Autor Tópico: Convite: Debate inter-blogue  (Lida 41398 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: Convite: Debate inter-blogue
« Resposta #275 Online: 29 de Maio de 2007, 14:41:23 »
Chega a ser engraçada essa certeza absoluta do Adriano. Para não dizer que é patético … =)

Ps: http://en.wikipedia.org/wiki/Nondual
Abra sua mente  :smartass:
« Última modificação: 29 de Maio de 2007, 14:47:46 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #276 Online: 29 de Maio de 2007, 14:48:10 »
Chega a ser engraçada essa certeza absoluta do Adriano. Para não dizer que é patético … =)
Cada um tem uma opinião, também acho patético o seu espiritualismo.  :)

Ps: http://en.wikipedia.org/wiki/Nondual
Abra sua mente  :smartass:
Abra a sua também:
http://en.wikipedia.org/wiki/Atheism
« Última modificação: 29 de Maio de 2007, 14:50:41 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #277 Online: 29 de Maio de 2007, 14:52:26 »
hihihih pelo menos o que eu falo pode ser experimentado, o pior cego é aquele que não quer ver  :ok:
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #278 Online: 29 de Maio de 2007, 14:58:09 »
hihihih pelo menos o que eu falo pode ser experimentado, o pior cego é aquele que não quer ver  :ok:
Se delírio fosse prova o hospício era habitado por gênios. Prova subjetiva não é prova, é o que a religião e os espiritualismos falham ao dogmatizar o conhecimento atravéz de controle de práticas de lavagem cerebral, em que tais práticas e experimentações só permitem um resultado prévio que é a doutrina que está sendo "ensinanda". Dogmatismo total.  :no:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #279 Online: 29 de Maio de 2007, 15:03:07 »
Se delírio fosse prova o hospício era habitado por gênios. Prova subjetiva não é prova, é o que a religião e os espiritualismos falham ao dogmatizar o conhecimento atravéz de controle de práticas de lavagem cerebral, em que tais práticas e experimentações só permitem um resultado prévio que é a doutrina que está sendo "ensinanda". Dogmatismo total.  :no:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH AHAHAHAHAHA coitado …

Ps: Estados elevados de consciência podem atingidos apenar com a observação do mundo. a meditação não é nada além de observar atentamente tudo o que acontece na realidade, a prática é ENSINADA para FACILITAR a entrada no caminho, mas o caminho quem percorre é o Eu e isso nenhuma religião pode te ensinar. O conhecimento é INATO é INTUITIVO, eu tenho pena de você porque você sequer sabe do que está falando, você NEGA sem conhecer, isso é postura de um cético? Sua postura é PATÉTICA no máximo.

Ah, mas foda-se, eu era tão materialista como vc, e um dia eu percebi que as coisas iam muito além do meu ego. Espero que um dia você perceba, mas isso não é tão facil.

Falow !!!!!!!!!!!
« Última modificação: 29 de Maio de 2007, 15:17:47 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 29 de Maio de 2007, 15:06:10 »
Antes que os elogios se agravem, peço que parem agora.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #281 Online: 29 de Maio de 2007, 16:22:39 »
Você não está se referindo ao "seu espiritualismo" que o Adriano citou né? Espero que não…
Ps: Estados elevados de consciência podem atingidos apenar com a observação do mundo. a meditação não é nada além de observar atentamente tudo o que acontece na realidade, a prática é ENSINADA para FACILITAR a entrada no caminho, mas o caminho quem percorre é o Eu e isso nenhuma religião pode te ensinar. O conhecimento é INATO é INTUITIVO, eu tenho pena de você porque você sequer sabe do que está falando, você NEGA sem conhecer, isso é postura de um cético? Sua postura é PATÉTICA no máximo.
Não, meditação é uma prática realizada a muito tempo dentro da religiosidade ou como relaxamento com vários mitos envolvidos, que incluem atingir estados transcendentais, etc.
O ônus da prova de derivadas finalidades além de relaxamento (o qual possui definição científica), cabe a você.
Ah, mas foda-se, eu era tão materialista como vc, e um dia eu percebi que as coisas iam muito além do meu ego. Espero que um dia você perceba, mas isso não é tão facil.
Xiii… não recomendo falar isso não, o pessoal aqui já tem experiência em debater com crentes religiosos, e eles costumam colocar "eu também já fui ateu como você" aos montes mas nunca parece confiável…

