Resposta 1-Sim eu aprecio muito.
Então porque diabos está aqui defendendo uma ditadura, ora?!
Mas aí existe tb outro ponto.Nos anos 70 os militares tiveram que agir contra grupos que tentavam implantar aqui um sistema politico igual ao Cubano.
E vc, acha que teria liberdade de estar aqui hoje se tivessem conseguido?
Eu acho que não estaria, já que seria uma ditadura.
Só não entendi a relevância de você está citando uma briga interna entre duas ideologias ditatoriais como argumento contra a democracia.
Suponha que você esteja defendendo que o golpe militar (golpe, não "ditadura") foi feito para evitar a derrubada da democracia por uma ditadura de esquerda, ou seja, o golpe militar teve a intenção de
defender a democracia (única intenção justificável). Para que esta tese esteja correta, serão necessárias as seguintes condições:
1- Havia fortíssimas evidências de que o governo democraticamente eleito (e portanto legítimo) de João Goulart promovia, apoiava, era conivente ou tolerava ações de alguns movimentos que objetivavam implantar uma ditadura; e não simplesmente apoiava reformas por via democrática (como a reforma agrária, por exemplo);
2- Os militares, após o golpe, convocaram novas eleições gerais para o mais breve possível, informando à população nesse intervalo os motivos do golpe e apresentando as evidências das intenções ditatoriais do governo deposto;
3- Os militares não promoveram nenhum tipo de atentado contra as instituições democráticas (direitos individuais, livre expressão, poder legislativo, independência dos poderes, direitos políticos, eleições gerais e periódicas, etc), já que seu objetivo era apenas
preservá-las de um governo que intencionava derrubá-las.
4- Os militares não fizeram nada que impedisse a livre candidatura e concorrência nestas eleições, cuidaram de sua total transparência e, após eleito e empossado o novo presidente, se retiraram da cena política.
Caso essas 4 asserções sejam todas verdadeiras, então o golpe militar foi plenamente justificado e, portanto, você está certísimo, assim como todas as pessoas que o apoiaram, já que é dever de todos os cidadãos zelarem pelas instituições democráticas.