Autor Tópico: Psicologia dos Incrédulos.  (Lida 19887 vezes)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
Re: Psicologia dos Incrédulos.
« Resposta #125 Online: 14 de Janeiro de 2008, 19:49:21 »
Com saúde não se brinca mesmo.Se quer fazer preces, tudo bem! Mas depois de tratado com a 'malévola' Medicina Alopática - a única muito bem fundamentada.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #126 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:08:31 »
 Preces? mal não vai fazer, certo? então.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

APODman

• Visitante
« Resposta #127 Online: 14 de Janeiro de 2008, 21:09:39 »
Citação de: VideoMaker
O problema é quando não se tem explicação nenhuma, nenhuminha razoavel. Mas de qualquer forma, vc disse coisas relevantes, obrigado.

A explicação razoável no seu caso é a mesma que levou a pessoas com desgaste na rótula a obterem a melhora em sua condição sem necessitarem da cirurgia, apenas pela expectativa de que a falsa cirurgia milagrosa que acreditavam que haviam sido submetidas, teria o poder de cura-las: efeito placebo.

[ ]´s

Ensinar aos ortopedistas a "simular" falsas cirurgias espirituais não seria mais eficiente do que uma indicação cirurgica?

Não acho que ensinar os ortopedistas a mentirem a seus pacientes seria uma boa opção ( isto fica a cargo dos "cirurgiões mediunicos"). Mas a medicina já discute como utilizar os benefícios do Placebo em seus tratamentos creio que em breve se chegará a um consenso.

E quando o problema é bem maior? e mesmo assim ainda é resolvido.

Não existem limites conhecidos ao Efeito Placebo ( e Nocebo ) e a remisão espontânea.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #128 Online: 14 de Janeiro de 2008, 21:17:53 »

A filha do Pelé aguardou em preces a cura de seu câncer. Tinha tanta fé que abandonou o tratamento médico.

Seu caso possuia cura caso permanecesse com os médicos:

- http://oglobo.globo.com/sp/mat/2006/10/18/286142072.asp

A explicação irresponsável do pq sua fé falhou em salva-la está bem representada pelas palavras do pastor: "Mas essa não foi a vontade de Deus" ...claro, e não pq as preces na verdade são palavras jogadas ao vento.

[ ]´s

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #129 Online: 14 de Janeiro de 2008, 22:08:15 »
O problema é quando não se tem explicação nenhuma, nenhuminha razoavel. Mas de qualquer forma, vc disse coisas relevantes, obrigado.

A explicação razoável no seu caso é a mesma que levou a pessoas com desgaste na rótula a obterem a melhora em sua condição sem necessitarem da cirurgia, apenas pela expectativa de que a falsa cirurgia milagrosa que acreditavam que haviam sido submetidas, teria o poder de cura-las: efeito placebo.

[ ]´s

Ensinar aos ortopedistas a "simular" falsas cirurgias espirituais não seria mais eficiente do que uma indicação cirurgica?

Não acho que ensinar os ortopedistas a mentirem a seus pacientes seria uma boa opção ( isto fica a cargo dos "cirurgiões mediunicos"). Mas a medicina já discute como utilizar os benefícios do Placebo em seus tratamentos creio que em breve se chegará a um consenso.

Não existem limites conhecidos ao Efeito Placebo ( e Nocebo ) e a remisão espontânea.

[ ]´s

Que isso apod, vc não quer o bem estar do outro? uma mentirinha pra aliviar uma dor, NÃO DOI...
Então não não tem limites? há sim é bom demais, sempre a resposta pode ser considerada, é placebo! é placebo! beneficios do ceticismo.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #130 Online: 14 de Janeiro de 2008, 22:12:20 »

A filha do Pelé aguardou em preces a cura de seu câncer. Tinha tanta fé que abandonou o tratamento médico.

Seu caso possuia cura caso permanecesse com os médicos:

- http://oglobo.globo.com/sp/mat/2006/10/18/286142072.asp

A explicação irresponsável do pq sua fé falhou em salva-la está bem representada pelas palavras do pastor: "Mas essa não foi a vontade de Deus" ...claro, e não pq as preces na verdade são palavras jogadas ao vento.

[ ]´s

Tantas outras filhas de edesons meteram a cara em quimioterapias e apostarm tudo na medicina tradicional, e hoje estão tão debaixo da terra quanto a do ilustre pelé! é que tem uma coisa chamada mericimento envolvida.
E antes que vc pergunte, vc só sabe se merecia, quando sobrevive.

