Autor Tópico: Psicologia dos Incrédulos.  (Lida 19886 vezes)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
Re: Psicologia dos Incrédulos.
« Resposta #100 Online: 08 de Janeiro de 2008, 15:40:28 »
Os centros que eu conheço me negaram, pior ainda na minha família  ::)

E eu era médium também, só que na igreja católica, fazia "curas espirituais", tinha visões e tudo mais...

Não é só vc que tem estórias sem explicação Video, sabia?

Até hj não sei como diabos a chama do meu fogão acendia sozinha  ::)

Mas o princípio da parcimônia impele as pessoas inteligentes a buscarem a resposta mais simples,  e não a mais complexa  :wink:

[]s

E qual fora as mais simples? sou todo ouvidos.... ops! Olhos.....
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #101 Online: 08 de Janeiro de 2008, 15:41:45 »
  Qual o nome do centro? qual nome do dirigente que te negou? é que sou cético nisso, vc entende né!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #102 Online: 08 de Janeiro de 2008, 16:00:01 »
A do fogão eu ainda não sei :lol:

Mas a das "aparições" eram parasilia do sono :wink:

Em todo caso, eu sei que vc fica ofendido qdo chamam sua experiência pessoal de evidência anedota, o fato é que não dá pra verfificar a veracidade do fato simplesmente acreditando em sua palavra...pode valer como testemunho de vida numa reunião espírita, mas não para uma análise científica :ok:

Você pode repetir essa estória milhões de vezes, mas não há como testá-la. Ou seja, é um argumento inválido!

Antes de me tornar atéia eu fiz uns experimentos, e quando eu dizia durante a palestra que estava sentindo o perfume de jasmim, por exemplo, centenas de pessoas confirmavam e algumas até diziam que estavam vendo um jardim ::). Pura indução, mas se vc perguntar pra qq uma daquelas pessoas elas vão te afirmar veementemente que sentiram o cheiro (claro, é só um exemplo...não vou contar o que rolava mesmo nessas "´palestras" né?)

[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #103 Online: 08 de Janeiro de 2008, 16:03:14 »
  Qual o nome do centro? qual nome do dirigente que te negou? é que sou cético nisso, vc entende né!

Bom, meu tio é palestrante e amigo do Divaldo...Eu fiz o pedido a ele pessoalmente, mas ele me disse simplesmente que "espíritos sérios não admitem ser testados"

Daí tudo complica. Pq se o resultado da pesquisa for positivo, bingo pros kardecistas, se for negativo a culpa vai ser dos espíritos zombeteiros :P

Mas já pedi também na Federação Espírita de Goiânia e na Casa André Luís. Procurei primeiro na minha cidade, o Divaldo ficou de me passar uma lista de centros sérios em SP, mas até agora nada...

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #104 Online: 08 de Janeiro de 2008, 16:37:51 »
A do fogão eu ainda não sei :lol:

Mas a das "aparições" eram parasilia do sono :wink:

Em todo caso, eu sei que vc fica ofendido qdo chamam sua experiência pessoal de evidência anedota, o fato é que não dá pra verfificar a veracidade do fato simplesmente acreditando em sua palavra...pode valer como testemunho de vida numa reunião espírita, mas não para uma análise científica :ok:

Você pode repetir essa estória milhões de vezes, mas não há como testá-la. Ou seja, é um argumento inválido!

Antes de me tornar atéia eu fiz uns experimentos, e quando eu dizia durante a palestra que estava sentindo o perfume de jasmim, por exemplo, centenas de pessoas confirmavam e algumas até diziam que estavam vendo um jardim ::). Pura indução, mas se vc perguntar pra qq uma daquelas pessoas elas vão te afirmar veementemente que sentiram o cheiro (claro, é só um exemplo...não vou contar o que rolava mesmo nessas "´palestras" né?)

