Autor Tópico: Dois rapazes detidos: abuso policial e midiático  (Lida 11486 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Re: Dois rapazes detidos: abuso policial e midiático
« Resposta #25 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 15:40:59 »
Não sei Spitfire. Vou te contar um caso que vi no Ratinho e você me diz sua análise sobre a situação.

Um senhor muito pobre e velho trabalhava como mecânico junto ao dono de uma oficina numa cidade do interior, enquanto seu filho brincava com o filho do dono da oficina nas proximidades.

Durante a noite, o filho do dono da oficina disse ao dono da oficina que havia sido estuprado pelo filho do empregado.

No dia seguinte o dono da oficina pegou o filho do empregado e castrou ele. O rapaz castrado é filho único e tinha 13 anos na época do acontecido.

Mais tarde ficou-se sabendo que o filho do dono da oficina havia implorado para ter relações com o do empregado, que havia negado, e que visto a negativa decidiu dar para outro, além de inventar uma história de estupro para dar um corretivo no "amigo".

O reporter perguntou ao senhor:
_ *err* E agora fulano, vai esperar a justiça?
_ Não tem justiça no mundo que de conforto para a dor que estou sentindo, nem que vá resolver o *chorou um pouco* futuro do meu filho. Não vou esperar justiça nenhuma.

Lembro que após esse comentário, tinha ficado claro, para todos nós que assistiamos ao programa, que ele iria matar a família do dono da oficina inteira, ou pelo menos o filho e o chefe.

Depois de analisar a situação, você acha repreensível a atitude desses pais(Um que agiu na hipótese do estupro e o outro que nutria ambições de matar pessoas)?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 15:51:07 »
Comovente… mas deixando a emoção de lado, sugeres o quê, então?

Que se concentre esforços para fazer com que se desemperre a máquina… ou que a "justiça" seja feita por populares?
Quais destas medidas seriam mais civilizatórias?

Tenho senso prático muito aguçado… não gosto de perder tempo com "soluções mágicas" que a história da humanidade serve como testemunha que não funciona…  :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 15:56:14 »
Gente, respeito aos sentimentos é uma coisa, justiça é outra.  Por mais sinceros e extremos que sejam os sentimentos de alguém as outras pessoas continuam sendo igualmente reais e seus interesses e atitudes devem ser levados em conta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #28 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 16:00:49 »
[tudo]
Cara, quanta merda!

Sem comentários...

Na verdade, tenho sim, mas, por-Jesus-morto-na-cruz-soltando-pus, melhor nem me dar ao trabalho.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #29 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 16:09:15 »
Me lembro da Escola de Base onde os proprietários foram acusados pelos pais de algumas crianças de pedofilia… havia inclusive "testemunho" das crianças… até o motorista de uma van escolar estaria envolvido e levaria as crianças direto para um determinado lugar para a realização de filmagens… a mídia caiu sobre o casal que eram os proprietários e pediram o fígado deles… a escola foi incendiada por populares e o casal chegou a sobrer gravíssimas agressões dos populares indignados. Devido ao escândalo os donos da escola faliram, entraram em depressão (o marido chegou a tentar o suicídio), separaram-se.
Depois de algum tempo de investigação séria, descobriu-se que o casal era inocente… que as crianças foram manipuladas pelos pais para darem o "testemunho". Destruiu-se a vida pessoal e profissional de um casal sério e responsável.
Off: Fizeram um filme sobre esse caso? Acho que já vi algo idêntico.

Outro caso, mais recente, foi daquele casal de idosos assassinados. A polícia tinha como suspeito o filho (se bem me lembro), e a população quase o linchou, ameçou ele pixando o muro da casa dele, esse tipo de coisa. Deu que uma semana depois descobriram que foi o vizinho, e o cara não tinha nada a ver com a história.

Não sei se virou filme ou não… mas este caso aconteceu aqui, no Brasil, em São Paulo, coisa de 10 a 15 anos atrás… é verídico.

Esta idéia de "justiça" com as próprias mãos me fazem lembrar daqueles filmes aonde aqueles fanáticos religiosos queimavam "bruxas" em fogueiras, na idade média… ou nos EUA, a poucos séculos atrás. Linchamento é uma demonstração odiosa de quanto um ser humano ainda é primitivo e tosco. É nestas demonstrações que parece que a humanidade esta fadada a se auto-exterminar… em pleno séc. XXI
Aconteceu semelhante nos EUA... No caso, quem convenceu os moleques foi uma psicóloga que creditava que tinham sido molestados... Virou filme. Não lembro o nome.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #30 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 16:12:34 »
Bandido bom, é bandido morto.
O problema, Fabulous, é se alguem um dia decidir que você é o bandido.

