Autor Tópico: Regime Militar  (Lida 26734 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Regime Militar
« Resposta #25 Online: 23 de Abril de 2007, 03:34:58 »
Jamais uma ditadura é viável.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 23 de Abril de 2007, 06:00:40 »
Eu peguei alguns anos do regime militar, podia andar na rua sem problemas, nenhum vizinho meu havia sido assaltado, a escola pública onde estudei era limpa e organizada…

Hoje não tenho um vizinho que já não tenha sido assaltado e a escola virou uma boca de fumo imunda.Desde o governo Sarney, passei por dezenas de planos eleitoreiros que jogaram esse país na M* mesmo.

O que acho dos militares? Nunca deviam ter saido do poder, votei no General Leonidas Pires Gonçalvez na época em que o Collor se elegeu, mesmo sabendo que ele nem tinha chance.

E espero  que um dia eles voltem  e mandem  a borracha a vontade nos ilustres parlamentares.Quem tem medo dos militares, são esses arruaceiros que estão no governo saqueando tudo e uns maconheiros metidos a intelectuais.

Mas isso não era causado pelo governo militar.Se você comparar com a época antes da ditadura vai ver que as coisas eram assim também..... O problema do Brasil é a desigualdade social imensa...... o relativismo moral da população,...... enfim são problemas que não se resolvem na base da força, e sim com concientização.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 23 de Abril de 2007, 06:49:04 »
[mode=sarcástico]
Vocês não percebem de quem é a culpa do caos nesse país? Ora, é óbvio: o culpado é o Fausto Silva!!
Explico: o Domingão do Faustão estreou em 1988. Ora, até o final dos anos 80 eu conseguia andar tranquilo nas
ruas. Desde então a violência aumentou absurdamente. Vocês não conseguem ver?! A culpa só pode ser do Fausto
Silva! Vamos invadir o estúdio da globo e prender esse sacana, assim o país vai ficar em ordem novamente!!
[mode off]

Agora substitua "Fausto Silva" por "democracia". |(
Agora vão lá na página inicial e leiam a lista de falácias.
Fico abismado ao ver pessoas aqui defendendo a ditadura, depois de uma geração inteira ter sofrido e lutado para nos
livrar dos governos militares. Aviso a vocês: Hitler reergueu a economia da Alemanha nos anos 30, e Pinochet melhorou
a economia do Chile. Mas isso não justifica uma ditadura.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 23 de Abril de 2007, 07:41:13 »
Disse tudo, Barata Tenno.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #29 Online: 23 de Abril de 2007, 11:31:33 »
Eu peguei alguns anos do regime militar, podia andar na rua sem problemas, nenhum vizinho meu havia sido assaltado, a escola pública onde estudei era limpa e organizada…

Hoje não tenho um vizinho que já não tenha sido assaltado e a escola virou uma boca de fumo imunda.Desde o governo Sarney, passei por dezenas de planos eleitoreiros que jogaram esse país na M* mesmo.

O que acho dos militares? Nunca deviam ter saido do poder, votei no General Leonidas Pires Gonçalvez na época em que o Collor se elegeu, mesmo sabendo que ele nem tinha chance.

E espero  que um dia eles voltem  e mandem  a borracha a vontade nos ilustres parlamentares.Quem tem medo dos militares, são esses arruaceiros que estão no governo saqueando tudo e uns maconheiros metidos a intelectuais.

Mas isso não era causado pelo governo militar.Se você comparar com a época antes da ditadura vai ver que as coisas eram assim também… O problema do Brasil é a desigualdade social imensa…. o relativismo moral da população,…. enfim são problemas que não se resolvem na base da força, e sim com concientização.
Você jura que acha que a ditadura não tem nada a ver com isso?

O Brasil tinha uma das maiores economias do mundo na época da ditadura, o que antes não era verdade, quem se opunha ao governo ou morria ou ficava no pau de arara para aprender, se conseguiam censurar músicas acha que não pegariam bandidos?

Duvido.

