Autor Tópico: Dois rapazes detidos: abuso policial e midiático  (Lida 11488 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Dois rapazes detidos: abuso policial e midiático
« Resposta #75 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 18:36:51 »
É hipocrisia falar em criminosos quando os pobres se criam em um ambiente perigoso e insalubre, fruto da exploração do homem pelo homem.

É um grande mito pensar assim. É verdade, há muitas pessoas que não tiveram boas oportunidades na vida, e certa parte delas torna-se, por isso, criminosa. Se marcola e outros bandidos tivessem tido melhores oportunidades na vida, certamente não teriam se tornado o que se tornaram. Ninguém nasce criminoso.

Mas este raciocínio serviria para tirar a culpa de qualquer um sobre qualquer ato! Se eu entrar no cinema, sacar uma arma e sair atirando para todos os lados, matando pessoas, eu posso usar esta tese para afirmar que "só ajo assim porque recebi estas influências do ambiente em que estou inserido. Não tenho culpa de nada".

O que é culpa? O que é ser responsável por seus atos? Usando esta tese essas coisas não significam nada. Poderia ser usada para acabar com todas as formas de punição existentes.

Sim, é uma tremenda infelicidade que muitas pessoas em nosso mundo vivam em ambientes que as encham de más influências. Mas só o que podemos fazer é acabar de uma vez com os que já causaram muitos estragos, e visivelmente não têm mais jeito, e lutar para que cada vez menos pessoas recebam más influências do ambiente.

Pena de morte? Não resolve nada, é brutal, inhumana e viola o direito mais importante de qualquer ser humano, base da sociedade, o direito à vida.

Não resolve nada?

- Elimina o bandido irrecuperável da sociedade;
- Não permite que ele influencie outras pessoas a seguirem seu caminho;
- Não gera mais despesas para a sociedade (ao contrário da prisão perpétua);
- Não há a possibilidade de reincidência do crime;
- Serve como um ótimo exemplo a outros possíveis bandidos.

É inhumana e viola o direito mais sagrado de um ser humano? Por que se preocupar com a vida de alguém que não respeita a vida, a integridade física e a liberdade dos outros, afinal?
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2007, 18:42:01 por Procedure »

Luz

• Visitante
« Resposta #76 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 18:38:53 »
Eu acho que temos uma idéia muito errada dos números, mas chutaria que da totalidade da população pobre ou miserável desse pais, uma pequena porcentagem são bandidos.

A maioria esmagadora dessa população carente de tudo é de gente do "bem" que acorda cedo diariamente para trabalhar e não recorre ao crime para sobreviver.

Pequenos delitos talvez, como a pirataria, por exemplo, mas coisa que eu diria que corre o risco de ser até maior entre a classe média.

Talvez um estudo comprovasse minhas suspeitas, talvez não, mas eu desconfio que se fisséssemos um levantamento de quanto cada classe representa no total da população e quantos por centro ocorre de crime entre essas camadas - de assalto a sonegação de impostos, os números seriam surpreendentes.

Veja nossos políticos, por exemplo, a grande maioria não se encaixa no conjunto que você citou, Byte e mesmo assim é surpreendente a quantidade de "criminosos" que há entre eles.

Os motivos para "chutar o balde" variam de desejar comer um pedaço de carne a desejar um Iate. E desconfio que o segundo seria mais propenso a sonegar impostos que o primeiro a assaltar o açougue.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #77 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 18:41:18 »
Luis, acho que o Procedure não entende a distinção que há entre justiça x vingança.

Faça a sua distinção.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #78 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 18:55:48 »
Acho que foi isso mesmo o que o Rodrigo quis dizer, Procedure.  Não vejo por que tanto escândalo.

Deixe-me tentar entender o que exatamente se passa na cabeça de alguém que diz isso. Responda-me: o que você acha que seria adequado fazer com um homem que invade a sua casa, mata seus filhos e estupra a sua esposa?

Responda de maneira clara e direta, por favor.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #79 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 18:58:30 »
o que você acha que seria adequado fazer com um homem que invade a sua casa, mata seus filhos e estupra a sua esposa?

Em um primeiro momento, prendê-lo para que não cause mais dano.  O passo seguinte é avaliar seu estado mental, emocional e moral e procurar reabilitá-lo.

Por que a dúvida?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #80 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:03:04 »
Por que a dúvida?