APODman

• Visitante
« Resposta #131 Online: 15 de Janeiro de 2008, 00:50:34 »

[ ]´s

[ ]´s

Que isso apod, vc não quer o bem estar do outro? uma mentirinha pra aliviar uma dor, NÃO DOI...
Então não não tem limites? há sim é bom demais, sempre a resposta pode ser considerada, é placebo! é placebo! beneficios do ceticismo.

Se podemos explicar como Placebo ( seu caso é típico como pode bem ver nos textos postados ), que possui bases fisiológicas,  pq devo recorrer a entidades mágicas para explicar estes resultados ?

[]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #132 Online: 15 de Janeiro de 2008, 09:05:41 »
Video,

Outro dâaaaaaaanh  pra vc  :P

Eu acreditava mesmo que tinha o "dom" da cura e foi preciso muita coragem e estudo pra perceber o erro  :ok:

Percebi que não havia espírito algum me ajudando, era apenas uma questão de indução em massa, uma espécie de terapia de grupo e as pessoas acabavam se desligando do problema e sentiam melhor, mas aquilo era temporário, efetivamente nunca houve cura real  :ok:

O que eu quero dizer é que ninguém sabe ao certo até onde vão os efeitos de um placebo, casos mais simples talvez até amenize mesmo os sintomas, mas é melhor que as pessoas não se enganem e busquem ajuda de verdade, a medicina está aí pra isso  :wink:

Rezar pode ser uma boa muleta para acalmar algumas pessoas, mas ela não cura de fato, só dá esperanças.

[]s

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #133 Online: 15 de Janeiro de 2008, 12:41:34 »
E falando em rezas, preces, mandingas e tudo o mais relacionado, essas coisas são pra alívio do sofrimento de um paciente com um tratamento clínico-cirúrgico já instituído! Ninguém, em sã consciência, irá prescrever: "Preces, VO, 4/4h, c/ orientador espiritual"! Não faz sentido!!!

As pessoas falam em curas espirituais.Não existe nada embasando, cientificamente, toda esta história.Não sei se alguém sabe, mas o Lancet publicou um artigo comparando a Homeopatia ao placebo.E mesmo sendo um placebo, ela é uma especialidade médica com respaldo do CFM.Pelo menos, o médico que irá praticá-la estará sujeito a um Código de Ética e não será um charlatão/canalha!!!

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #134 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:38:06 »

Rezar pode ser uma boa muleta para acalmar algumas pessoas, mas ela não cura de fato, só dá esperanças.

[]s

Dá esperanças é bom ou é ruim? se é ruim porque vc fazia? se é bom porque parou?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #135 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:44:37 »
Depende.

Existem outras formas de dar esperanças além de usar a mentira, não acha?  :wink:

Parei de rezar pq descobri que falava com o vácuo, hoje sou até mais feliz pq não preciso temer meus sentimentos qto antes  :ok:

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #136 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:49:46 »

[ ]´s

[ ]´s

Se podemos explicar como Placebo ( seu caso é típico como pode bem ver nos textos postados ), que possui bases fisiológicas,  pq devo recorrer a entidades mágicas para explicar estes resultados ?

[]´s

Para o pesquisador norte-americano Harold G. Koenig, coordenador do Centro para Espiritualidade, Teologia e Saúde, da Duke University Medical Center, na Carolina do Norte (EUA), mesmo se existisse uma resposta definitiva para essa questão – o que ainda não há –, ela certamente não invalidaria o papel da crença no processo de recuperação da saúde. “A fé é um fator importante na cura, mas eu não chamaria isso de efeito placebo. O placebo sugere que não há nenhum ingrediente ativo e o resultado seria devido apenas à mente”, diz Koenig. “Não se sabe ainda se há um elemento ativo na fé, mas posso dizer que ela tem efeitos poderosos em quase tudo que nós fazemos na medicina. Por exemplo, já descobrimos que ela pode ajudar as pessoas a reduzir o stress, que, por sua vez, comprovadamente traz danos para a função imunológica. Logo, ao menos em teoria, é possível que qualquer doença relacionada ao stress – como problemas no coração, hipertensão e suscetibilidade a infecções – possa ser influenciada positivamente por uma prática religiosa.”

http://partidaechegada.blogspot.com/2008/01/cura-ou-curandeirismo.html

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #137 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:54:02 »
Depende.

