Alguns aqui colocam os humanos como "deuses" ( seres superiores ) e se esquecem o que nós realmente somos …
Os seres humanos, assim como os outros animais, estão LIMITADOS a ser o que são, e a PERCEBER a realidade, da maneira como são, e não como ela É.
Veja que a falha do seu raciocínio em limitar a humanidade é em comparar com o conceito de deus, no sentido de um ser superior, um sentido sempre presente no conceito de deus é o de criador. Os deuses do universo no sentido de seres superiores são os seres humanos e não há probabilidade alguma de aceitação de um ser superior criador do universo. É que este é um conceito intuitivo mas contraditório com a razão. É o mesmo que ocorre com a discussão da consciência entre
Dennett e Chalmers, em que é discutido a questão do conceito intuitivo e suas falhas ao o sobrepor a argumentos racionais.
DEUS é um conceito meta-fisico, que transcendente à realidade da percepção humana, é algo que não tem nem definição absoluta, como podemos NEGAR com tanta certeza a existência de algo transcendente?
Você está fazendo uma definição e negando que tenha uma definição. Ter variações de definição não significa que não tenha definição. E temos como padrão a caracteristica de criador do universo. A possibilidade de existência de deus transcende o bom senso. Não há motivo racional para admitir tal possibilidade. É uma questão cultural e por isso a ciência com seu conhecimento contraria o entendimento do conceito como sendo verdadeiro.
A palavra deus por vezes acaba simbolizando o desconhecido e alguns dizem poder existir por não conhecerem tudo. Mas ao se analizar qualquer concepção vejos esta impossibilidade.
Apesar de eu negar a existência de deus nos conceitos e definições das religiões. Eu poderia definir o meu próprio conceito, como sendo a essencia de tudo que permeia o universo, o UNO que dá origem a todas as coisas. Mas eu poderia definir esse termo de diversas outras maneiras tambem, inclusive classificaria com outro nome, pois o conceito da palavra deus já está deturpado d+.
Definiu deus como uma essencia e criadora do universo. Mas esta e qualquer definição de deus não permitem nenhum avanço lógico como as perguntas:
Qual é a origem desta essência? Como acontece essa permeiação desta essencia entre o universo? Como aconcete a criação do universo através dessa essência?
Veja que qualquer conceituação fica sem respostas embora seja apenas mais um arquétipo para a resposta da criação do universo. Na cosmologia, que estuda a origem do universo, não há nenhuma hipótese de nenhum deus para a criação do universo.
Portanto deus é um CONCEITO e portanto é PESSOAL,
Tem o aspécto pessoal do conceito é o que eu chamo de imaginário ou hipotético.
o ABSOLUTO não pode ser conceituado e nem definido, o ABSOLUTO existe e está ALÉM da compreenção humana.
O absoluto é mais uma palavra humana e tem seu significado e você o está usando para demonstrar o seu argumento. O conceito de deus já é muito bem compreendido e por isso mesmo é descartado como válido
É por isso que eu me considero agnóstico.
Cada agnóstico que aparece vê o agnosticismo de uma maneira.
O Adriano ve isso como uma fuga, mas como já disseram, isso é simplesmente humildade em aceitar a nossa própria ignorancia.
Estou errado em ver como uma fuga, mas foi uma provocação do texto e era esse o intuito do debate, era provocar a discussão para desenvolver o assunto.
Entendo o agnosticismo mesmo como ignorancia, no sentido de dúvida, de desconhecer, de não poder opinar e não me enquadro neste rótulo. Para mim a questão de deus está absolutamente resolvida, pra usar o mesmo termo que usou para defender a possibilidade de um deus-essencia.
E digo que humildade é admitirmos que estamos sozinhos no universo (sem criador) e que temos que arcar com a nossa responsabilidade e deixar-mos de lado a ma-fé
(Sartre) e perceber que já chegou a hora de deixar definitivamente de acreditar em papai do céu.