Autor Tópico: [Dividido] Agnosticismo  (Lida 36605 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: [Dividido] Agnosticismo
« Resposta #25 Online: 14 de Junho de 2007, 15:16:53 »
Adriano,

Sua argumentação está mesmo contraditória, porque, veja bem: ao mesmo tempo em que você admite que mesmo as verdades científicas são relativas, ou seja, que são apenas uma aproximação da verdade, e portanto, admitem necessariamente uma quota de dúvidas - o que, aliás, é também a base do agnosticismo
Esse é o erro do agnóstico, confundir com o ceticismo e utilizar como se fosse sinônimo. É algo completamente diferente.

- por outro lado, você afirma categoricamente a inexistência de deus, como uma verdade absoluta e inquestionável.
Vou recorrer a filosofia da ciência de Karl Popper:
A objetividade da ciência é uma questão social dos cientistas, envolvendo a crítica recíproca, a “divisão hostil-amistosa de trabalho entre cientistas, ou sua cooperação e também sua competição”. O fato do cientista individualmente ser parcial ou dogmático é até desejável. “Se nos sujeitarmos à crítica com
demasiada facilidade, nunca descobriremos onde está a verdadeira força de nossas teorias”.

Um hipótese, se é que podemos chamar assim, que sem sequer pode ser considerada científica.
Positivista agora? Está renegando Popper?  :hihi:
Veja o que renomado filósofo da ciência diz:
Para Popper, as teorias científicas são invenções, construções humanas. “As teorias podem ser vistas
como livres criações da nossa mente, o resultado de uma intuição quase poética, da tentativa de compreender
intuitivamente as leis da natureza”. O processo de criação de uma teoria pode envolver
aspectos não-racionais; a imaginação, a criatividade, a especulação usualmente desempenham papel importante.
Inclusive a metafísica pode servir de fonte. “Não há ‘fontes últimas’ do conhecimento. Toda fonte, todas as
sugestões são bem-vindas; e todas as fontes e sugestões estão abertas ao exame crítico”.

A lógica científica segue um critério muito simples: você observa tudo aquilo que está ao seu alcance e mantém-se cético para tudo aquilo que não é verificável, ou seja, que não pode ser comprovado falso ou verdadeiro, podendo acreditar ou duvidar pessoalmente, é claro, mas sem certezas, ou seja, sem fazer afirmações, ou simplesmente não dando importância para determinadas questões.
Essa lógica indutivista do positivismo foi ampliada por Popper com a falseabilidade.

Em que você se baseia, afinal, para afirmar tão absolutamente, algo que nem científico é, pois não é verificável, sendo que a própria Ciência, que é o que temos de mais confiável, porque segue rigorosamente a métodos muito bem definidos, não afirma nada de forma absoluta, admitindo sempre uma quota de dúvidas?
Popper: A atitude crítica pressupõe a “verdade absoluta ou objetiva como idéia reguladora; quer isto dizer, como padrão de que podemos ficar abaixo”.

A minha teoria está embasada na antropologia, e antropologia é ciência, veja na Wipikédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia

Qual é o seu critério? Como define o que deve ou não passar por esse crivo?
Meu critério é a metodologia científica e o racionalismo crítico.  8-)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 14 de Junho de 2007, 15:20:09 »
Putz Adriano, você força a amizade. Você é gente fina e tem umas qualidades que admiro, verdade, mas com certeza debater com você é impossível.
Você é do "time" dos agnósticos, não é de admirar mais uma alfinetada. Claro que agnóstico não vai concordar e nem gostar do que eu falo, pois eu critico o agnosticismo. Meio óbvio. E a distinção do ceticismo e do agnosticimo é necessária, pois o ceticismo científico e totalmente compatível com o ateísmo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 14 de Junho de 2007, 17:17:28 »
Está contrariando a lógica. Não acreditar em X e acreditar em não-X é uma sentença igual em termos lógicos.

Não é não. Acreditar e Deus são variáveis lógicas diferentes, negar uma delas é diferente de negar as duas. Temos então quetro possibilidades diferentes:

Acreditar em Deus.
Acreditar em não-Deus.
Não acreditar em Deus.
Não acreditar em não-Deus.

Também é fácil aplicar a navalha de Occham para refutar o conceito de um criador. Tanto que a origem do universo é explicada pelo Big Bang e não por deus.

A Navalha de Occham não pode refutar coisa alguma, ela é um mecanismo de escolha entre duas proposições baseada em parcimônia, e não em lógica.