Não encare isso como um ataque. Quero realmente entender o que se passa na cabeça de quem conclui isso.

Em um primeiro momento, prendê-lo para que não cause mais dano.  O passo seguinte é avaliar seu estado mental, emocional e moral e procurar reabilitá-lo.

O que me diz disso? (sobre as vantagens práticas da pena de morte, citadas antes)

Eriol

• Visitante
« Resposta #81 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:05:16 »
pra quem prega o darwinismo social, pelo menos é coerente.

Pena que haja humanos mais humanos que outros. Fruto da mesma sociedade que cria assassinos e estupradores.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #82 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:11:53 »
Pena que haja humanos mais humanos que outros. Fruto da mesma sociedade que cria assassinos e estupradores.

Como uma sociedade cria assassinos e estupradores?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #83 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:12:02 »
pra quem prega o darwinismo social, pelo menos é coerente.

Está me chamando de Darwinista social? Isso é uma acusação grave, para mim.

Um darwinista social prega que as pessoas nascem diferentes e por isso as consideradas mais fracas devem se submeter às consideradas mais fortes. Parece que você sequer leu o que eu escrevi:

Ninguém nasce criminoso.
[...]
Sim, é uma tremenda infelicidade que muitas pessoas em nosso mundo vivam em ambientes que as encham de más influências. Mas só o que podemos fazer é acabar de uma vez com os que já causaram muitos estragos, e visivelmente não têm mais jeito, e lutar para que cada vez menos pessoas recebam más influências do ambiente.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #84 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:12:48 »
o que você acha que seria adequado fazer com um homem que invade a sua casa, mata seus filhos e estupra a sua esposa?

Por que a dúvida?
Não consigo imaginar alguém mantendo a calma assim em uma situação dessas.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #85 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:13:58 »

Que bonito! A típica moral do mundo cor-de-rosa!

Acho que "crime" para você não passa de uma palavra freqüentemente ouvida na TV, no rádio e lida nos jornais.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:24:55 »
Existe um abismo que separa uma emoção pessoal e a lei do estado.

Vontade, eu teria de comer os testículos do cara... no entanto se eu fizer isto estarei violando a lei do estado, sendo criminoso (perante o estado) tanto quanto o agressor inicial.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #87 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:31:28 »
De fato, mas a impressão que tive foi que a resposta do Luis foi um tanto fria. Não quis dizer que alguém nessa situação necessariamente teria que fazer justiça com as próprias mãos
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 19:33:45 »

Como e quem define quem seria um bandido irrecuperável? Estes 3 moleques do caso em questão, são irrecuperáveis?

Psicopatas são psicopatas.... ou não??? ou será que existe então um contexto social envolvido na questão? Hã?

Se prisões fossem privatizadas, presos gerariam lucros e não despesas.

Assim como não há possibilidade de reparar um erro jurídico posteriormente.

PROVAS???

É inhumana e viola o direito mais sagrado de um ser humano? Por que se preocupar com a vida de alguém que não respeita a vida, a integridade física e a liberdade dos outros, afinal?

Lei de Talhão.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #89 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 20:44:28 »
O engraçado é que não vi toda esta revolta no caso Pimenta Neves… este sim, premeditado.

Mas viu no caso da Suzane Richtofen (ou algo que o valha), não? A menina rica que matou os próprios pais, lembra-se?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #90 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 20:49:03 »

Tornando o crime uma opção interessante.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

ukrainian

• Visitante
Dois rapazes detidos: abuso policial e midiático
« Resposta #91 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 21:42:08 »
"Devo dizer que o recente caso do garoto que supostamente fora arrastado até a morte, só ganhou espaço na mídia porque ele era branco, loiro e de olhos azuis. Se ele fosse um menino da periferia, sujo e de pé no chão, esse fato jamais ganharia tais proporções.

Por culpa da desigualdade social que reina neste país, os dois jamais puderam ser proprietários de um Corsa Sedan, como o que foi subtraído daquela família, esta sim (a família) culpada por se omitir, por jamais ter se oposto à lógica capitalista que condena indivíduos pobres e de pele escura a uma vida indigna. Não se trata de crime, uma vez que os dois garotos só agiram assim para resgatar a justiça social que lhes fora negada desde o berço, mesmo que inconscientemente.