E a desigualdade social é muito mais inviável de se reverter do que uma ditadura até porque a maioria das pessoas pobres são MUITO ignorantes, seria ridículo se eles tivessem poder aquisitivo, se saber algum modo de reverter isso me avise, o de reverter a corrupção(que causa desigualdade social) e o crime é a ditadura.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #30 Online: 23 de Abril de 2007, 11:35:08 »
[mode=sarcástico]
Vocês não percebem de quem é a culpa do caos nesse país? Ora, é óbvio: o culpado é o Fausto Silva!!
Explico: o Domingão do Faustão estreou em 1988. Ora, até o final dos anos 80 eu conseguia andar tranquilo nas
ruas. Desde então a violência aumentou absurdamente. Vocês não conseguem ver?! A culpa só pode ser do Fausto
Silva! Vamos invadir o estúdio da globo e prender esse sacana, assim o país vai ficar em ordem novamente!!
[mode off]

Agora substitua "Fausto Silva" por "democracia". |(
Agora vão lá na página inicial e leiam a lista de falácias.
Fico abismado ao ver pessoas aqui defendendo a ditadura, depois de uma geração inteira ter sofrido e lutado para nos
livrar dos governos militares. Aviso a vocês: Hitler reergueu a economia da Alemanha nos anos 30, e Pinochet melhorou
a economia do Chile. Mas isso não justifica uma ditadura.
Justifica se você colocasse junto ai "diminuir a violência em 80%", aí sim justifica.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Abril de 2007, 11:42:55 »
Você só estaria substituindo uma forma de violência por outra. Pior: uma ditadura pode "fabricar" seu próprio sucesso,
através da censura à imprensa e ao cerceamento à liberdade de expressão.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Abril de 2007, 11:49:17 »
E a desigualdade social é muito mais inviável de se reverter do que uma ditadura até porque a maioria das pessoas pobres são MUITO ignorantes, seria ridículo se eles tivessem poder aquisitivo, se saber algum modo de reverter isso me avise, o de reverter a corrupção(que causa desigualdade social) e o crime é a ditadura.
Quem está demonstrando ignorância é você. Ignorância acerca da história recente do Brasil, ignorante da história do século XX,
ignorante até da história clássica. Saiba que a figura do ditador foi estabelecida legalmente na República Romana, para casos
de emergência, como invasões estrangeiras. O problema dos ditadores de então (e de hoje também) é que eles acabavam ficando
apegados demais ao seu poder. Entregar o poder a um ditador é como um pacto faustiano: ganhos a curto prazo, minados por
custos demasiados a longo prazo.

Alan Watts

One

• Visitante
« Resposta #33 Online: 23 de Abril de 2007, 11:52:38 »
Ditadura nunca, sabe-se onde começa e jamais onde acabará.
Idem para limitações dos direitos individuais, sobretudo contra os "patriot act"  marchar, marchar

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #34 Online: 23 de Abril de 2007, 12:01:49 »
Quem está demonstrando ignorância é você. Ignorância acerca da história recente do Brasil, ignorante da história do século XX,
ignorante até da história clássica. Saiba que a figura do ditador foi estabelecida legalmente na República Romana, para casos
de emergência, como invasões estrangeiras. O problema dos ditadores de então (e de hoje também) é que eles acabavam ficando
apegados demais ao seu poder. Entregar o poder a um ditador é como um pacto faustiano: ganhos a curto prazo, minados por
custos demasiados a longo prazo.
Essas são possibilidades que você passou aí, mas a centralização do poder sempre fortifica um estado, mesmo na Roma antiga como você citou, quando dividiram ela caiu, é o que aconteceu com o Brasil ao meu ver, todos 3 poderes corruptos, eu prefiro como já disse, ser preso pelo governo, que morto por ladrões.

E eu quis dizer que é mais fácil criar uma ditadura que reverter a desigualdade social, ainda mais com a corrupção inatingível pois os corruptos tem mais poder que o próprio presidente.
« Última modificação: 23 de Abril de 2007, 12:05:03 por Daniboy »
Peter Atkins

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Abril de 2007, 12:18:14 »
Essas são possibilidades que você passou aí, mas a centralização do poder sempre fortifica um estado, mesmo na Roma antiga como você citou, quando dividiram ela caiu, é o que aconteceu com o Brasil ao meu ver, todos 3 poderes corruptos, eu prefiro como já disse, ser preso pelo governo, que morto por ladrões.
Você está equivocado: Diocleciano separou o Império Romano por volta de 290, e ele só caiu quase 200 anos depois. Antes da divisão,
o Império havia passado por uma crise terrível (a chamada Crise do Terceiro Século), e só não caiu mesmo por sorte. A divisão atrasou
a queda do Império.

E eu quis dizer que é mais fácil criar uma ditadura que reverter a desigualdade social, ainda mais com a corrupção inatingível pois os corruptos tem mais poder que o próprio presidente.
:histeria:
E você imagina que os ditadores e seus asseclas são incorruptíveis?
Criar uma ditadura só é possível quando o povo não acredita na democracia. Isso foi o que aconteceu na maior parte da história do Brasil.
Hoje em dia, eu arrisco dizer, isso seria mais difícil. Felizmente.

