Autor Tópico: Convite: Debate inter-blogue  (Lida 41400 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Convite: Debate inter-blogue
« Resposta #325 Online: 31 de Maio de 2007, 13:10:25 »
Então a ciência é ateísta ao descartar a hipótese deus ao longo de seu desenvolvimento dentro da disciplina cosmologia
É agnóstica. Ela descarta, não nega. A cosmologia não prova a inexistência de deus, apenas descarta a questão.
E qual o motivo da cosmologia descartar a criação divina?

Por que ela estuda o universo, não deus. Se algo deu origem ao universo usando o big bang, não sabemos ainda.
Mas sabemos que não pode ser algo infalseável, ao imaginário. E pelo racionalismo crítico não devemos teorizar acerca da imaginação (metafísica segundo Popper). Não são sistemas teóricos válidos pois são tem na observação a sua sustentação.

Se é possível qual é o motivo do descarte? Apenas por ter uma teoria melhor? Não será arrogância da ciência?
Uma teoria melhor com mais provas não é arrogância por que em momento algum uma teoria é uma verdade absoluta.

E a teoria da possibilidade de deus não atende aos critérios epistemológicos do racionalismo crítico, não tem embasamento em fatos.

A teoria do Big Bang é a teoria da origem do universo aceita científicamente. Temos a hipótese do criacionismo evolucionista, mas não é considerada no mainstream científico.

O modelo cosmológico padrão (o que você chama de Big Bang) é uma das hipóteses para explicar a origem do universo. Ele não é uma verdade absoluta como você afirma que é a inexistência de deus.
Não existe verdade abosoluta.

Então deus pode existir. Ponto.
Crença sua. (teista enrustido)  :hihi:

É claro com a excessão agnóstica que postula a verdade de que é possível existir algum deus.

"Possível" não é "absoluto".

"É possível que eu morra aos 50 anos" não é uma verdade absoluta. "Morrerei aos 50 anos" e "Não morrerei aos 50 anos" é que são.
Mas é impossível que viva até os 500 anos. (e não é uma verdade absoluta)

E a sua sequer pode ser testada, é baseada no "pressuposto de que deus foram inventados". Não há como provar se um deus foi inventado se nunca vimos um. Ou vimos? É uma pergunta retórica, veja abaixo o exemplo dos cisnes.
A questão que você não entende é que se vermos um deus teremos a prova que refuta a hipótese de deus imaginário. Veja como você mesmo demonstra ser falseável.
Só pode ser piada. Só porque não foi observado significa que é imaginário?
É uma hipótese, um exercício teórico. Você supõe que não seja imaginário, também é uma piada ao meu ver.

Bom, de qualquer maneira nunca observamos deus, o que o torna infalseável.
Deus-criador é infalseável pois nunca observamos. Mas deus-crença existe e todos conhecemos. Se não consegue ligar a impossibidade de um devido a existência de outro, é uma falha epistemológica sua.

A publicação ocorre com hipóteses que  foram testadas e não falseadas de acordo com o método ciêntífico. A minha hipótese pode ser falseada, portanto é valida.
Você está dizendo que as revistas publicam hipóteses não falseadas?  :histeria: Falsear é sinônimo de observar e experimentar, Adriano.
Você que está alegando que a hipótese de deus ser um mito não pode ser falseada.
Exato. Você pode propor que o deus bíblico seja um mito, que o deus Rá seja um mito, mas não que todo e qualquer deus seja um mito, porque não podemos afirmar que observamos todos.
Mas estamos em caminhos opostos mesmo, pois eu parto do princípio de que não haja nenhum deus, e que todo deus relatado seja imaginário individual e simbólico, e que para ser descartado teriamos que ter alguem com relato coerente e passível de comprovação.

Você novamente só falou de coisas "relatáveis". Se não observamos todo o universo, não há como dizer que tudo tenha sido relatado.
Estou me baseando em fatos observáveis (deus-crença), ou seja utilizando o racionalismo crítico. E você está fazendo conjecturas com base na suposição de que se vasculharmos o universo todo é possível encontrar algum deus. Não há nenhuma observação empírica que possibilidate tal teorização.

O conceito de deus só existe através de relatos de seres humanos e além desses relatos culturais e religiosos não há nada que possa dar indícios da possibilidade de existência de deus.

Meu caro, tudo que sabemos vem de relatos de seres humanos. Isso não muda o que não sabemos.

Você não sabe mas eu sei que todo deus-crença é falso. Você teoriza com base num deus-criador. Acha impossível afirmar que um deus-criador seja falso. E baseia sua conclusão em relados de ateus que dizem que não existem deus, e dúvida dessa afirmação pois necessita de uma prova da inexistência para achar coerente o ateísmo.
É um ceticismo pirrônico que se opõe ao racionalismo crítico.

A sua alegação de que não cogito a possibilidade de existir um deus que não é observado é falsa, pois hipotéticamente para fins de aplicação da metodologia científica, (e apenas para isso! :nojo:) é passível imaginarmos tal ser e assim a comprovação da existência de tal ser falsearia a hipótese de deus como mito.
Imaginar não é observar e não pode ser considerado como observação.

Mas a sua alegação de que é possível a existência de algum deus é imaginária e baseada na "prova" de que não existem provas da inexistência.

Prova é diferente de ausência de provas. Eu afirmo que há uma ausência de provas, isso não é uma prova de nada, é um fato. Não estou imaginando isso, é algo que existe, é um fato dizer que a humanidade não possui provas da existência ou inexistência de deus.
Eu teorizo sobre a inexistência de deus baseado nos relatos falsos de deus-crença, são todos crenças falsas e que não tem correspondência na realidade.

Você teoria o agnosticismo por alegar que o ateismo não seja verdadeiro por não haver provar da inexistência. 

Se você utiliza os relatos de ateus sem provas para justificar o seu agnosticismo qual é o motivo da crítita da minha utilização de relatos de teístas (e agnósticos também) para comprovar a inexistência de deus?

É a prova indireta do modus tollens:

Se P, então Q.
    Q é falso.
    Então, P é falso.

P= Todos os deuses são mitos.
Q= Inexistência de deus.

Se todos os deuses são mitos, então deus inexiste.
Deus inexiste é falso. (deus existe)
Então a asserção lógica todos os deuses são mitos é falsa.

Primeiro, é impossível dizer que conhecemos todos os deuses.
É que você parte da premissa de que deuses não são invenções humanas.

Claro, do contrário eu teria sido imparcial. Quando a ciência estuda um fenômeno não pode partir de pressupostos como "é pura invenção", do contrário nem seria necessário estudar.
Mas a ciência parte deste princípio para considerar algo infalseável. Algo é infalseável por ser uma invensão. Supor que exista algum deus em algum lugar longínquo do universo é uma invenção. Não podemos nos dar ao trabalho de lidar com invenções que não tem como base a observação empírica. O racionalismo crítico (filosofia) não admite nem a teorização de temas que não tem observação prática (metafísica).

Você parte da premissa de que é possível existir algum deus para fazer esta conclusão.

E de fato é possivel, até que provem o contrário, por mais que você creia que não.
Teísta. Quanta fé!

O que exige que a asserção "todos os deuses são mitos" tenha que ser modificada para "todos os deuses que conhecemos são mitos".
Todos os deuses que conhecemos são através de relatos humanos

Que conhecemos. Não podemos dizer que conhecemos todos.

Mas podemos estudar todos os relatos de deuses existentes. E não há indício algum de que ocorra algum que seja verdadeiro. Nem mesmo o seu relado: "Não podemos dizer que conhecemos todos".

, fazem parte da cultura humana, nada mais lógico de que não tenha deus algum, pois não há evidências para considerar sequer a possibilidade de existência de qualquer deus.

Wikipedia denovo:

"A metodologia indutivista supunha que se pode passar de uma série de enunciados singulares para um enunciado universal. Ou seja, que se pode passar de um "este é um cisne branco", "ali está outro cisne branco", e por aí em diante, para um enunciado universal como "todos os cisnes são brancos". Este método é claramente inválido em lógica, uma vez que será sempre possível que exista um cisne não-branco que por algum motivo não tenha sido observado."

É ilógico fazer uma dedução sobre algo que não observamos.
Mas o deus-crença é observado, você que faz a consideração de um deus-criador como real , ou seja mais um deus-crença. Não há deus-crença real, faz a teorização com essa possibilidade, nesse sentido o agnosticismo não se enquadra do racionalismo crítico.

A assersão "todos os deuses são mitos" é falsa. Você é quem disse.
Estou partindo do princípio de que todos os deuses são relatos de seres humanos ao longo da história.

