Autor Tópico: USP - Alunos decidem em assembléia manter a ocupação  (Lida 13146 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: USP - Alunos decidem em assembléia manter a ocupação
« Resposta #125 Online: 28 de Junho de 2007, 13:23:53 »
Ou seja, querem o dinheiro público, mas também não querem nenhuma interferência governamental.

É típico dessa gente pensar que só têm direitos, nada de deveres.

é um dos males da sociedade moderna, procedure. só cuidado com o modo de falar isso, não custa ser chamado de fascista.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Shaman

• Nível 09
  • *
« Resposta #126 Online: 28 de Junho de 2007, 15:17:55 »
Citação de: Procedure
Ah bonzão! Pra que universidade, não é mesmo? Estuda sozinho, pra que professor para cuspir tudo mastigado… Se manda daí e deixa a vaga livre para os que precisam dela, quem sabe?
Esse trecho resume todo modo coletivista de pensar típico desse tipo de baderneiro: "você DEVE aderir à maioria, não tem poder sobre si próprio. Do contrário não passa de um playboizinho alienado que só está interessado em ESTUDAR e SE FORMAR."

Estranho… Não é esse o objetivo do aluno ao entrar em uma universidade?

Eu preciso dessa vaga, preciso da estrutura da universidade como um todo, não somente de um professor e uma sala de aula.
Baderneiro? Antes de tudo acho que deveria pelo menos respeitar meu modo de pensar sem desviar para os ataques pessoais.
Acredito que esse é o objetivo de muita gente, muitos dos quais só se preocupam em se formar e que se dane a sociedade que financiou seu estudo.

Citação de: Shaman
Oficialmente sua classe (estudantil) se encontra em greve, portanto não deveria ter a preocupação de ir pra aula. De certa forma, ir pra aula pode prejudicar bastante quem não está indo e participando do movimento.
Tá vendo, tá vendo??

NOJO… 

Particularmente não sou favorável a trancar sala de aula e impedir fisicamente que pessoas tenham aula. Sou favorável que cada um desenvolva um bom senso e faça o que for melhor para o maior número de pessoas, se isso significar não ir as aulas, que seja assim. Entretanto devo admitir que infelizmente o bom senso tem se tornado uma coisa muito relativa, muito individual.

Citação de: Fabi
Nossa, que dó, e não podem trabalhar é isso? Eles tem algum tipo de doença que impede eles de fazerem uma faculdade e trabalhar como a maioria das pessoas fazem?

...

Que tipo de doença ou imcapacitação vocês tem que não podem trabalhar para pagar a própria comida, estadia e transporte?

Sabe, o resto da população brasileira trabalha pra pagar isso, outros estudantes trabalham também.

Acho que o maior impedimento é a falta de tempo para isso, o que poderia prejudicar o desempenho do estudante, e assim o dinheiro investido pela sociedade ser bem menos proveitoso.

O que eu falei é que tem gente que paga pra estudar e vocês não pagam e reclamam. E o Prouni é bem melhor do que ficar abrindo vagas em universidades públicas que entram sempre em greve. E se você conhece o Prouni… sabe que o governo apenas deduz do imposto da faculdade que oferece vagas para estudantes de baixa renda, muito mais economico do que ficar contratando novos professores, abrindo vagas, dando comida para alunos que não "podem" trabalhar…onde eu quero chegar? Que quanto mais barato isso custar para o governo mais gente será beneficiada.

E a qualidade, onde fica? É mais favorável à quantidade do que à qualidade?
E quanto a reclamar, eu não pago, mas a sociedade paga, e acho que tenho o direito de reclamar e não deixar que o ensino público superior se deteriore a ponto de se tornar inviável que as futuras gerações dele desfrute e seja necessária sua privatização.

Sabe qual é a solução? Menos estudantes profissionais resolveria pelo menos 20% da lotação e outra solução seria não usar o alojamento e trabalhar para pagar certas coisas (moradia, transporte e comida), ou ainda continuar morando com a mamãe e o papai.