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #282 Online: 29 de Maio de 2007, 16:41:01 »
Ilovefoxes, como a ciência se proproe a provar algo que acontece no interior da mente? algo totalmente subjetivo? É uma PIADA pedir provar cientificas para isso. E o seu conceito de meditação está LONGE da verdade, assim como o Adriano, você nega algo que você desconhece, patético.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #283 Online: 29 de Maio de 2007, 17:15:05 »

Em relação ao tema do tópico: Adriano, é muito engraçado você acusar os outros de dogmatismo quando acabou de escrever postagens atrás que acha impossível você estar errado…

Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça:

"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" (Mateus 7:3)

"Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão". (Lucas 6:42)
« Última modificação: 29 de Maio de 2007, 17:19:32 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #284 Online: 29 de Maio de 2007, 17:18:45 »
Pff, não posso comentar porque desconheço? O que desconheço? Você está inventando ocorrências para a prática... Isso é uma falácia de ataque pessoal além do mais, já que como vou conhecer, se você alega existir pó de prim-prim e eu não tenho pó de prim-prim aqui?...

Não, minha definição não é falsa. Além do mais é imparcial. Desculpe se você nega a questão história da meditação ter surgido como religiosidade e só está comprovado a base de relaxamento.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #285 Online: 29 de Maio de 2007, 17:29:36 »
Pff, não posso comentar porque desconheço? O que desconheço? Você está inventando ocorrências para a prática… Isso é uma falácia de ataque pessoal além do mais, já que como vou conhecer, se você alega existir pó de prim-prim e eu não tenho pó de prim-prim aqui?…

Não, minha definição não é falsa. Além do mais é imparcial. Desculpe se você nega a questão história da meditação ter surgido como religiosidade e só está comprovado a base de relaxamento.

Você pode fazer o que você quiser, eu só disse que o seu conceito sobre o que é meditação está ERRADO. E não tem nada de prim-prim-prim amigo, a meditação visa em suma o auto-conhecimento, é um PROCESSO interior de transformação do EU, ninguem pode te levar ao caminho, a não ser você mesmo.
Mas você está tão cego que prefere usar conceitos absurdos do que procurar saber mais. Realmente, ela não é para todos.

Ps: Gostaria que o Adriano ou qualquer outro aqui, me disessem COMO a ciência poderia explicar algo que acontece na consciência? A ciência é OBJETIVA, o EU é SUBJETIVO, pessoal … A ciência não tem meios para estudar o mundo interior. É patético querer que ela prove alguma coisa a esse respeito …

Alias, já até foi provado CIENTIFICAMENTE que o cerebro dos meditadores experientes tem diferenças na estrutura fisica, mas isso é pouco para os nossos gloriosos "céticos" não é mesmo?
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
« Última modificação: 29 de Maio de 2007, 17:42:23 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #286 Online: 29 de Maio de 2007, 17:53:48 »
não tem nada de prim-prim-prim amigo
visa em suma o auto-conhecimento, é um PROCESSO interior de transformação do EU, ninguem pode te levar ao caminho, a não ser você mesmo
...
Alias, já até foi provado CIENTIFICAMENTE que o cerebro dos meditadores experientes tem diferenças na estrutura fisica, mas isso é pouco para os nossos gloriosos "céticos" não é mesmo?
Eu já coloquei no fórum o que acontece no cérebro durante a meditação. Eu já coloquei o porque do relaxamento. Os estudos apontam para alteração dos estados das ondas dos cérebros.

O problema é que você nega essa área dos estudos, e parte para a explicação que há uma mudança transcendental do ser...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #287 Online: 29 de Maio de 2007, 18:03:09 »
Ps: Gostaria que o Adriano ou qualquer outro aqui, me disessem COMO a ciência poderia explicar algo que acontece na consciência? A ciência é OBJETIVA, o EU é SUBJETIVO, pessoal … A ciência não tem meios para estudar o mundo interior. É patético querer que ela prove alguma coisa a esse respeito …
Eu já falei disso neste tópico, tem duas linhas de pensamento, uma que supõe que haja uma consciência além do cérebro físico, e outra que considera que a consciência é o processo cerebral, não algo a parte, mas que acontece durante este processo. A explicação de objetividade e subjetividade varia de acordo com a linha de pensamento adotada, pois considerando a consciência um processo subjetividade seria os pensamentos, sentimentos e demais atividades cognitivas. Considerando a consciência algo além do cérebro, seria o que acontece internamente no indivíduo, seus estados mentais.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Realmente eu acho muito exagerado supor estrutura física diferenciada para o cérebro de meditadores, mas por que você não cita a fonte de tal estudo? Seria interessante.

