Autor Tópico: Caso Battisti  (Lida 95196 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Caso Battisti
« Resposta #925 Online: 28 de Outubro de 2011, 19:40:45 »
Derfel

Você esta dizendo então que a atitude do lula foi ética e justificando a afirmação a partir da ética sobre a perspectiva lulista. Vamos tentar ser mais específicos; a decisão do lula foi ética segundo a sua perspectiva?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #926 Online: 28 de Outubro de 2011, 19:49:56 »
Porque ética tem a ver com um código de conduta moral (escrito ou não) adotado por um grupo social.

Ou seja, o que qualquer grupo social* considerar ético, é ético.

*Ex: esquerdistas, nazistas, comunistas, terroristas, fundamentalistas religiosos, etc

Não significa considerar ético, mas seguir um código de ética que dita o que é ético ou não em dada situação. Mesmo esses grupos de fascínoras e monstros comedores de criancinhas possuem um código de ética, que não necessariamente é o mesmo de outros grupos

Tautologia. Dizem que até a "profissão" de bandido tem a sua ética.

Mas....e daí? Onde você quer chegar a partir dessa tautologia? Alguma forma de relativismo moral? 

(Dizer que cada grupo tem a sua ética é diferente de dizer que não existem princípios éticos melhores, que cada moral é tão boa quanto qualquer outra).

Citação de: Derfel
(ainda que possam ter áreas e pontos coincidentes), como no caso dos super-herois liberais, capitalistas, direitistas, ateus, que sabemos possuem um código ético muito mais avançado e correto.

Em primeiro lugar: usa-se aqui retórica sarcástica apenas para insinuar (sem dizer abertamente) que qualquer princípio moral é tão bom ou ruim quanto qualquer outro (Ex: os princípios do liberalismo e do nazismo estariam no mesmo patamar moral). Por que não diz isso abertamente?

Em segundo lugar: nunca passou pela minha cabeça (e da maioria dos foristas favoráveis à extradição do Battisti, suponho) a possibilidade de defender um assassino criminoso comum apenas por ele compartilhar de crenças políticas minhas. Essa possibilidade beira ao absurdo. Eu NUNCA, em nenhuma hipótese, sairia defendendo um assassino que compartilha as mesmas crenças minhas alegando que suas ações são "éticas" dentro da ética do nosso grupo...

DDV é o que já havia dito e a diferença entre a tosqueira ideológica e o mínimo de bom senso. Se você encontrasse um keynesiano assassino você iria quere-lo preso de qualquer maneira. Como o enviesado interpreta o mundo a partir do referencial de sua ideologia auto-justificada, aberrações como essas afirmações e pensamentos tornam-se possíveis.

Qualquer critica à ideologia encontra dentro do cérebro mecanismos prontos para o dupli pensar e ad hocs
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #927 Online: 28 de Outubro de 2011, 20:24:34 »
Não confunda psiquiatria com psicanálise.

Psiquiatria é uma especialidade médica, lida com vários tipos de transtorno mental, muitas vezes exigindo o uso de medicamentos. Embora ainda haja muita coisa para descobrir, possui uma forte base, tanto experimental quanto teórica, calcada em outros conhecimentos científicos, como a fisiologia, anatomia, biologia molecular, patologia, etc...

Não tem nada a ver com a psicanálise e outras hipóteses concorrentes que não apresentam nenhuma evidência nem base na medicina e/ou outras ciências.
Eu vejo uma forte dependência de psicólogos com a psicanálise (não estou ciente de outros modelos mais sérios da psicologia, apesar de que devam existir). Mas eu desconheço a psiquiatria, suspeito que alguns praticantes acabam usando a psicanálise em conjunto com as práticas normais.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #928 Online: 28 de Outubro de 2011, 22:35:27 »
(não estou ciente de outros modelos mais sérios da psicologia, apesar de que devam existir)
Behaviorismo é um ramo mais "bem fundamentado" da psicologia, tb tem a psicologia experimental que faz estudos com indivíduos e populações de forma um pouco similar do que a medicina faz com doenças e epidemias. Claro que a psicologia não tem os fundamentos bioquímicos da medicina, mas a "ciência cognitiva" (acho que psicologia cognitiva) vem esclarecendo os fundamentos neurológicos e computacionais (cognitivos) da psicologia. É ver para crer se a psicologia vai ter um status científico melhor estabelecido.

