Autor Tópico: Preciso de muitas dicas !  (Lida 22590 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Preciso de muitas dicas !
« Resposta #100 Online: 23 de Abril de 2007, 13:26:53 »
Se oporia, no mínimo. Chamaria a atenção para o projeto, contactaria parlamentares, encorajaria matérias a respeito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 23 de Abril de 2007, 13:48:51 »
Como?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 23 de Abril de 2007, 16:31:38 »
Como?
Tudo dependeria dos meios disponíveis: se tivesse acesso a programas de TV, promoveria debates a respeito; se tivesse acesso a parlamentares, tentaria criar um grupo deles que faria oposição ao projeto. Se tivesse bons advogados, entraria na justiça contra a exploração da fé pública (está no código penal) e contra o desperdício de recursos públicos.
E usaria os recursos disponíveis para jogar o assunto na mídia.

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #103 Online: 23 de Abril de 2007, 22:30:16 »
Eu gosto bastante da idéia de existir uma ONG que lute contra o preconceito aos ateus, promova a ciência, combata a pseudo-ciência e defenda o laicicismo. Isso ajudaria a aumentar o número de ateus (não se trata de converter pessoas, apenas de informá-las sobre argumentos à favor do ateísmo.) e diminuiria o preconceito. Eu, por exemplo, sou muito grato à STR, pois foram os textos que encontrei nela que abriram meus olhos e me transformaram de agnóstico a ateu.

Também seria uma defesa importante contra alguns absurdos como os citados pelo Fernando Silva. Eu acho que realmente haveria muita coisa a ser feita.

A pergunta "como" me parece ser bastante pertinente. É difícil abdicar de uma boa parte de nossas vidas para nos dedicarmos à uma causa como esta. Também há o problema do dinheiro para manter a ONG. Isso seria algo bastante difícil. Acho que o primeiro passo seria conseguir colaboradores. Acho que o melhor é começar devagar, fazendo um passo de cada vez. Deveria haver um site com artigos e informações. Os colaboradores da ONG devem se manter organizados e deve existir um regulamento interno. No começo, a ONG deveria se manter mais ativa on-line, pois isso é menos dispendioso e a ajudaria a conseguir mais colaboradores e associados. A atuação off-line da ONG deveria começar devagar, com a distribuição de panfletos esclarecendo a população à respeito de temas específicos. Somente com o tempo seria possível conseguir influência o bastante para ter-se acesso à programas de TV e à grande mídia. Enfim, acho que deve-se dar um pequeno passo de cada vez.

Os grandes problemas são: tempo e dinheiro. Não existe solução simples para estes dois problemas. Dinheiro TALVEZ fôsse possível de ser conseguido com doações e venda de produtos. TALVEZ desse certo caso fôsse cobrada uma mensalidade pra que as pessoas se filiassem, assim como entidades como o Greenpeace. Uma outra fonte de renda seriam os anúncios no site. Com relação ao tempo, acho que isso TALVEZ possa se resolvido se houvesse bastante gente ajudando.

Digo TALVEZ porque não tenho nenhuma experiência com esse tipo de coisa. Não estava por dentro do assunto quando a STR era ativa e não sei como ela funcionava e em quê ela errou para ter fracassado. Acho que a idéia é boa, mas não tenho certeza se na hora H, teríamos o número necessário de pessoas ajudando nem a quantidade necessária de dinheiro. É um movimento arriscado. Mas acho que quando se quer tomar alguma atitude para mudar o mundo, é preciso realizar movimentos arriscados.

Offline Papai Noel

• Nível 07
  • *
  • ateu até o ultimo fio...
« Resposta #104 Online: 24 de Abril de 2007, 00:04:40 »
Eu gosto bastante da idéia de existir uma ONG que lute contra o preconceito aos ateus, promova a ciência, combata a pseudo-ciência e defenda o laicicismo. Isso ajudaria a aumentar o número de ateus (não se trata de converter pessoas, apenas de informá-las sobre argumentos à favor do ateísmo.) e diminuiria o preconceito. Eu, por exemplo, sou muito grato à STR, pois foram os textos que encontrei nela que abriram meus olhos e me transformaram de agnóstico a ateu.