Está errado, vide a refutração do princípio indutivista logo acima.
E como você se baseia no relato de ateus que não podem comprovar a inexistência de deus para dizer que é possível deus existir?

A não ser a sua crença na possibilidade de existência.

Não. Se não há provas de nenhum dos lados, há possibilidades de ambos os lados. Eu também admito a possibilidade de deus não existir.
No mundo real e observável não existem deuses. É o pressuposto ateísta. Você admite a possibilidade por dar crédito ao teísmo. E ainda o iguala ao ateísmo. O teísmo é fantasia o ateísmo é o mundo real (sem deus). O agnósticismo fica na dúvida entre os dois.

Uma afirma que deus existe a outra nega.
Ambas sem provas.
A prova que normalmente é utilizada nas ciências naturais não é adequada nem nas ciências humanas quanto mais num tema de ciências da religião. Cada ciência tem sua metodologia.

Toda ciência usa o mesmo método científico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico

Se não usa, é pseudociência. A primeira etapa do método científico é "Observação". É possível observar deus? Não. É impossível concluir algo sobre ele então de acordo com o método científico.
Deus não, mas os relatos de que existem deuses acompanham a história humana

Então você pode refutar os relatos em específico, todo e qualquer deus não.

Posso refutar todo e qualquer relato de deus, todo e qualquer deus não existe.

e sempre sem evidência alguma e muitos desses deuses são hoje visto apenas como mitos. E atualmente também temos os mitos das religiões que são facilmente refutados, os deuses revelados das religiões monoteístas.

Novamente, refutações específicas baseadas na afirmação equívoca de que conhecemos todos os deuses. Já expliquei isso várias vezes…
E todas as vezes refutado.

O que sobra é o deus dos deistas que não são revelados e cuja defesa você está fazendo ao defender a possibilidade de algum deus existir sem evidência alguma.

E você defende a possibilidade de deus não existir sem evidência alguma, logo há possibilidades em ambos os casos.
As evidência de que todas as crenças são falsas são muitas, todas conhecidas até hoje foram falsas, não se adequam ao racionalismo crítico.

Pela lógica podemos concluir que uma das duas asserções está correta.
Uma delas está e não sabemos qual.
Está tão fácil…  :D
Também acho, mas sem provas é errado afirmar.
É errado afirmar e não negar.

Negar que algo existe é o mesmo que afirmar que algo não existe. Sem provas, é errado.
Pelo racionalismo crítico não. Mas pelo ceticismo pirronico sim.

Do contrário todos os criacionistas não estariam errado ao negar a Teoria da Evolução sem provas. Negar sem provas é errado.
Para eles a prova da criação é o próprio universo. Algumas provas mais elaboradas consistem em bananas e amendoins...   :histeria:

Acontece que eles partem do pressuposto de que deus existe. E pelo racionalismo crítico não podemos teorizar acerca de algo que não tem observação prática como deus-criador (objeto da crença, mais adequadamente ser da crença).

O agnósticismo valida como igual o teísmo e o ateísmo, e sua contradição é esta. Diz que tando o ateísmo quanto o teísmo podem ser verdade.

Não posso afirmar algo sem provas, mas a sua negação é comum.

Você pode negar a crença em deus, mas não pode negar deus diretamente.
Este é o cerne da discussão e continuo defendendo que posso negar a crença em deus, pois são todas falsas. E a sua crença da possibilidade de deus, pois faz parte de um conjunto maior.

O motivo de você privilegiar deus para defender a sua possibilidade de existencia, é devido a fatores culturais e que tornam intuitivo tal pensamento, mas que é contrário a argumentos mais consistentes.

Pelo contrário. Sou ateu e não creio em deus, porém não posso afirmar cientificamente que o mesmo não exista.
Eu afirmo cientificamente, que deus-criador não existe e não é uma hipósete válida para a ciência, e já sabemos como se dá a criação do universo. A questão para a ciência são os universos paralelos, o multiversos. A origem das galáxias (universo)  já é respondida adequadamente através do modelos cosmológico padrão (Big Bang).

Não é fugir, é ser racional. Nada impede o agnóstico de discutir sobre cultura humana, ateísmo, origens do universo, ele apenas acredita que não chegará a nenhuma conclusão em relação a deus, embora possa chegar a outras conclusões. São coisas completamente diferentes.
Essa crença de que é impossível chegar a um resultado bloqueia o entendimento de conclusões óbvias.
Conclusões erradas. Os teístas também afirmam que a existência de deus é óbvia. Nem o teísta nem o ateísta explicam bem o porquê.
O agnóstico quer explicar duas opiniões contrárias e cai em contradição.

Não, o agnóstico discorda de duas opiniões contrárias. Nenhum agnóstico crê na existência e inexistência de deus ao mesmo tempo.
A grande incoerencia agnóstica de dar o mesmo peso ao teísmo e ao ateísmo. Alías nem sabe qual é a base de cada um, e por isso é confuso.

O teísta diz que a existência de deus é óbvia.

Assim como ateísta diz que a inexistência é óbvia…

O que não é nada óbvio é o agnosticismo, que é uma posição de dúvida por pessoas desinteressadas do tema de deus. Estudando deus vemos a contradição deste conceito, verificando que apenas pela composição de seu significado é mais um mito, mas um mito atual.

Você para negar o ateísmo diz que é possível deus existir.

E para negar o teísmo digo que é possível inexistir.
Óh duvida cruel! Nega o teísmo e o ateísmo e assim ganha o rótulo de agnosticismo. O dogma da dúvida.

É um teísta de pouca fé, tem muitos assim.

Não, eu não creio em deus. Sei separar muito bem a ciência das minhas crenças.
Você quer dizer que a ciência aceita a possibilidade de deus? Mostre onde. A cosmologia é ateía.

Está "em cima do muro".
Repito: o mundo não é em preto e branco, às vezes é melhor não ter uma opinião formada sobre um assunto que carece de provas.
Mas que assuma a dúvida como algo pessoal e não uma asserção universal de que é impossível a humanidade ter uma resposta sobre o assunto.
Se de fato a humanidade não nos trouxe provas, é fato que não conseguimos uma conclusão. Talvez no futuro, talvez.

A falta de provas dos milhares de relatos humanos da existência de deus são evidências de que é possível que todo e qualquer relato seja falso.

Você pode então refutar os milhares de relatos isoladamente, não um conceito universal que nunca foi observado.
Conceito universal que nunca foi observado? Este conceito é fácil de obersar tem vários estudos sobre este conceito. É justamente este conceito de o ateísmo refuta. Além de todos os outros deuses é claro.

Definitivamente não. A ciência fica "em cima do muro" em diversos assuntos, como a origem da vida, origem do universo, constituição de partículas sub-atômicas. Podemos ter uma noção da resposta correta, afirmação absoluta nunca.
E a ciência tem a teoria do Big Bang. Como falsear?
Com a expansão do universo e o princípio cosmológico, que afirma (após várias observações) que o universo é homogêneo e isótropo.
São contráditórios entre si. É a base para falsear.

Você falou besteira. Não são contraditórios… cosmologia não é senso comum.
Falei besteira mesmo.  :vergonha:

Corrigindo. A teoria cosmológica padrão explica adequadamente o universo (galáxias, nebulosas, etc) embasada na teoria da relatividade, e assim como a mecanica clássica ainda é muito utilizada, a teoria das cordas pode despontar como uma nova teoria para explicar as limitações da primeira.

Imaginar que tenha um deus que deu origem ao Big Bang?
Nenhum agnóstico afirma isso.
Afirma que é possível existir algum deus. Deus é tido como o criador do universo.

O agnóstico não faz afirmações em relação a deus, não estabelece o que o criou ou qual sua influência. Não confunda teísmo com agnosticismo.

Além do mais, a existência de algum deus não implica que ele tenha criado o universo.
A diferença que vejo do teísmo para o agnosticismo, é que o teísta acredita em deus e nunca pensou no assunto, já o agnóstico pensou pouco mais e duvida da sua existência.

Deus-criador é a faceta mais usada e abusada pelos teístas. Que deus considera que não seja o deus-criador e que seja possível de um agnóstico não negar?

Mudar o mito da criação do universo para o mito da criação do Big Bang?
Quem faz isso? Os teístas, não agnósticos.
A diferença do teísta e do agnóstico é que este acrescenta a palavra possibilidade.

O agnóstico admite a possibilidade tanto da existência quanto inexistência de deus. O que acrescenta um monte de palavras.

Sim acrescenta um monte de palavras, mas não tanto quando o teísta, pois esse não tem nem ao menos a dúvida do agnóstico.

Não parece óbivio que os mitos sempre vão ocupar o espaço do desconhecido?
Sim, mas não somente os mitos ocupam o lugar do desconhecido. Muitas verdades ainda são desconhecidas.
Mas não justifica acreditar na possibilidade de existir algum deus que nunca foi relatado pela cultura humana.