Mas sou cético também por não ver nenhum grande meditador que tenha aplicado tal cérebro de forma útil na humanidade, e temos gênios em que nunca foram relatados terem feito meditação para obterem tal genialidade.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 29 de Maio de 2007, 18:05:17 »
Foi mal, mas, viajou feio, hein, Mauricio? :)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #289 Online: 29 de Maio de 2007, 18:09:08 »
Foi mal, mas, viajou feio, hein, Mauricio? :)

E não é a verdade?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #290 Online: 29 de Maio de 2007, 18:11:10 »

Em relação ao tema do tópico: Adriano, é muito engraçado você acusar os outros de dogmatismo quando acabou de escrever postagens atrás que acha impossível você estar errado…

"E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" (Mateus 7:3)

"Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão". (Lucas 6:42)
Não vou tentar mais defender a minha opinião acerca do ateísmo, já estou satisfeito pela discussão e o resultado. Cada um assimila de acordo com as suas crenças, e não tenho dúvida alguma que me participei de forma argumentativa e lógica. Ninguem joga as suas crenças fora para acatar a discução lógica, pois a lógica que contraria nossas crenças não é lógica, é ilógica. Mas na linha da sua crítica, também vejo que o pior cego é aquele que não quer ver, principalmente o que tem a crença de que não possui crenças e faz da dúvida o seu dogma.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #291 Online: 29 de Maio de 2007, 20:43:25 »
Bom, o Adriano já disse que a posição dele é filosófica e disse que filosofia está acima da ciência. Não há o que discutir se ele pensa dessa maneira, eu esperava ter um debate científico.
De qualquer forma, continuarei a responder algo que considere interessante.
Estavamos falando de ateísmo e agnosticismo, e não de ciência.

Sim, essa foi a grande falha. Poucas coisas hoje em dia funcionam sem a ciência.

Para seu conhecimento saiba que as principais ciências surgiram primeiramente como ramos da filosofia e após certa consolidação de seus conhecimentos e aplicação metódica de experimentos para comprovação da validade de tais conhecimentos é que veio a surgir a ciência.

Ainda sim, hoje em dia poucas coisas funcionam sem a ciência. Comprovação é tudo hoje em dia.

Descartar a filosofia da ciência e a sua vertente, a epistemologia, é que se caracteriza uma grande falha.

Eu prefiro o modelo atômico de Ruthenford-Bohr do que de Demócrito. Filosofia traz respostas, a ciência as refina.

Até o presente momento a única ciência que aborda a questão de deus é a ciência da religião. A questão que você aborda como sendo agnosticísmo não tem condições de ser nem ao menos uma filosofia, quanto mais ciência. Está usando o nome da ciência para afirmar falácias e contradições lógicas.

Não estou falando de uma "ciência de deus".
A ciência da religião não é uma ciência de deus, é mais uma área do conhecimento que está se desligando da filosofia.

Sejá lá o que for, se não tem provas científicas, não se enquadra na proposta que eu mantia na discussão. Quanto a você, bem.. você já tem certeza de que está absolutamente correto.

A ciência não é uma entidade, é a aplicação pura do método científico, e estou falando em utilizar o método científico pra chegar a alguma conclusão.

Mas aplicar o método científico numa argumentação não é ciência, é o uso da criticidade.

Seja como for, pensamento crítico.

E assim estou fazendo ao longo do tópico ao justificar a asserção deus não existe, com base no pressuposto de que deus é uma invenção humana, um conceito com características religiosas, simbólicas e imaginárias.

Crença e Ad Nauseam. Veja logo abaixo o trecho sobre falseabilidade e o exemplo do cisne.

É um raciocínio lógico e extremamente fácil de compreender.

Lógica não é sinônimo de pensamento crítico, tampouco ciência. E além do mais, você sequer está sendo lógico.

E faz parte do método ciêntífico pois eu pelo menos, tenho evidências de muitas afirmações que não são reais, além de religiões que não comprovam tal crença e a extença literatura ateísta.

Essas evidências que só funcionam pra quem é ateu, assim como as evidências teístas só funcionam para o teísta.

Você não esteve desde o começo e foi um erro meu não ter perguntado isso no começo.

Erro é você apenas questionar e alegar que não existem publicações científicas invalida a minha hipótese.