Morar com a mamãe e o papai só quando a universidade for na mesma cidade, o que é muito raro em universidade pública.

Citação de: mimi
Ninguém neste país estuda de graça. Bestas são vocês que pagam particular e acham isso NORMAL.

Isso aí.

Nossa, e invadir uma reitoria e pedir café da manhã é realmente uma bela maneira de conseguir o apoio dos estudantes de faculdade particular que trabalham e que tem que pagar os estudos.

Falácia. Está minimizando muito nossa pauta. Isso é apenas um ponto dela, que por acaso também sou contra.

Citação de: Bruno
ingenuidade sua. assembléias são os piores lugares para debate bom, lógico e com alguma civilidade. já notava bobbio ao tratar da teoria democrática que um retorno aos moldes atenienses poderia trazer de volta o que eles tinham de pior; a má convivência com a diferença e com a individualidade. vá lá, má convivência é pouco: a total intolerância, o ostracismo.
qualquer coletividade, você deve saber, não é nem a soma das individualidades que a compõem e nem mesmo o elemento comum de todas elas. coletividades são monstros amorfos, e isso fica claríssmo em assembléias. surgem as vaias, os xingamentos, o coro uníssono; surge uma aí uma entidade que de alguma forma transcende os indivíduos e se revela um demônio estúpido e vulgar, faminto por assimilar qualquer diferença que encontre pelo caminho e engolir, para ganhar mais um calo horrendo. o pior lugar para discussão é uma assembléia.
eu fui às assembléias que fizeram. posso confirmar o que disse; a diferença não era tolerada, várias pessoas mostraram o pior de si mesmas e fiquei mais desiludido do que nunca com a faculdade, que julgava ser local de tantas boas cabeças. bom pra anotar; a selvageria existe onde quer que se vá. felizmente conseguimos jogar a decisão para o plebiscito, manobra que cinicamente os comunistas do c.a chamaram de anti-democrática. e aí nós, a maioria incoesa e mal-articulada, atrevo-me a dizer, oprimida, conseguimos fazer valer a nossa vontade, a despeito dos tiranos.

Sim, não é em assembléia que as opiniões devem ser formadas. O ideal seria que os assuntos de interesse fossem debatidos dentro de grupos na universidade ou mesmo entre amigos, e que as assembléias fossem espaços para contrapor as idéias discutidas e chegar a um máximo de consenso.
Concordo, existe muita gente radical que não tolera opiniões "contrárias", geralmente em cursos de humanas, e infelizmente essas pessoas acabam ganhando maior destaque e são utilizadas como parâmetro para caracterizar o movimento.
?????? ?? ???????? ?????.

Offline Shaman

• Nível 09
  • *
« Resposta #127 Online: 28 de Junho de 2007, 16:46:40 »
Citação de: Thufir Hawat
Não quis dizer que você é organizador, mas que você tem a mesma posição dos organizadores e que os que têm essa posição são em geral um tanto ingênuos a respeito da hostilidade a que estão sujeitos os poucos que aparecem para discordar, como o seu argumento "quem é contra a greve é contra a universidade pública" demonstrou.

Sim, este meu argumento foi um tanto quanto generalizado, mas ja me retratei.

Se não é do interesse de ninguém que grande parte da sala reprove, para quê a greve de alunos então?

Greve é uma forma de protesto pra se reivindicar algo, não pra reprovar alguem. Aliás faz parte da pauta de reivindicações a elaboração de um calendário de reposição por parte dos Conselhos pertinentes.

Se na luta por um ensino melhor os estudantes fazem passeatas como as recentes que paralisaram São Paulo, impossibilitando os contribuintes que bancam a universidade de chegar a seu trabalho, isso não é respeito.
...
Além disso há de se lutar por um movimento estudantil mais digno, capaz de fornecer soluções factíveis aos problemas da universidade ao invés de só fazer barulho; formar-se profissional (afinal é para isso que pagam os contribuintes) e cidadão consciente de que as soluções para a universidade pública passam pelo diálogo, não o monólogo "assemblístico".

