Autor Tópico: Preciso de muitas dicas !  (Lida 22588 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Preciso de muitas dicas !
« Resposta #50 Online: 22 de Abril de 2007, 16:36:07 »
 :sleepy:

Me avisaram pelo MSN que estou sendo militante (novamente).

:'( Odeio lutar contra a maioria e não sou a favor de radicalismos.

:| Entrego minhas cartas.

Continuo com as minhas idéias, vocês continuam com as suas.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #51 Online: 22 de Abril de 2007, 16:40:22 »
Outra vez: poder podem, mas todos os ateus não PRECISAM seguir isso.

Eu, por exemplo, não estou disposto a tranformar o ateísmo em ideologia. me tornei ateu para ser um livre pensador, para ver o mundo sem a intervenção de dogmas religiosos ridículos e opressivos.

Uma ideologia comum é algo que eu não gostaria de fazer parte.

Ótimo, então continue com sua idéia e eu continuo com a minha.

Eu gostaria de ver o ateísmo se tornar uma ideologia, de preferência que fosse aceita pela sociedade.

O ateísmo é hoje visto como idéias de loucos varridos e imaturos, e creio firmemente que se nos unissemos lentamente teríamos a chance de mudar isso.

Meu medo é que o ateísmo unificado torna-se uma ideologia NÃO aceita pela sociedade. Ou pior, não aceita pelos próprios ateus...

Só não sei como uma ideologia comum poderia facilitar a busca por respeito…

Na medida que estaríamos mais unidos, deixariamos de ser apenas um para sermos um grupo em crescimento.

O ateísmo não seria motivo para piada como muitos fazem, seria uma opção, tal como qualquer religião.

A última coisa que eu gostaria de fazer era ser um "religioso ateu".

Eu ODEIO religião. Religiões não respeitam diferenças de opinião.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #52 Online: 22 de Abril de 2007, 16:42:08 »
:sleepy:

Me avisaram pelo MSN que estou sendo militante (novamente).

:'( Odeio lutar contra a maioria e não sou a favor de radicalismos.

:| Entrego minhas cartas.

Continuo com as minhas idéias, vocês continuam com as suas.

Putz, magoei você? Tô me sentindo mal agora...  :'(

O aviso não foi meu!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 22 de Abril de 2007, 16:44:43 »
Por exemplo?

A negação da existência de uma entidade superior, a visão referente a moralidade.

Temos ateus fortes, ateus fracos, agnósticos, panteístas, até mesmo "católicos não-praticantes" que são ateus em tudo exceto na aparência superficial.  E nem mesmo conseguimos consenso sobre o que esses termos significam...

e quanto à moralidade, temos ainda menos união; há o Humanismo Secular, o Utilitarismo, o Niilismo, o Marxismo e duas ou três doutrinas egocêntricas parareligiosas imbecis que procuram se infiltrar no meio e encher o saco...

Podem, claro.  Mas não o farão simplesmente por ser ateus, nem deveriam.

Mas por que não deveriam?

Porque o que buscamos é respeito ao nosso direito exercer nossa liberdade de não seguir os mesmos dogmas que a maioria da sociedade, não o direito de renunciar a essa liberdade para criar nossos próprios dogmas...

Respeitado, sim.  Mas apresentado como uma ideologia ou mesmo religião?  Isso já é ir um tanto longe demais, e traz o risco de parecer legitimizar movimentos especificamente contra-ateístas.

Longe demais? O ateísmo é uma corrente de pensamento que está crescendo em todo o mundo. Por que não podemos "oficializar" nossa posição?

Ateísmo não é uma corrente de pensamento, é um atributo MENOR que tem afinidade em vários graus com uma variedade de correntes distintas que não tem realmente muito a ver umas com as outras.

Não vejo vantagem em fazer do ateísmo uma bandeira; isso só reforçaria os preconceitos dos que crêem que há uma "mentalidade ateísta" que quer impor uma visão específica sobre moralidade, filosofia da ciência, economia ou educação. 

Essa visão sempre foi ingênua, mas custa a morrer. 