Existe um trecho de avenida em Fortaleza que passa próximo a uma favela. Apesar de existirem semáforos, muitas pessoas do bairro, especialmente crianças, costumam atravessar a avenida fora da faixa correndo. Com frequência somos aconselhados a, caso atropelarmos alguem nessa avenida, a não pararmos para prestar socorro. Pelo risco de linchamento.
Justiça não é o mesmo que vingança.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 16:52:07 »
Enquanto isso a polícia, tal como serviçais de um sistema que privilegia as elites, numa flagrante demonstração de abuso policial, deteram (sic) e colocaram algemas nos 2 rapazes. Como se não bastasse, cederam espaço na delegacia, para repórteres do programa de TV Brasil Urgente, capitaneado por José Luiz Datena, permitindo que este fizesse acareação com um dos rapazes detidos, submetendo-o a perguntas constrangedoras como: "Que pena você acha que merece por ter arrastado uma criança até a morte?" e "nem os piores presidiários aceitam esse tipo de atitude". Agiu, ainda, de forma extremamente ofensiva, chamando-o de "bandido".

a jornalista fez bem em chamar atenção pra isso, o tratamento igualitário deve realmente ser prezado. mas o resto do artigo deixou claro que a motivação dela não é um tratamento justo pra todos mas alguma vontade de ser contra 'tudo isso', menosprezar mesmo a tragédia do menino do corsa.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #32 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:03:37 »
a burrice e mal-caratismo de alguns foristas é realmente impressionante. E ainda são disciplinados os que insultam à semelhantes engendros… Pra ver como diploma não significa bosta nenhuma. Prefiro um favelado "bandido" à gente assim, os primeiros não tiveram oportunidades, os segundos não merecem as que tem.
---

Só um grande imbecil poderia negar que o crime é gerado por problemas sociais e ideológicos deste sistema decadente. Pior se advoga pela pena de morte... Cheio de ateus muy cristãos por aqui...

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2007, 17:13:30 por Rodrigo »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:23:04 »
Aconteceu semelhante nos EUA… No caso, quem convenceu os moleques foi uma psicóloga que creditava que tinham sido molestados… Virou filme. Não lembro o nome.

O nome do filme é Na captura dos Friedmans.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:34:08 »
Bom, que seja um filme... imagino que seja até baseados em um caso real que tenha acontecido nos EUA... isto serve para mostrar que a questão não é incomum, tanto é que existe uma versão brasileira, e serve para demonstrar como, no calor do momento, com a emoção suplantando a razão, é fácil se cometer uma irreparável injustiça.

Vocês se lembram do caso da Escola de Base, né?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:36:17 »
Alguém lembra da Eliana Fridenbach e do Felipe Café?
Do sequestro de um ônibus e do assassinato de uma professora de 23 anos chamda Geisa?
Da psicóloga estuprada e morta? detalhe macabro a facada foi tão forte que quase partiu a coluna cervical (nota de um jornal).
Me lembro também de um caso onde durante um assalto a banco uma criança de seis meses não parava de chorar e o assaltante atirou na cabeça da criança matando também a mãe?
Todos esses casos me levam a crer que o caso do menino assassinado logo será esquecido  e até lá nossos políticos da oposição aproveitam  para malhar o governo enquanto os governistas malham o governo anterior. Acima disso, apresentadores de TV aumentam o IBOPE e o faturamento.
P.S os casos que relatei foram de memória, se cometi algum equívoco.. desculpem
Alfred E. Newman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:36:25 »
a burrice e mal-caratismo de alguns foristas é realmente impressionante. E ainda são disciplinados os que insultam à semelhantes engendros… Pra ver como diploma não significa bosta nenhuma. Prefiro um favelado "bandido" à gente assim, os primeiros não tiveram oportunidades, os segundos não merecem as que tem.
---

Só um grande imbecil poderia negar que o crime é gerado por problemas sociais e ideológicos deste sistema decadente. Pior se advoga pela pena de morte… Cheio de ateus muy cristãos por aqui…

só outro grande imbecil poderia resumir tudo a estes fatores.. sabe, o mundo não é preto e branco.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Eriol

• Visitante
« Resposta #37 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:46:05 »
diz aí. Além de motivos sociais, que mais entra?