O que seria um movimento estudantil mais digino? Como ele agiria?
Como fazer manifestações sem prejudicar ninguém e ser ouvido? Sinceramente não sei.

Citação de: worf
Não só isso. Não sei se você leu as 17 exigências mais recentes dos ocupantes da capital; elas diferem das exigências dos alunos de São Carlos.

Sim, diferem em alguns pontos.

Citação de: Willy Nilly
O PCC DCE da minha universidade (UFSCar) quer fazer uma paralização geral amanhã. Sim, essa paralização que uma gangue um grupelho votou valeria para todos os estudantes.
Claro que ninguém leva essa cambada de vagabundos escória turma a sério, todos os meus colegas e todos os meus conhecidos pretendem ignorar solenemente a tal manifestação dos estudantes. Meu temor é que os marginais manifestantes tentem fechar as entradas da universidade de alguma maneira. Eu tenho um seminário para apresentar amanhã cedo e pretendo entrar na universidade de qualquer jeito, nem que seja debaixo de pontapés.

Faltaram argumentos nessa sua breve opinião. No entanto sobram ad hominens.
Cadê aquelas discussões de qualidade com argumentos bem fundamentados pelas quais este fórum tanto prezava? Neste tópico pelo menos não estou vendo muito isso. Acredito e espero que nos demais esteja diferente.

São marginais. Legítimos marginais.

É deprimente observar como o caráter "manifestação política" da invasão serve para tornar tolerável tamanha selvageria.

Sem comentários.

Citação de:
Assisti à assembléia do DCE ontem para ver se ia precisar trazer soqueiras e taco de beisebol para a universidade hoje. Felizmente não, o bom senso prevaleceu porque na assembléia os moderados eram maioria (não a grande maioria, mas a suficiente maioria, graças a Zeus). Eles decidiram por não fechar a universidade nem impedir a realização de aulas. Hoje eles estão enchendo o saco, mas democraticamente pelo menos.

Na USP São Carlos é praticamente a mesma coisa, o bom ssenso costuma prevalecer nas assembléias. O problema é que na USP São Paulo, acredito que por causa de alguns cursos de humanas, existem alguns extremistas sim, que acabam de certa forma denegrindo a imagem do movimento.

Citação de: Amon
Não vai adiantar nada mudar o Estatatuto da USP, a autarquia vai continuar sendo parte da administração indireta e sujeita a certo controle.

Sim. Inclusive a mudança do estatuto não tem nada a ver com isso.

Citação de: Dr. Manhattan
Acho que não preciso nem dizer o que penso do item 7. Aliás, é até melhor, pois estou tentando evitar o uso de palavras de baixo calão no fórum.

Essa reivindicação se refere aos atos de manifestação e ocupação, sem dano a bem publico. Pode ter havido dano na reitoria, mas nem todos os ocupandes devem ser culpados por estes. Quando houver algum dano, as pessoas deverão ser punidas.
?????? ?? ???????? ?????.

Atheist

• Visitante
« Resposta #128 Online: 28 de Junho de 2007, 17:41:43 »
Pode ter havido dano na reitoria, mas nem todos os ocupandes devem ser culpados por estes.

Ninguém poderia ter a cabeça de não deixar os outros depredarem? São todos responsáveis. Eu acho até que poderiam ser incriminados por formação de quadrilha.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #129 Online: 29 de Junho de 2007, 01:48:35 »
Acho que o maior impedimento é a falta de tempo para isso, o que poderia prejudicar o desempenho do estudante, e assim o dinheiro investido pela sociedade ser bem menos proveitoso.
Falta de tempo? hmmm...deixa eu pensar...
 :umm:
...
essa desculpa não cola... tenta outra sim?  :ok:

E a qualidade, onde fica? É mais favorável à quantidade do que à qualidade?
E quanto a reclamar, eu não pago, mas a sociedade paga, e acho que tenho o direito de reclamar e não deixar que o ensino público superior se deteriore a ponto de se tornar inviável que as futuras gerações dele desfrute e seja necessária sua privatização.
E que qualidade tem uma faculdade que só entra em greve? A melhor coisa que o Lula já inventou foi o Prouni, veja que legal: estudantes que querem mesmo estudar, de baixa renda, numa universidade particular com estrutura de universidade particular, sem greve, e sem nenhum filhinho de papai com crise existencial ficando anos e anos sem concluir o curso para poder fazer barulho com o movimento estudantil. E mais..se ficar pagando salários e abrindo mais vagas, e abrindo alojamentos e comida, e alimentação e etc... com certeza sai mais caro que o Prouni.

Ao invéz de vocês reinvindicarem melhor estrutura para pesquisas e materiais e etc. (coisas mais interessantes diga-se de passagem) ficam pedindo café da manhã, salário mais alto e outras balelas, além de impedirem a maioria dos alunos da universidade de vocês de estudar...E mais, acham ruim os alunos que estudam sem prejudicar os outros com greves e protesto.
Morar com a mamãe e o papai só quando a universidade for na mesma cidade, o que é muito raro em universidade pública.
Trabalho? Alugar um ap, morar com os amigos e etc...menos estudantes profissionais... :umm:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Atheist

• Visitante
« Resposta #130 Online: 29 de Junho de 2007, 08:29:56 »
Eu até concordo que exista alojamentos/apartamentos para estudantes em universidades públicas, já que não é possível haver universidades públicas em todas as cidades. E como todos pagam, independentemente de haver ou não universidade pública na sua cidade, os alojamentos fornecem uma pequena justiça.

O problema são os abusos. Os alojamentos deveriam ser apenas para alunos dependentes de pais com reduzido poder aquisitivo e que tivessem bom aproveitamento na universidade. Bombou, perdeu a vaga. Isso ajudaria na rotação das vagas e o déficit seria menor.

Mais do que alojamento já acho exagero. Como já foi comentado, comer é necessário em qualquer lugar. Bandejão subsidiado já é mais que suficiente. Há inúmeras provas de que é possível fazer um curso em universidade pública sem estas regalias.

Concordo também que há necessidade de mais vagas para cursos noturnos, ou mais cursos noturnos ou de um período apenas. Entre os problemas estão a falta de professores e o encurtamento da grade sem que haja detrimento à qualidade. Existem cursos de Ciências Biológicas noturnos em 6 semestres por aí, por exemplo. Mas qual é a qualidade disso (claro que não estou falando em faculdades públicas)?

Em relação à falta de professores, pelo menos na USP há um exagero de cuidados para que os professores dêem o mínimo de aulas possível. Há professores que dividem uma ou duas turmas com mais um ou dois ou mais professores em um semestre de uma disciplina e no outro semestre não dão aula. Isso é um absurdo. Eu sei muito bem que não é possível sobrecarregar o professor, pois o rendimento cai estrondosamente, mas pelo menos duas turmas de uma disciplina por semestre é perfeitamente aceitável. O problema da USP é que nos concursos públicos para professor não importa se você é bom professor, o que importa é seu currículo de pesquisa, se fez pós-doutorado no exterior ou não (sei disso por experiência própria). Eles querem pesquisadores, não professores.

Ou seja, antes de invadir reitoria para reivindicar coisas toscas, é necessário lutar por uma reforma, para mandar embora professores incompetentes e contratar quem está disposto a trabalhar. E não falta bons candidatos no mercado, pode ter certeza.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 29 de Junho de 2007, 13:06:49 »
Atheist, você conhece o assunto com muito mais profundadide do que eu, mas eu penso que é muito mais importante a presença de bons pesquisadores do que bons professores. Acho que temos uma educação excessivamente paternalista aqui no Brasil. Aulas demais, uma concepção de que o professor tem o dever de mastigar todo o conhecimento para o aluno. O docente deveria ser apenas um guia no que se refere ao aprendizado do aluno. Este último que vá atrás de livros, bibliotecas, da sua real formação. Se o estudante não estiver disposto a se virar, problema dele.