Se apresentarmos um "inimigo concreto" (em vez de uma quimera imaginária) para quem quer "defender o povo do mal que é o ateísmo" só vamos conseguir mais aborrecimento.

Afinal de contas, a não-existência de Deus é apenas um fato que constatamos; não é como se fosse uma MUDANÇA a ser proposta ou defendida... o mundo não vai mudar por causa do ateísmo, e sim pelo estabelecimento de uma MATURIDADE que aceite o ateísmo com a naturalidade devida.  E isso se consegue com diálogo respeitoso e busca de integração, não com confronto precipitado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 22 de Abril de 2007, 16:47:31 »
Lela, você não acha estranho que nós ateus tentemos nos definir em função do ateísmo quando para muitos teístas não faz muita diferença crer ou não em Deus?

Se eles que crêem que há um Deus nem sempre dão importância a essa existência, por que nós que não cremos deveríamos?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #55 Online: 22 de Abril de 2007, 16:49:06 »
Putz, magoei você? Tô me sentindo mal agora…  Crying or Very sad

O aviso não foi meu!

:hihi: Não magôo não.

Não sei por que se sentir mal.

Apenas entreguei as cartas  :P  As vezes é bom quando um amigo nos avisa quando é hora de parar, e foi isso que fizeram.

:hihi: Eu sou meio militante mesmo, confesso, mas podem ver nos meus posts que não costumo agir assim.  :P Até passo longe dos tópicos de ateísmo.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #56 Online: 22 de Abril de 2007, 16:53:27 »
Lela, você não acha estranho que nós ateus tentemos nos definir em função do ateísmo quando para muitos teístas não faz muita diferença crer ou não em Deus?

Se eles que crêem que há um Deus nem sempre dão importância a essa existência, por que nós que não cremos deveríamos?

:hihi: Eu já larguei as cartas nesse tópico Dantas.

Percebi que estava bancando a militante e militância não é bem aceita, principalmente quando poucos concordam com ela.

Eu já expus minhas idéias,e se respondesse seria pura repetição.

:hihi: Mas valeu pelo debate! Bem melhor que discutir com crentes.  :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 22 de Abril de 2007, 16:54:33 »
(Qual é exatamente o problema com militância?)

Offline Papai Noel

• Nível 07
  • *
  • ateu até o ultimo fio...
« Resposta #58 Online: 22 de Abril de 2007, 16:55:48 »
Meus queridos…
Como ja havia imaginado não sou o primeiro a fazer essa mesma pergunta. Por isso peço desculpas as pessoas qeu estão saturadas com esse assunto.
talvez a ONG não seja uma ideia muito boa!
comcordo obrigado pelas respostas!
mas a minha ideia é divulgação, mostrar o que é o ateismo… muitos de vcs estão acomoadados a essa sociedade religiosa, mas eu não eu to de saco cheio, quero mudar isso, vou lutar pra mudar isso meu objetivo e acabar com essa doença chamada deus

[pergunta que eu não renuncio]
e como uma ONG vai fazer isso na prática?
[/pergunta que eu não renuncio]

como ? não entendi sua observação !
O homem tem medo do TAMANHO , por isso diz que as coisas são infinitas, o infinito não passa de uma desculpa.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #59 Online: 22 de Abril de 2007, 16:59:24 »

Quando as pessoas ao redor de nós não são a favor dela, se torna algo chato e enfadonho.  :(

:P E não quero ser chata e enfadonha.  :P

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #60 Online: 22 de Abril de 2007, 17:58:34 »

Quando as pessoas ao redor de nós não são a favor dela, se torna algo chato e enfadonho.  :(

:P E não quero ser chata e enfadonha.  :P
Ou seja não quer ser você mesma, a sociabilidade da pessoa se torna algo falso quando ela se faz de outra somente para agradar.

"É o que penso"
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 22 de Abril de 2007, 18:28:25 »
Não sei porque existe tanta gente que pensa que a sociedade "discrimina" os ateus, tanta gente que pensa que é necessário erguer a bandeira do ateísmo. Não sou religioso, tenho vários amigos religiosos e nos damos muito bem. Meus pais são religiosos, já tive namorada religiosa, já conversei com muita gente sobre religião… e não me sinto nem um pouco isolado, não acho que não acreditar em deuses seja algo significante o suficiente para atrapalhar a minha vida.