Não é acreditar na possibilidade. É acreditar que existe a possibilidade.

É mais uma crença dentro das milhares existentes, mas que tem um forte componente cultural.

Não, é ausência de crenças tanto na existência quanto inexistência e uma análise racional utilizando o método científico e não somente "imaginação" como os teístas e ateus fazem.
Ausência de crenças é o ateísmo. Admitir a possibilidade de deus existir que é imaginação. E não é uma análise correda dentro do racionalísco crítico que é a base da metodologia científica. Método científico não pode ser utilizado com o pressuposto imaginário da possibilidade de deus existir.

Veja que a asserção de deus das lacunas faz muito sentido por ser um fato históricamente comprovado. E a história da cosmologia.
Sim, faz sentido, mas não prova que todo e qualquer deus é um mito.

Mas demonstra que nunca houve deus algum para além da cultura humana, nem há evidência, qual o motivo de supor que possa existir algum? Por falta de provas da inexistência?

Sim, falta de provas da inexistência.
Pirronismo não é científico.

Também não podemos afirmar que um dia descobriremos porque de fato a ciência não prevê o futuro com exatidão.
As teorias científicas vão se aperfeiçoando, antes de Darwim muitas pessoas sequer imaginavam na possibilidade da evolução das espécies. Era a hipótese do fixismo e de que surgimos assim.

Até o ateísmo se tornar científico, o agnosticismo continua mais coerente.
Espero que tenha entendido a cientificidade do ateísmo que difere do pirronismo do agnosticismo que valida como possível a existencia de deus sem evidência qualquer.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #326 Online: 31 de Maio de 2007, 13:47:47 »
Mas não faz com que seja possível a existência de deus, pelo contrário, temos os mitos que foram já tidos como verdade e muitos outros deuses. No egito consideravam o Faraó um deus vivo. O que não falta na história é como os mitos (deuses da época). E essa é a minha tese a de que deus é o mito da sociedade atual.
sua tese é furada e baseada num achismo.
Ótima contra argumentação.  :crazy:

Por isso que eu discuto num fórum sério e respeitável, onde o que vale é a criticidade. Não faço isso no meu dia a dia. Quando alguém vem me falar de deus, de forma a pregar, eu digo que não acredito, é muito bom o resultado, e se a pessoa insistir daí não tem jeito mesmo. Não existe questão teológica, pois a teologia se fundamenta da crença em deus. A filosofia é isenta para discutir a questão e temos uma grande literatura sobre o tema.
questão teológica é toda aquela referente a deus, independentemente dos métodos usados.
A teologia é baseada do pressusto de que deus existe, é utilizada pelas religiões. Atualmente os estudos sobre deus estão centrados na ciência da religião, e sempre num contexto de uma religião, ou dos sem religião. Não estudo um objeto que não existe e sim os aspectos relacionados a tal conceito religioso.

a filosofia moderna nasceu dos estudos teológicos, leia sobre a universidade e pensamento medievais.
também se pode dizer que a teologia é apenas filosofia aplicada a uma questão em especial; deus.

Será que é devido a influencia da religião na época? A inquisição também foi resultado de ações da igreja em conjunto com o estado, nem por isso dizemos que o estado e a igreja estão juntos. Hoje temos o laicismo. São fatos históricos e aconteceu muita coisa depois. A filosofia teoriza sobre os temas que não estão sistematizados ainda pelo conhecimento científico.

Não considero deus como mistério do universo, longe disso, considero apenas mais um mito moderno.
não importa o que você considera, a questão envolve mistérios do universo e sua resolução, teoricamente, pode trazer luz sobre eles todos(ou não). de qualquer forma, a questão os concerne.
Os mistérios do universo são as questões cosmológicas e deus é negado nestas questões.

Cite tais recursos de conveniência, pois me parece um espantalho.
ceús, um espantalho? a navalha de occam, por exemplo, destina-se a evitar que se faça especulação inútil quando na dúvida entre duas alternativas de igual possibilidade de ser mas de complexidade diferente. é mais recurso de conveniência do que uma ferramenta-genuína-de-busca-à-verdade.
Na cosmologia deus-criador é uma especulação inútil para o entendimento do universo e de sua origem. E não é questão de conveniência isto é argumento de teísta.

Estou negando através da lógica, consiredando as duas possibilidades , existir e não existir, e não tendo lógica a existência (vamos ser sinceros ningúem aqui vê lógica na existência de deus), concluo pela inexistência.
você está dizendo que de duas proposições auto-excludentes se deve escolher uma, fingindo que não existe uma terceira.por conta de um argumento mal-formulado, fica insistindo que o agnosticismo é ilógico.
Quer quiser que fique na dúvida, o agnosticismo é a dúvida, entendo assim. Mas esta dúvida pode se tornar dogmática por negar a inexistência de deus. Nega a negação da existência.

Este argumento é circular, para supor que tenhamos que ter o conhecimento de todo o universo para dizer se deus existe temos que pressupor a existência de algum deus. Eu digo que basta pensar um pouco para concluir que não existe e que o mito da criação é um dos mais antigos da história humana.
não. diz-se que é impossível provar a inexistência de algo, mas não é bem assim. é bem possível provar a inexistência de algo dentro de uma caixa(ou seja, tornar razoável a crença neste algo), pois temos o total domínio sobre a caixa. podemos conhecê-la toda, quase, pode-se dizer, cada molécula sua. assim, se há algo lá, é muito difícil que com os métodos modernos não o detectemos. não incorreríamos em argumento circular se disséssemos que, para saber se uma das faces internas é rosa, temos de conhecer face por face. mas e quanto ao universo, de que não temos certeza nem da composição ou da dimensão?
o meu argumento não pressupõe a existência de deus, não atribua a mim o que eu não disse.
A cosmologia já tem um bom conhecimento a respeito do universo, e através de seus instrumentos tem conhecimento empírico do mesmo. E nunca sequer foi encontrado qualquer evidência de algum deus-criador. Seria um dragão invisível?

Eu realmente tenho certeza disso, seria hipócrita ou falso, em dizer que penso que há possibilidade de existir algum deus. E tem muitas pessoas assim como eu, além de pensadores ateístas que deixaram uma vasta literatura a respeito, e ainda atualmente continua a ser produzido muitos livros sobre o tema.
o que isso quer dizer? que você tem certeza, que você crê no seu ateísmo? good for you, só confirma o que eu digo.
E o que você diz? Que crer num mundo sem deus (é o que a ciência já observou) é uma crença? Meu ateísmo é científico.  8-)

A ciência não se vale apenas na dúvida, ela faz conclusões. Evocar a ciência para validar um argumento que não é adequado.
escusa?
Me valido da ciência que tem registrado radiações até do Big Bang, mas nenhuma evidência de deus, para afirmar que deus não existe, ou se preferir para negar a existencia de um deus-criador.
O ateísmo além de científico é embasado filosóficamante pelo racionalismo crítico (que embasa o método científico) que não admite teorizações não baseadas em fatos empiricos (observados). E o conceito de deus não atende este critério, é falso, e qualquer teorização a respeito (agnosticismo) não é adequada.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #327 Online: 31 de Maio de 2007, 14:02:35 »
a minha última frase. (depois do ponto sabe e no meu último post aqui [nesse tópico]) Se refere aos textos do seu blog e os que estão no canto direito (links[você sabe o que é link, né?]). E eu ví os autores desses textos,
(do blog) e alguns postaram aqui (nesse tópico) também, e esses autores são aqueles militantes ateístas (aqueles contra agnosticismo, e teísmo), só pra você ver como essa sua conclusão é parcial (parcial porque essas pessoas são militantes, as que escreveram textos nos blogs
Sua percepção de mititancia do ateísmo é preconceituosa e desrespeitosa. Cita um ateu militante de maneira pejorativa, mas sem ter embasamento qualquer para isso. São sabe aceitar opinião contrária e fica tagarelando contra o ateísmo militante. É mais um termo para definir o ateu forte, explíto ou convícto, entre outros termos do ateu fraco, implícito ou agnóstico. Desqualificar opiniões por classificar como militante é desonestidade intelectual da sua parte.