Algum dos "bandidos" tem transtornos mentais? Foram coagidos à executar o crime? São "maus por natureza"? Que?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:49:04 »
Olha... creio que até a ausência dos pais no processo de educação dos filhos, conta nesta hora. Que por sua vez não deixa de ser um problema social, afinal, quantos pais despreparados para criar e educar um filho existem no Brasil. Só sei que não é na emoção que tudo vai se resolver... de que adianta pena de morte se o sistema é letárgico, moroso e emperrado. Se acerte o sistema primeiro.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 18:24:58 »
diz aí. Além de motivos sociais, que mais entra?

Algum dos "bandidos" tem transtornos mentais? Foram coagidos à executar o crime? São "maus por natureza"? Que?

o que teria levado um raskolnikóv ou mersault a cometer crimes? o que nos move é, no mais das vezes e pro seu desgosto, inescrutável. não tente fingir que o papel do indivíduo não existe.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 18:32:48 »
o que teria levado um raskolnikóv ou mersault a cometer crimes? o que nos move é, no mais das vezes e pro seu desgosto, inescrutável. não tente fingir que o papel do indivíduo não existe.

Usar a desculpa do "Sou pobre, por isso estou com esse 38 atirando em você" pra mim não cola...

A maioria esmagadora dos pobres não faz isso... ao invés disso, rala, rala, rala, tentando conseguir uma vida melhor...

A vida é feita de escolhas, e o mínimo que se tem de fazer é aceitar as consequências de cada uma. O discernimento do que é ou não legal, eles têm...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #41 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 18:39:49 »
Então faça uma camisa DiegoJaf!

"não me assalte ou aguente as consequências."

Tenha certeza que eles não contam com metade das possibilidades das coisas que podem acontecer.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 18:49:51 »
Então faça uma camisa DiegoJaf!

"não me assalte ou aguente as consequências."

Tenha certeza que eles não contam com metade das possibilidades das coisas que podem acontecer.

Eu prefiro mil vezes o efeito surpresa...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 19:13:28 »

Bandido bom, é bandido morto.
Eu sempre tento deixar de lado essas coisas que leio que acho que foram ditas sem pensar, mas hoje não dá. Então, por que você não dá o bom exemplo e comete suicídio? :)

Sério, você deveria repensar MUITO melhor suas opiniões e atitudes. E não precisa me lembrar que não sou o primeiro e nem vou ser o último a dizer isso.

Estranho, mas o que eu tenho de bandido? Eu nunca matei, nunca roubei, nunca trafiquei drogas, armas seja o que for... eu nunca cometi algum delito ou fiz alguma coisa que infligisse a lei.

Bandido que eu falo é dos que fazem mal para sociedade...

Acho que o único mal para sociedade (que no caso são os foristas desse fórum) é dizer o que eu tenho que dizer e não ficar me escondendo atrás de uma máscara de falsidades como muitos aqui fazem para se parecerem o santinho do pau oco e ficar pagando de bambambam do fórum! (Não que eu me esteja referindo a você).

No mais, não vejo motivo para meu suicídio. ;)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 19:22:17 »
Depois de tudo, continuo com a minha idéia totalmente inalterada: aqueles que advogam contra a pena de morte é por que vivem distantes do crime. "Violência" para estes significa aquela palavra que freqüentemente ouvem na TV, no rádio, e lêem na seção de polícia dos jornais.

De vez em quando aparecem casos chocantes como este do menino arrastado, mas parece haver algo que os impede de mudar de idéia, têm uma certa dificuldade de aprender com a experiência dos outros. Não gosto de pensar na possibilidade de serem tão inertes às atrocidades que são publicadas na mídia todo o dia que seria necessário acontecer algo aos seus familiares e amigos para pensarem de outra forma sobre o assunto. Às vezes parece patológico. Mas na maioria das vezes é pura falta de informação ou então por serem dominados por uma moral que parece ser vinda de um mundo cor-de-rosa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 19:25:55 »
Estranho, mas o que eu tenho de bandido? Eu nunca matei, nunca roubei, nunca trafiquei drogas, armas seja o que for… eu nunca cometi algum delito ou fiz alguma coisa que infligisse a lei.

