Autor Tópico: Ateísmo dogmático  (Lida 17147 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Ateísmo dogmático
« Resposta #25 Online: 19 de Março de 2007, 08:59:23 »
Ateísmo dogmático o que isso significa pra você? Pra mim, dogma no ateísmo, ou você interpreta de outra forma?
É isso mesmo, mas não é um conceito particularmente viável; o dogma da inexistência de deus é tão vazio quanto o da existência - e pior ainda, acaba sendo o mesmo dogma com crise de identidade.  O ateísmo leva naturalmente à negação do dogmatismo, exceto em situações incipientes ou perturbadas.  Se alguém se propusesse a ser ateísta dogmático acabaria cansando em pouco tempo.
Utilizei o termo por ser particularmente viável. E qual é a relação com crise de identidade? O que leva a negação do dogmatismo é o ceticismo. O ateísmo leva a negação do teísmo (simplificando a definição). Conhece algum teísta cansado por ser dogmático?  E vou mais longe, dentro de sua visão de religião (subjetiva e pessoal) meu ateísmo é religioso.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 19 de Março de 2007, 11:53:53 »
Ateísmo dogmático o que isso significa pra você? Pra mim, dogma no ateísmo, ou você interpreta de outra forma?
É isso mesmo, mas não é um conceito particularmente viável; o dogma da inexistência de deus é tão vazio quanto o da existência - e pior ainda, acaba sendo o mesmo dogma com crise de identidade.  O ateísmo leva naturalmente à negação do dogmatismo, exceto em situações incipientes ou perturbadas.  Se alguém se propusesse a ser ateísta dogmático acabaria cansando em pouco tempo.
Utilizei o termo por ser particularmente viável.

Então você está propondo a adoção do ateísmo em detrimento do ceticismo?  Que sentido há nisso?

E qual é a relação com crise de identidade?

O dogma da inexistência de Deus é uma proposta que ataca a si própria, porque só faz sentido como oposição ao conceito de Deus e ao dogma oposto da existência de Deus.  É de fato uma "birra contra Deus" disfarçada, coisa de que teístas por vezes nos acusam.

O que leva a negação do dogmatismo é o ceticismo. O ateísmo leva a negação do teísmo (simplificando a definição). Conhece algum teísta cansado por ser dogmático?

Sim, conheço alguns, dentro e fora do fórum.

E vou mais longe, dentro de sua visão de religião (subjetiva e pessoal) meu ateísmo é religioso.

Isso eu não sei; ainda não ouso dizer que entendi sua proposta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #27 Online: 19 de Março de 2007, 17:03:30 »
Utilizei o termo por ser particularmente viável.

Então você está propondo a adoção do ateísmo em detrimento do ceticismo?  Que sentido há nisso?
É um posicionamento pessoal.

E qual é a relação com crise de identidade?

O dogma da inexistência de Deus é uma proposta que ataca a si própria, porque só faz sentido como oposição ao conceito de Deus e ao dogma oposto da existência de Deus.  É de fato uma "birra contra Deus" disfarçada, coisa de que teístas por vezes nos acusam.
Entendi, o fato de uma birra contra deus dirfarçada caracteriza crise de indentidade. Ainda bem que explicou, pensei que fosse um "ad hominem".   :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 20 de Março de 2007, 00:08:39 »
Saindo da subjetividade após refletir sobre o tema, posso me embasar no materialismo para reforçar a postura dogmática atéia.
Considerando crença, não apenas no sentido individual e subjetivo, mas como normalmente somos vistos. Embora muitas vezes se diga que o dogma é algo irracional (e é por definição), não é considerado assim pelos teísta que não vem o seu posicionamento como dogmático e sim como uma verdade explícita e justificavel, inclusive com muita argumentação, que conhecemos bem.

Raphael

• Visitante
« Resposta #29 Online: 20 de Março de 2007, 05:03:33 »
Luiz.

