Autor Tópico: Preciso de muitas dicas !  (Lida 22587 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Preciso de muitas dicas !
« Resposta #25 Online: 22 de Abril de 2007, 13:22:24 »
O que é levar o ateísmo a sério? Algum ateu que não leva a sério é porque no fundo acredita em Deus?
Também penso assim.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 22 de Abril de 2007, 13:25:59 »
Ong, Igreja ateísta, religião ateísta, tô fora, eu não sou religiosa pra não ter que ficar frequentando essas chatices.
Mas faz parte de comunidade virtual, o que não deixa de ser uma igreja ateísta.
Se comparado com as igrejas tradicionais, que são comunidades e são estudadas com base nessa caracteristica.

Não era para ser eu a ter uma definição excessivamente ampla de religião? :)
Você quer algo mais amplo do que o ateísmo visto como uma religião?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 22 de Abril de 2007, 13:30:51 »
Não, porque aí já foge a qualquer critério razoável.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #28 Online: 22 de Abril de 2007, 13:52:56 »
:medo: Eu hein, religião... to fora.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 22 de Abril de 2007, 14:00:09 »
Ateus junto com os deistas e outros mais estão classificados como os sem religião. Tem uma tese de doutorado sobre os sem religião na Universidade Federal de Juiz de Fora: "Os Sem-religião no Brasil: um estudo sócio-antropológico sobre suas interpretações e conseqüências" Doutoranda: Juliana Alves Magald.

A UFJF me parece um grande centro de estudos da ciência da religião no Brasil.
« Última modificação: 22 de Abril de 2007, 14:08:09 por Adriano »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Abril de 2007, 15:09:24 »
Putz, outro querendo transformar o ateísmo em uma ideologia com pensamentos unificados... :nao3:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #31 Online: 22 de Abril de 2007, 15:45:33 »
Putz, outro querendo transformar o ateísmo em uma ideologia com pensamentos unificados…

:| E qual seria o problema com isso?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 22 de Abril de 2007, 15:47:09 »
Putz, outro querendo transformar o ateísmo em uma ideologia com pensamentos unificados… :nao3:
É mais um querendo fugir da doutrinação do apenas.
Ateísmo é apenas...
Ateísmo é apenas...
Ateísmo é apenas...
Daí depois você expõe sua visão pessoal de ateísmo e será vem vindo as comunidades virtual de ateus, seja em fóruns, sites ou orkut. O importante é não esquecer de citar a palavra apenas pois ela dá um sentido místico e profundo ao ateísmo, demonstrando que o ateísmo é pessoal e individual e que não podemos pensar em ateísmo de outra maneira.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Abril de 2007, 15:48:13 »
Putz, outro querendo transformar o ateísmo em uma ideologia com pensamentos unificados…

Ateus não podem pensar diferente?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Abril de 2007, 15:50:49 »
Putz, outro querendo transformar o ateísmo em uma ideologia com pensamentos unificados… :nao3:
Ateísmo é apenas…
Ateísmo é apenas…
Ateísmo é apenas…
Daí depois você expõe sua visão pessoal de ateísmo e será vem vindo as comunidades virtual de ateus, seja em fóruns, sites ou orkut. O importante é não esquecer de citar a palavra apenas pois ela dá um sentido místico e profundo ao ateísmo, demonstrando que o ateísmo é pessoal e individual e que não podemos pensar em ateísmo de outra maneira.

Poder você pode, apenas não se esqueça que existem "outros ateísmos" além do "seu ateísmo".

O ateísmo do "apenas descrença" - "por acaso" o meu ateísmo - não deixa de ser um exemplo.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #35 Online: 22 de Abril de 2007, 15:52:13 »

E por acaso eles não podem pensar da mesma maneira?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #36 Online: 22 de Abril de 2007, 15:57:30 »

E por acaso eles não podem pensar da mesma maneira?

Podem, mas não devem...

Além do mais, usar o nome de "ideologia ateísta" poderia fazer a sociedade rotular essa ideologia a ateus que não concordassem com suas idéias.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #37 Online: 22 de Abril de 2007, 15:57:54 »
Ateísmo é apenas…
Ateísmo é apenas…
Ateísmo é apenas…

Poder você pode, apenas não se esqueça que existem "outros ateísmos" além do "seu ateísmo".