[a maioria]), e aqui (nesse tópico) muitas pessoas foram contra essa visão distorcida de ateísmo e agnosticismo(entendeu essa parte né? que bom) que esses autores (que participaram do debate inter-blogue [e uns postaram aqui também], dos blogs não do tópico, entende a sutil diferença, eu teria falado tópico se fosse.) apresentaram (mostraram, escreveram, expuseram em forma de texto tanto no blog quanto aqui).
E você fala que é uma visão distorcida do ateísmo e do agnosticismo baseada em que? Nem ao menos participou da discussão e nem expos sua opinião. A unica atuação sua é uma crítica desrespeitosa. Sem embasamento algum, se recorrendo a comparações exdruluxas para justificar o seu anti-ateísmo militante. Que não é nada mais que uma forte convicção da inexistência de deus, ou seja não acredita em qualquer deus, que é a definição de ateu.

A sua suposta explicação é enviesada, parcial e só diz respeito a você e da militancia agnóstica, então não pode discordar da conclusão de um debate que ocorreu fora do CC.

Mesmo aqui a conclusão é de que o atéismo é científico o agnosticismo pirronico.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #328 Online: 31 de Maio de 2007, 14:31:30 »
Uma barata está fadada a ser o que é, um cachorro está fadado a ser o que é. Os humanos tem uma coisinha que os difere dos outros animais chamada CONSCIÊNCIA. É só com CONSCIÊNCIA do que É, que é possivel entender o que é deus, PORQUE DEUS ESTÁ DENTRO E NÃO FORA.
A consciência é o processamento das atividades cognitivas e não algo irreal e imaterial. A consciência é o cérebro. Sem cérebro não há consciência.

O Adriano acha que o ateismo é superior … mas está tão cego às suas limitações que não consegue nem perceber O QUE É DEUS.
Este argumento está em alta mesmo, Adriano é arrogante e não abre as portas do seu coração para perceber deus.
Bem científico.  :histeria:

Essas definições são ridiculas, é por isso que essas discussões nunca saem do lugar. O cara simplesmente NEGA algo que desconhece completamente.
Te digo que conheço tem o tema. Você está querendo que eu conheça o seu deus imaginário. O que você pensa que existe. É uma crença sua e não tem evidência alguma. É mais uma deus-crença falso.

deus É SÓ UM CONCEITO, TODOS OS CONCEITOS HUMANOS ESTÃO ERRADOS.
Opinião sua.

deus não pode ser conceituado, não pode ser definido, não pode ser visto, não pode ser sentido, só pode ser experimentado, é por isso que a ciencia NUNCA vai encontrar deus.
Temos mais uma obervação empírica sobre o seu deus-crença, ele é sentido. Fica fácil definir que é um delírio, no sentido de ser uma sensação que não corresponde com a realidade objetiva. É uma distorção da realidade. Sua sensação pode ser qualquer coisa menos deus. Consulte um profissional da área de psiquiatria e perceberá isso.
Diga que está sentindo deus e que as pessoas não percebem que você tem essa informação vital para a humanidade.

Num fórum cético dificilmente alguem vai levar a sério uma afirmação dessas.

Se quer reconhecimento dessa frase entre numa igreja evangélica, normalmente a prática religiosa consiste também na exposição de relatos da atuação de deus na vida das pessoas, e a sensação de deus faz parte também. E penso que não seja diferente em fóruns religiosos, com as pessoas dizendo como é mavarilhoso sentir deus.

Eu não pretendo mudar a opnião de ninguem aqui de uma hora pra outra, porque isso é impossivel, eu só tento dar uma LUZ para que os caros amigos questionem as suas proprias crenças, e busquem por si mesmos o caminho que leva a compreenção.

Abraços.
A compreenção de deus. Muito lindo fiquei emocionado.  :'(
Quanta bondade. E eu fazendo a maldade de não acreditar na existência de deus, é que até então não existia uma prova empírica, mas agora temos você como testemunha, que já sentiu deus...

:histeria:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #329 Online: 31 de Maio de 2007, 14:41:31 »
Adriano, eu nunca neguei que a consciência é um processo do cerebro, muito pelo contrario, é o que eu estou falando desde o começo da discussão, mas vc não parece compreender …

Ah, e lembrando que eu sou agnóstico, e não crente. O que eu estou fazendo aqui é levantar hipoteses e mostrar que tentar negar algo que nem tem conceito definido é no minimo burrice.  :stunned:
« Última modificação: 31 de Maio de 2007, 14:51:54 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #330 Online: 31 de Maio de 2007, 14:46:18 »
a minha última frase. (depois do ponto sabe e no meu último post aqui [nesse tópico]) Se refere aos textos do seu blog e os que estão no canto direito (links[você sabe o que é link, né?]). E eu ví os autores desses textos,
(do blog) e alguns postaram aqui (nesse tópico) também, e esses autores são aqueles militantes ateístas (aqueles contra agnosticismo, e teísmo), só pra você ver como essa sua conclusão é parcial (parcial porque essas pessoas são militantes, as que escreveram textos nos blogs
Sua percepção de mititancia do ateísmo é preconceituosa e desrespeitosa. Cita um ateu militante de maneira pejorativa, mas sem ter embasamento qualquer para isso. São sabe aceitar opinião contrária e fica tagarelando contra o ateísmo militante. É mais um termo para definir o ateu forte, explíto ou convícto, entre outros termos do ateu fraco, implícito ou agnóstico. Desqualificar opiniões por classificar como militante é desonestidade intelectual da sua parte.

[a maioria]), e aqui (nesse tópico) muitas pessoas foram contra essa visão distorcida de ateísmo e agnosticismo(entendeu essa parte né? que bom) que esses autores (que participaram do debate inter-blogue [e uns postaram aqui também], dos blogs não do tópico, entende a sutil diferença, eu teria falado tópico se fosse.) apresentaram (mostraram, escreveram, expuseram em forma de texto tanto no blog quanto aqui).
E você fala que é uma visão distorcida do ateísmo e do agnosticismo baseada em que? Nem ao menos participou da discussão e nem expos sua opinião. A unica atuação sua é uma crítica desrespeitosa. Sem embasamento algum, se recorrendo a comparações exdruluxas para justificar o seu anti-ateísmo militante. Que não é nada mais que uma forte convicção da inexistência de deus, ou seja não acredita em qualquer deus, que é a definição de ateu.

A sua suposta explicação é enviesada, parcial e só diz respeito a você e da militancia agnóstica, então não pode discordar da conclusão de um debate que ocorreu fora do CC.

Mesmo aqui a conclusão é de que o atéismo é científico o agnosticismo pirronico.

Não era pra você. Ou será que tenho que escrever em todas os posts: "Não é para o Adriano"?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #331 Online: 31 de Maio de 2007, 14:55:14 »
Adriano, eu nunca neguei que a consciência é um processo do cerebro, muito pelo contrario, é o que eu estou falando desde o começo da discussão, mas vc não parece compreender …
Não tem que compreender, é a mesma opinião que a minha. Mas o seu conceito de subjetividade que é contraditório, ainda mais por afirmar que é possivel sentir deus.

Subjetividade são os processos cognitivos (pensamento, imaginação, raciocínio lógico, crenças, etc) que ocorrem no cérebro e são percebidos pelo indivíduo como parte da sua indivudualidade. É a realidade cerebral que é perceptível para o indivíduo.

Ah, vc não entende o que eu falo porque para vc a realidade é só objetiva, vc está totalmente preso aos veus da realidade. Portanto vc não consegue compreender sobre o que eu estou falando, a discussão com vc ja acabou faz tempo.
Não consigo compreender pois você não se expressa direito. A boa comunicação é um elemento primordial para o entendimento. E não tem essa de a discussão comigo acabou, eu posso opinar sempre, desde que respeitada as regras do fórum.
Mas o curioso é que você diz que a discussão comigo está encerrada mas sempre cita o meu nome. E sempre de forma negativa, ilustrando um pensamento inadequado. O que eu faço é apenas me defender das suas críticas infundadas.

Ps: eu não creio em deus =)
Parabéns!  :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #332 Online: 31 de Maio de 2007, 15:02:58 »

Não era pra você. Ou será que tenho que escrever em todas os posts: "Não é para o Adriano"?
Se você quer uma discussão particular saiba que o fórum tem disponível o recurso de mensagens pessoais.

Você se referiu ao ateísmo militante de forma pejorativa e inadequada, o que difere do termo como eu expus no tópico. Além do que eu participei do detabe interbloques, e você citou os autores como "aqueles militantes ateístas".

A iniciativa do Helder foi importante para suscitar o debate não apenas nos blogues mas aqui também. Não pode nos desqualificar apenas por termos uma conclusão diferente da sua.

Ps. E não esqueça que somos compadres.  :P

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #333 Online: 31 de Maio de 2007, 15:06:53 »
Adriano, o que parece não entender é que TODA a realidade é subjetiva, a Realidade externa é MOLDADA pelo cerebro e pelos sentidos SEMPRE. Nós não vemos o que É, nós vemos o que nós somos. Concorda?