Ao menos nos cursos da área científica, acho que é melhor contratar um ótimo pesquisador para dar umas aulinhas de vez em quando do que um ótimo professor para fazer umas pesquisinhas de vez em quando. O primeiro é mais necessário que o segundo nos institutos. (Triste é quando o cara é péssimo pesquisador e péssimo professor…)
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 13:09:22 por Ricardo M »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #132 Online: 29 de Junho de 2007, 13:24:49 »
Eu até concordo que exista alojamentos/apartamentos para estudantes em universidades públicas, já que não é possível haver universidades públicas em todas as cidades. E como todos pagam, independentemente de haver ou não universidade pública na sua cidade, os alojamentos fornecem uma pequena justiça.

O problema são os abusos. Os alojamentos deveriam ser apenas para alunos dependentes de pais com reduzido poder aquisitivo e que tivessem bom aproveitamento na universidade. Bombou, perdeu a vaga. Isso ajudaria na rotação das vagas e o déficit seria menor.

Mais do que alojamento já acho exagero. Como já foi comentado, comer é necessário em qualquer lugar. Bandejão subsidiado já é mais que suficiente. Há inúmeras provas de que é possível fazer um curso em universidade pública sem estas regalias.

Concordo também que há necessidade de mais vagas para cursos noturnos, ou mais cursos noturnos ou de um período apenas. Entre os problemas estão a falta de professores e o encurtamento da grade sem que haja detrimento à qualidade. Existem cursos de Ciências Biológicas noturnos em 6 semestres por aí, por exemplo. Mas qual é a qualidade disso (claro que não estou falando em faculdades públicas)?

Em relação à falta de professores, pelo menos na USP há um exagero de cuidados para que os professores dêem o mínimo de aulas possível. Há professores que dividem uma ou duas turmas com mais um ou dois ou mais professores em um semestre de uma disciplina e no outro semestre não dão aula. Isso é um absurdo. Eu sei muito bem que não é possível sobrecarregar o professor, pois o rendimento cai estrondosamente, mas pelo menos duas turmas de uma disciplina por semestre é perfeitamente aceitável. O problema da USP é que nos concursos públicos para professor não importa se você é bom professor, o que importa é seu currículo de pesquisa, se fez pós-doutorado no exterior ou não (sei disso por experiência própria). Eles querem pesquisadores, não professores.

Ou seja, antes de invadir reitoria para reivindicar coisas toscas, é necessário lutar por uma reforma, para mandar embora professores incompetentes e contratar quem está disposto a trabalhar. E não falta bons candidatos no mercado, pode ter certeza.

Duas turmas por semeste? isso é muito??? parem...na minha modesta opinião dá para quadruplicar isso sem problemas. Acho que os professores da USP vivem em uma outra realidade do resto do país.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 29 de Junho de 2007, 13:55:56 »
Eles não são contratados apenas para lecionar, a universidade pública vai (ou deveria ir) muito além das salas de aula. Em todas as melhores universidades do mundo é assim. Vocês querem acabar com a pesquisa?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #134 Online: 29 de Junho de 2007, 13:58:04 »
Eu preciso dessa vaga, preciso da estrutura da universidade como um todo, não somente de um professor e uma sala de aula.

Outros alunos, particularmente os que não são a favor do movimento, também.

-----------------

Baderneiro? Antes de tudo acho que deveria pelo menos respeitar meu modo de pensar sem desviar para os ataques pessoais.
São marginais. Legítimos marginais.

É deprimente observar como o caráter "manifestação política" da invasão serve para tornar tolerável tamanha selvageria.
Sem comentários.

Deu n'O Globo:
Citação de: O Globo
"O primeiro dia de trabalho na reitoria da Universidade de São Paulo (USP) após 51 dias ocupada por estudantes foi de limpeza e de gestos de indignação dos funcionários. Computadores foram roubados, tiveram a memória apagada e peças subtraídas. Objetos pessoais e até uma geladeira sumiram. Pelo menos uma sala foi completamente destruída a golpes de enxada por alunos que deixaram o local sexta-feira.

