Isso eu não nego, ele conseguiu criar procedimentos úteis, mas parou por aí, no campo da teoria ele falou muita besteira
Até concordo, mas é discutível. Assim como é possível se considerar que os modelos atômicos de Rutherford ou Bohr, ou o etér como meio de propagação da luz, foram propostas científicas "intermediárias" de explicações de fenômenos físicos, acho que é possível se considerar que a psicanálise foi uma proposta científica "intermediária" de explicação do comportamento. E não é por isso que eu consideraria que Rutherford "falou muita besteira".
E o campo das ciências humanas e do comportamento é bem mais capicioso que o das ciências naturais. Veja que a economia, sociologia, etc, é difícil estabelecer modelos padrões como na física, biologia, etc, conseguiram estabelecer.
E só mais uma pra amenizar um pouco a barra do Freud e cia, como dito, muitos conceitos importantes foram introduzidos ou disseminados pelos psicanalistas (acho eu), como o da existência de comportamentos inconscientes, a influência dos traumas de infância no comportamento adulto, a forte influência da sexualidade na nossa psiquê, etc e etc. Ou seja, a tentativa de estabelecer um modelo geral do comportamento com uma metodologia psicanalística não demonstrou ser viável, mas isso não quer dizer que muitos conceitos defendidos por ela estão necessariamente errados.
para muitos é aquela história: se os procedimentos desenvolvidos funcionam, é porque a teoria está certa. (reconheço que essa visão é tentadora, mas por diversos motivos, não se pode aplicar isso à psicanálise)
O meu ponto de vista é que ciências humanas tem dificuldade de estabelecer modelos padrões, talvez devido a contaminação ideológica partidária e a dificuldade de fundamentação ético-moral. Eu sei que to sendo repetitivo, mas ... a ciência cognitiva tá aí pra dar fundamentos para isso tudo. Só falta ela convencer o resto do mundo