P.S. Para sua informação: a crise da dívida e a superinflação dos anos 80 foram consequência da política de crescimento
baseada no endividamento externo pesado e na inflação, que permitiram que o Brasil crescesse tanto nos anos 60. Os governos
militares foram em grande parte responsáveis pela deterioração da economia durante os governos civis.

Alan Watts

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 23 de Abril de 2007, 12:21:09 »
Dani, você acredita nisso tudo e não é trollismo?!? :shock:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 23 de Abril de 2007, 12:32:09 »

Mas isso não era causado pelo governo militar.Se você comparar com a época antes da ditadura vai ver que as coisas eram assim também… O problema do Brasil é a desigualdade social imensa…. o relativismo moral da população,…. enfim são problemas que não se resolvem na base da força, e sim com concientização.

E por acaso os 20 anos de "governo"civil produziram o que?Jogaram o país numa hiper-inflação que bateu os 80% ao mês por causa de um idiota que quis acabar com uma inflação de 10% ao mês por decreto.Depois veio o congelamento do Collor(A empresa onde eu trabalhava quase faliu, tive que me demitir…) e em seguida o FHC com seu aumento de impostos e taxa de juros que acabou com qualquer possibilidade de se ter lucro com uma microempresa.Tivemos então um analfabeto extremamente ignorante que produziu o governo mais imundo que esse país teve, e o que todos eles tiveram em comum?

Resposta: Todos aumentaram os impostos e gastos com funcionáriso publicos, contratados para serem cabos eleitorais…

E a culpa dessa bandidagem são as diferenças sociais? Ou será por causa de uma M* de constituição feita por gente que participou de guerrilhas nos anos 70 e que permite que um menor mande um tiro no meio da sua testa e saia rindo?

Se diferenças sociais fossem o único motivo para crimes e corrupção, não teriamos o juiz Lalau, nem um Valérioduto ou crimes cometidos por adolescentes de classe média alta como o daqueles que queimaram o índio Pataxó por diversão.

Não concorda?
« Última modificação: 23 de Abril de 2007, 12:36:41 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #38 Online: 23 de Abril de 2007, 13:19:24 »
Incorruptíveis não tanto que disse em um post que eles podem ser corruptos mas perto do Lulalá, Zé Dirceu e o resto dos criminosos NUNCA!

:P

E a ditadura perde seu sentido quando quem é eleito não paga por seus crimes, e o "povo" é o mesmo povo que você ataca por ser supersticioso crente em deuses e IGNORANTE, eu realmente não ligo mais para o povo neste modo, não me preocupo com o que preocupa eles pois o que interessa eles mesmo é o BBB.
« Última modificação: 23 de Abril de 2007, 13:22:39 por Daniboy »
Peter Atkins

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 23 de Abril de 2007, 18:43:42 »
Incorruptíveis não tanto que disse em um post que eles podem ser corruptos mas perto do Lulalá, Zé Dirceu e o resto dos criminosos NUNCA!

E a ditadura perde seu sentido quando quem é eleito não paga por seus crimes, e o "povo" é o mesmo povo que você ataca por ser supersticioso crente em deuses e IGNORANTE, eu realmente não ligo mais para o povo neste modo, não me preocupo com o que preocupa eles pois o que interessa eles mesmo é o BBB.
Antes de mais nada, se o "você" se refere a mim, quero deixar bem claro que nunca ataquei o "povo" por ser "supersticioso, crente em deuses e
IGNORANTE". Aliás, mesmo se o "povo" correspondesse a essa descrição, eu ainda assim lutaria para que ele tivesse o direito de se governar. Se você se der ao trabalho de olhar os meus posts, verá que o que fiz foi sempre procurar refutar os argumentos dos que espalham superstições e falácias
como se fossem verdades empíricas. Todos temos uma tendência natural a acreditar em coisas improváveis. "Atacar" essa característica humana é como "atacar" pessoas por terem olhos castanhos. Aliás, nem entendo realmente o que você quis dizer com "atacar". Se por "atacar" você entende debater, com argumentos lógicos, então eu posso me considerar culpado, mas se, por outro lado, você se refere a insultos, bem, neste caso tento sempre deixar que as palavras dos meus interlocutores falem por sí.

Alan Watts

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 23 de Abril de 2007, 20:46:23 »
Uma ditadura e tao boa quanto seu governante: Ou seja, tem potencial para ser o melhor sistema de governo existente, desde que o governante seja o melhor existente tambem. Ja a democracia, enquanto limita de certa forma o bem que o estado poderia fazer, tambem limita o estraga que ele pode causar.
"The patient refused an autopsy."

