Essas são possibilidades que você passou aí, mas a centralização do poder sempre fortifica um estado, mesmo na Roma antiga como você citou, quando dividiram ela caiu, é o que aconteceu com o Brasil ao meu ver, todos 3 poderes corruptos, eu prefiro como já disse, ser preso pelo governo, que morto por ladrões.
Você está equivocado: Diocleciano separou o Império Romano por volta de 290, e ele só caiu quase 200 anos depois. Antes da divisão,
o Império havia passado por uma crise terrível (a chamada Crise do Terceiro Século), e só não caiu mesmo por sorte. A divisão
atrasoua queda do Império.
E eu quis dizer que é mais fácil criar uma ditadura que reverter a desigualdade social, ainda mais com a corrupção inatingível pois os corruptos tem mais poder que o próprio presidente.
E você imagina que os ditadores e seus asseclas são incorruptíveis?
Criar uma ditadura só é possível quando o povo não acredita na democracia. Isso foi o que aconteceu na maior parte da história do Brasil.
Hoje em dia, eu arrisco dizer, isso seria mais difícil. Felizmente.
P.S. Para sua informação: a crise da dívida e a superinflação dos anos 80 foram consequência da política de crescimento
baseada no endividamento externo pesado e na inflação, que permitiram que o Brasil crescesse tanto nos anos 60. Os governos
militares foram em grande parte responsáveis pela deterioração da economia durante os governos civis.