Parece que vocês querem forçar o ateísmo a se enquadrar em uma "minoria" que precisa de algo como uma "ação afirmativa". Isso é brigar contra um inimigo que, muitas e muitas vezes, não existe.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #62 Online: 22 de Abril de 2007, 18:55:43 »
Vocês dois (Usuários novos do CC), leiam aqui:
../forum/topic=6873.0.html

Gente, sem chance criar a ONG ateísta. :no:

Exagero seu, Vito. 

É preciso ter uma massa crítica de gente com bom diálogo e um certo dinheiro e interesse, uma sede, um advogado e um contador.  E, claro, ter uma idéia clara de onde se quer chegar.

Mas é possível, penso mesmo que seja inevitável.
Desculpe ser exagerado.

Para mim, só tiver discriminação. (Expulsando quem é ateu) e aí na boa funda a ONG e/ou processar o(s) réu(s).
Ainda não há casos no Brasil até agora. Maiorias são outros que não respeitam religiões alheias como afro, evangélico e etc… vítimas preconceitos. Não estou bem aí e tenho mão-de-aço.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #63 Online: 22 de Abril de 2007, 18:58:53 »
Parece que vocês querem forçar o ateísmo a se enquadrar em uma "minoria" que precisa de algo como uma "ação afirmativa". Isso é brigar contra um inimigo que, muitas e muitas vezes, não existe.

Disso para um futuro "Bolsa Ateu" seria um passo, não?
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #64 Online: 22 de Abril de 2007, 20:02:34 »
Não sei porque existe tanta gente que pensa que a sociedade "discrimina" os ateus, tanta gente que pensa que é necessário erguer a bandeira do ateísmo. Não sou religioso, tenho vários amigos religiosos e nos damos muito bem. Meus pais são religiosos, já tive namorada religiosa, já conversei com muita gente sobre religião… e não me sinto nem um pouco isolado, não acho que não acreditar em deuses seja algo significante o suficiente para atrapalhar a minha vida.

Discrimina como pessoas más, como eu já disse, tente se eleger a um cargo na política falando que é ateu, porque o Geraldo Alckmin(nada contra ele até porque votei nele) sempre disse era católico em suas propagandas?

Uma estatística legal para provar o contrario é uma que vi no youtube e realmente é provado que:

75% dos americanos é cristão.
75% da população presidiária nos EUA é cristã.
10% dos americanos é ateu.
0,2% da população presidiária nos EUA é atéia.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 22 de Abril de 2007, 20:10:01 »
Discrimina como pessoas más, como eu já disse, tente se eleger a um cargo na política falando que é ateu, porque o Geraldo Alckmin(nada contra ele até porque votei nele) sempre disse era católico em suas propagandas?

Talvez porque ele é católico?

O Chile é um país tão religioso quanto o Brasil (se não for mais) e possui uma presidente atéia. Se algumas pessoas tem preconceitos, paciência. Não é nada tão relevante.

Uma estatística legal para provar o contrario é uma que vi no youtube e realmente é provado que:

75% dos americanos é cristão.
75% da população presidiária nos EUA é cristã.
10% dos americanos é ateu.
0,2% da população presidiária nos EUA é atéia.

Nossa, estou até orgulhoso... Não sei o que isso tem a ver com o assunto, mas tudo bem.

E, de verdade, não acredite em tudo que você no YouTube. Talvez isso até seja verdade, mas é bom pensar duas vezes antes de falar "vi youtube e realmente é provado" porque você pode estar falando uma barbaridade. ;)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #66 Online: 22 de Abril de 2007, 20:12:40 »
Ou seja não quer ser você mesma, a sociabilidade da pessoa se torna algo falso quando ela se faz de outra somente para agradar.

"É o que penso"

Não quero ser eu mesma? Então sou chata e enfadonha?  :P

Muito bonito o seu pensamento menino, mas uma coisa é sermos nós mesmos, outra muito diferente é agirmos de maneira que as pessoas ao nosso redor se sintam desconfortáveis.