Também seria uma defesa importante contra alguns absurdos como os citados pelo Fernando Silva. Eu acho que realmente haveria muita coisa a ser feita.

A pergunta "como" me parece ser bastante pertinente. É difícil abdicar de uma boa parte de nossas vidas para nos dedicarmos à uma causa como esta. Também há o problema do dinheiro para manter a ONG. Isso seria algo bastante difícil. Acho que o primeiro passo seria conseguir colaboradores. Acho que o melhor é começar devagar, fazendo um passo de cada vez. Deveria haver um site com artigos e informações. Os colaboradores da ONG devem se manter organizados e deve existir um regulamento interno. No começo, a ONG deveria se manter mais ativa on-line, pois isso é menos dispendioso e a ajudaria a conseguir mais colaboradores e associados. A atuação off-line da ONG deveria começar devagar, com a distribuição de panfletos esclarecendo a população à respeito de temas específicos. Somente com o tempo seria possível conseguir influência o bastante para ter-se acesso à programas de TV e à grande mídia. Enfim, acho que deve-se dar um pequeno passo de cada vez.

Os grandes problemas são: tempo e dinheiro. Não existe solução simples para estes dois problemas. Dinheiro TALVEZ fôsse possível de ser conseguido com doações e venda de produtos. TALVEZ desse certo caso fôsse cobrada uma mensalidade pra que as pessoas se filiassem, assim como entidades como o Greenpeace. Uma outra fonte de renda seriam os anúncios no site. Com relação ao tempo, acho que isso TALVEZ possa se resolvido se houvesse bastante gente ajudando.

Digo TALVEZ porque não tenho nenhuma experiência com esse tipo de coisa. Não estava por dentro do assunto quando a STR era ativa e não sei como ela funcionava e em quê ela errou para ter fracassado. Acho que a idéia é boa, mas não tenho certeza se na hora H, teríamos o número necessário de pessoas ajudando nem a quantidade necessária de dinheiro. É um movimento arriscado. Mas acho que quando se quer tomar alguma atitude para mudar o mundo, é preciso realizar movimentos arriscados.

o que vc escreveu foi perfeito, se ficarmos parados dizendo ixi não vai dar certo etc... vai continuar a mesma putaria...devemos fazer algo sem pressa como vc mesmo disse, panfletagem divulgação de ideias e depois dai "partir pra guerra"
O homem tem medo do TAMANHO , por isso diz que as coisas são infinitas, o infinito não passa de uma desculpa.

rizk

• Visitante
« Resposta #105 Online: 24 de Abril de 2007, 07:57:28 »
Podem, mas não devem…

O ateísmo é uma corrente de pensamento como tantas outras, e que tem várias bases em comum.

Então por que os ateus não PODEM pensar de maneira semelhante e agir de maneira semelhante?

Outra vez: poder podem, mas todos os ateus não PRECISAM seguir isso.

Eu, por exemplo, não estou disposto a tranformar o ateísmo em ideologia. me tornei ateu para ser um livre pensador, para ver o mundo sem a intervenção de dogmas religiosos ridículos e opressivos.

Uma ideologia comum é algo que eu não gostaria de fazer parte.
E eu com o Jeanioz.

Eu cá acho que isso de ong é coisa de ateu recalcado que precisa de instituição por trás pra se sentir seguro. Do mesmíssimo modo como acontece com crente. Párem de covardia e falem por vocês mesmos! Gaaah.

Offline Papai Noel

• Nível 07
  • *
« Resposta #106 Online: 24 de Abril de 2007, 18:00:01 »

[/quote]
E eu com o Jeanioz.

Eu cá acho que isso de ong é coisa de ateu recalcado que precisa de instituição por trás pra se sentir seguro. Do mesmíssimo modo como acontece com crente. Párem de covardia e falem por vocês mesmos! Gaaah.
[/quote]

linda vc não está entendendo...vc conhece aquele ditatado :uma adorinha só não faz verão ?

se uma ou duas pessoas tivessem feito a manifestção do "diretas já"  teria acontecido alguma coisa ?
claro que não... so deu certo pq muitas pessoas com os mesmos ideais se uniram e lutaram por eles...
não é questão de fugir ou se esconder mas se organizar...
o que adianta apenas uma duzias de ateus lutarem pelos seus direitos na sociedade enquanto a maioria acha que é uma tolice lutar por isso ?