[]s

Quando obtemos respostas para as nossas experiências, não GARANTE que as mesmas sejam a solução para todas as outras, mesmo que similares.
Quando alguem passa e vive uma experiência que de alguma forma, e muitas vezes causas fisicas, são resolvidas, pouco se importa se o cetico dá pouca crèdibilidade ao acontecido, pois diante de alguns fatos, nomeclaturas do tipo Evidência Anedotica ou Ad isso Ad aquilo, não tem a menor importancia. O que se sabe mesmo É DA SATISFAÇÃO DO PROBLEMA RESOLVIDO!
É claro que ate uma multidão pode ser sugestionada! mas isso tambem não é prova de nada! ou melhor, é  prova que pessoas podem ser sugestionaveis!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #105 Online: 09 de Janeiro de 2008, 10:52:14 »
Pra variar vc não entendeu Video,

O que eu quero dizer é que se acredita realmente que viveu uma "experiência espiritual", mesma que eu te diga e te prove que essa experiência é falsa, ainda assim vc vai continuar acreditando  :ok:

É a comodidade de cada um  :wink:

[]s

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #106 Online: 09 de Janeiro de 2008, 17:42:34 »
Pra variar vc não entendeu Video,

O que eu quero dizer é que se acredita realmente que viveu uma "experiência espiritual", mesma que eu te diga e te prove que essa experiência é falsa, ainda assim vc vai continuar acreditando  :ok:

É a comodidade de cada um  :wink:

[]s

Entendo! mas se tenho um problema sério no meu joelho, nem o melhor ortopedista do brasil reoslveu, faço uma cirurgia espritual, resolvo o problema, como vc poderia me provar, que estou equivocado?
Como ir contra a EVIDENCIA e clara prova de um joelho curado?
Placebo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 09 de Janeiro de 2008, 20:26:48 »
Placebo, sim, por que não?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 09 de Janeiro de 2008, 21:54:52 »
Faço couro com o Dantas.

___________________________________________________________ ______

Houve um cara que era cego durante vários anos e do dia para outro voltou a enxergar. Não tenho fontes agora e tô com preguiça de procurar.... mas tem alguém que lembre desse caso?

Agora quem quer acreditar que foi o babau, sempre acreditará.... e não importa o quê ou "por quê"... por mais idiota e infantil que isso seja....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #109 Online: 10 de Janeiro de 2008, 00:16:47 »
Faço couro com o Dantas.

Faz não que dóooi.

(Ah, você quer dizer coro?)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 10 de Janeiro de 2008, 11:37:58 »
 :histeria:

E é? Pensei que fosse "couro" mesmo.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #111 Online: 10 de Janeiro de 2008, 14:42:28 »

Posso testar o efeito placebo em casa? Porque a medicina não usa isso nos ambulatorios? ou só funciona se tiver um medium, e for em um centro?
A medicina tem que saber disso!
Ps. efeito placebo para testes farmaceuticos não tem o mesmo proposito.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 10 de Janeiro de 2008, 15:09:42 »
Quando se tem consciência da questão, não funciona, certo? É isso que o efeito placebo diz, não? E por que seria o seu babáu, vídeo? Ou melhor, por que seria o seu babáu ao invés do babáu do vizinho...?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #113 Online: 10 de Janeiro de 2008, 18:45:11 »
A Medicina USA o efeito placebo, inclusive em pesquisas.

Pelo menos metade da Homeopatia (que não é medicina, mas enfim) é placebo.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #114 Online: 10 de Janeiro de 2008, 18:51:17 »
A Medicina USA o efeito placebo, inclusive em pesquisas.

Pelo menos metade da Homeopatia (que não é medicina, mas enfim) é placebo.

Porque quando apenas se acredita, a coisa funciona? a fé então teria ação decisiva na cura? então ter fé não é ruim. ou ....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #115 Online: 10 de Janeiro de 2008, 19:18:27 »
Não é bem assim, até porque funciona nos dois sentidos: existe efeito nocebo também.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #116 Online: 10 de Janeiro de 2008, 19:28:08 »
Não é bem assim, até porque funciona nos dois sentidos: existe efeito nocebo também.

Nocebo, nunca ouvi falar! explica ai.

APODman

• Visitante
« Resposta #117 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:23:05 »

Posso testar o efeito placebo em casa? Porque a medicina não usa isso nos ambulatorios? ou só funciona se tiver um medium, e for em um centro?