Como vc definiria a Realidade ultima? A essência de todas as coisas?  O que É e existe além da percepção?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #334 Online: 31 de Maio de 2007, 15:14:04 »
Você se referiu ao ateísmo militante de forma pejorativa e inadequada, o que difere do termo como eu expus no tópico. Além do que eu participei do detabe interbloques, e você citou os autores como "aqueles militantes ateístas".
Você acha tudo perjorativo e inadequado...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #335 Online: 31 de Maio de 2007, 15:24:22 »
Adriano, o que parece não entender é que TODA a realidade é subjetiva, a Realidade externa é MOLDADA pelo cerebro e pelos sentidos SEMPRE. Nós não vemos o que É, nós vemos o que nós somos. Concorda?

Como vc definiria a Realidade ultima? A essência de todas as coisas?  O que É e existe além da percepção?
Discordo. Essa sua opinião é referente a epistemologia relativista.

Eu considero o perspectivismo, veja um trecho da Wikipédia:
Tal como o relativismo, o perspectivismo defende que diferentes indivíduos percebem a realidade diferentemente. Mas, ao contrário do relativismo, o perspectivismo não diz que há tantas realidades quantas percepções da mesma.

Sobre o objetivismo:
A realidade existe, independentemente da observação do homem, de seus sentimentos, desejos, esperanças ou medos.
O perspectivismo, considera que exista uma realidade objetiva e considera também a realidade subjetiva, e que somadas são toda a verdade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #336 Online: 31 de Maio de 2007, 15:26:26 »
Você acha tudo perjorativo e inadequado…
Que maldade comigo  :'(

Você que não gosta do ateísmo militante e fica implicando, achando que é uma religião.  :P

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #337 Online: 31 de Maio de 2007, 15:29:45 »

Tal como o relativismo, o perspectivismo defende que diferentes indivíduos percebem a realidade diferentemente. Mas, ao contrário do relativismo, o perspectivismo não diz que há tantas realidades quantas percepções da mesma.

Sobre o objetivismo:
A realidade existe, independentemente da observação do homem, de seus sentimentos, desejos, esperanças ou medos.
O perspectivismo, considera que exista uma realidade objetiva e considera também a realidade subjetiva, e que somadas são toda a verdade.

É CLARO QUE EXISTE UMA REALIDADE OBJETIVA, A realidade objetiva é o que manda impulsos eletricos para o nosso cerebro, MAS O QUE NÓS VEMOS NÃO EH A REALIDADE, SÃO SÓ IMPULSOS, ENERGIA ........ A Realidade EXISTE mas o que nós percebemos é uma ILUSÃO da realidade criada pelos nossos sentidos e pela nossa mente, ela não é A Realidade.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #338 Online: 31 de Maio de 2007, 15:47:57 »

Sobre o objetivismo:

É CLARO QUE EXISTE UMA REALIDADE OBJETIVA, A realidade objetiva é o que manda impulsos eletricos para o nosso cerebro, MAS O QUE NÓS VEMOS NÃO EH A REALIDADE, SÃO SÓ IMPULSOS, ENERGIA …… A Realidade EXISTE mas o que nós percebemos é uma ILUSÃO da realidade criada pelos nossos sentidos e pela nossa mente, ela não é A Realidade.

É a filosofia do budismo. Nessa doutrina nós não temos consciência da ilusão que o mundo é, mas através da meditação podemos chegar ao nirvana (iluminação) e enxergar a realidade como ela é, sem a ilusão do mundo real. Assim como Buda chegou.

É a realidade budista, não a realidade científica nem a filosófica. É uma realidade religiosa e de uma religião específica.

<a href="http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Buddha_with_Naga_%28snake%29.jpg" target="_blank" class="new_win">http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Buddha_with_Naga_%28snake%29.jpg</a>

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #339 Online: 31 de Maio de 2007, 15:58:38 »

Sobre o objetivismo:

É CLARO QUE EXISTE UMA REALIDADE OBJETIVA, A realidade objetiva é o que manda impulsos eletricos para o nosso cerebro, MAS O QUE NÓS VEMOS NÃO EH A REALIDADE, SÃO SÓ IMPULSOS, ENERGIA …… A Realidade EXISTE mas o que nós percebemos é uma ILUSÃO da realidade criada pelos nossos sentidos e pela nossa mente, ela não é A Realidade.

É a filosofia do budismo. Nessa doutrina nós não temos consciência da ilusão que o mundo é, mas através da meditação podemos chegar ao nirvana (iluminação) e enxergar a realidade como ela é, sem a ilusão do mundo real. Assim como Buda chegou.

É a realidade budista, não a realidade científica nem a filosófica. É uma realidade religiosa e de uma religião específica.

<a href="http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Buddha_with_Naga_%28snake%29.jpg" target="_blank" class="new_win">http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Buddha_with_Naga_%28snake%29.jpg</a>

Pode ser a realidade cientifica e filosófica também … nada impede isso, eu não sou budista e penso dessa maneira, pense na teoria das cordas e vai chegar no mesmo lugar …

Você mesmo acabou de dizer que a nossa realidade é a soma da realidade exterior com a interior …
« Última modificação: 31 de Maio de 2007, 16:00:52 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #340 Online: 31 de Maio de 2007, 16:40:57 »
Pode ser a realidade cientifica e filosófica também … nada impede isso, eu não sou budista e penso dessa maneira, pense na teoria das cordas e vai chegar no mesmo lugar …

Você mesmo acabou de dizer que a nossa realidade é a soma da realidade exterior com a interior …
A teoria das cordas tem aplicação cosmológica e que pode trazer o conhecimento de universos paralelos ou multiverso, mas ainda são conjecturas.
Não vejo relação entre essa teoria e a meditação nem com iluminação alguma. Se você vê alguma ligação que comente então.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #341 Online: 31 de Maio de 2007, 16:45:04 »

A teoria das cordas tem aplicação cosmológica e que pode trazer o conhecimento de universos paralelos ou multiverso, mas ainda são conjecturas.
Não vejo relação entre essa teoria e a meditação nem com iluminação alguma. Se você vê alguma ligação que comente então.

O fato de ser energia que gera a matéria? O fato de que tudo que existe um? O fato de que a essencia de tudo é a mesma? O fato de que a realidade não é tão material? Ahhh pense um pouquinho que eu tenho certeza que o que não faltam são ligações.
« Última modificação: 31 de Maio de 2007, 16:47:45 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #342 Online: 31 de Maio de 2007, 16:51:18 »

O fato de ser energia que gera a matéria? O fato de que tudo que existe um? O fato de que a realidade não é tão real? Ahhh pense um pouquinho que eu tenho certeza que o que não faltam são ligações.
Nada que justique a prática meditativa. Pelo menos ao meu ver. Prefiro a prática investigativa, de buscar a realidade através de estudos, como leitura e a absorção do conhecimento científico e filosófico. Além é claro de se puder ajudar na produção do conhecimento.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #343 Online: 31 de Maio de 2007, 16:54:50 »

O fato de ser energia que gera a matéria? O fato de que tudo que existe um? O fato de que a realidade não é tão real? Ahhh pense um pouquinho que eu tenho certeza que o que não faltam são ligações.
Nada que justique a prática meditativa. Pelo menos ao meu ver. Prefiro a prática investigativa, de buscar a realidade através de estudos, como leitura e a absorção do conhecimento científico e filosófico. Além é claro de se puder ajudar na produção do conhecimento.

E uma exclue a outra Adriano? Eu faço as duas coisas ... que maravilha não? Como eu já disse antes, a meditação nada mais é do que prestar atenção a tudo que acontece na realidade exterior e interior, mais nada. Não sei porque alguns aqui acham isso tão absurdo e "mistico".
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #344 Online: 31 de Maio de 2007, 17:05:59 »
E uma exclue a outra Adriano?
É opção pessoal de cada um, e a prática da meditação não é algo que seja necessário. Pode ser bom para algumas pessoas, mas não que todas tenham que fazer.
Mas podemos tomar meditação como reflexão, e não é nesse caso um prática religiosa e um usar o raciocínio. Eu gosto de meditar sobre o ateísmo.  :biglol:

Eu faço as duas coisas … que maravilha não? Como eu já disse antes, a meditação nada mais é do que prestar atenção a tudo que acontece na realidade exterior e interior, mais nada. Não sei porque alguns aqui acham isso tão absurdo e "mistico".
Mas o estereótipo da meditação é olhos fechados e a repetição de mantras. Não preciso disso para prestar atenção a tudo qe acontece na realidade exterior e interior. Em caso de dificuldade prefiro a psicologia, que é uma ciência.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #345 Online: 31 de Maio de 2007, 17:14:39 »
É, você ACHA que presta atenção em tudo que acontece ao seu redor, mas não presta. O máximo que você conhece é o seu ego. Com a meditação você vai além do seu inconsciente e passa a perceber a sua verdadeira natureza, aquela que o ego esconde e que você está tão convencido de que não existe.
A psicologia não tem absolutamente nada a ver com meditar. Entenda só uma coisa, vcs NEGAM algo que vcs desconhecem, isso já deu pra perceber faz tempo.