Os funcionários foram orientados a fazer boletins de ocorrência individuais nas delegacias para registrar furtos de objetos pessoais. A primeira atividade deles ontem foi uma reunião, às 9h, com a reitora, Suely Vilela. Eles receberam formulários para registrar danos materiais e de documentos, além de instruções para o preenchimento. O balanço detalhado dos prejuízos deve ficar pronto em cerca de 20 dias."

-----------------

Acredito que esse é o objetivo de muita gente, muitos dos quais só se preocupam em se formar e que se dane a sociedade que financiou seu estudo.

Como se o que fazem é em benefício da sociedade. Faz parecer que quem não é a favor deste movimento é um "alienado" e "desinteressado".

"Que se dane a sociedade" é o que pensam os vagabundos estudantes profissionais de DCE, legítimos parasitas da sociedade e da universidade. O aluno que não é a favor deste movimento está cumprindo o seu papel. Passou num vestibular por ter mais competência (o que está para ser mudado com o advento dos regimes de cotas) e está estudando com o dinheiro da sociedade. Ou pelo menos tenta cumprir o seu papel, quando não há nenhum "iluminado" impedindo que entre na universidade em nome da "justiça social".

Oficialmente sua classe (estudantil) se encontra em greve, portanto não deveria ter a preocupação de ir pra aula. De certa forma, ir pra aula pode prejudicar bastante quem não está indo e participando do movimento.
Tá vendo, tá vendo??

NOJO… 

Particularmente não sou favorável a trancar sala de aula e impedir fisicamente que pessoas tenham aula. Sou favorável que cada um desenvolva um bom senso e faça o que for melhor para o maior número de pessoas, se isso significar não ir as aulas, que seja assim.

Duas afirmações contraditórias. Diz ser favorável ao aluno ter a liberdade de freqüentar as aulas, a universidade, e de ser contra o movimento, ao mesmo tempo que afirma que cada um deve fazer "o que for melhor para a maioria" (!), se isso significar não ir às aulas, que seja assim."  :stunned:

Como a frase que citaram em outro tópico, "democracia é mais do que dois lobos e uma ovelha decidindo o que terão para o jantar".

Falta de tempo? hmmm…deixa eu pensar…

essa desculpa não cola… tenta outra sim?  :ok:

"Falta de tempo" foi ótima...  :lol:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 29 de Junho de 2007, 14:13:40 »
Eles não são contratados apenas para lecionar, a universidade pública vai (ou deveria ir) muito além das salas de aula. Em todas as melhores universidades do mundo é assim. Vocês querem acabar com a pesquisa?

Dá para lecionar e pesquisar, ao mesmo tempo. Por exemplo. Dá aulas de manhã e pesquisa no período da tarde.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #136 Online: 29 de Junho de 2007, 18:08:12 »

Dá para lecionar e pesquisar, ao mesmo tempo. Por exemplo. Dá aulas de manhã e pesquisa no período da tarde.
Amon, falando por experiência própria: na área de exatas, duas turmas por semestre, dependendo do curso, podem ocupar
boa parte do tempo do professor. Se você vai ensinar, digamos, Mecânica Quântica II, vai precisar gastar bastante tempo preparando as aulas, resolvendo exercícios  e preparando listas antes das aulas. Isso sem falar da correção das provas.
Daí que: quatro turmas de cursos do básico, ok, dá pra sobrar um tempo para pesquisa. Mas quatro turmas de cursos mais avançados? Dificilmente. A não ser que o professor seja irresponsável e dê uma aula vagabunda.

P.S. No meu caso, costumo ficar também praticamente exaurido depois de passar duas horas falando e resolvendo equações no
quadro negro. Mesmo se a aula terminasse às 10, o resto da manhã estava perdido. Mas talvez eu seja a excessão.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #137 Online: 29 de Junho de 2007, 18:19:37 »
Antigamente, professores universitários davam aula, pesquisavam e ainda eram obrigados a cuidar da gestão da universidade. Euler, se não me engano, fazia isso.