O homem tem medo do TAMANHO , por isso diz que as coisas são infinitas, o infinito não passa de uma desculpa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #107 Online: 24 de Abril de 2007, 21:53:03 »
Legal mesmo seria uma ONG com algum propósito social, laica, fundada por ateístas, divulgada por ateístas… mas não em nome do ateísmo.
E porque não em nome do atéismo? Queima o filme? Mas é justamente pra extirpar esse preconceito com ateus e o ateismo.

A STR tinha uma boa proposta:

# Fundada em 04 de Maio de 1999, a Sociedade da Terra Redonda é uma organização não-governamental Brasileira que possui três objetivos básicos: Defender os direitos dos Ateístas na sociedade
# Advogar pela total e completa separação entre religião e governo
# Divulgar e promover o método científico e o pensamento crítico, as realizações e os avanços da ciência.

Citação de: Leo Vines
Após o show (que foi excelente), ao voltar para meu apartamento senti uma imensa vontade de fazer parte da sociedade daqueles nomes que estavam sendo carregados nas minhas costas. Senti a necessidade de parar de aceitar calado no meu canto a montanha de hipocrisias e absurdos impostos pelas religiões e pseudo-ciências, isso sem falar na discriminação que nós ateus e livres-pensadores sofremos. Senti também que eu não era único, que muitas pessoas como eu estavam sentadas passivamente observando a Sociedade da Terra Achatada prosperar, pessoas que querem fazer algo para honrar o intelecto humano, mas que ainda não tomaram iniciativa, não porque são incapazes, mas por receio das retaliações dos teístas e dos pseudo-sábios-cientistas. Foi então que surgiu a idéia de criar a Sociedade da Terra Redonda Brasil, uma organização não-governamental Brasileira para defender os Ateus e promover a ciência.

http://www.str.com.br/Sobre/index.htm
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Papai Noel

• Nível 07
  • *
« Resposta #108 Online: 24 de Abril de 2007, 23:02:10 »
É perfeita essa ideia da STR. fai atraves desses caras que eu queria formar a ONG.

Offline Papai Noel

• Nível 07
  • *
« Resposta #109 Online: 24 de Abril de 2007, 23:07:04 »
Legal mesmo seria uma ONG com algum propósito social, laica, fundada por ateístas, divulgada por ateístas… mas não em nome do ateísmo.
E porque não em nome do atéismo? Queima o filme? Mas é justamente pra extirpar esse preconceito com ateus e o ateismo.

A STR tinha uma boa proposta:

# Fundada em 04 de Maio de 1999, a Sociedade da Terra Redonda é uma organização não-governamental Brasileira que possui três objetivos básicos: Defender os direitos dos Ateístas na sociedade
# Advogar pela total e completa separação entre religião e governo
# Divulgar e promover o método científico e o pensamento crítico, as realizações e os avanços da ciência.

Citação de: Leo Vines
Após o show (que foi excelente), ao voltar para meu apartamento senti uma imensa vontade de fazer parte da sociedade daqueles nomes que estavam sendo carregados nas minhas costas. Senti a necessidade de parar de aceitar calado no meu canto a montanha de hipocrisias e absurdos impostos pelas religiões e pseudo-ciências, isso sem falar na discriminação que nós ateus e livres-pensadores sofremos. Senti também que eu não era único, que muitas pessoas como eu estavam sentadas passivamente observando a Sociedade da Terra Achatada prosperar, pessoas que querem fazer algo para honrar o intelecto humano, mas que ainda não tomaram iniciativa, não porque são incapazes, mas por receio das retaliações dos teístas e dos pseudo-sábios-cientistas. Foi então que surgiu a idéia de criar a Sociedade da Terra Redonda Brasil, uma organização não-governamental Brasileira para defender os Ateus e promover a ciência.