De qualquer forma foi a psicologia de modo geral trouxe a compreensão do comportamento humano e animal com bases mais racionais e "científicas", e apesar das tentativas com pouca base e aparentemente superadas, como a psicanálise, foram tentativas como essa que ajudaram a mostrar que tratamentos de saúde com base comportamental podem ser benéficas. E isso é um avanço e tanto.
Freud e cia podiam não estar certos, mas até que se empenharam em criar procedimentos profissionais e com alguma credibilidade, utilidade. E até onde eu saiba, a psicanálise geralmente se submetia em avialiar os seus resultados. Não é como a homeopatia que me parece que foge de avaliações quanto a sua eficácia como o diabo foge da cruz ... hehe

PS. o que isso tem a ver com o caso Batisti?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #929 Online: 28 de Outubro de 2011, 22:37:05 »
Aí "sumidaço".

Tudo bem com voce?
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #930 Online: 28 de Outubro de 2011, 22:42:55 »
O Adriano estava tentando justificar a ação dos nossos governantes com o seu inconsciente (ou algo parecido com isso, eu não lembro bem :D).

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #931 Online: 28 de Outubro de 2011, 22:43:54 »
Td bem. Sumi de postar, mas leio todo dia. Faz parte da minha terapia ... hehe.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #932 Online: 28 de Outubro de 2011, 22:53:07 »
Freud e cia podiam não estar certos, mas até que se empenharam em criar procedimentos profissionais e com alguma credibilidade, utilidade. E até onde eu saiba, a psicanálise geralmente se submetia em avialiar os seus resultados. Não é como a homeopatia que me parece que foge de avaliações quanto a sua eficácia como o diabo foge da cruz ... hehe
Isso eu não nego, ele conseguiu criar procedimentos úteis, mas parou por aí, no campo da teoria ele falou muita besteira, para muitos é aquela história: se os procedimentos desenvolvidos funcionam, é porque a teoria está certa. (reconheço que essa visão é tentadora, mas por diversos motivos, não se pode aplicar isso à psicanálise)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #933 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:00:51 »

Se inclui ler tópicos como esse, fico imaginando que seja terapia de choque...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #934 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:13:56 »
Derfel

Você esta dizendo então que a atitude do lula foi ética e justificando a afirmação a partir da ética sobre a perspectiva lulista. Vamos tentar ser mais específicos; a decisão do lula foi ética segundo a sua perspectiva?
A atitude dele seria ética tanto deportando quanto não, porque isso é uma prerrogativa do cargo e havia indícios e pareceres tanto a favor quanto contra a deportação. A pergunta que você deveria (ou quer) fazer é outra: se eu acho que a decisão dele foi correta. Neste caso acho que foi errada, porque a meu ver o Battisti cometeu crime comum e foi julgado por um país democrático, além de causar um atrito desnecessário com um país amigo.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #935 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:15:16 »
O Adriano estava tentando justificar a ação dos nossos governantes com o seu inconsciente (ou algo parecido com isso, eu não lembro bem :D).

Posso estar enganado, mas acho que a ideia de inconsciente* é uma teorização freudiana que recebe respaldo da atual neurociência, agora tentar meter isso numa discussão sobre o Battisti é pura viagem do Adriano mesmo. Até acho que psicanálise forneceu alguns conceitos interessantes, mas não necessariamente do ponto de vista clínico, mais como uma filosofia ou visão de mundo.

