a vital aspect of preaching, of evangelism and apologetics. No, personal attack is only a fallacy if the person is irrelevant to the topic. The fallacy, when it is a fallacy, is not in attacking the person, but in saying something irrelevant to the debate. However, when confronting non-Christians, we are indeed interested in talking about who and what they are before God. So at some point in the conversation, we must make it our topic to talk about them. Once we have done this, personal attacks are not fallacious, that is, if the attacks are accurate. Of course, in saying this, we also open ourselves to being attacked by them. We welcome this, since if they fail to make accurate accusations that they can support with sound arguments or to use rationally justified standards in making these accusations, then their attacks will backfire against them, and serve to illustrate what we assert about their competence and character.

Se isso é o que você entende por "nunca perder um debate", está perdendo nosso tempo, pois Vincent Cheung não debate, ele faz sofismas.  Sofismas comparativamente sofisticados, mas ainda assim sofismas.

Caracas…

O primeiro destaque não segue. "Ateísmo é apenas a não crença em Deus? Então ateístas são covardes e idiotas". Sou apenas eu que fiquei quadrado, ou há aqui um salto injustificável? O que, exatamente, em não acreditar em Deus torna uma pessoa "idiota"? Quer dizer, presumindo que os teístas estejam certos, isso tornaria o ateu errado, mas idiota? Não vejo nenhum conectivo entre a premissa e a conclusão. Da mesma forma, e com mais razão, com a acusação de covardia. Esse é o tipo de raciocínio de um debatedor bem sucedido no seu entendimento, Rod Infinity - alguém que se vale de non-sequiturs?

Quanto ao segundo destaque do Dantas, é um argumento no mínimo curioso. Quer dizer então que a exigência de uma postura polida, e de assertivas de argumentação, e não de ofensa, com a rejeição de "ad hominens", é uma, para usar as palavras do próprio Cheung, "uma blasfêmia à escritura", "pois a bíblia usa do expediente de ofender os hereges o tempo todo"?

Decerto, não posso negar o direito subjetivo do Sr. Cheung de julgar que ser mal-educado, e utilizar de expedientes argumentativos frívolos, são elementos intrínsecos do Cristianismo, embora eu, se fosse cristão, provavelmente julgaria a idéia como equivocada (e depois falaria que não jogo pérolas aos porcos, mas isso é incidental). Não obstante, mais uma vez ele conclui a idéia com uma assertiva sem sustentáculo - a de que os ateus partiriam para a contra-agressão, e nela seriam fragorosamente derrotados.

Mais uma vez, a fé dele que ninguém é melhor que os cristãos em ofender a oposição, eu considero deveras injustificada. Acho que em um concurso de ignomínias entre um ateu e um cristão, o resultado iria depender do talento particular de cada um deles para a escatologia. Não obstante, destaco que é justo dizer que muitos ateus, bem como muitos cristãos, não se disporiam a descer o nível dessa forma.

Fique à vontade para julgar tais cristãos blasfemos, Sr. Chung - desde a morte de Torquemada, os inquisidores ficaram sem fósforos.

T+ :).
« Última modificação: 27 de Março de 2007, 10:33:11 por FredLC »
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #66 Online: 27 de Março de 2007, 11:47:16 »
Como poderia ser classificado Richard Dawkins, ATEU?

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 27 de Março de 2007, 11:56:31 »
Se os livros dele são alguma indicação, só posso imaginar que ele é sim ateu.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #69 Online: 27 de Março de 2007, 19:13:55 »
Se os livros dele são alguma indicação, só posso imaginar que ele é sim ateu.

É que em uma comunidade no orkut um individuo me afirmou veementemente que o Dawkins  era um teista disfaçado de ateu(cada perola). Apesar de conhecer bastante o Dawkins acabei entrando na discussão e, apesar das fontes que havia citado o mesmo insistia em dizer que Dawkins era fonte de pesquisa PRO-TJ. Ou seja, o cara é louco.

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 27 de Março de 2007, 19:47:56 »
Cada uma.  E se por acaso ele fosse teísta, e daí?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #71 Online: 28 de Março de 2007, 03:31:11 »
Cada uma.  E se por acaso ele fosse teísta, e daí?

Boa pergunta. Mas acho que ele seria hipócrita não?, em uma hora, luta pelo ateísmo, em outra, louva a deuses. Isso é normal, possuir "duas caras" nos dias de hoje é normal, com certeza.

Bem, eu não faria isso, mas respeito quem venha a fazer.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 28 de Março de 2007, 08:10:56 »
Defender o ateísmo sem adotá-lo não é necessariamente hipocrisia; ateus são um grupo discriminado e está certo lutar contra essa discriminação.

Luz

• Visitante
« Resposta #73 Online: 28 de Março de 2007, 15:26:29 »
Ô Rapha,

Não penso que Dawkins seja teísta, mas que bola fora! Não se luta contra os preconceitos apenas por ser alvo deles. Isso sim, poderia ser hipocrisia!  ::)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 28 de Março de 2007, 17:03:39 »
Acho que disseram isso no sentido de que teria apénas argumentos muito fracos contra o monoteísmo/pró-ateísmo, que supostamente seriam espantalhos para atrair mais pessoas para o teísmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!