Não apenas na área farmacêutica Video:

Há quarenta anos atrás, um jovem cardiologista de Seattle chamado Leonard Cobb, conduziu um teste singular de um procedimento então comumente usado para a angina, no qual os médicos faziam pequenas incisões no peito e atavam nós em duas artérias para tentar aumentar o fluxo do sangue para o coração. Era uma técnica popular -- 90 por cento dos pacientes relatavam melhoras -- mas quando Cobb a comparou com a cirurgia placebo, na qual se fazia incisões mas não atava as artérias, as operações falsas se mostravam igualmente bem sucedidas. O procedimento, conhecido como ligação mamária interna, foi logo abandonado.

fonte: http://www.nytimes.com/library/magazine/home/20000109mag-talbot7.html

Outro caso que possui relação com o seu...

Talvez os mais rigorosos tenham de rever algumas certezas. Está um pouco mais fácil explicar os resultados estranhos de um estudo norte-americano realizado no Texas e publicado há dois anos em uma das mais respeitadas revistas médicas do mundo, o New England Journal of Medicine . Num experimento destinado a avaliar a eficácia de uma cirurgia bastante comum de joelho, feita em 650 mil indivíduos por ano nos Estados Unidos a um custo de US$ 5 mil cada, as pessoas que passaram por uma falsa operação, com três cortes superficiais no joelho, melhoraram tanto quanto as que se submeteram à cirurgia real, com a retirada de partes gastas de cartilagem.

A explicação? A improvável recuperação de quem experimentou a operação simulada se deve à convicção de que a cirurgia realmente eliminaria a dor do joelho, uma evidência de que o pensamento consegue modificar o funcionamento do corpo. É o chamado efeito placebo: algo que em princípio não deveria funcionar do ponto de vista físico e químico - como os cortes superficiais no lugar de uma cirurgia ou comprimidos de farinha em vez de pílulas com princípio ativo - na prática pode funcionar e, espantosamente, eliminar dores, baixar a pressão arterial, abrandar a ansiedade e diminuir a depressão.

fonte: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/art=2484&bd=1&pg=1&lg=

Adotar precipitadamente teorias fantásticas para explicar algo que VC não possui explicação no momento é um equívoco ingênuo.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #118 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:24:55 »

Enquanto o Placebo traz resultados benéficos o Nocebo traz resultados danosos.

Leia mais aqui:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Nocebo

[ ]´s

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #119 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:17:47 »

Enquanto o Placebo traz resultados benéficos o Nocebo traz resultados danosos.

Leia mais aqui:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Nocebo

[ ]´s

Valeu cara!

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #120 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:19:54 »

Não apenas na área farmacêutica Video:

Há quarenta anos atrás, um jovem cardiologista de Seattle chamado Leonard Cobb, conduziu um teste singular de um procedimento então comumente usado para a angina, no qual os médicos faziam pequenas incisões no peito e atavam nós em duas artérias para tentar aumentar o fluxo do sangue para o coração. Era uma técnica popular -- 90 por cento dos pacientes relatavam melhoras -- mas quando Cobb a comparou com a cirurgia placebo, na qual se fazia incisões mas não atava as artérias, as operações falsas se mostravam igualmente bem sucedidas. O procedimento, conhecido como ligação mamária interna, foi logo abandonado.

fonte: http://www.nytimes.com/library/magazine/home/20000109mag-talbot7.html

Outro caso que possui relação com o seu...

Talvez os mais rigorosos tenham de rever algumas certezas. Está um pouco mais fácil explicar os resultados estranhos de um estudo norte-americano realizado no Texas e publicado há dois anos em uma das mais respeitadas revistas médicas do mundo, o New England Journal of Medicine . Num experimento destinado a avaliar a eficácia de uma cirurgia bastante comum de joelho, feita em 650 mil indivíduos por ano nos Estados Unidos a um custo de US$ 5 mil cada, as pessoas que passaram por uma falsa operação, com três cortes superficiais no joelho, melhoraram tanto quanto as que se submeteram à cirurgia real, com a retirada de partes gastas de cartilagem.