*Pelo que li a respeito muitos pesquisadores sérios das neurociências e psicologia trabalham com a ideia de inconsciente, parece que é até um consenso nessas áreas a ideia de que parte das nossas motivações e atos decorrem de desejos inconscientes, sensações não-racionalizáveis, instintos primordiais que estão além da compreensão do indivíduo imerso na sua rotina. Se tiver alguém aqui que saiba mais a respeito desse assunto, corrija-me se eu estiver errado.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #936 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:29:08 »
E você provavelmente está certo, devem existir coisas inconscientes que influenciam nossas ações do dia a dia, o errado é explicá-las da forma como Freude tentou fazer: com conceitos emocionais e abstratos. Com isso a viagem pode correr solta. Eu poderia tentar expor como eu imagino a coisa para você, mas tendo em vista que os meus conhecimentos de neurofisiologia são muito mais limitados do que eu gostaria que eles fossem ( e isso infelizmente não irá mudar nos próximos 4 anos a não ser que minha vida mude radicalmente :( ), não vou especular aqui para evitar falar besteira (e esse assunto permite muitas confusões para piorar as coisas).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #937 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:32:25 »
 :huh: Como é que esse tema foi descambar pra psicanalise, neurociência... ? :|

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #938 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:35:57 »
Sabe como é, uma coisa puxa a outra. :lol:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #939 Online: 29 de Outubro de 2011, 01:39:01 »

Posso estar enganado, mas acho que a ideia de inconsciente* é uma teorização freudiana que recebe respaldo da atual neurociência, agora tentar meter isso numa discussão sobre o Battisti é pura viagem do Adriano mesmo. Até acho que psicanálise forneceu alguns conceitos interessantes, mas não necessariamente do ponto de vista clínico, mais como uma filosofia ou visão de mundo.

*Pelo que li a respeito muitos pesquisadores sérios das neurociências e psicologia trabalham com a ideia de inconsciente, parece que é até um consenso nessas áreas a ideia de que parte das nossas motivações e atos decorrem de desejos inconscientes, sensações não-racionalizáveis, instintos primordiais que estão além da compreensão do indivíduo imerso na sua rotina. Se tiver alguém aqui que saiba mais a respeito desse assunto, corrija-me se eu estiver errado.
Para Sigmund Freud, tudo seria(relativo a sexualidade) sexo. Coincidência ou não, sexo é uma das palavras disparado a que mais aparece neste forum.  :P
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #940 Online: 29 de Outubro de 2011, 02:24:35 »
Parece conversa de buteco, começa na mulher melancia e termina no novo jato da Boing. :lol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #941 Online: 29 de Outubro de 2011, 04:32:18 »
Se inclui ler tópicos como esse, fico imaginando que seja terapia de choque...
Tópicos polêmicos são os mais "relaxantes" ... não dá nem pra acompanhar quando o pessoal aqui se empolga e em poucas horas há 3 ou 4 págs de postagem.

Parece conversa de buteco, começa na mulher melancia e termina no novo jato da Boing. :lol:
Eu só fui perceber que o tópico era sobre o Batisti depois que terminei de escrever o comentário sobre psicanálise.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #942 Online: 29 de Outubro de 2011, 05:19:48 »
Isso eu não nego, ele conseguiu criar procedimentos úteis, mas parou por aí, no campo da teoria ele falou muita besteira
Até concordo, mas é discutível. Assim como é possível se considerar que os modelos atômicos de Rutherford ou Bohr, ou o etér como meio de propagação da luz, foram propostas científicas "intermediárias" de explicações de fenômenos físicos, acho que é possível se considerar que a psicanálise foi uma proposta científica "intermediária" de explicação do comportamento. E não é por isso que eu consideraria que Rutherford "falou muita besteira".
E o campo das ciências humanas e do comportamento é bem mais capicioso que o das ciências naturais. Veja que a economia, sociologia, etc, é difícil estabelecer modelos padrões como na física, biologia, etc, conseguiram estabelecer.
E só mais uma pra amenizar um pouco a barra do Freud e cia, como dito, muitos conceitos importantes foram introduzidos ou disseminados pelos psicanalistas (acho eu), como o da existência de comportamentos inconscientes, a influência dos traumas de infância no comportamento adulto, a forte influência da sexualidade na nossa psiquê, etc e etc. Ou seja, a tentativa de estabelecer um modelo geral do comportamento com uma metodologia psicanalística não demonstrou ser viável, mas isso não quer dizer que muitos conceitos defendidos por ela estão necessariamente errados.