Existem outras formas de dar esperanças além de usar a mentira, não acha?  :wink:

Parei de rezar pq descobri que falava com o vácuo, hoje sou até mais feliz pq não preciso temer meus sentimentos qto antes  :ok:

Mas senhora Apodman, uma mentirinha tão prestativa não podia ser dita? dava esperança, não dava? e quais são estas outras formas de dá esperança, que diminuisse á dor, e daria aparente melhora?
Sabe que tem um tempinho que não faço uma prece! é este forum me contaminando...

APODman

• Visitante
« Resposta #138 Online: 15 de Janeiro de 2008, 21:56:14 »
ela certamente não invalidaria o papel da crença no processo de recuperação da saúde.

Sim, dã ( registered by Suyndara :D ) , a crença, que dispara o Efeito Placebo.

Porém isto está muito distante de afirmar que o objeto da crença seja real. ;)

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #139 Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:03:31 »
Depende.

Mas senhora Apodman, uma mentirinha tão prestativa não podia ser dita? dava esperança, não dava? e quais são estas outras formas de dá esperança, que diminuisse á dor, e daria aparente melhora?
Sabe que tem um tempinho que não faço uma prece! é este forum me contaminando...

Sim, uma "mentirinha prestativa" foi dita a filha do Pelé.

[ ]´s

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #140 Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:17:04 »
Depende.

[ ]´s

E outras tantas que ainda estão vivas?  e vc não disse que a moça abandonou a medicina tradicional! se equivocou então.
A cura espiritual é atestada pela medicina tradicional, comoe escapar disso?

APODman

• Visitante
« Resposta #141 Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:37:59 »
Depende.

[ ]´s

E outras tantas que ainda estão vivas?

E quantas estão mortas ?

Video, qual era a espectativa de vida européia na Idade Mèdia ?

e vc não disse que a moça abandonou a medicina tradicional! se equivocou então.

Video, vou lhe avivar a memória, relaia o que escrevi no meu primeiro post no qaul me referi a filha do Pelé:

Citação de: APODman

fonte: ../forum/topic=10194.125.html#msg286665

A cura espiritual é atestada pela medicina tradicional, comoe escapar disso?

A cura espiritual sem espíritos, apenas o poder da auto-sugestão ou Placebo, sim.

Mas como foi dito existem outras maneiras além da mentira religiosa para se estimular um efeito Placebo, e muito mais seguras e responsáveis. O simples aumento do tratamento empatico entre médico e paciente é capaz de induzir o Efeito Placebo, ou seja, sem o subterfúgio a mentira.

[ ]´s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #142 Online: 15 de Janeiro de 2008, 22:54:12 »

Mentirinha prestativa?

Não acho. Quem está doente precisa se tratar e não ouvir mentiras  :ok:

Pra se sentir bem não é preciso prece, até contemplar uma bela paisagem dá paz  :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #143 Online: 15 de Janeiro de 2008, 23:12:57 »
Falar em "mentirinha prestativa" é se dar o direito de decidir o que serve para o outro sem consultá-lo.

Coisa das mais baixas e vis.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #144 Online: 16 de Janeiro de 2008, 09:44:20 »
E por falar em auxílio - inexistente - espiritual, como vocês enxergam a existência de capelanias militares e em hospitais públicos pagos com o nosso dinheiro?

Eu acho lamentável! Abraços!!!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #145 Online: 16 de Janeiro de 2008, 11:26:51 »
E por falar em auxílio - inexistente - espiritual, como vocês enxergam a existência de capelanias militares e em hospitais públicos pagos com o nosso dinheiro?

Não é lá muito laico, nisso eu concordo.

Mas sempre vejo que as capelas de hospitais estão cheias e realmente muita gente gosta de passar a agonia da espera rezando (por uma recuperação ou cirurgia).

Ao menos é melhor do que histerias no corredor :)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #146 Online: 17 de Janeiro de 2008, 00:30:12 »

Pergunte para uma mãe que vai orar por um filho doente! pergunte e nos traga a resposta.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #147 Online: 17 de Janeiro de 2008, 06:35:12 »

Pergunte para uma mãe que vai orar por um filho doente! pergunte e nos traga a resposta.

Sabe, Video, a frequência com que você usa esse tipo de apelo à piedade não ajuda na sua credibilidade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #148 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:47:19 »
Só comprova que fé é muleta  :D

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 17 de Janeiro de 2008, 17:45:24 »

Sabe, Video, a frequência com que você usa esse tipo de apelo à piedade não ajuda na sua credibilidade.
O foda é ter que ver isso há uns dois anos........ :chorao:  :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!