Existem? Estou falando de ciência, nada mais natural do que pedir... na ciência suas hipóteses não passam de blablabla.

A análise de hipóteses científicas se dá através da tentativa de falseá-las.

E a sua sequer pode ser testada, é baseada no "pressuposto de que deus foram inventados". Não há como provar se um deus foi inventado se nunca vimos um. Ou vimos? É uma pergunta retórica, veja abaixo o exemplo dos cisnes.

A publicação ocorre com hipóteses que  foram testadas e não falseadas de acordo com o método ciêntífico. A minha hipótese pode ser falseada, portanto é valida.

Você está dizendo que as revistas publicam hipóteses não falseadas?  :histeria: Falsear é sinônimo de observar e experimentar, Adriano.

Um pequeno trecho da Wikipedia, já que você os adora:

"A metodologia indutivista supunha que se pode passar de uma série de enunciados singulares para um enunciado universal. Ou seja, que se pode passar de um "este é um cisne branco", "ali está outro cisne branco", e por aí em diante, para um enunciado universal como "todos os cisnes são brancos". Este método é claramente inválido em lógica, uma vez que será sempre possível que exista um cisne não-branco que por algum motivo não tenha sido observado."

É exatamente o que você faz, "esse deus não existe", "aquele deus não existe", mas não cogita possiblidade de existir um deus que nunca foi observado. Você conhece o universo inteiro? (eu não me surpreenderia se você respondesse "sim" de alguma maneira)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Falseabilidade

Falseabilidade. Quantas vezes já falaram disso no tópico? Muitas... você só coloca os verbetes que lhe interessam na discussão.

Note que o agnosticismo não é uma contradição. Você possui ausência de duas crenças contraditórias, não presença de duas crenças contraditórias.
Vamos usar um pouco de lógica. Temos duas asserções contrárias e excludentes entre si.

Sim.

Uma afirma que deus existe a outra nega.

Ambas sem provas.

Pela lógica podemos concluir que uma das duas asserções está correta.

Uma delas está e não sabemos qual.

Portando apenas uma é crença no sentido de não corresponder a realidade. Você está "fugindo" do assunto e negando o ateísmo e o teísmo.

Não é fugir, é ser racional. Nada impede o agnóstico de discutir sobre cultura humana, ateísmo, origens do universo, ele apenas acredita que não chegará a nenhuma conclusão em relação a deus, embora possa chegar a outras conclusões. São coisas completamente diferentes.

Está "em cima do muro".

Repito: o mundo não é em preto e branco, às vezes é melhor não ter uma opinião formada sobre um assunto que carece de provas.

Alías está se escondendo e o pior que está se escondendo atrás da ciência.

Definitivamente não. A ciência fica "em cima do muro" em diversos assuntos, como a origem da vida, origem do universo, constituição de partículas sub-atômicas. Podemos ter uma noção da resposta correta, afirmação absoluta nunca.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #292 Online: 29 de Maio de 2007, 22:27:09 »
E a sua sequer pode ser testada, é baseada no "pressuposto de que deus foram inventados". Não há como provar se um deus foi inventado se nunca vimos um. Ou vimos? É uma pergunta retórica, veja abaixo o exemplo dos cisnes.
Se o ser humano nunca viu um mas fala sobre, foi inventado...
Definitivamente não. A ciência fica "em cima do muro" em diversos assuntos, como a origem da vida, origem do universo, constituição de partículas sub-atômicas. Podemos ter uma noção da resposta correta, afirmação absoluta nunca.
"Deus" (entidade racional criadora do universo, entidade que é culpada por fenômenos da natureza, o que for) por si só já é uma hipótese bem infantil, eu não vejo problema em dar um veredicto quanto a probabilidade de existir, senão seria apego ao absurdo...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #293 Online: 29 de Maio de 2007, 22:35:53 »
Descartar a filosofia da ciência e a sua vertente, a epistemologia, é que se caracteriza uma grande falha.
Eu prefiro o modelo atômico de Ruthenford-Bohr do que de Demócrito. Filosofia traz respostas, a ciência as refina.

O que não implica no descarte da filosofia para temas que não se tornaram científicos.