O ateísmo do "apenas descrença" - "por acaso" o meu ateísmo - não deixa de ser um exemplo.
Esse é o ateísmo padrão. O pensamento unificado do ateísmo gira em torno disso. "Apenas descrença", ou apenas o que quiser (não crença, agnosticismo), desde que seja um pensamento individual.

Ateus são pessoas e ateísmo é diferente.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Abril de 2007, 16:05:19 »
Ateísmo é apenas…
Ateísmo é apenas…
Ateísmo é apenas…

Esse é o ateísmo padrão. O pensamento unificado do ateísmo gira em torno disso. "Apenas descrença", ou apenas o que quiser (não crença, agnosticismo), desde que seja um pensamento individual.

O problema é que uma ideologia unificada rotulada de "pensamento ateísta" possa proporciar com que a sociedade faça uma generalização entre o "ateísmo unificada" e o "ateísmo padrão", fazendo pensar que todos os ateus obrigariamente sejam "seguidores do ateísmo unificado".

Aliás, com a onda de "novos ateus", isso já está acontecendo… :(

Ateu é quem não crê em deuses. Ateísmo é a descrença em deuses. Não muito diferente…

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #39 Online: 22 de Abril de 2007, 16:08:28 »
Podem, mas não devem…

O ateísmo é uma corrente de pensamento como tantas outras, e que tem várias bases em comum.

Então por que os ateus não PODEM pensar de maneira semelhante e agir de maneira semelhante?

Além do mais, usar o nome de "ideologia ateísta" poderia fazer a sociedade rotular essa ideologia a ateus que não concordassem com suas idéias.

Então por que não tentamos mudar essa visão que a sociedade tem de nós?

O ateísmo é em que acreditamos, e isso deve ser respeitado da mesma forma que a maioria de nós respeita as religiões teístas.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #40 Online: 22 de Abril de 2007, 16:09:31 »
Ateu é quem não crê em deuses. Ateísmo é a descrença em deuses. Não muito diferente…

Ateísmo é a idéia, o pensamento.

Ateu é quem crê nessa idéia.

Acredito que entre pessoas e idéias e diferença é grande sim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 22 de Abril de 2007, 16:16:36 »
O ateísmo é uma corrente de pensamento como tantas outras, e que tem várias bases em comum.

Por exemplo?

Então por que os ateus não PODEM pensar de maneira semelhante e agir de maneira semelhante?

Podem, claro.  Mas não o farão simplesmente por ser ateus, nem deveriam.

O ateísmo é em que acreditamos, e isso deve ser respeitado da mesma forma que a maioria de nós respeita as religiões teístas.

Respeitado, sim.  Mas apresentado como uma ideologia ou mesmo religião?  Isso já é ir um tanto longe demais, e traz o risco de parecer legitimizar movimentos especificamente contra-ateístas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Abril de 2007, 16:17:34 »
Podem, mas não devem…

Outra vez: poder podem, mas todos os ateus não PRECISAM seguir isso.

Eu, por exemplo, não estou disposto a tranformar o ateísmo em ideologia. me tornei ateu para ser um livre pensador, para ver o mundo sem a intervenção de dogmas religiosos ridículos e opressivos.

Uma ideologia comum é algo que eu não gostaria de fazer parte.

Só não sei como uma ideologia comum poderia facilitar a busca por respeito…

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #43 Online: 22 de Abril de 2007, 16:20:44 »

Ateísmo é a idéia, o pensamento.

Ateu é quem crê nessa idéia.

Acredito que entre pessoas e idéias e diferença é grande sim.

Você disse quase a mesma coisa que eu.

Creio que definir se essa diferença é "grande" ou "pequena" é insignificante...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #44 Online: 22 de Abril de 2007, 16:24:55 »
Vai faltar adeptos…pra fundar uma associação, precisa de no mínimo 20 associados. Vai precisar de um advogado pra assinar e fazer o estatuto e registrá-lo em Cartório, precisará convocar uma assembléia de fundação, redigir a ata, tudo tem que ser publicado em jornal de circulação regional, de um contador que irá cobrar por mês pra contabilizar tudo. Precisará de uma sede também, alvará, laudo da vigilância sanitária, laudo dos bombeiros (tudo cobra-se)…

Acho que é isso, mais ou menos…

Boa sorte  :tchau:
Um advogado para assinar? Opa, abre seu armário deve ter um ai dentro se não, pega um mendigo de rua que ele vai estar com seu diploma de direito no bolso esquerdo.

