Olá
Esse exercício mental não revela nada, a existência continua a parecer sem causa.
Um pré-requisito para aparecer uma causa para a existência é que esta causa ESTEJA dentro do universo.
Por isso eu sempre digo que (opinião) podemos encontrar a causa da existência do universo dentro dele mesmo. Seria uma causa auto-explicativa, pois a causa deveria explicar a ela mesma (pois está dentro do universo também)
Todos sabem que "Fumar mata", "beber embriagado também mata", etc. etc. Tradicinalmente "experiência pessoal" não vale nada para outrem.
Eu não tenho como "provar" a existência de um Deus Criador, senão, por minhas próprias experiências pessoais. Bem sei que elas não valem para outras pessoas. Portanto, este não é o meu objetivo aqui.
Acredito que uma pessoa atéia, desprovida de preconceitos, que não tenha o ateismo como sua "religião" aceitaria facilmente que as probabilidades da "Existência" de um Deus são as mesmas que as de "Não Existência".
Onde posso encontrar pessoas assim? Pois são estas que procuro.
Abraço
Jetro Bernardo
Fala ai Jetro, demorei pra responder porque frequento pouco essa sessão do forum...
Bom, eu concordo com você quando diz que a existência de um deus parece ser igual a não-existência de um, porque ao que parece, nada ainda está definido concretamente na ciência, nem mesmo a causa primeira.
O que acontece é que mesmo sem saber concretamente destes conceitos da origem da existência, se a existência tem um "dono", a ciência trabalha com hipoteses, e as hipoteses apontam claramente uma coisa.
Na evolução da ciência, ela foi "matando" o desconhecido gradativamente, tudo que era desconhecido, habitualmente, dava-se uma explicação remetendo a um deus, como os raios, o fogo, fenomenos em geral.
Com o caminhar da ciência esta evolução esta tendendo para a explicação de tudo, isto é uma coisa facil aceitar, a evolução tecnológica por exemplo, a evolução das teorias que explicam o universo, e tudo mas, parece que isso tende ao ponto de a explicação de tudo.
É por isso que é tanto premeditado quanto pouco plausível acreditar num deus des de ja, baseando-se na ciência.
Por outro lado, existe pessoas que nunca entraram em contato com a ciência, e esses dai ainda podem acreditar em coisas, mas não muda a realidade que a ciência vê, o angulo que a ciência traz, a noção do espaço e do tempo, a perspectiva da verdade que essas informação trazem são muito mais completas do que as crenças e dos dogmas...
Bom, eu concordo com você quando diz que cada um tem uma experiência, você pode ter tido a experiência ao meu ver, mas isso não muda nada para mim, porque eu não vi, e se você não teve contato com algo que eu tive, certamente que isso não vai mudar nada pra você também.
O que poderia te mostrar o algo "além" do universo ? Eu acho que apenas uma revelação, talvez uma revelação desse deus, mas esta revelação foi para você e não para mim, se esse mesmo deus quisesse que eu acreditasse nele, ele iria se revelar para mim também.