Povo mais experiente com o tempo?Tipo…depois de vinte anos elegendo todo tipo de idiota só por ser artista de televisão ou jogador de futebol, ou elegendo que está no meio do maior esquema de corrupção que esse país teve, vc ainda acha que esse Zé Povinho vai aprender a votar?
Vou dar um exemplo: na Bahia, ACM era bastante forte e praticamente monopolizava todos os cargos eletivos. Após os escândalos envolvendo o mesmo que vieram à tona em 2001 (fraude do painel do Senado, uso da Secretaria de Segurança Pública para fazer grampos telefônicos em adversários políticos e ex-amantes, espancamento e perseguição de estudantes e professores que faziam passeata contra o mesmo, etc), ele vem levando uma surra sistemática nas urnas. Já perdeu a prefeitura de Salvador, o governo do estado e uma vaga no senado, e tudo indica que perderá as duas vagas restantes nas próximas eleições.
Eu considero isso um exemplo perfeito do poder do voto contra a corrupção e o autoritarismo.
É uma grande pena que São Paulo não tenha feito o mesmo com Paulo Maluf (que era unha e carne com os ditadores e está sob mandado de prisão caso pise nos EUA) e o Distrito Federal com José Roberto Arruda. Mas nada que mais uma quebrada de cara do povo não resolva.
Estudantes usando armas para passarinhos?Fale isso para os familiares do soldado Mário Kozel Filho que morreu na porta de um quartel em um atentado a bomba, e fale tb para as familias dos quase 200 civis mortos por esses "estudantes", pegos em fogo cruzado no meio da rua.Eram vigilantes bancários, operários , donas de casa…
Em uma guerra (iniciada pelos militares ao usurparem o poder em 1964), não se pode dizer que essas coisas sejam apenas "efeitos colaterais", e quem começa uma guerra provavelmente deve estar preparado para tais coisas.
Se esse soldado que você citou era contra a ditadura e não apoiava os crimes dos militares, tudo o que posso dizer é que isso é bastante lamentável (guerras não costumam poupar inocentes). Por outro lado, se ele não só apoiou a ditadura, como participou ativamente desses crimes e atrocidades, eu só posso dizer que ele teve o que mereceu.
Acha mesmo que usavam armas para passarinho?
Eu não acho, é o que as informações e documentos que conseguiram chegar até nós mostram. Esses guerrilheiros não passavam em sua maioria de universitários esquerdistas idiotas (geralmente da área de humanidades, como sociologia e filosofia), que tinhas aquela utopia guevarista de enfrentar (e vencer!) um exército profissional fortemente armado, equipado e experiente usando armas de matar passarinho, ultrapassadas, velhas e descalibradas, sem nenhum tipo de treinamento militar adequado, desorganizados e em gritante desvantagem numérica. Só poderiam se ferrar mesmo!
Cabe lembrar que os militares fizeram de tudo para esconder para sempre todos os vestígios da guerrilha, inclusive os restos mortais dos envolvidos. Para quê isso?
Os civs que eram unha e carne com os militares se reelegeram democraticamente depois…
É melhor um ladrão eleito democraticamente do que um colocado por uma ditadura, já que no primeiro caso temos a possibilidade de expelí-lo do poder. ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE?
Vc só encontra analfabetos adultos?Venha visitar o bairro onde moro…
De cada 10 analfabetos que eu ouço falar ou vejo, 9 são adultos. Faz muuito tempo que eu vejo alguém acima de 7 anos e jovem que não saiba ler.
Tudo bem, continue acreditando nas estatisticas. A inflação não é 0,0000000meio %ao mês?
Se você tem esse nível de desconfiança de instituições formadas por técnicos concursados, como o IBGE, FGV e DIEESE, por que tem essa confiança religiosa nos ditadores militares?
A recessão dos anos 80 se agravou no governo Sarney, depois ficou pior no Collor(Aquele DEPOSTO por corrupção, lembra?)
Olha o negrito.
Sarney na verdade caiu de pára-quedas no poder. E a eleição de Tancredo nem sequer foi por votação direta. Sarney e Collor (repito) eram unha e carne com os militares. Eles deixaram de ser bons e competentes só após a ditadura?
Interessante: a grande maioria dos presidentes civis cujos erros foram usados por você como argumentos contra a democracia (Sarney e Collor), eram unha e carne com os ditadores. Collor, por exemplo, foi governador biônico de Alagoas. Isso sem falar em ACM e Paulo Maluf.
Se o seu argumento contra a democracia for o de que a ditadura militar impediria que pessoas como essas chegassem ao poder, então não lhe restam mais argumentos relevantes.
E o que vc acha de um certo presidente que só falta sair aos beijos com Fidel Castro, Evo Morales e Chavez?
Evo Morales e Chavez, até onde eu sei, foram eleitos democraticamente, (apesar das medidas anti-democráticas do último). Por outro lado, qual a diferença moral entre Lula ter boas relações com Fidel Castro e os EUA terem ótimas relações com a Arábia Saudita, Jordânia e China?
Se ter relações diplomáticas com ditaduras é um grande problema, não é um problema apenas do Brasil.
Quanto à política externa de Lula em relação à Bolívia, bom... você queria que ele invadisse a Bolívia? As medidas e negociações que estão sendo tomadas não são tão ruins assim a ponto de justificarem algo da magnitude de um ataque à democracia, e quem não está satisfeito pode votar, protestar,criticar e fazer campanhas contra as medidas ou contra Lula.