Se bem que dar Euler como exemplo é covardia.  :D

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 29 de Junho de 2007, 18:21:22 »

Amon, falando por experiência própria: na área de exatas, duas turmas por semestre, dependendo do curso, podem ocupar
boa parte do tempo do professor. Se você vai ensinar, digamos, Mecânica Quântica II, vai precisar gastar bastante tempo preparando as aulas, resolvendo exercícios  e preparando listas antes das aulas. Isso sem falar da correção das provas.
Daí que: quatro turmas de cursos do básico, ok, dá pra sobrar um tempo para pesquisa. Mas quatro turmas de cursos mais avançados? Dificilmente. A não ser que o professor seja irresponsável e dê uma aula vagabunda.

P.S. No meu caso, costumo ficar também praticamente exaurido depois de passar duas horas falando e resolvendo equações no
quadro negro. Mesmo se a aula terminasse às 10, o resto da manhã estava perdido. Mas talvez eu seja a excessão.

Então, 4 turmas já melhorou. Talvez caiba mais um pouco aí não?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 29 de Junho de 2007, 18:22:23 »
Na área de humanas dá pra dar umas 8 aulas por dia...hehe. A noite você pesquisa...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 29 de Junho de 2007, 18:51:50 »
Faltaram argumentos nessa sua breve opinião. No entanto sobram ad hominens.
Cadê aquelas discussões de qualidade com argumentos bem fundamentados pelas quais este fórum tanto prezava? Neste tópico pelo menos não estou vendo muito isso. Acredito e espero que nos demais esteja diferente.

E eu não tenho o direito de me sentir indignado por uma quadrilha decidir no voto se direitos que a lei me garante devem ser respeitados ou não? Não há nem o que argumentar, quem passa por cima dos direitos dos outros são canalhas.

rizk

• Visitante
« Resposta #141 Online: 30 de Junho de 2007, 14:15:44 »
Eu entrei na USP em 2002 e já peguei greve no meu primeiro mês. Foram cento e poucos dias reclamando por mais professores. Posso testemunhar ter passado aquele ANO assistindo a aulas sentada no chão, numa sala pequena com 130 pessoas e 34 graus de temperatura. Até onde vi, cerca de 10 professores novos entraram no meu departamento, desde então. 

Por diversos motivos, tranquei a faculdade em janeiro, e quis voltar agora. Estive lá essa semana para fazer a matrícula. Eis que eu, faltando um ano para me formar, consegui pedir DUAS matérias, de cinco. Notem que "pedi", não sei se vou conseguir vaga. O número de matérias optativas é reduzidíssimo, e a pessoa é obrigada a assistir aulas em outros departamentos, em horários esdrúxulos, para conseguir créditos e se formar.

Coloco aqui, inclusive:
Período:      2007 - 2º Semestre
FLF0278    Teoria das Ciências Humanas I    
FLF0368    Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência I    
FLG0560    Geografia Urbana I    
FLH0424    Cultura Visual e Ensino de História    
FLH0640    História das Ciências    
FLH0697    História dos Estados Unidos    
FSL0646    Temas de Sociologia Política    
As "minhas" são as em negrito. Volto aqui em agosto pra listar as que eu consegui pegar, antes de passar 4h na fila pra fazer "retificação".  :'(

Dá vontade de trancar de novo.  :chorao:

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #142 Online: 30 de Junho de 2007, 16:06:57 »
Ué, Teoria das Ciências Humanas com o Ricardo Terra? Ele é um bom professor.

rizk

• Visitante
« Resposta #143 Online: 30 de Junho de 2007, 20:35:55 »
Ué, Teoria das Ciências Humanas com o Ricardo Terra? Ele é um bom professor.
E eu lá sei? Só faço contar créditos. E morro de medo de ir pra filosofia, sou incapaz total com filosofia -  você veja que eu só pedi as "I" :D

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 30 de Junho de 2007, 23:59:30 »
Eu entrei na USP em 2002 e já peguei greve no meu primeiro mês. Foram cento e poucos dias reclamando por mais professores. Posso testemunhar ter passado aquele ANO assistindo a aulas sentada no chão, numa sala pequena com 130 pessoas e 34 graus de temperatura. Até onde vi, cerca de 10 professores novos entraram no meu departamento, desde então. 