Não estou falando de uma "ciência de deus".
A ciência da religião não é uma ciência de deus, é mais uma área do conhecimento que está se desligando da filosofia.
Sejá lá o que for, se não tem provas científicas, não se enquadra na proposta que eu mantia na discussão. Quanto a você, bem… você já tem certeza de que está absolutamente correto.
Tal ciência não se baseia em possíbilidades experimentais como é o caso do átomo hoje em dia. São descritivas e se valem da interação de outras ciências. E eu tenho certeza sim, mas com bons argumentos.  8-)

A ciência não é uma entidade, é a aplicação pura do método científico, e estou falando em utilizar o método científico pra chegar a alguma conclusão.

Mas aplicar o método científico numa argumentação não é ciência, é o uso da criticidade.
Seja como for, pensamento crítico.

O pensamento crítico é possivel com o uso da lógica que faz a validação das proposições e dos argumentos.

É um raciocínio lógico e extremamente fácil de compreender.
Lógica não é sinônimo de pensamento crítico, tampouco ciência. E além do mais, você sequer está sendo lógico.

Pensamento crítico necessida da lógica para ser validado. Não estou sendo lógico perante a sua percepção e pressuposição de que é possível um deus existir.

E faz parte do método ciêntífico pois eu pelo menos, tenho evidências de muitas afirmações que não são reais, além de religiões que não comprovam tal crença e a extença literatura ateísta.
Essas evidências que só funcionam pra quem é ateu, assim como as evidências teístas só funcionam para o teísta.
Então a ciência é ateísta ao descartar a hipótese deus ao longo de seu desenvolvimento dentro da disciplina cosmologia, em seus ramos cosmogonia ou cosmogênese. A teoria do Big Bang é a teoria da origem do universo aceita científicamente. Temos a hipótese do criacionismo evolucionista, mas não é considerada no mainstream científico.

Você não esteve desde o começo e foi um erro meu não ter perguntado isso no começo.

Erro é você apenas questionar e alegar que não existem publicações científicas invalida a minha hipótese.
Existem? Estou falando de ciência, nada mais natural do que pedir… na ciência suas hipóteses não passam de blablabla.
Todos os mitos tratam de conceitos para explicar o universo. É algo racional supor que deus seja mais um mito.

A análise de hipóteses científicas se dá através da tentativa de falseá-las.
A questão que você não entende é que se vermos um deus teremos a prova que refuta a hipótese de deus imaginário. Veja como você mesmo demonstra ser falseável.

A publicação ocorre com hipóteses que  foram testadas e não falseadas de acordo com o método ciêntífico. A minha hipótese pode ser falseada, portanto é valida.
Você está dizendo que as revistas publicam hipóteses não falseadas?  :histeria: Falsear é sinônimo de observar e experimentar, Adriano.
Você que está alegando que a hipótese de deus ser um mito não pode ser falseada.

Um pequeno trecho da Wikipedia, já que você os adora:

"A metodologia indutivista supunha que se pode passar de uma série de enunciados singulares para um enunciado universal. Ou seja, que se pode passar de um "este é um cisne branco", "ali está outro cisne branco", e por aí em diante, para um enunciado universal como "todos os cisnes são brancos". Este método é claramente inválido em lógica, uma vez que será sempre possível que exista um cisne não-branco que por algum motivo não tenha sido observado."

É exatamente o que você faz, "esse deus não existe", "aquele deus não existe", mas não cogita possiblidade de existir um deus que nunca foi observado. Você conhece o universo inteiro? (eu não me surpreenderia se você respondesse "sim" de alguma maneira)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Falseabilidade

Falseabilidade. Quantas vezes já falaram disso no tópico? Muitas… você só coloca os verbetes que lhe interessam na discussão.

Veja o complemento do texto, até agora você está acompanhando meu raciocínio:
Este era o Problema da indução, identificado por David Hume no século XVIII e cuja resolução é proposta por Popper.
Popper defendeu que a ciência não poderia ser baseada em tal inferência. Ele propôs a falseabilidade como a solução do problema da indução. Popper viu que apesar de um enunciado existencial singular como "este cisne é branco" não pode ser usado para afirmar um enunciado universal, ele pode ser usado para mostrar que um determinado enunciado universal é falso: a observação existencial singular de um cisne negro serve para mostrar que o enunciado universal "todos os cisnes são brancos" é falso. Em lógica chamamos a isto de modus tollens.
A sua alegação de que não cogito a possibilidade de existir um deus que não é observado é falsa, pois hipotéticamente para fins de aplicação da metodologia científica, (e apenas para isso! :nojo:) é passível imaginarmos tal ser e assim a comprovação da existência de tal ser falsearia a hipótese de deus como mito. É a prova indireta do modus tollens:

Se P, então Q.
    Q é falso.
    Então, P é falso.