Me pareceu que ele está mais é perguntando se faz sentido propor que os dois estejam juntos, ou possam em alguns casos estar.

Por isso não cabe provar que o ateísmo tem dogmas; ele não está acusando o ateísmo como um todo, está propondo a possibilidade da existência de uma variedade específica de ateísmo.  ESSA variedade seria dogmática, mas as outras não deixariam de existir por isso.

Bem, de início não concordo com a idéia, pois pra mim ela foge justamente a grande questão do ateísmo. Que é de não possuir dogmas.

Então não faz sentido sua afirmação anterior de que eu estava errado…

Faz sentido eu achar que você está errado em querer propor que há dogmas no ateísmo, mas isso se restringe a minha opinião, só isso.

A percepção da verdade é subjetiva, sim, mas a verdade existe.

Tudo bem, concordo consigo aqui.

Não vou atrapalhar o andamento do tópico. Continuem por favor que estou a gostar da discussão, me mostra outras idéias.

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 20 de Março de 2007, 05:25:45 »
Embora muitas vezes se diga que o dogma é algo irracional (e é por definição), não é considerado assim pelos teísta que não vem o seu posicionamento como dogmático e sim como uma verdade explícita e justificável, inclusive com muita argumentação, que conhecemos bem.

Muitas vezes mal chegam a ser argumentos.  Pessoalmente acho uma pena ver alguém desistir exatamente do nosso diferencial mais louvável.  Mas é a sua vida, a sua escolha.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #31 Online: 21 de Março de 2007, 22:09:19 »
Olá Adriano.

dogma do Lat. dogma  Gr. dógma, decisão, decreto s. m., ponto fundamental e indiscutível de uma crença religiosa; fig., proposição apresentada e aceite como incontestável e indiscutível.

Não há como conseguir outra palavra não?

Abraços.

A palavra exata é esta mesmo por diferenciar a simples opinião de uma fé. É a negação de algo que a maioria considera correto. E de maneira religiosa, pois não faz parte do âmbito das ciências. Outra palavra pode ser forte que é muito usada também.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 21 de Março de 2007, 22:16:15 »
Adriano, sem um pouco de contexto fica difícil entender os termos aqui.

Por exemplo, o que é Deus teísta?  Especificamente, que outro tipo de Deus poderia haver?

Raphael, qual é o problema com a palavra?

Nenhuma, mas religião quer dizer "religare"(acho que é assim que se escreve), e isso indica um dogma religioso, não?

Com isso, dogma, seria uma coisa de cunho religioso, o que não tem nada a ver com ateísmo, certo?
Com o conceito de 'religare" podemos propor a religação a verdadade material, em detrimento da sobrenatural.
O conceito dogma tá muito ligado com religião, mas o ateísmo normalmente é confundido também. E na maiorias das vezes somos vistos como pessoas que não acreditam que deus exista, que tem fé nisso.
Todos estão cansados de saber que ateísmo não é isso. Mas será que não há uma lógica nessa visão?
Será somente ignorância de nossos interlocutores?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 21 de Março de 2007, 22:22:15 »
Cada caso é um caso, suponho.  Eu por mim acho que dogma não faz falta - e certamente não vejo dogmas no meu ateísmo - mas religião sim é algo que tem seu lugar.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #34 Online: 22 de Março de 2007, 19:13:39 »
Podemos fazer uma analogia com dogma e paradigma, onde esta última é livre da visão negativa da primeira.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 22 de Março de 2007, 20:08:27 »
Dogma é algo que se apresenta como sendo a VERDADE absoluta, enquanto que paradigma é uma ESCOLHA DE MODELO.

Correto?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #36 Online: 22 de Março de 2007, 20:23:58 »
Exatamente, os conceitos vão se aproximando, verdade e modelo , que tem algo de absoluto por ser as vezes desconhecido daqueles que o seguem. Mas de qualquer forma dogma vai estar "ligado" a religião, e paradigmas a ciências.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 22 de Março de 2007, 20:31:23 »
Dogma só faz parte da religião pobre... boa religião esquece essas coisas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #38 Online: 24 de Março de 2007, 22:03:00 »
Luiz.