Você pode ter sua crença de ateu e achar que isso é o máximo e que é impossivel você estar errado, mas eu dei um exemplo claro de que ainda falta MUITO para podermos tirar alguma conclusão de um mistério tão grande e que você TAMBÉM está preso aos padrões de pensamento da nossa época e da nossa cultura.

Ps: Meditação é diferente de reflexão.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #346 Online: 31 de Maio de 2007, 17:41:51 »
É, você ACHA que presta atenção em tudo que acontece ao seu redor, mas não presta.
Sim eu presto atenção a tudo. Tudo que me interessa.

O máximo que você conhece é o seu ego.
Conheço muita coisa além do meu ego.

Com a meditação você vai além do seu inconsciente e passa a perceber a sua verdadeira natureza, aquela que o ego esconde e que você está tão convencido de que não existe.
Psigologia budista? Qual é o seu embasamento para tal afirmativa? Para mim não é verdade, é mais uma crença religiosa e mística.

A psicologia não tem absolutamente nada a ver com meditar.
Então não tem nada de significativo, pois a psicologia poderia pelo menos dar um aval positivo.

Entenda só uma coisa, vcs NEGAM algo que vcs desconhecem, isso já deu pra perceber faz tempo.
Claro e você tem o conhecimento melhor que o nosso, pois baseado no seu pressuposto você medita e conhece melhor a verdadeira natureza, então está num nível superior de conhecimento. Tem sentido dentro do seu pensamento, mas é uma grande besteira.

Você pode ter sua crença de ateu e achar que isso é o máximo e que é impossivel você estar errado, mas eu dei um exemplo claro
Citou a teoria das cordas e sequer relacionou com o seu pensamento. Usar a ciência para falar besteira é de praxe no misticismo e nas religiões.

de que ainda falta MUITO para podermos tirar alguma conclusão de um mistério tão grande
Falta muita meditação para que todos alcancem a verdadeira natureza que está escondida pelo ego, indo além do inconsciente.
 :histeria:

e que você TAMBÉM está preso aos padrões de pensamento da nossa época e da nossa cultura.
E você está além da nossa cultura e da nossa época. Parabéns. Religião é assim mesmo, sempre se acham superiores.

Ps: Meditação é diferente de reflexão.
É a melhor alternativa para a palavra. De resto não é necessária.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #347 Online: 31 de Maio de 2007, 17:52:59 »
Então a ciência é ateísta ao descartar a hipótese deus ao longo de seu desenvolvimento dentro da disciplina cosmologia
É agnóstica. Ela descarta, não nega. A cosmologia não prova a inexistência de deus, apenas descarta a questão.
E qual o motivo da cosmologia descartar a criação divina?

Por que ela estuda o universo, não deus. Se algo deu origem ao universo usando o big bang, não sabemos ainda.
Mas sabemos que não pode ser algo infalseável, ao imaginário. E pelo racionalismo crítico não devemos teorizar acerca da imaginação (metafísica segundo Popper). Não são sistemas teóricos válidos pois são tem na observação a sua sustentação.

Tem observação sim. Se você não sabe qual é, não devia ter tocado no assunto!

Se é possível qual é o motivo do descarte? Apenas por ter uma teoria melhor? Não será arrogância da ciência?
Uma teoria melhor com mais provas não é arrogância por que em momento algum uma teoria é uma verdade absoluta.

E a teoria da possibilidade de deus não atende aos critérios epistemológicos do racionalismo crítico, não tem embasamento em fatos.

A teoria do Big Bang é a teoria da origem do universo aceita científicamente. Temos a hipótese do criacionismo evolucionista, mas não é considerada no mainstream científico.

O modelo cosmológico padrão (o que você chama de Big Bang) é uma das hipóteses para explicar a origem do universo. Ele não é uma verdade absoluta como você afirma que é a inexistência de deus.
Não existe verdade abosoluta.

Então deus pode existir. Ponto.
Crença sua. (teista enrustido)  :hihi:

Não, admitir possibilidade é diferente de crer.

É claro com a excessão agnóstica que postula a verdade de que é possível existir algum deus.

"Possível" não é "absoluto".

"É possível que eu morra aos 50 anos" não é uma verdade absoluta. "Morrerei aos 50 anos" e "Não morrerei aos 50 anos" é que são.
Mas é impossível que viva até os 500 anos. (e não é uma verdade absoluta)

Não é uma verdade absoluta, mas é fortemente embasada em evidências observáveis (a deterioração do corpo humano conforme o tempo). Ao contrário do ateísmo, completamente sem embasamento.

E a sua sequer pode ser testada, é baseada no "pressuposto de que deus foram inventados". Não há como provar se um deus foi inventado se nunca vimos um. Ou vimos? É uma pergunta retórica, veja abaixo o exemplo dos cisnes.
A questão que você não entende é que se vermos um deus teremos a prova que refuta a hipótese de deus imaginário. Veja como você mesmo demonstra ser falseável.
Só pode ser piada. Só porque não foi observado significa que é imaginário?
É uma hipótese, um exercício teórico. Você supõe que não seja imaginário, também é uma piada ao meu ver.

Bom, de qualquer maneira nunca observamos deus, o que o torna infalseável.
Deus-criador é infalseável pois nunca observamos.

Foi o que eu disse.

Mas deus-crença existe e todos conhecemos. Se não consegue ligar a impossibidade de um devido a existência de outro, é uma falha epistemológica sua.

Refute a crença-deus então, não o deus-criador.

A publicação ocorre com hipóteses que  foram testadas e não falseadas de acordo com o método ciêntífico. A minha hipótese pode ser falseada, portanto é valida.
Você está dizendo que as revistas publicam hipóteses não falseadas?  :histeria: Falsear é sinônimo de observar e experimentar, Adriano.
Você que está alegando que a hipótese de deus ser um mito não pode ser falseada.
Exato. Você pode propor que o deus bíblico seja um mito, que o deus Rá seja um mito, mas não que todo e qualquer deus seja um mito, porque não podemos afirmar que observamos todos.
Mas estamos em caminhos opostos mesmo, pois eu parto do princípio de que não haja nenhum deus, e que todo deus relatado seja imaginário individual e simbólico, e que para ser descartado teriamos que ter alguem com relato coerente e passível de comprovação.

Você novamente só falou de coisas "relatáveis". Se não observamos todo o universo, não há como dizer que tudo tenha sido relatado.
Estou me baseando em fatos observáveis (deus-crença), ou seja utilizando o racionalismo crítico. E você está fazendo conjecturas com base na suposição de que se vasculharmos o universo todo é possível encontrar algum deus. Não há nenhuma observação empírica que possibilidate tal teorização.

Não há por que não vasculhamos o universo inteiro! E não estou falando que deus está escondido no universo, estou falando que justamente por não termos vasculhado tudo, não podemos fazer uma afirmação universal. Isso é um fato Adriano, todos conseguem "observar" que não vasculhamos todo o universo.

O conceito de deus só existe através de relatos de seres humanos e além desses relatos culturais e religiosos não há nada que possa dar indícios da possibilidade de existência de deus.

Meu caro, tudo que sabemos vem de relatos de seres humanos. Isso não muda o que não sabemos.

Você não sabe mas eu sei que todo deus-crença é falso.

Só você sabe.

Você teoriza com base num deus-criador.

Não, eu teorizo com base num deus-desconhecido.

Acha impossível afirmar que um deus-criador seja falso. E baseia sua conclusão em relados de ateus que dizem que não existem deus, e dúvida dessa afirmação pois necessita de uma prova da inexistência para achar coerente o ateísmo.
É um ceticismo pirrônico que se opõe ao racionalismo crítico.

Pelo contrário. Eu não quero afirmar que deus existe, não preciso criar prova nenhuma disso. Apenas questiono por que motivo os teístas e ateístas afirmam tanta coisa sem provas.

A sua alegação de que não cogito a possibilidade de existir um deus que não é observado é falsa, pois hipotéticamente para fins de aplicação da metodologia científica, (e apenas para isso! :nojo:) é passível imaginarmos tal ser e assim a comprovação da existência de tal ser falsearia a hipótese de deus como mito.
Imaginar não é observar e não pode ser considerado como observação.

Mas a sua alegação de que é possível a existência de algum deus é imaginária e baseada na "prova" de que não existem provas da inexistência.