Lembra-se do tópico que foi apagado? 
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 20:04:29 »
Depois de tudo, continuo com a minha idéia totalmente inalterada: aqueles que advogam contra a pena de morte é por que vivem distantes do crime. "Violência" para estes significa aquela palavra que freqüentemente ouvem na TV, no rádio, e lêem na seção de polícia dos jornais.

De vez em quando aparecem casos chocantes como este do menino arrastado, mas parece haver algo que os impede de mudar de idéia, têm uma certa dificuldade de aprender com a experiência dos outros. Não gosto de pensar na possibilidade de serem tão inertes às atrocidades que são publicadas na mídia todo o dia que seria necessário acontecer algo aos seus familiares e amigos para pensarem de outra forma sobre o assunto. Às vezes parece patológico. Mas na maioria das vezes é pura falta de informação ou então por serem dominados por uma moral que parece ser vinda de um mundo cor-de-rosa.

Hoje em dia é muito difícil estar distante do crime, em grande parte das cidades o tráfico se fortaleceu e produz vítimas diretas e indiretas.
Na TV é comum aparecerem reportagens assim: fulano de tal foi condenado a tantos anos de prisão por tal crime, deverá retornar a prisão onde já cumpria pena e aguardar novo julgamento por outros crimes.
É isso? O sujeito deve ser condenado por cada inquérito aberto?
Sendo assim, o crime que justificaria a pena de morte seria julgado quando??
Pelo menos uma pessoa com a qual conversei e que era contra a pena de morte disse que o motivo era esse. Seria mais uma lei para não ser cumprida ou então ser adiada até o caso em questão ser esquecido pela mídia e perder o apoio emocional do público.
Uma missa de sétimo dia pelo garoto uniu centenas de pessoas e uma missa de 2 anos?

Alfred E. Newman

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 20:21:43 »
[Mode EM_ÉPOCA_DE_COPA_DO_MUNDO,_TODO_BRASILEIRO_É_TÉCNICO > ON]

Acho engraçado é que discutem a pena de morte e não o fim da obrigatoriedade do uso de cinto nos bancos traseiros.  ::)

[Mode EM_ÉPOCA_DE_COPA_DO_MUNDO,_TODO_BRASILEIRO_É_TÉCNICO > OFF]

Esse caso não serve em nada para se pensar segurança pública no país... Foi a exceção. Exceção na forma brutal que aconteceu e exceção no seu desfecho, afinal os criminosos foram presos e enfrentarão lei.

Malucos, psicopatas existem em qualquer lugar do mundo. Esse crime poderia ter acontecido no Japão, na Europa, EUA, etc. Como aliás temos vários exemplos na história.

Esse não é o crime para nos indignar da nossa legislação. Os crimes comuns, "bobos", corriqueiros que são o nosso maior problema. Esses são o que a impunidade alimenta.

Esse crime nos faz revoltados com a desumanidade de certas pessoas. Não tem estado, legislação, punição no mundo que evite um crime desse. Isso é doença. Completa falta de apego mínimo a vida alheia, inclusive a própria.

Até concordo que nesses casos, assim como o aborto de uma criança acéfala, a pena de morte seria o mais "humano" para essas pessoas... mas seria uma atitude mais "médica" do que de segurança pública.
O problema é que se diagnosticar um caso desse não ciência exata. O que preferimos, deixar 1000 psicopatas vivos ou matá-los sob o risco de, no futuro, se sacrificar um inocente? Não sei a resposta. Na pratica da realidade policial, judiciária brasileira, fico com a primeira opção. Já que pela a competência dessas instituições não duvido que trocaríamos um psicopata por 1000 inocentes...   |(

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 20:31:13 »
Estranho, mas o que eu tenho de bandido? Eu nunca matei, nunca roubei, nunca trafiquei drogas, armas seja o que for… eu nunca cometi algum delito ou fiz alguma coisa que infligisse a lei.

Lembra-se do tópico que foi apagado? 

Ok, mas de fato eu não fiz aquilo.

Só de pensar em cometar já me enquando como miliante? É um delito?

Talvez você então queira dizer que filosoficamente falando eu sou um potencial golpista de seguradoras...

heheheheheheh... :biglol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 21:27:41 »
---

Só um grande imbecil poderia negar que o crime é gerado por problemas sociais e ideológicos deste sistema decadente. Pior se advoga pela pena de morte… Cheio de ateus muy cristãos por aqui…
:{

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!