Ah bonzão! Pra que universidade, não é mesmo? Estuda sozinho, pra que professor para cuspir tudo mastigado… Se manda daí e deixa a vaga livre para os que precisam dela, quem sabe?
Esse trecho resume todo modo coletivista de pensar típico desse tipo de baderneiro: "você DEVE aderir à maioria, não tem poder sobre si próprio. Do contrário não passa de um playboizinho alienado que só está interessado em ESTUDAR e SE FORMAR."
Estranho… Não é esse o objetivo do aluno ao entrar em uma universidade?
Eu preciso dessa vaga, preciso da estrutura da universidade como um todo, não somente de um professor e uma sala de aula.
Baderneiro? Antes de tudo acho que deveria pelo menos respeitar meu modo de pensar sem desviar para os ataques pessoais.
Acredito que esse é o objetivo de muita gente, muitos dos quais só se preocupam em se formar e que se dane a sociedade que financiou seu estudo.
Oficialmente sua classe (estudantil) se encontra em greve, portanto não deveria ter a preocupação de ir pra aula. De certa forma, ir pra aula pode prejudicar bastante quem não está indo e participando do movimento.
Tá vendo, tá vendo??
NOJO…
Particularmente não sou favorável a trancar sala de aula e impedir fisicamente que pessoas tenham aula. Sou favorável que cada um desenvolva um bom senso e faça o que for melhor para o maior número de pessoas, se isso significar não ir as aulas, que seja assim. Entretanto devo admitir que infelizmente o bom senso tem se tornado uma coisa muito relativa, muito individual.
Nossa, que dó, e não podem trabalhar é isso? Eles tem algum tipo de doença que impede eles de fazerem uma faculdade e trabalhar como a maioria das pessoas fazem?
...
Que tipo de doença ou imcapacitação vocês tem que não podem trabalhar para pagar a própria comida, estadia e transporte?
Sabe, o resto da população brasileira trabalha pra pagar isso, outros estudantes trabalham também.
Acho que o maior impedimento é a falta de tempo para isso, o que poderia prejudicar o desempenho do estudante, e assim o dinheiro investido pela sociedade ser bem menos proveitoso.
O que eu falei é que tem gente que paga pra estudar e vocês não pagam e reclamam. E o Prouni é bem melhor do que ficar abrindo vagas em universidades públicas que entram sempre em greve. E se você conhece o Prouni… sabe que o governo apenas deduz do imposto da faculdade que oferece vagas para estudantes de baixa renda, muito mais economico do que ficar contratando novos professores, abrindo vagas, dando comida para alunos que não "podem" trabalhar…onde eu quero chegar? Que quanto mais barato isso custar para o governo mais gente será beneficiada.
E a qualidade, onde fica? É mais favorável à quantidade do que à qualidade?
E quanto a reclamar, eu não pago, mas a sociedade paga, e acho que tenho o direito de reclamar e não deixar que o ensino público superior se deteriore a ponto de se tornar inviável que as futuras gerações dele desfrute e seja necessária sua privatização.
Sabe qual é a solução? Menos estudantes profissionais resolveria pelo menos 20% da lotação e outra solução seria não usar o alojamento e trabalhar para pagar certas coisas (moradia, transporte e comida), ou ainda continuar morando com a mamãe e o papai.
Morar com a mamãe e o papai só quando a universidade for na mesma cidade, o que é muito raro em universidade pública.
Ninguém neste país estuda de graça. Bestas são vocês que pagam particular e acham isso NORMAL.
Isso aí.
Nossa, e invadir uma reitoria e pedir café da manhã é realmente uma bela maneira de conseguir o apoio dos estudantes de faculdade particular que trabalham e que tem que pagar os estudos.
Falácia. Está minimizando muito nossa pauta. Isso é apenas um ponto dela, que por acaso também sou contra.
ingenuidade sua. assembléias são os piores lugares para debate bom, lógico e com alguma civilidade. já notava bobbio ao tratar da teoria democrática que um retorno aos moldes atenienses poderia trazer de volta o que eles tinham de pior; a má convivência com a diferença e com a individualidade. vá lá, má convivência é pouco: a total intolerância, o ostracismo.
qualquer coletividade, você deve saber, não é nem a soma das individualidades que a compõem e nem mesmo o elemento comum de todas elas. coletividades são monstros amorfos, e isso fica claríssmo em assembléias. surgem as vaias, os xingamentos, o coro uníssono; surge uma aí uma entidade que de alguma forma transcende os indivíduos e se revela um demônio estúpido e vulgar, faminto por assimilar qualquer diferença que encontre pelo caminho e engolir, para ganhar mais um calo horrendo. o pior lugar para discussão é uma assembléia.
eu fui às assembléias que fizeram. posso confirmar o que disse; a diferença não era tolerada, várias pessoas mostraram o pior de si mesmas e fiquei mais desiludido do que nunca com a faculdade, que julgava ser local de tantas boas cabeças. bom pra anotar; a selvageria existe onde quer que se vá. felizmente conseguimos jogar a decisão para o plebiscito, manobra que cinicamente os comunistas do c.a chamaram de anti-democrática. e aí nós, a maioria incoesa e mal-articulada, atrevo-me a dizer, oprimida, conseguimos fazer valer a nossa vontade, a despeito dos tiranos.
Sim, não é em assembléia que as opiniões devem ser formadas. O ideal seria que os assuntos de interesse fossem debatidos dentro de grupos na universidade ou mesmo entre amigos, e que as assembléias fossem espaços para contrapor as idéias discutidas e chegar a um máximo de consenso.
Concordo, existe muita gente radical que não tolera opiniões "contrárias", geralmente em cursos de humanas, e infelizmente essas pessoas acabam ganhando maior destaque e são utilizadas como parâmetro para caracterizar o movimento.