Prova é diferente de ausência de provas. Eu afirmo que há uma ausência de provas, isso não é uma prova de nada, é um fato. Não estou imaginando isso, é algo que existe, é um fato dizer que a humanidade não possui provas da existência ou inexistência de deus.
Eu teorizo sobre a inexistência de deus baseado nos relatos falsos de deus-crença, são todos crenças falsas e que não tem correspondência na realidade.

Ótimo, toda sua hipótese é baseada em crenças. Disso eu já sabia...

Você teoria o agnosticismo por alegar que o ateismo não seja verdadeiro por não haver provar da inexistência.

O ateísmo e o teísmo.

Se você utiliza os relatos de ateus sem provas para justificar o seu agnosticismo qual é o motivo da crítita da minha utilização de relatos de teístas (e agnósticos também) para comprovar a inexistência de deus?

Você se baseia em algo carente de provas (relatos teístas) pra afirmar um dogma (sem provas). Eu apenas critico isso, não uso relatos seus como contra-prova de nada.

É a prova indireta do modus tollens:

Se P, então Q.
    Q é falso.
    Então, P é falso.

P= Todos os deuses são mitos.
Q= Inexistência de deus.

Se todos os deuses são mitos, então deus inexiste.
Deus inexiste é falso. (deus existe)
Então a asserção lógica todos os deuses são mitos é falsa.

Primeiro, é impossível dizer que conhecemos todos os deuses.
É que você parte da premissa de que deuses não são invenções humanas.

Claro, do contrário eu teria sido imparcial. Quando a ciência estuda um fenômeno não pode partir de pressupostos como "é pura invenção", do contrário nem seria necessário estudar.
Mas a ciência parte deste princípio para considerar algo infalseável. Algo é infalseável por ser uma invensão.

Pode ser uma invenção. Pode ser algo além de uma invenção.

Supor que exista algum deus em algum lugar longínquo do universo é uma invenção.

Mas não significa que é somente uma invenção.

Não podemos nos dar ao trabalho de lidar com invenções que não tem como base a observação empírica.

É por isso que a ciência descarta o teísmo e o ateísmo. Duas invenções sem observação empírica.

O racionalismo crítico (filosofia) não admite nem a teorização de temas que não tem observação prática (metafísica).

Ateísmo também não tem observação empírica, cai na mesma rede do teísmo.

Você parte da premissa de que é possível existir algum deus para fazer esta conclusão.

E de fato é possivel, até que provem o contrário, por mais que você creia que não.
Teísta. Quanta fé!

Admitir possibilidade é diferente de crer.

O que exige que a asserção "todos os deuses são mitos" tenha que ser modificada para "todos os deuses que conhecemos são mitos".
Todos os deuses que conhecemos são através de relatos humanos

Que conhecemos. Não podemos dizer que conhecemos todos.

Mas podemos estudar todos os relatos de deuses existentes. E não há indício algum de que ocorra algum que seja verdadeiro. Nem mesmo o seu relado: "Não podemos dizer que conhecemos todos".

Eu não disse que algum deles é verdadeiro, não disse que creio que seja. Apenas admito a possibilidade estatística, matemática e racional de algum relato desconhecido surgir em qualquer época que seja verdadeiro.

, fazem parte da cultura humana, nada mais lógico de que não tenha deus algum, pois não há evidências para considerar sequer a possibilidade de existência de qualquer deus.

Wikipedia denovo:

"A metodologia indutivista supunha que se pode passar de uma série de enunciados singulares para um enunciado universal. Ou seja, que se pode passar de um "este é um cisne branco", "ali está outro cisne branco", e por aí em diante, para um enunciado universal como "todos os cisnes são brancos". Este método é claramente inválido em lógica, uma vez que será sempre possível que exista um cisne não-branco que por algum motivo não tenha sido observado."

É ilógico fazer uma dedução sobre algo que não observamos.
Mas o deus-crença é observado, você que faz a consideração de um deus-criador como real , ou seja mais um deus-crença. Não há deus-crença real, faz a teorização com essa possibilidade, nesse sentido o agnosticismo não se enquadra do racionalismo crítico.

Eu falo justamente o contrário, afirmo que pode haver um deus-desconhecido, não estou depositando nenhuma crença nele, afinal, sequer o conheço.

A assersão "todos os deuses são mitos" é falsa. Você é quem disse.
Estou partindo do princípio de que todos os deuses são relatos de seres humanos ao longo da história.

Está errado, vide a refutração do princípio indutivista logo acima.
E como você se baseia no relato de ateus que não podem comprovar a inexistência de deus para dizer que é possível deus existir?

Não me baseio em relato algum pra afirmar nada. Eu critico as afirmações de teístas e ateístas, questionar não é afirmar. (Eu já escrevi isso várias vezes aqui).

A não ser a sua crença na possibilidade de existência.

Não. Se não há provas de nenhum dos lados, há possibilidades de ambos os lados. Eu também admito a possibilidade de deus não existir.
No mundo real e observável não existem deuses. É o pressuposto ateísta. Você admite a possibilidade por dar crédito ao teísmo. E ainda o iguala ao ateísmo. O teísmo é fantasia o ateísmo é o mundo real (sem deus). O agnósticismo fica na dúvida entre os dois.

Não dou crédito ao teísmo, eu tiro crédito do ateísmo e do teísmo. Não gosto de ambos (no quesito ciência), igualo os dois sim, no quesito "provas". Ambos são irracionais, nada mais sensato do que questionar ambos. Não estou na dúvida entre algum deles, estou questionando as provas de ambos.

Você é muito parcial, acha que a ciência reflete opiniões humanas. Não é assim, o agnóstico pode ser agnóstico e ateu assim como um juiz pode ser cristão e laico, ateu e laico, espírita e laico. É questão de não ser incoerente.

Uma afirma que deus existe a outra nega.
Ambas sem provas.
A prova que normalmente é utilizada nas ciências naturais não é adequada nem nas ciências humanas quanto mais num tema de ciências da religião. Cada ciência tem sua metodologia.

Toda ciência usa o mesmo método científico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico

Se não usa, é pseudociência. A primeira etapa do método científico é "Observação". É possível observar deus? Não. É impossível concluir algo sobre ele então de acordo com o método científico.
Deus não, mas os relatos de que existem deuses acompanham a história humana

Então você pode refutar os relatos em específico, todo e qualquer deus não.

Posso refutar todo e qualquer relato de deus, todo e qualquer deus não existe.

Refute qualquer relato então, e baseie toda sua argumentação em meros relatos. É por isso que o ateísmo não é científico..

e sempre sem evidência alguma e muitos desses deuses são hoje visto apenas como mitos. E atualmente também temos os mitos das religiões que são facilmente refutados, os deuses revelados das religiões monoteístas.

Novamente, refutações específicas baseadas na afirmação equívoca de que conhecemos todos os deuses. Já expliquei isso várias vezes…
E todas as vezes refutado.

O que sobra é o deus dos deistas que não são revelados e cuja defesa você está fazendo ao defender a possibilidade de algum deus existir sem evidência alguma.

E você defende a possibilidade de deus não existir sem evidência alguma, logo há possibilidades em ambos os casos.
As evidência de que todas as crenças são falsas são muitas, todas conhecidas até hoje foram falsas, não se adequam ao racionalismo crítico.

Você refuta as crenças então, não deus. O agnosticismo não admite a possibilidade de coisas que já foram refutadas, admite a possibilidade de coisas desconhecidas existirem (o que é perfeitamente racional).

Pela lógica podemos concluir que uma das duas asserções está correta.
Uma delas está e não sabemos qual.
Está tão fácil…  :D
Também acho, mas sem provas é errado afirmar.
É errado afirmar e não negar.

Negar que algo existe é o mesmo que afirmar que algo não existe. Sem provas, é errado.
Pelo racionalismo crítico não. Mas pelo ceticismo pirronico sim.

Chame do que você quiser, o método científico continua o mesmo e o ateísmo não apresentou prova alguma de sua "negação", e sim, exige provas.

Do contrário todos os criacionistas não estariam errado ao negar a Teoria da Evolução sem provas. Negar sem provas é errado.
Para eles a prova da criação é o próprio universo. Algumas provas mais elaboradas consistem em bananas e amendoins…   :histeria:

Acontece que eles partem do pressuposto de que deus existe. E pelo racionalismo crítico não podemos teorizar acerca de algo que não tem observação prática como deus-criador (objeto da crença, mais adequadamente ser da crença).
[/quote]

Não podemos teorizar sobre questões desconhecidas do universo então, como a existência de deus. Não observamos o universo inteiro.