Me pareceu que ele está mais é perguntando se faz sentido propor que os dois estejam juntos, ou possam em alguns casos estar.

Por isso não cabe provar que o ateísmo tem dogmas; ele não está acusando o ateísmo como um todo, está propondo a possibilidade da existência de uma variedade específica de ateísmo.  ESSA variedade seria dogmática, mas as outras não deixariam de existir por isso.

Bem, de início não concordo com a idéia, pois pra mim ela foge justamente a grande questão do ateísmo. Que é de não possuir dogmas.
A grande questão do ateísmo é a descrença em deus ou a não crença que alguns diferenciam conforme a convicção surgindo assim o ateísmo forte e o fraco. O ateísmo dogmático seria uma variação do ateísmo forte, sendo a inexistência de deus uma verdade absoluta diante da impossibilidade de se provar deus e do ônus da prova.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #39 Online: 24 de Março de 2007, 23:55:11 »
Citação de: Adriano
A grande questão do ateísmo é a descrença em deus ou a não crença que alguns diferenciam conforme a convicção surgindo assim o ateísmo forte e o fraco. O ateísmo dogmático seria uma variação do ateísmo forte, sendo a inexistência de deus uma verdade absoluta diante da impossibilidade de se provar deus e do ônus da prova.

:susto:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #40 Online: 25 de Março de 2007, 00:13:00 »
Mas para um dogma queria o quê? Uma verdade relativa?

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #41 Online: 25 de Março de 2007, 00:27:08 »
Meu susto não é em relação ao significado de "dogma", mas à posição tomada dentro do ateísmo.

Você fala de "impossibilidade de se provar" e "ônus de prova", relativos à ciência, e tenta definir uma verdade absoluta em um assunto onde ela não atua.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 25 de Março de 2007, 00:36:18 »
Entra a questão da fé, a usual crítica ao ateísmo forte, e estou fazendo referência a minha experiência e as  reflexições obtidas com o auxílio das discussões aqui no fórum.
Quando falo de prova, falo de provas lógicas, que não são exclusivas da ciência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 25 de Março de 2007, 00:37:46 »
Mas então que sentido faz ter um dogma?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #44 Online: 25 de Março de 2007, 00:41:13 »
Como diz o Rod a respeito do axioma cristão, seria o axioma ateu.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 25 de Março de 2007, 00:43:57 »
Axiomas são conceitos abstratos que não prestam satisfação à realidade dos fatos.  Ou seja, outro nome para dogma, de fato.

Só que isso é exatamente o que muitos de nós querem deixar de lado ao adotar o ateísmo. 

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 25 de Março de 2007, 00:48:55 »
Axiomas são conceitos abstratos que não prestam satisfação à realidade dos fatos.  Ou seja, outro nome para dogma, de fato.

Só que isso é exatamente o que muitos de nós querem deixar de lado ao adotar o ateísmo. 
Queremos deixar de lado o dogma de deus, a verdade absoluta do criador e por aí vai, com as definições de deus ou deuses.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 25 de Março de 2007, 00:51:39 »
Então... qual é o sentido de trocar um dogma por outro?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 25 de Março de 2007, 01:03:21 »
Pra mim a inexistencia de deus oferece a liberdade da crença em deus e não de forma hesitante ou duvidosa e sim de forma categórica e afirmativa. É a forma como lido com o ateísmo. Não há argumentos que me convençam do contrário, e sinceramente acredito não existir. Não por falta de vontade em analisar, mas por conhecer muitos e mesmo assim não fazem sentido pra mim.
E quanto ao posicionamento agnóstico não me agrada nem um pouco, é como ficar em cima do muro sem se posicionar num assunto, que no caso é deus.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 25 de Março de 2007, 01:05:47 »
Você está confundindo dogma com "atitude afirmativa"...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!