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #41 Online: 23 de Abril de 2007, 22:50:36 »

Antes de mais nada, se o "você" se refere a mim, quero deixar bem claro que nunca ataquei o "povo" por ser "supersticioso, crente em deuses e
IGNORANTE". Aliás, mesmo se o "povo" correspondesse a essa descrição, eu ainda assim lutaria para que ele tivesse o direito de se governar. Se você se der ao trabalho de olhar os meus posts, verá que o que fiz foi sempre procurar refutar os argumentos dos que espalham superstições e falácias
como se fossem verdades empíricas. Todos temos uma tendência natural a acreditar em coisas improváveis. "Atacar" essa característica humana é como "atacar" pessoas por terem olhos castanhos. Aliás, nem entendo realmente o que você quis dizer com "atacar". Se por "atacar" você entende debater, com argumentos lógicos, então eu posso me considerar culpado, mas se, por outro lado, você se refere a insultos, bem, neste caso tento sempre deixar que as palavras dos meus interlocutores falem por sí.
Sentido de refutar mesmo, que é o que eu faço também, não quis ofender somente mostrar que o poder de veto de ignorantes de nada vale porque eles não sabem o que é melhor para eles, acabam acreditando em idiotas como o Lula e ferrando quem é realmente preparado para votar.
Peter Atkins

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 24 de Abril de 2007, 05:38:39 »
Eu acredito que os militares tem uma capacidade de visão estratégica mais aguçada que os governos civis... mas não me agrada a idéia da censura e da privação da liberdade de expressão.
Claro que entre uma democracia plena, bem estruturada, e uma ditadura militar, sou toda a vida pela democracia... o problema é que este nosso modelo de democracia prima mais pelas mais odiosas distorções de qualquer ditadura do que pelas virtudes da democracia plena.
Vivi algum tempo sob o regime militar e o caos não era tamanho... não havia tanto medo, não havia tanta insegurança. Se analisarmos, nestes últimos 20 anos regredimos assustadoramente em alguns pontos que são fundamentais para o funcionamento de uma democracia.

Não! não defendo a ditadura... ela é odiosa... mas não mais odiosa quanto é esta nossa "democracia" pérfida e decadente.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Abril de 2007, 11:20:35 »
Eu acredito que os militares tem uma capacidade de visão estratégica mais aguçada que os governos civis… mas não me agrada a idéia da censura e da privação da liberdade de expressão.
Claro que entre uma democracia plena, bem estruturada, e uma ditadura militar, sou toda a vida pela democracia… o problema é que este nosso modelo de democracia prima mais pelas mais odiosas distorções de qualquer ditadura do que pelas virtudes da democracia plena.
Vivi algum tempo sob o regime militar e o caos não era tamanho… não havia tanto medo, não havia tanta insegurança. Se analisarmos, nestes últimos 20 anos regredimos assustadoramente em alguns pontos que são fundamentais para o funcionamento de uma democracia.

Não! não defendo a ditadura… ela é odiosa… mas não mais odiosa quanto é esta nossa "democracia" pérfida e decadente.
Esse é o meu ponto, ditaduras são odiosas mas para o Brasil, a terra dos corruptos, é o único modo de governo que poderia dar certo, com um ditador preparado claro, um Lula da vida só iria piorar a situação.
Peter Atkins

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 24 de Abril de 2007, 12:44:10 »
Não consigo ter uma visão tão monocromática assim... ditadura não é a única alternativa para o status quo... seria necessário que este modelo evoluísse, que aprendesse com os erros para não mais comete-los... infelizmente ainda não chegamos ao fundo-do-poço para iniciar um processo real de resgate.
Ditadura até poderia funcionar melhor do que o modelo que ai está... mesmo assim de modo precário e limitado (qualquer bosta menos fedida que merda é perfume)... mas não é a única alternativa.

Não estou defendendo o militarismo... estou sim criticando o sistema atual, obeso e letárgico.

Só não vejo os militares como o capeta que muitos vêem... nunca foram santos... mas nunca foram tão FDP como é esta corja atual (e não estou me restringindo somente ao PT ou a esquerda).

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Abril de 2007, 13:11:22 »
Não consigo ter uma visão tão monocromática assim… ditadura não é a única alternativa para o status quo… seria necessário que este modelo evoluísse, que aprendesse com os erros para não mais comete-los… infelizmente ainda não chegamos ao fundo-do-poço para iniciar um processo real de resgate.
Ditadura até poderia funcionar melhor do que o modelo que ai está… mesmo assim de modo precário e limitado (qualquer bosta menos fedida que merda é perfume)… mas não é a única alternativa.