para muitos é aquela história: se os procedimentos desenvolvidos funcionam, é porque a teoria está certa. (reconheço que essa visão é tentadora, mas por diversos motivos, não se pode aplicar isso à psicanálise)
O meu ponto de vista é que ciências humanas tem dificuldade de estabelecer modelos padrões, talvez devido a contaminação ideológica partidária e a dificuldade de fundamentação ético-moral. Eu sei que to sendo repetitivo, mas ... a ciência cognitiva tá aí pra dar fundamentos para isso tudo. Só falta ela convencer o resto do mundo  :hihi:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #943 Online: 29 de Outubro de 2011, 07:47:32 »
Adriano, o mecanismo se MP se destina à comunicação privada entre os foristas, sendo vedada a exposição de qualquer mensagem no fórum, salvo quando você tiver autorização prévia do outro forista. Evite esse comportamento no futuro.
Certo, e peço desculpas ao Luis Souto pela exposição indevida  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #944 Online: 29 de Outubro de 2011, 08:02:42 »
Concordo com o Parcus, a teoria de Freud não possui uma única evidência científica sequer, nem possui um modelo padrão. Na verdade, se você pesquisar desde Freud, Jung, Adler, Allport, Cattel, Eysenck, Maslow, Rogers, Bandura, etc, todos eles tem um método de analisar a personalidade do indivíduo. Todos eles vão chegar a resultados diferentes, não existindo nenhum modelo para a psiquiatria confiável, simplesmente pelo fato de que nenhuma destas teorias tem bases científicas, são apenas conceitos-base inventados, com toda uma teoria construída em cima. Ainda, as teorias de Freud claramente revelam que são baseadas em experiências pessoais, muito pessoais, que não são aplicáveis a outras pessoas, senão a ele mesmo.
Concordo contigo que todos tem um método de analisar um indivíduo, por isso a psicologia consiste na análise do indivíduo. Ao mesmo tempo a sua citação de inúmeros nomes desta ciência me deixam espantado, sabendo eu do seu grande conhecimento. Mas me reduzir a psicanálise é reduzir o indivíduo que sou, já que estudo muitos outros nomes da psicologia, apesar de não conhecer metade dos que citou. E chamar a extensa experiência clínica da psicanálise de pessoal, é demonstrar desconhecimento sobre a sua origem, constituição e desenvolvimento. Até mesmo no cinema é mostrado essa faceta da defensor em congresso científico, destarte os exageros da linguagem ficcional. Apesar de toda a existência individual é uma experiência pessoal e isso retoma a questão moral e ao estoicismo de demarcou a filosofia moral de Smith.

Citação de: Wkikipédia
O estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo assim manter a serenidade perante as tragédias e coisas boas.