Enquanto isso a polícia, tal como serviçais de um sistema que privilegia as elites, numa flagrante demonstração de abuso policial, deteram (sic) e colocaram algemas nos 2 rapazes. Como se não bastasse, cederam espaço na delegacia, para repórteres do programa de TV Brasil Urgente, capitaneado por José Luiz Datena, permitindo que este fizesse acareação com um dos rapazes detidos, submetendo-o a perguntas constrangedoras como: "Que pena você acha que merece por ter arrastado uma criança até a morte?" e "nem os piores presidiários aceitam esse tipo de atitude". Agiu, ainda, de forma extremamente ofensiva, chamando-o de "bandido".

Deixo aqui minha solicitação para que pessoas ligadas ao núcleo local dos Direitos Humanos intervenham para que a integridade moral e física desses dois rapazes detidos sejam preservadas."

Marilene Felinto é colunista da revista Caros Amigos.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #92 Online: 16 de Fevereiro de 2007, 22:03:09 »
Tópico repetido.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #93 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 01:49:52 »
E com o mesmo título. Que mancada, hein? :D
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #94 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 01:53:59 »

E não punindo adequadamente tais crimes, incentivando a sensação de impunidade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 01:59:13 »
O engraçado é que não vi toda esta revolta no caso Pimenta Neves… este sim, premeditado.

Mas viu no caso da Suzane Richtofen (ou algo que o valha), não? A menina rica que matou os próprios pais, lembra-se?

Não… Vi a população indignada… isto vi… Mas não me lembro de um assédio tão grande por parte de alguns quanto a questão da pena de morte. Li e ouvi gente querendo até lincha-la, mas não mudar a lei. Principalmente por parte da mídia.
De qualquer modo, Suzane era "doida",  lunática, doente mental e uma série de outros adjetivos qualitativos de problemas mentais... mas de bandida, marginal, delinguente e os adjetivos que caracterizam criminosos de baixa renda, também não vi.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2007, 02:03:59 por Spitfire »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #96 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 03:07:16 »

E não punindo adequadamente tais crimes, incentivando a sensação de impunidade.

Quem fez a pergunta foi eu, não o Spitfire.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #97 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 03:55:52 »
Se os detentos trabalhassem, como qualquer pessoa comum, acupando maior parte do seu tempo de forma útil e ainda doando o fruto do seu trabalho ou para sustentar o presídio ou para ressarcir a sociedade de seu dano - seria uma coisa boa
Acho que eles fazerem isso é um sonho.
Aliás, nos EUA isso não poderia acontecer mesmo os obrigando pois já não se pode deixá-los "no pátio" devido ao que conseguem e as armas que conseguem forjar, imagina em um lugar de trabalho.
Bem os bandidos, por mais que o ambiente em que viveram os impulsionasse ao crime, tiveram uma escolha entre cometer o crime ou não
As pessoas "aprendem" a cometer crimes ou não. Da mesma forma que você estudou por ter sido incentivado pelo ambiente em que cresceu o mesmo ocorre com os criminosos.

O que é um crime?
O que se opõe aos interesses da sociedade.
Quem dita o que é favorável a sociedade é o grupo dominante.

Mas na verdade, o "crime" todos cometemos quando aceitamos carros de carteis ou seguimos o consumismo.
O problema é que ninguém diz isso, quando é bem pior que o pobre esfomeado que sai assaltando.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #98 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 09:30:33 »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #99 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 14:28:22 »
Se os detentos trabalhassem, como qualquer pessoa comum, acupando maior parte do seu tempo de forma útil e ainda doando o fruto do seu trabalho ou para sustentar o presídio ou para ressarcir a sociedade de seu dano - seria uma coisa boa
Acho que eles fazerem isso é um sonho.
Aliás, nos EUA isso não poderia acontecer mesmo os obrigando pois já não se pode deixá-los "no pátio" devido ao que conseguem e as armas que conseguem forjar, imagina em um lugar de trabalho.[/b

Eu também tinha pensado nisso que a Luz colocou e até postei essa idéia em outro tópico que está rolando quase com o mesmo assunto, e depois lembrei de um documentário que vi num canal a cabo sobre prisões de alta segurança e nem acreditei na arma que eles conseguem fazer com um pedaço de cabo de escova de dentes derretida com o isqueiro.....como usam a inteligência para fazer coisas tão engenhosas...é incrível!
Enfim, só vão servir mesmo para cobaia de pesquisa...e olhe lá.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!