Pra mim, a MAIORIA de crimes como assalto, latrocinio e tráfico de drogas possuem sua base em um conjunto de coisas: educação de péssima qualidade (tanto da família quanto do estado), alienação (aí entra religião, midia, governo, moda etc…), incentivo desenfreado ao consumismo, abuso de drogas, impunidade e a ausência de investimento em políticas públicas q garanta mais oportunidades ao cidadão comum. Muitos podem até dizer: “ah, mas fulano era pobre e favelado, mas com esforço estudou, trabalhou e agora vive bem.” Mas isto é a exceção, pois muitas coisas podem ter ajudado este fulano, principalmente a sorte. A regra é bem diferente. Não podemos ficar basear tudo em cima da exceção.
Acho q todo mundo q sofre, pressionado pela pobreza e pelas coisas q citei acima, um dia chega ao seu limite e acaba falando dane-se. É só o grau do dane-se e o tempo para se chegar nele é q varia de pessoa para pessoa. Uma pessoa honesta um dia pode se encher e falar “dane-se, vou passar a comprar coisas roubadas, não tenho dinheiro mesmo.” Outro pode pensar “dane-se, vou roubar a empresa q trabalho, me exploram mesmo.” Outro já vai mais além e pensa “dane-se, vou meter o 38 na cintura e vou roubar.” E assim por diante… acho q sempre chega num limite em q a pessoa passa a considerar q vale mais a pena virar bandido e enfrentar as conseqüências disto, inclusive a morte, do q continuar vivendo da forma q vive (sempre instigado pelos fatores q listei acima).
Não q eu concorde e defenda q alguém se torne um criminoso. Isto é apenas uma constatação minha sobre a natureza humana. Se este mecanismo leva a tudo isto, não adianta simplesmente ficar dizendo "não pode" ou "é feio", temos q mudar o mecanismo q leva o ser humano à barbárie, sermos pragmáticos e não ficar esperando mágicas acontecerem.