Eu gosto bastante da idéia de existir uma ONG que lute contra o preconceito aos ateus, promova a ciência, combata a pseudo-ciência e defenda o laicicismo. Isso ajudaria a aumentar o número de ateus (não se trata de converter pessoas, apenas de informá-las sobre argumentos à favor do ateísmo.) e diminuiria o preconceito. Eu, por exemplo, sou muito grato à STR, pois foram os textos que encontrei nela que abriram meus olhos e me transformaram de agnóstico a ateu.
Também seria uma defesa importante contra alguns absurdos como os citados pelo Fernando Silva. Eu acho que realmente haveria muita coisa a ser feita.
A pergunta "como" me parece ser bastante pertinente. É difícil abdicar de uma boa parte de nossas vidas para nos dedicarmos à uma causa como esta. Também há o problema do dinheiro para manter a ONG. Isso seria algo bastante difícil. Acho que o primeiro passo seria conseguir colaboradores. Acho que o melhor é começar devagar, fazendo um passo de cada vez. Deveria haver um site com artigos e informações. Os colaboradores da ONG devem se manter organizados e deve existir um regulamento interno. No começo, a ONG deveria se manter mais ativa on-line, pois isso é menos dispendioso e a ajudaria a conseguir mais colaboradores e associados. A atuação off-line da ONG deveria começar devagar, com a distribuição de panfletos esclarecendo a população à respeito de temas específicos. Somente com o tempo seria possível conseguir influência o bastante para ter-se acesso à programas de TV e à grande mídia. Enfim, acho que deve-se dar um pequeno passo de cada vez.
Os grandes problemas são: tempo e dinheiro. Não existe solução simples para estes dois problemas. Dinheiro TALVEZ fôsse possível de ser conseguido com doações e venda de produtos. TALVEZ desse certo caso fôsse cobrada uma mensalidade pra que as pessoas se filiassem, assim como entidades como o Greenpeace. Uma outra fonte de renda seriam os anúncios no site. Com relação ao tempo, acho que isso TALVEZ possa se resolvido se houvesse bastante gente ajudando.
Digo TALVEZ porque não tenho nenhuma experiência com esse tipo de coisa. Não estava por dentro do assunto quando a STR era ativa e não sei como ela funcionava e em quê ela errou para ter fracassado. Acho que a idéia é boa, mas não tenho certeza se na hora H, teríamos o número necessário de pessoas ajudando nem a quantidade necessária de dinheiro. É um movimento arriscado. Mas acho que quando se quer tomar alguma atitude para mudar o mundo, é preciso realizar movimentos arriscados.