http://www.str.com.br/Sobre/index.htm

Cara se vc morasse aqui no estado do Espirito Santo eu começaria uma ONG com vc.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 25 de Abril de 2007, 07:08:51 »
Um exemplo prático:
Marta Brochini, forista do RV, escreve uma coluna chamada "Venenotícia" num jornal da cidade de Arujá, na Grande São Paulo. Ela estava há mais de ano brigando com pastores pilantras. Acabou de desistir, como mostra sua última coluna:

http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=10928

Acabo de acabar com a minha coluna 

JAMAIS ME SUBMETEREI À VONTADE DE QUALQUER MERCENÁRIO DA FÉ

AOS FÃS... ADEUS

Há muito, sei que vivemos num país de faz de conta.
- Fazemos de conta que vivemos num país democrático de direito;
- Fazemos de conta que se respeita a Constituição;
- Fazemos de conta que existe liberdade de expressão;
- Fazemos de conta que o Brasil é, constitucionalmente, laico.
Tudo mentira. Tudo bobagem. A realidade tem mostrado que vivemos numa ditadura teocrática, sórdida e imunda pilotada por déspotas que não conhecem o tal Cristo nem de vista.
Por conta da última coluna “Um Evangélico Incomoda muita Gente”, chegou-me um recado, enviado através de um ofice-boi, ops., ofice-vaca, de um pastor que pegou o Brasil pra Cristo, dizendo que, desta vez, a coluna pegou no saco. Só posso crer que tal recado deve-se a esta coluna ser demasiadamente lida e apreciada e, certamente, devo estar atrapalhando os mercenários da fé de+.
Felizmente, tenho outros veículos para desaguar minha revolta contra esse estado de coisas.
Nada tenho contra as religiões ou quem as pratica, no entanto, eu não concordo e JAMAIS CONCORDAREI, como cidadã brasileira, vivendo num suposto país democrático, laico e de livre expressão, em pagar impostos para vê-los desviados a templos religiosos tendo em vista todas as prioridades que o país carece; tendo em vista que o que eles arrecadam, livre de impostos, já deveria ser o suficiente para enriquecer, comprar TVs, rádios e outros bens.
O que o pastor em questão não consegue entender é que existem pessoas que praticam outras religiões, que não a deles, ou mesmo aqueles que não praticam religião alguma e mais, que o dinheiro público é de todos os cidadãos e não só dos evangélicos.
Talvez ninguém perceba a gravidade dessa situação, mas é justamente desta forma que as guerras santas se iniciam e, ao redor do mundo milhões de vidas (eu disse milhões, e não milhares) já foram ceifadas em nome de deus e de jesus (sim, com letra minúscula porque quem acredita e respeita uma divindade não mata, não oprime, não cala).
Outra coisa que me chama atenção é a imensa covardia daquele que veste a carapuça, mas não dá a cara pra bater ou apanhar, diferente de mim que escrevo e assino aquilo que penso. A ameaça que dele vem é sutil e sorrateira, por debaixo dos panos, atitude típica daqueles que têm consciência de que estão errados, mas lutam para não espantar a freguesia.
Outro fato é que a primeira coisa que, de um modo geral, lhes vem à fala quando o assunto é religião é citar como crime de preconceito religioso e perseguição religiosa quando, na verdade, são eles os verdadeiros preconceituosos e perseguidores.
Por essa única razão, me recuso a continuar escrevendo neste espaço e dele abro mão.
Espero que a população não se importe em contribuir, através do erário público, para enriquecer pastores, bispos, e outros profissionais do ramo. Então, neo-pentelhocostal, aproveite, relaxe e comemore.
Aos que ficam... Adeus.
Ah! O último que sair, feche a bíblia, por favor. Tchau.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #111 Online: 25 de Abril de 2007, 07:15:28 »
:(

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Papai Noel

• Nível 07
  • *
« Resposta #112 Online: 25 de Abril de 2007, 12:20:25 »
o textinho disgraçado nossa ! é foda tantos que tentaram e cairam...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 25 de Abril de 2007, 12:24:16 »
Eu ia fazer uma comparação entre o fim da STR, o Leo Vines e os caras que desistem do desafio do Randi que andei lendo, mas cansei e não quero encrenca com gente que nem é do fórum.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 26 de Abril de 2007, 07:18:43 »
A American Atheists está ativa desde 1963:

http://www.atheists.org/

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #115 Online: 26 de Abril de 2007, 07:24:09 »
A American Atheists está ativa desde 1963:

http://www.atheists.org/
A mesma coisa que pensei, tem gente que não acretida em ong ateísta, pois só vê o nosso país.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 26 de Abril de 2007, 07:29:01 »
Eu ia fazer uma comparação entre o fim da STR, o Leo Vines e os caras que desistem do desafio do Randi que andei lendo, mas cansei e não quero encrenca com gente que nem é do fórum.
O problema da STR foi mais de centralização excessiva. Uma única pessoa para atualizar o site, encomendar e enviar camisetas, promover a futura ONG etc. O Léo Vines também precisava trabalhar para sobreviver e acabou não dando conta. De qualquer modo, a coisa estava se mantendo, meio que por inércia, até os vários ataques de hackers que acabaram com o site e o fórum (e depois quase derrubaram o RV).
O site foi recuperado, mas o fórum ainda não. Não sei que problemas poderiam ter surgido se a idéia realmente tivesse sido levada para a frente, ou seja, que tipo de oposição, protestos, processos de crentes.

Tirando ataques de hackers, ainda não há registros de enfrentamentos reais entre ONGs ateístas/céticas e seus opositores. O único inimigo que elas enfrentaram até agora foi a desorganização e falta de tempo dos envolvidos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 26 de Abril de 2007, 07:33:03 »
o textinho disgraçado nossa ! é foda tantos que tentaram e cairam…
Os crentes têm mais dinheiro, mais poder, mais apoio dos zumbis, digo, dos fiéis, das bancadas evangélicas.
Dinheiro compra tudo, fé cega derruba torres gêmeas.

One

• Visitante
« Resposta #118 Online: 26 de Abril de 2007, 07:34:40 »
Saltando umas quantas páginas…

Não penso que seja necessário uma ONG para promover ou defender o ateísmo.
Ateus, teístas e agnósticos devem lutar para que a laicidade continue a melhorar.
Lutar pela tolerância e contra discriminação.
Ambos devem promover a ciência.

Não penso ser útil alienar os teístas nas tarefas que descrevi.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #119 Online: 26 de Abril de 2007, 07:36:44 »
Concordo com o One…. Lutar pela laicidade e pelo respeito as pessoas, sejam ateus, crédulos ou corinthianos é dever de cidadão e não somente de ateus.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 26 de Abril de 2007, 07:46:19 »
Concordo com o One…. Lutar pela laicidade e pelo respeito as pessoas, sejam ateus, crédulos ou corinthianos é dever de cidadão e não somente de ateus.
Complica um pouco quando se lida com um bando de carneirinhos que aceitam tudo o que o pastor diz e saem atacando gays, camisinha, prazer, liberdade de pensamento etc.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #121 Online: 26 de Abril de 2007, 07:47:34 »
Saltando umas quantas páginas…

Não penso que seja necessário uma ONG para promover ou defender o ateísmo.
Ateus, teístas e agnósticos devem lutar para que a laicidade continue a melhorar.
Lutar pela tolerância e contra discriminação.
Ambos devem promover a ciência.

Não penso ser útil alienar os teístas nas tarefas que descrevi.
E onde acha que uma ong ateísta iria alienar teístas nessas questões? O que impede de uma ong ateísta criar parcerias com as instituições teístas?

O projeto prático de laicismo que temos no Brasil conta com a participação de autoridades e instituições religiosas, além de juristas, artistas, ongs e acadêmicos. É uma plataforma de divulgação do laicismo e com textos excelentes no site.

One

• Visitante
« Resposta #122 Online: 26 de Abril de 2007, 07:55:07 »
Complica um pouco quando se lida com um bando de carneirinhos que aceitam tudo o que o pastor diz e saem atacando gays, camisinha, prazer, liberdade de pensamento etc.

Olá Fernando!
Tudo bem, já faz algum tempo?

Ninguém disse ser fácil, comecemos com as pessoas que estejam disponíveis.

One

• Visitante
« Resposta #123 Online: 26 de Abril de 2007, 07:59:04 »
Adriano,

Realmente nada impede que ong ateia tenha relações com instituições teístas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #124 Online: 26 de Abril de 2007, 09:33:54 »
O risco é cair na discriminação contra não-ateus e acabar com isso motivando a discriminação contra ateus...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!