O agnósticismo valida como igual o teísmo e o ateísmo, e sua contradição é esta. Diz que tando o ateísmo quanto o teísmo podem ser verdade.

"Podem" ser verdade é diferente de "é verdade". Não é contradição, é racional questionar afirmações sem provas.

Não posso afirmar algo sem provas, mas a sua negação é comum.

Você pode negar a crença em deus, mas não pode negar deus diretamente.
Este é o cerne da discussão e continuo defendendo que posso negar a crença em deus, pois são todas falsas. E a sua crença da possibilidade de deus, pois faz parte de um conjunto maior.

Negar a crença sim, negar deus não. Eu não creio em possibilidade específica alguma (cientificamente), eu creio que possibilidades existam. É diferente.

O motivo de você privilegiar deus para defender a sua possibilidade de existencia, é devido a fatores culturais e que tornam intuitivo tal pensamento, mas que é contrário a argumentos mais consistentes.

Pelo contrário. Sou ateu e não creio em deus, porém não posso afirmar cientificamente que o mesmo não exista.
Eu afirmo cientificamente, que deus-criador não existe e não é uma hipósete válida para a ciência, e já sabemos como se dá a criação do universo. A questão para a ciência são os universos paralelos, o multiversos. A origem das galáxias (universo)  já é respondida adequadamente através do modelos cosmológico padrão (Big Bang).

No outro tópico que você iniciou já foi demonstrado que é teoricamente possível "criar um universo". Inclusive você também falha em argumentação por lá.

Não é fugir, é ser racional. Nada impede o agnóstico de discutir sobre cultura humana, ateísmo, origens do universo, ele apenas acredita que não chegará a nenhuma conclusão em relação a deus, embora possa chegar a outras conclusões. São coisas completamente diferentes.
Essa crença de que é impossível chegar a um resultado bloqueia o entendimento de conclusões óbvias.
Conclusões erradas. Os teístas também afirmam que a existência de deus é óbvia. Nem o teísta nem o ateísta explicam bem o porquê.
O agnóstico quer explicar duas opiniões contrárias e cai em contradição.

Não, o agnóstico discorda de duas opiniões contrárias. Nenhum agnóstico crê na existência e inexistência de deus ao mesmo tempo.
A grande incoerencia agnóstica de dar o mesmo peso ao teísmo e ao ateísmo. Alías nem sabe qual é a base de cada um, e por isso é confuso.

Não é incoerência, é imparcialidade. Um princípio fundamental da ciência é ser imparcial.

O teísta diz que a existência de deus é óbvia.

Assim como ateísta diz que a inexistência é óbvia…

O que não é nada óbvio é o agnosticismo, que é uma posição de dúvida por pessoas desinteressadas do tema de deus.

Dúvida não, o agnóstico não é "indeciso", ele é crítico.

Estudando deus vemos a contradição deste conceito

Deus é infalseável, podemos estudar e refutar determinadas crenças, mas não deus.

, verificando que apenas pela composição de seu significado é mais um mito, mas um mito atual.

Ad Nauseam

Você para negar o ateísmo diz que é possível deus existir.

E para negar o teísmo digo que é possível inexistir.
Óh duvida cruel! Nega o teísmo e o ateísmo e assim ganha o rótulo de agnosticismo. O dogma da dúvida.

Dogmas requerem afirmações. Se algo é um questionamento, não há como ser um dogma. Não é dúvida, o agnóstico não está indeciso. Ele critica duas posições que não apresentam provas.

É um teísta de pouca fé, tem muitos assim.

Não, eu não creio em deus. Sei separar muito bem a ciência das minhas crenças.
Você quer dizer que a ciência aceita a possibilidade de deus? Mostre onde. A cosmologia é ateía.

A cosmologia é agnóstica, toda ciência é. Ateu é quem afirma que deus inexiste, a cosmologia não afirma isso, não afirma nada em relação a deus.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #348 Online: 31 de Maio de 2007, 17:53:22 »

Está "em cima do muro".
Repito: o mundo não é em preto e branco, às vezes é melhor não ter uma opinião formada sobre um assunto que carece de provas.
Mas que assuma a dúvida como algo pessoal e não uma asserção universal de que é impossível a humanidade ter uma resposta sobre o assunto.
Se de fato a humanidade não nos trouxe provas, é fato que não conseguimos uma conclusão. Talvez no futuro, talvez.

A falta de provas dos milhares de relatos humanos da existência de deus são evidências de que é possível que todo e qualquer relato seja falso.

Você pode então refutar os milhares de relatos isoladamente, não um conceito universal que nunca foi observado.
Conceito universal que nunca foi observado? Este conceito é fácil de obersar tem vários estudos sobre este conceito. É justamente este conceito de o ateísmo refuta. Além de todos os outros deuses é claro.

Se não observamos o universo inteiro, não podemos fazer refutações sobre o que não conhecemos.

Imaginar que tenha um deus que deu origem ao Big Bang?
Nenhum agnóstico afirma isso.
Afirma que é possível existir algum deus. Deus é tido como o criador do universo.

O agnóstico não faz afirmações em relação a deus, não estabelece o que o criou ou qual sua influência. Não confunda teísmo com agnosticismo.

Além do mais, a existência de algum deus não implica que ele tenha criado o universo.
A diferença que vejo do teísmo para o agnosticismo, é que o teísta acredita em deus e nunca pensou no assunto, já o agnóstico pensou pouco mais e duvida da sua existência.

Deus-criador é a faceta mais usada e abusada pelos teístas. Que deus considera que não seja o deus-criador e que seja possível de um agnóstico não negar?

O agnóstico não é indeciso, ele é racional. Agnósticos geralmente são ateus, mas admitem que isso é uma crença e não uma posição científica.

Mudar o mito da criação do universo para o mito da criação do Big Bang?
Quem faz isso? Os teístas, não agnósticos.
A diferença do teísta e do agnóstico é que este acrescenta a palavra possibilidade.

O agnóstico admite a possibilidade tanto da existência quanto inexistência de deus. O que acrescenta um monte de palavras.

Sim acrescenta um monte de palavras, mas não tanto quando o teísta, pois esse não tem nem ao menos a dúvida do agnóstico.

Agnóstico não é indeciso, é crítico.

Não parece óbivio que os mitos sempre vão ocupar o espaço do desconhecido?
Sim, mas não somente os mitos ocupam o lugar do desconhecido. Muitas verdades ainda são desconhecidas.
Mas não justifica acreditar na possibilidade de existir algum deus que nunca foi relatado pela cultura humana.

Não é acreditar na possibilidade. É acreditar que existe a possibilidade.

É mais uma crença dentro das milhares existentes, mas que tem um forte componente cultural.

Não, é ausência de crenças tanto na existência quanto inexistência e uma análise racional utilizando o método científico e não somente "imaginação" como os teístas e ateus fazem.
Ausência de crenças é o ateísmo.

Você mesmo já admitiu que crê na inexistência de deus, é uma crença completamente sem fundamentos.

Admitir a possibilidade de deus existir que é imaginação. E não é uma análise correda dentro do racionalísco crítico que é a base da metodologia científica. Método científico não pode ser utilizado com o pressuposto imaginário da possibilidade de deus existir.

Ao tentar usar o método científico em deus, você percebe que é impossível porque ele é infalseável. Sem método científico, sem provas (tanto contra quanto a favor). Agnosticismo.

Veja que a asserção de deus das lacunas faz muito sentido por ser um fato históricamente comprovado. E a história da cosmologia.
Sim, faz sentido, mas não prova que todo e qualquer deus é um mito.

Mas demonstra que nunca houve deus algum para além da cultura humana, nem há evidência, qual o motivo de supor que possa existir algum? Por falta de provas da inexistência?

Sim, falta de provas da inexistência.
Pirronismo não é científico.

Não importa o nome que você dê, a ciência tem seus métodos e é bem sólida nisso, não se comove com emoções e crenças pessoais.

Também não podemos afirmar que um dia descobriremos porque de fato a ciência não prevê o futuro com exatidão.
As teorias científicas vão se aperfeiçoando, antes de Darwim muitas pessoas sequer imaginavam na possibilidade da evolução das espécies. Era a hipótese do fixismo e de que surgimos assim.

Até o ateísmo se tornar científico, o agnosticismo continua mais coerente.
Espero que tenha entendido a cientificidade do ateísmo que difere do pirronismo do agnosticismo

Ateísmo não tem provas científicas, não é ciência.

que valida como possível a existencia de deus sem evidência qualquer.

Questiona a existência de deus, por não haver evidências.
Questiona a inexistência de deus, por não haver evidências.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #349 Online: 31 de Maio de 2007, 17:57:21 »
Como sempre, vc está certo Adriano =)
O caminho não é para você, abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!