Não estou defendendo o militarismo… estou sim criticando o sistema atual, obeso e letárgico.

Só não vejo os militares como o capeta que muitos vêem… nunca foram santos… mas nunca foram tão FDP como é esta corja atual (e não estou me restringindo somente ao PT ou a esquerda).
Mas a democracia NUNCA funcionaria com os ignorantes com o mesmo poder de voto que uma pessoa letrada, tanto é que elegemos para o cargo máximo da nação alguem que não poderia ser gari por seus estudos(gari que pelo que muito entendem é o emprego de mais baixo escalão).

COMO ELEGEMOS ALGUEM QUE NÃO TEM PREPARAÇÃO PARA TER O MENOR CARGO DE TODOS PARA O CARGO MÁXIMO?
Peter Atkins

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 24 de Abril de 2007, 13:38:39 »
Dani, na prática pouco importa quem seja exatamente o Presidente.  As decisões verdadeiras acabam sendo de uma série de grupos dispersos que buscam basicamente manter as coisas como estão.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 24 de Abril de 2007, 13:42:15 »
Existem ignorantes em qualquer nação do mundo... logo isto é só pretexto.
Causualmente o país que se gaba de ter os maiores índices de educação escolar, formal, Cuba, não saberiam nem votar se houvessem 2 ou mais candidatos.

Não confunda.... escolaridade é uma coisa... cidadania, consciência e responsabilidade política é outra.

Ou foram só os ignorantes que votaram em Collor? Ou no Maluf? ou no Clodovil?
Pô... Clodovil teve a maior votação do estado de SP... seus eleitores seriam os 100% dos iletrados?   

NUNCA? Tens certeza ou é apenas especulação?

Se tens certeza, vamos prosseguir o papo então.... mas se é apenas especulação, encerro aqui a minha participação neste tópico.  :wink:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 24 de Abril de 2007, 14:02:10 »
Eu gostaria de acrescentar também o seguinte: a Presidência é um cargo político, não técnico. Para conseguir se eleger, o
candidato a presidente é cuidadosamente instruído pelos seus assessores acerca dos detalhes das propostas a serem feitas.
Ele pode até não entender os detalhes, mas certamente sabe como eles contribuem para um rumo específico que o futuro
governo pretende seguir. Após eleito, as propostas de ações do Executivo chegam ao presidente através dos seus assessore e
ministros, e são elaboradas por técnicos. O Lula [1], embora não tenha uma educação formal, tem uma grande experiência como
político, e está cercado de pessoas educadas e com conhecimentos técnicos. Isso também vale para os ministros: o próprio
Palocci, que foi muito elogiado pela sua condução da economia, é um médico.

[1] Não gosto do Lula. O considero um deslumbrado com o poder e um admnistrador incompetente. Mas burro ele não é.
Ainda hoje me arrependo de ter votado nele em 2002...

Alan Watts

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Abril de 2007, 15:06:12 »
Existem ignorantes em qualquer nação do mundo… logo isto é só pretexto.
Causualmente o país que se gaba de ter os maiores índices de educação escolar, formal, Cuba, não saberiam nem votar se houvessem 2 ou mais candidatos.

Não confunda… escolaridade é uma coisa… cidadania, consciência e responsabilidade política é outra.

Ou foram só os ignorantes que votaram em Collor? Ou no Maluf? ou no Clodovil?
Pô… Clodovil teve a maior votação do estado de SP… seus eleitores seriam os 100% dos iletrados?   

NUNCA? Tens certeza ou é apenas especulação?

Se tens certeza, vamos prosseguir o papo então… mas se é apenas especulação, encerro aqui a minha participação neste tópico.  :wink:
Existem ignorantes em qualquer lugar no mundo sim isso é claro, mas quando eles são maioria esmagadora sobre a população letrada a democracia perde TOTALMENTE o seu sentido.

Escolaridade, letração ensina a ser cidadão, ou você acha que uma pessoa ignorante deveria ter o mesmo poder de voto que você sabendo que são maioria e que VÃO fazer merda?

Filho…ou Collor ou Lula, se fosse hoje em dia votaria no Collor também, Maluf é boa escolha já Clodovil é popular por ter sido da TV, nada a ver com ignorância.

Sobre a funcionalidade da democracia, claro poderia funcionar em outro país ou com uma chance muito pequena até aqui, se não houvessem políticos mentirosos e que distorcem a verdade como o Lula, já que não é essa a realidade do Brasil vamos continuar discutindo.
Peter Atkins

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!