A explicação? A improvável recuperação de quem experimentou a operação simulada se deve à convicção de que a cirurgia realmente eliminaria a dor do joelho, uma evidência de que o pensamento consegue modificar o funcionamento do corpo. É o chamado efeito placebo: algo que em princípio não deveria funcionar do ponto de vista físico e químico - como os cortes superficiais no lugar de uma cirurgia ou comprimidos de farinha em vez de pílulas com princípio ativo - na prática pode funcionar e, espantosamente, eliminar dores, baixar a pressão arterial, abrandar a ansiedade e diminuir a depressão.

fonte: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/art=2484&bd=1&pg=1&lg=

Adotar precipitadamente teorias fantásticas para explicar algo que VC não possui explicação no momento é um equívoco ingênuo.

[ ]´s

O problema é quando não se tem explicação nenhuma, nenhuminha razoavel. Mas de qualquer forma, vc disse coisas relevantes, obrigado.

APODman

• Visitante
« Resposta #121 Online: 13 de Janeiro de 2008, 20:28:03 »
Citação de: VideoMaker
O problema é quando não se tem explicação nenhuma, nenhuminha razoavel. Mas de qualquer forma, vc disse coisas relevantes, obrigado.

A explicação razoável no seu caso é a mesma que levou a pessoas com desgaste na rótula a obterem a melhora em sua condição sem necessitarem da cirurgia, apenas pela expectativa de que a falsa cirurgia milagrosa que acreditavam que haviam sido submetidas, teria o poder de cura-las: efeito placebo.

[ ]´s

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #122 Online: 14 de Janeiro de 2008, 19:01:31 »
Citação de: VideoMaker

A explicação razoável no seu caso é a mesma que levou a pessoas com desgaste na rótula a obterem a melhora em sua condição sem necessitarem da cirurgia, apenas pela expectativa de que a falsa cirurgia milagrosa que acreditavam que haviam sido submetidas, teria o poder de cura-las: efeito placebo.

[ ]´s

Ensinar aos ortopedistas a "simular" falsas cirurgias espirituais não seria mais eficiente do que uma indicação cirurgica?
E quando o problema é bem maior? e mesmo assim ainda é resolvido.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #123 Online: 14 de Janeiro de 2008, 19:33:05 »
Problema bem maior?

Tem um velhinho que espalhou pra goiânia inteira que eu o "curei" de mal de parkinson ::)

As pessoas fazem muita confusões com essas coisas e isso é muito perigoso, eu desconfiei das minhas curas no dia que uma "ex-diabética" foi parar no hospital :vergonha:

Por sorte, eu percebi que tudo não passava de placebo e parei com as orações, mas é justamente por causa desse risco (parar de tomar os remédios com a melhora dos sintomas) que os médicos preferem fazer o tratamento convencional :ok:

Com saúde não se brinca, melhor não arriscar assim.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #124 Online: 14 de Janeiro de 2008, 19:43:21 »
Problema bem maior?

Tem um velhinho que espalhou pra goiânia inteira que eu o "curei" de mal de parkinson ::)

As pessoas fazem muita confusões com essas coisas e isso é muito perigoso, eu desconfiei das minhas curas no dia que uma "ex-diabética" foi parar no hospital :vergonha:

Por sorte, eu percebi que tudo não passava de placebo e parei com as orações, mas é justamente por causa desse risco (parar de tomar os remédios com a melhora dos sintomas) que os médicos preferem fazer o tratamento convencional :ok:

Com saúde não se brinca, melhor não arriscar assim.

"Com saúde não se brinca, melhor não arriscar assim...." tens toda razão.
 Mas se ate a alopatia tem sua porcentagem de fracassos, porque as cirurgia espirtual teria que ter 100% de sucesso? E outra, não é medicina tradicional que afiança a cura espiritual?
 Então vc só descofio quando não curou um diabetico!  e quantos pessoas antes vc ajudou com seu processo "placebo" que dava certo? um pra cinquenta?
Ainda acho que nossos médicos deveria exercitar mais a "prece placebiana", e assim pelo menos ganhar tempo, pra resolver os problemas definitivamente.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 19:47:37 por VideoMaker »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!