Sócrates foi um filósofo que sequer deixou escritos, sendo Platão dominado pela situação ocorrida ao mestre, que se "suicidou" devido ao seu senso de justiça pessoal:

Citação de: Wikipédia
Sócrates admitiu que poderia ter evitado sua condenação (beber o veneno chamado cicuta) se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a ajuda de amigos. A razão para sua cooperação com a justiça da pólis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia, em especial aquela que é descrita nos diálogos com Críton.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2011, 08:08:46 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #945 Online: 29 de Outubro de 2011, 08:29:24 »
E o campo das ciências humanas e do comportamento é bem mais capicioso que o das ciências naturais. Veja que a economia, sociologia, etc, é difícil estabelecer modelos padrões como na física, biologia, etc, conseguiram estabelecer.
E só mais uma pra amenizar um pouco a barra do Freud e cia, como dito, muitos conceitos importantes foram introduzidos ou disseminados pelos psicanalistas (acho eu), como o da existência de comportamentos inconscientes, a influência dos traumas de infância no comportamento adulto, a forte influência da sexualidade na nossa psiquê, etc e etc. Ou seja, a tentativa de estabelecer um modelo geral do comportamento com uma metodologia psicanalística não demonstrou ser viável, mas isso não quer dizer que muitos conceitos defendidos por ela estão necessariamente errados.
Em termos de teoria psicossexual, não tem para ninguém, a psicanálise é a melhor escola de psicológia existente. Ainda mais levando em conta o conceito de sublimação, que se define por ser a transformação desta força libidinal básica da vida humana em ações úteis a sociedade. E nesta mesma escola existem muitos outros autores importantes e divergentes entre si. O sobrinho do Freud, citado acima, que juntamente com sua filha levaram a psicanálise ao encontro do capital, são nomes mais recentes e bem mais importantes na compreensão de nossa civilização.

para muitos é aquela história: se os procedimentos desenvolvidos funcionam, é porque a teoria está certa. (reconheço que essa visão é tentadora, mas por diversos motivos, não se pode aplicar isso à psicanálise)
O meu ponto de vista é que ciências humanas tem dificuldade de estabelecer modelos padrões, talvez devido a contaminação ideológica partidária e a dificuldade de fundamentação ético-moral. Eu sei que to sendo repetitivo, mas ... a ciência cognitiva tá aí pra dar fundamentos para isso tudo. Só falta ela convencer o resto do mundo  :hihi:
A cognição é o mundo todo. Não tem padrão maior na natureza que a própria cognição humana, apesar dos seus desnivelamentos individuais, que vai desde gênios até doentes mentais, o que não é também uma distinção clara. O gênio do cognitivismo é Piaget, pelo seu papel aglutinador e institucional de pesquisa científica por este viés. 

E como curiosidade, ele chegou a usar as próprias filhas como "cobaias" para suas teorias, mas de maneira construtiva*, já que estava pesquisando a aquisição da inteligência na infância.

* Não é a toa que ele é construtivista hehehe

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #946 Online: 29 de Outubro de 2011, 11:12:17 »
Concordo com o Parcus, a teoria de Freud não possui uma única evidência científica sequer, nem possui um modelo padrão. Na verdade, se você pesquisar desde Freud, Jung, Adler, Allport, Cattel, Eysenck, Maslow, Rogers, Bandura, etc, todos eles tem um método de analisar a personalidade do indivíduo. Todos eles vão chegar a resultados diferentes, não existindo nenhum modelo para a psiquiatria confiável, simplesmente pelo fato de que nenhuma destas teorias tem bases científicas, são apenas conceitos-base inventados, com toda uma teoria construída em cima. Ainda, as teorias de Freud claramente revelam que são baseadas em experiências pessoais, muito pessoais, que não são aplicáveis a outras pessoas, senão a ele mesmo.

Não confunda psiquiatria com psicanálise.

Psiquiatria é uma especialidade médica, lida com vários tipos de transtorno mental, muitas vezes exigindo o uso de medicamentos. Embora ainda haja muita coisa para descobrir, possui uma forte base, tanto experimental quanto teórica, calcada em outros conhecimentos científicos, como a fisiologia, anatomia, biologia molecular, patologia, etc...