P= Todos os deuses são mitos.
Q= Inexistência de deus.

Se todos os deuses são mitos, então deus inexiste.
Deus inexiste é falso. (deus existe)
Então a asserção lógica todos os deuses são mitos é falsa.

Uma afirma que deus existe a outra nega.
Ambas sem provas.
A prova que normalmente é utilizada nas ciências naturais não é adequada nem nas ciências humanas quanto mais num tema de ciências da religião. Cada ciência tem sua metodologia.

Pela lógica podemos concluir que uma das duas asserções está correta.
Uma delas está e não sabemos qual.
Está tão fácil...  :D

Portando apenas uma é crença no sentido de não corresponder a realidade. Você está "fugindo" do assunto e negando o ateísmo e o teísmo.
Não é fugir, é ser racional. Nada impede o agnóstico de discutir sobre cultura humana, ateísmo, origens do universo, ele apenas acredita que não chegará a nenhuma conclusão em relação a deus, embora possa chegar a outras conclusões. São coisas completamente diferentes.
Essa crença de que é impossível chegar a um resultado bloqueia o entendimento de conclusões óbvias. E não é por eu ser ateu, mas por não ter esta crença da impossibilidade de se obter uma resposta. Não escolhi ser ateu, mas depois de refletir a respeito de deus conclui que não existe.

Está "em cima do muro".
Repito: o mundo não é em preto e branco, às vezes é melhor não ter uma opinião formada sobre um assunto que carece de provas.
Mas que assuma a dúvida como algo pessoal e não uma asserção universal de que é impossível a humanidade ter uma resposta sobre o assunto.

E a ciência tem a teoria do Big Bang. Como falsear? Imaginar que tenha um deus que deu origem ao Big Bang? Mudar o mito da criação do universo para o mito da criação do Big Bang? Não parece óbivio que os mitos sempre vão ocupar o espaço do desconhecido? Veja que a asserção de deus das lacunas faz muito sentido por ser um fato históricamente comprovado. E a história da cosmologia.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #294 Online: 29 de Maio de 2007, 22:49:59 »
Me desculpe não ter te respondido adequadamente, mas estava irritado com os diversos ataques pessoais.  :vergonha:

Por isso que já disse uma vez que tenho fé, fé na inexistência de deus, mas é uma fé raciocinada. Nós ateus já temos até um tratado de ateologia.  :lol:

Realmente agora você abalou a minha fé com uma fonte de conhecimento axiomática!  :susto:

:histeria:

Mas para não cair no erro de não considerar o argumento devido a fonte duvidável vamos analizar:

Não tenho dogma, cheguei ao ateísmo através de pesquisas, estudo e criticidade. Posso "provar" a lógica de meus raciocícios.

Novamente faço a minha defesa e afirmo que não cheguei a conclusão da inexistência de deus apenas por crença e que não frequentei nenhuma igreja ateísta, até por que não existe.  :'(

E defendo a minha posição de não aceitar a possibilidade de deus existir, pois não há essa alternativa na cosmologia (cosmogonia), e eu me baseio na ciência, é um ateísmo científico.  :feliz:

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #295 Online: 29 de Maio de 2007, 23:42:43 »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #296 Online: 29 de Maio de 2007, 23:48:37 »
Também sarrabisquei umas coisas:

http://liverdades.wordpress.com/2007/05/21/ateismos-e-agnosticismos/
Ótimo texto!  :ok:
Alías foram ótimos textos no debate interbloques.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 29 de Maio de 2007, 23:52:06 »
Eu vou me matar. Adeus.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #298 Online: 30 de Maio de 2007, 00:21:25 »
Eu vou me matar. Adeus.

Pensamentos suicidas não são um bom indicador de saude mental, geralmente é associado a depressão.

Mas se a frase é ironica com o intuito de desqualificar o meu comentário sobre a qualidade dos textos e você não tem argumentos para poder defender o seu ponto de vista, não deveria também fazer tais críticas infantis. Pois é contrário a proposta de debate e diálogo.

Se pensa que estou errado, paciência, temos opiniões diferentes e que foram ressaltadas com as discussões. E foi importante para meu aprendizado.  :feliz:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #299 Online: 30 de Maio de 2007, 09:05:32 »
Eu vou me matar. Adeus.

Podemos fazem suicídio coletivo.......... ta na moda......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!