O "maior filósofo do mundo"(Como disseram aqui…) devia aprender a viver dentro de sua própria filosofia , não acha?Se ele era contra ter lucros com trabalho de terceiros, que não aceitasse o dinheiro que lhe davam sem que ele trabalhasse por ele e ainda mais sendo dinheiro que veio do trabalho de outros. Ter um ideal é ótimo, mas não devia ser hipócrita de impor isso aos outros enquanto vivia do mesmo modo que criticava.
Bom, a coerência do modo de vida dele independe da coerência dos pensamentos dele. Mas não sei quanto o Engels ajudava-o, se dava pra viver bem ou bem mal. Fico na dúvida. E não é que ele não aceitava o dinheiro do pai... era o pai que achava-o um imprestável, hehehe.
De qualquer forma, ele idealizava um sistema para a posterioridade. No meio do sistema capitalista, só dava pra tacar comunismona comuna de Paris, não? [e pra mim, essa comuna era fadada ao fracasso].
Assim como Bakunin era anarquista, e precisava de dinheiro pra viver.
Se a gente parar pra pensar, não é só nisso que há hipocrisia... vide Robespierre.
Só por curiosidade, se lhe interessar:Não sou ateu, só não gosto de igrejas e acho que posso viver bem sem um estelionatário pastor, padre, profeta ou sei lá o que me falando o que fazer de minha vida.
É que vejo bastante debate quanto a marxismo em sites/fóruns ateus.

PS: não esperem que eu compre uma camiseta do Nietzsche, da mesma forma que só tenho uma do Che porque ganhei de presente. Acho babação de ovo demaaaais.