Por diversos motivos, tranquei a faculdade em janeiro, e quis voltar agora. Estive lá essa semana para fazer a matrícula. Eis que eu, faltando um ano para me formar, consegui pedir DUAS matérias, de cinco. Notem que "pedi", não sei se vou conseguir vaga. O número de matérias optativas é reduzidíssimo, e a pessoa é obrigada a assistir aulas em outros departamentos, em horários esdrúxulos, para conseguir créditos e se formar.

Coloco aqui, inclusive:
As "minhas" são as em negrito. Volto aqui em agosto pra listar as que eu consegui pegar, antes de passar 4h na fila pra fazer "retificação".  :'(

A FFLCH que possui alunos demais. Só em letras entram mais de 800 novos estudantes por ano, mais do que na Poli inteira (!). Talvez seja conseqüencia de um pensamento relacionado com a idéia de "universidade para todos"...

Aliás, há vários problemas que só existem na FFLCH (ou ao menos eles existem mais nela). Isso deveria mostrar que há algo errado por lá.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #145 Online: 01 de Julho de 2007, 01:19:22 »
A FFLCH que possui alunos demais.
Bem, na Filosofia não é tão assim. :D

E eu lá sei? Só faço contar créditos.

Como lá não é tão cheio, acho que é mais fácil conseguir créditos…

Veja o programa da disciplina nesse semestre (vespertino):
http://www.fflch.usp.br/df/site/graduacao/progs_pdf/2007-2/GR_0278_2_2007_rterra.pdf

Ah, esse negócio de I não vale nesse caso: é disciplina recomendada pra quem tá no último ano.
« Última modificação: 01 de Julho de 2007, 01:35:26 por Worf »

rizk

• Visitante
« Resposta #146 Online: 01 de Julho de 2007, 02:28:23 »
Eu estou no último... só que em outro departamento :lol:

É pra morrer mesmo. E o pdf não abre.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 01 de Julho de 2007, 03:08:13 »

Coloco aqui, inclusive:

salvo engano, mimi, a usp tem uma média de 15 alunos por professor, ao passo que sorbonne tem uma de cerca de 30 por professor. sei que na fflch tem caso de déficit de professor (ou quiçá do tamanho da sala? hehe) em algumas cadeiras e sobra em outras, como um professor pra uns seis alunos. daí me pergunto se a coisa é falta de professor ou é mau gerenciamento.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 01 de Julho de 2007, 15:45:16 »
"Temos muitos furtos de laptops, monitores, projetor multimídia, impressora, scanner, componentes de informática, DVD-player, pen drives, microfones, telefones e algumas máquinas também."
Suely Vilela, reitora da USP em entrevista à rádio CBN, relacionando os objetos furtados pelos estudantes que ocuparam a reitoria da instituição por cinqüenta dias.

Revista Veja, 4 de Julho de 2007, página 50 (Veja Essa).

Divulgado: o furto de bens da reitoria da USP. Segundo a reitora Suely Vilela, nos 51 dias em que alunos e funcionários tomaram a reitoria, sumiram notebooks, monitoes, projetores, DVD-players, impressoras e scanners. Também foram destruídos computadores, uma copiadora, o forro do teto e a grade do portão. Os "revolucionários" não passavam de ladrões e vândalos. Dia 27, em São Paulo.

Idem, página 88 (Datas)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #149 Online: 01 de Julho de 2007, 16:23:24 »
Conspiração da mídia burguesa.

:stunned:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!