:) A minha liberdade vai até onde eu não prejudique o próximo.

::) Pense nisso.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 22 de Abril de 2007, 21:04:03 »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #68 Online: 22 de Abril de 2007, 21:09:51 »
Atuando de forma representativa aos ateus contra atitudes de preconceito.
Divulgando o ateísmo de forma a desmistificar a noção pejorativa e imoral que o termo tem na sociedade.
Promover integração entre ateus e produção de conhecimento ateísta (sem os dogmas das divindades).
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 22 de Abril de 2007, 21:16:05 »
Mais uma pessoa que entra para a lista das que não entenderam a parte "na prática" da minha pergunta.

Ok, Adriano, vou facilitar pra você: O que você faz pela manhã?

resposta que você deu: vou pro trabalho
resposta que eu quero: abro os olhos, levanto, coço as costas, decido se escovo os dentes ou não, lembro que dia é, amaldiçoo a segunda feira, percebo que estou atrasado pro trabalho, lembro o que comi ontem... (a lista prossegue até a hora do almoço)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 22 de Abril de 2007, 21:16:15 »
Conhecimento ateísta?  É para ele ser diferente?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #71 Online: 22 de Abril de 2007, 21:40:12 »
Mais uma pessoa que entra para a lista das que não entenderam a parte "na prática" da minha pergunta.

Ok, Adriano, vou facilitar pra você: O que você faz pela manhã?

resposta que você deu: vou pro trabalho
resposta que eu quero: abro os olhos, levanto, coço as costas, decido se escovo os dentes ou não, lembro que dia é, amaldiçoo a segunda feira, percebo que estou atrasado pro trabalho, lembro o que comi ontem… (a lista prossegue até a hora do almoço)

É só se basear em qualquer ong, ver como funciona, não é pra ser tão diferente não. E pra que esse interesse? Pra refutar ítem por ítem? Você não me parece nenhuma entusiasta da causa ateísta.

Conhecimento ateísta?  É para ele ser diferente?

Conhecimento ateísta é o que não tem deus em suas explicações, como no caso do conhecimento religioso que está impregnado em toda a sociedade e tudo "é graças a deus", "vou orar por você", "falta de fé em deus", e outras expressões religiosas que vemos em todos os lugares e na mídia também. Já fazem parte do senso comum, e o conhecimento ateísta (sem deus) demonstra a inutilidade dessas crendices que são tão levadas a sério.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 22 de Abril de 2007, 21:56:37 »
E pra que esse interesse? Pra refutar ítem por ítem?
Não. Meu ponto é que vocês não conseguem dar essa resposta que eu peço. E se tentarem, verão que uma ong ateísta não tem razão de ser.
Você não me parece nenhuma entusiasta da causa ateísta.
eu sou evangélica

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #73 Online: 22 de Abril de 2007, 22:15:35 »
E pra que esse interesse? Pra refutar ítem por ítem?
Não. Meu ponto é que vocês não conseguem dar essa resposta que eu peço. E se tentarem, verão que uma ong ateísta não tem razão de ser.

Eu vejo razão de ser numa ong ateísta. Suas perguntas são provocativas com fins de pura contradição e deve ter interesse em não existir uma ong.

Você não me parece nenhuma entusiasta da causa ateísta.
eu sou evangélica
Igrejas evangélicas não tem razer de ser. A crença em deus não tem razão de ser.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 22 de Abril de 2007, 22:20:49 »
Não tem o desafio do James Randi de um milhão pra quem provar algo paranormal?

O objetivo deles não é descobrir algo paranormal nem dar o prêmio. Embora o dinheiro exista e eles estejam prontos pra dar caso alguém passe no teste, não é isso que eles realmente querem. O que eles querem é provar que o paranormal não existe. Eles SABEM que não existe e SABEM que ninguém vai passar no teste. O objetivo do prêmio é mostrar isso pro resto do mundo.

Minha pergunta "me diga na prática o que a ong vai fazer" tem o mesmo objetivo. E você ainda não respondeu. Nem acho que vá responder.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!