Você sabe redigir e registrar um estatuto de uma associação?

Vai ver você é tão bom que pode fazer isso, assinar e tudo bem…
Estava brincando porque gente com diploma de direito não é raro, em toda casa tem um sentado no sofá.

:)

Diploma não basta, precisa ter OAB e atualmente, poucos conseguem. Outra, um advogado "mendigo" ou burro não vai fazer um serviço que preste.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #45 Online: 22 de Abril de 2007, 16:25:29 »

O problema é que uma ideologia unificada rotulada de "pensamento ateísta" possa proporciar com que a sociedade faça uma generalização entre o "ateísmo unificada" e o "ateísmo padrão", fazendo pensar que todos os ateus obrigariamente sejam "seguidores do ateísmo unificado".

Aliás, com a onda de "novos ateus", isso já está acontecendo… :(
O pensamento unificado deve ser em prol da melhor aceitação do ateísmo na sociedade, isso é bom para os ateus e para os demais, tolerância e laicismo.

A sociedade já faz uma gerenalização do ateísmo e de forma muito preconceituosa. Os novos ateus agem em prol do ateísmo que traz a liberdade no seu conteúdo, embora essa liberdade traga o medo da organização.

Esse é o dogma atual, tem que ter muita fé para acreditar nisso.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #46 Online: 22 de Abril de 2007, 16:25:49 »
Por exemplo?

A negação da existência de uma entidade superior, a visão referente a moralidade.

Mas por que não deveriam?

Respeitado, sim.  Mas apresentado como uma ideologia ou mesmo religião?  Isso já é ir um tanto longe demais, e traz o risco de parecer legitimizar movimentos especificamente contra-ateístas.

Longe demais? O ateísmo é uma corrente de pensamento que está crescendo em todo o mundo. Por que não podemos "oficializar" nossa posição? 

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #47 Online: 22 de Abril de 2007, 16:27:45 »
Pra mim uma ONG atéia é toalemnte despropositada. Deviam fundar uma Igreja de uma vez. Cabe uma associação para defesa do laicismo ou secularismo e de incentivo e divulgação científica.

Se eu ganhar na mega sena prometo que fundo uma e pago as custas de manutenção rs…
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #48 Online: 22 de Abril de 2007, 16:32:55 »
Outra vez: poder podem, mas todos os ateus não PRECISAM seguir isso.

Eu, por exemplo, não estou disposto a tranformar o ateísmo em ideologia. me tornei ateu para ser um livre pensador, para ver o mundo sem a intervenção de dogmas religiosos ridículos e opressivos.

Uma ideologia comum é algo que eu não gostaria de fazer parte.

Ótimo, então continue com sua idéia e eu continuo com a minha.

Eu gostaria de ver o ateísmo se tornar uma ideologia, de preferência que fosse aceita pela sociedade.

O ateísmo é hoje visto como idéias de loucos varridos e imaturos, e creio firmemente que se nos unissemos lentamente teríamos a chance de mudar isso.

Só não sei como uma ideologia comum poderia facilitar a busca por respeito…

Na medida que estaríamos mais unidos, deixariamos de ser apenas um para sermos um grupo em crescimento.

O ateísmo não seria motivo para piada como muitos fazem, seria uma opção, tal como qualquer religião.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Abril de 2007, 16:34:04 »
Por exemplo?

A negação da existência de uma entidade superior, a visão referente a moralidade.

A única coisa que ateus tem em comum é a descrença em deuses.

A visão de moralidade também pode variar muito.

Mas por que não deveriam?

Por que não são obrigados, oras...

Longe demais? O ateísmo é uma corrente de pensamento que está crescendo em todo o mundo. Por que não podemos "oficializar" nossa posição? 

Porque nem todo ateu pode concordar com essa "versão oficial do ateísmo"...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!