Não tem nada a ver com a psicanálise e outras hipóteses concorrentes que não apresentam nenhuma evidência nem base na medicina e/ou outras ciências.
Sim, eu escrevi errado. Leia-se psicanálise.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #947 Online: 29 de Outubro de 2011, 11:25:37 »
Concordo contigo que todos tem um método de analisar um indivíduo, por isso a psicologia consiste na análise do indivíduo. Ao mesmo tempo a sua citação de inúmeros nomes desta ciência me deixam espantado, sabendo eu do seu grande conhecimento. Mas me reduzir a psicanálise é reduzir o indivíduo que sou, já que estudo muitos outros nomes da psicologia, apesar de não conhecer metade dos que citou. E chamar a extensa experiência clínica da psicanálise de pessoal, é demonstrar desconhecimento sobre a sua origem, constituição e desenvolvimento. Até mesmo no cinema é mostrado essa faceta da defensor em congresso científico, destarte os exageros da linguagem ficcional. Apesar de toda a existência individual é uma experiência pessoal e isso retoma a questão moral e ao estoicismo de demarcou a filosofia moral de Smith.

Citação de: Wkikipédia
O estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo assim manter a serenidade perante as tragédias e coisas boas.

Sócrates foi um filósofo que sequer deixou escritos, sendo Platão dominado pela situação ocorrida ao mestre, que se "suicidou" devido ao seu senso de justiça pessoal:

Citação de: Wikipédia
Sócrates admitiu que poderia ter evitado sua condenação (beber o veneno chamado cicuta) se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a ajuda de amigos. A razão para sua cooperação com a justiça da pólis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia, em especial aquela que é descrita nos diálogos com Críton.

Não viaja. Por qual razão está misturando estoicismo, com sócrates, com platão e cooperação com a justiça com a psicanálise? Voltando a psicanálise, é verdade que existe todo um relato de experiências individuais por esses psicanalistas e tantos outros, inclusive, todos eles em suas obras defendem seus métodos com base na aplicação de seus métodos em seus pacientes. O que quero salientar é a total falta de rigor técnico, pois pegando o indivíduo X com os problemas Y, se Freud o analisar chegará a uma conclusão, Jung chegará a outra, Bandura a outra, etc.
Isso significa que qualquer pessoa com uma boa formação, como filosofia, por exemplo (embora podendo ser qualquer outra) tem condição de fazer o mesmo, pois eu também posso analisar alguém e usar minha experiência pessoal criando um método, sem base científica é claro.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #948 Online: 29 de Outubro de 2011, 12:19:05 »
Ainda mais levando em conta o conceito de sublimação, que se define por ser a transformação desta força libidinal básica da vida humana em ações úteis a sociedade.
Adriano, eu to defendendo um pouco a psicanálise aqui, mais por questão de justiça histórica. Mas ela me parece uma escola um tanto antiquada.
Agora o que é sublimação? e como é que é esse negócio de força libidinal básica?
Isso tá me parecendo sacanagem pura e simples ...   :histeria:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #949 Online: 29 de Outubro de 2011, 13:02:54 »
Não viaja. Por qual razão está misturando estoicismo, com sócrates, com platão e cooperação com a justiça com a psicanálise?
Expliquei em outro tópico. Mas a psicanálise, enquanto leitura psicológica, foi importante para me mostra uma outra visão sobre altas habilidades.

Voltando a psicanálise, é verdade que existe todo um relato de experiências individuais por esses psicanalistas e tantos outros, inclusive, todos eles em suas obras defendem seus métodos com base na aplicação de seus métodos em seus pacientes.
O pai da psicanálise era médico com enfoque neurológico. Seus métodos eram terapêuticos e na própria obra de Freud tem vários casos consagrados que são pesquisados e orientam as pesquisas futuras, dentre as muitas já realidades e sempre focando a prática empírica da clínica. Atualmente a neuro-psicanálise está sendo retomada, onde o seu principal nome de referência foi Alexander Luria, outro expoente da teoria histórico cultural.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!