Hoje levei minha esposa e minhas filhas para Tramandaí, na casa da minha cunhada. Tramandaí fica aproximadamente 120Km de Porto Alegre e usa-se a Free-Way (Techo da Br-101) que é pedagiada pela CONCEPA. Tenho um Santana 2000, velhinho, mas com a manutenção impecável, carro confortável… robusto, confiável e seguro. Aprendi a dirigir muito cedo, fazendo pequenas manobras para lavar o carro na garagem… sempre gostei de velocidade e já tive minhas épocas de kart e outras "coisitas mais" em Tarumã quando era mais novo, tinha talento para coisa, reflexos aguçados e um senso de antecipação bastante desenvolvido, talvez poderia ter tentado seguir uma carreira neste meio.
Sai de Porto Alegre pelas 6:30 da manhã, choveu muito, queria fugir do movimento causado pelos foliões dos desfiles de carnaval, geralmente embriagados e com o sono vencido. O limite de velocidade na Free-Way é de 100Km/h para carros, 90Km/h para ônibus e 80Km/h para caminhões… são 3 pistas em cada sentido, rodovia bem sinalizada e com boa visibilidade… mesmo assim não deixa de ser preocupante o numero de mortos na estrada, eu mesmo já presenciei alguns… acidentes bobos, mortes estúpidas… na maioria esmagadora das vezes evitáveis… imprudência, excesso de velocidade, falhas mecânicas.
Tenho habilitação de motorista desde meus 18 anos (fiz de primeira, não comprei por telefone) e até hoje, passados 20 anos, nunca tomei uma multa, nenhum ponto na carteira, nenhum acidente e sequer 1 arranhão na pintura dos meus carros eu jamais dei… respeito os limites de velocidade, onde a sinalização orienta 40Km/h eu sigo a risca… onde orienta a 60Km/h, não passo disto… cinto de segurança até para as crianças, no banco traseiro.
Bom, eu me julgo apto a dirigir acima dos 100Km/h, modéstia à parte, tenho mais aptidão que a maioria dos motoristas… meu carro é mais inteiro e mais seguro que muito 1.0 2006… tenho um motorzão que me possibilitaria uma velocidade de "cruzeiro" mais elevada. No entanto eu sigo as regras. Por que às sigo a risca? Oras, as regras foram feitas para todos, simples motoristas ou talentosos "pilotos", sei que quem pensou nestas regras tem conhecimento de causa maior que a minha, sei que morre tanta gente de forma estúpida no volante (meu pai foi vítima fatal de um irresponsável embriagado… eu tinha 3 anos e estava junto na DKW com meu pai e mãe), sei que se eu desrespeitar estas regras serei um irresponsável imprudente e estarei colocando não só a minha vida em risco como estarei colocando a vida da minha família e talvez até a vida de um terceiro que nada tem a ver com a minha estupidez.
É para isto que servem as leis de transito, para evitar mortes... não para punir culpados… valem para mim, valem para você e valem para todos os brasileiros… respeito-as, no entanto, mesmo assim, posso ser, um dia, mais uma vítima para engrossar nossas alarmantes estatísticas como quase fui hoje, quando um carro a uns 130Km/h me ultrapassou… em zigue-zague… se não tivesse presença de espírito e freiado, teria levado uma fechada bem na minha lateral, provavelmente fazendo-me capotar fora da pista… no entanto segui na mesma marcha, 100Km/h, e não fui atrás do sujeito para retribuir o "quase acidente", seria burrice da minha parte, seria tão (e até mais) irresponsável e imprudente que ele foi.
Entendam como quiserem.