Me diga, em quê o texto que você copiou e colou aí em cima está diferente de qualquer coisa que eu tenha dito nesta discussão? E que trecho nele diz que "não é possível provar uma negação" é um mito? Tudo o que o texto faz é identificar essa afirmação com o problema da indução, coisa aliás que eu já expus aqui justamente para mostrar que você estava falando bobagem.
É exatamente o que ocorre. Se eu afirmar que deus não existe é uma indução, a sua afirmação de que é possível existir algum deus também é uma indução.

Mais uma vez uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você só está demonstrando que não sabe nem mesmo o que vem a ser indução lógica, sua frase não faz o menor sentido! Deixa eu te explicar de novo o que é indução: indução é tirar conclusões gerais a partir de casos particulares, é o recíproco da dedução, que consiste em tirar conclusões particulares a partir de casos gerais.

Por exemplo: Algum A é B, algum B é C, logo todo A é C. Esse argumento é indutivo e é logicamente inválido, pois a conclusão não segue das premissas.

Afirmar que Deus não existe não é uma indução, uma firmação sozinha não é nem indução e nem dedução, uma afirmação sozinha não chega nem sequer a ser argumento.  O que acontece é que você usou indução para "provar" que Deus não existe, quando provas por indução não são logicamente válidas. 

Só alguém sem o menor conhecimento de filosofia poderia dizer o que você disse, "Se eu afirmar que deus não existe é uma indução, a sua afirmação de que é possível existir algum deus também é uma indução.", primeiro porque mostra que você não entende os conceitos que estão sendo discutidos, não entendeu minha frase redigida em português claríssimo e para fechar com chave de ouro usou um argumento tão banal quanto "Se eu sou feio, você também é!" Cara, sinceramente, eu estou duvidando seriamente que você seja estudante de filosofia.

Se a minha indução de que deus não existe está errada, como pode provar que a sua indução de que é possível existir deus é verdadeira? E bobagens você está falando aos montes, principalmente quanto a lógica.

Vamos lá, valendo outra caixa de chocolates: prove que meu argumento era indutivo. Eu te desafio. Mas aconselho você a estudar o que é indução primeiro, para não continuar pagando mico aqui, na frente de todo mundo.

Estou usando o termo mito de forma a facilitar e no significado de falso. Decerto quem editou aquele texto é agnóstico. O termo que uso para definir deus é de conceito imaginário e simbólico. Imaginário quando conceituado individualmente por e simbólico quando expresso pela cultura. Dessa maneira fica mais preciso, é uma questão semântica mas importante.

Nesse caso você está usando de raciocínio circular. Está dizendo que Deus é um mito, então ele não existe, porque mitos não existem.

O critério de demarcação proposto por Popper é a testabilidade, refutabilidade ou falsificabilidade para as teorias científicas. “Um enunciado ou teoria é falsificável, segundo o meu critério, se e só se existir, pelo menos um falsificador potencial”, ou seja, se existir pelo menos um enunciado que descreva um fato logicamente possível que entre em conflito com a teoria.

A minha teoria consiste na hipótese de o conceito de deus ser imaginário e simbólico. É uma indução uma proposição. Você tem a hipótese da existência de deus (Toda hipótese é uma possibilidade). A sua hipótese é um falsificador potencial da minha teoria da inexistência de deus.

Você gostou da palavra indução, não gostou? Pena que não saiba usá-la. Além disso, a hipótese da existência de Deus e a hipótese da inexistência estão no mesmo barco, ambas carecem de um falsificador potencial. E não, uma não pode ser o falsificador potencial da outra.

"Acreditar em Y sem provas é irracional."

Você concorda com a afirmação acima? Então como você se sai com a frase abaixo?

Y = ~X
Acreditar em ~X sem provas é irracional.
Y = Possibilidade de deus existir

logo acreditar em ~X sem provas é irracional.

O agnosticismo (~X) é irracional.

Ou você não sabe nada de lógica ou não sabe o significado da palavra "possibilidade". Uma coisa é dizer que Deus existe, outra coisa é dizer que talvez Deus exista. Quando se fala na possibilidade de Deus existir, está implícita expressão "Deus existe ou Deus não existe" ou seja, D v ~D. Se você sabe o mínimo de lógica deve comprender que a proposição D ou não-D é sempre verdadeira, pois algo não pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo e em uma operação "ou" quando qualquer um dos operandos é verdadeiro a conclusão também será verdadeira. Dessa forma, dizer "ou Deus existe ou Deus não existe" é sempre verdadeiro, é uma tautologia.

Mais uma evidência de que deus é um conceito imaginário. Você está imaginando um lugar inexistente para justificar a sua indução/imaginação de deus.

Falácia da petição de princípio. Para eu aceitar sua conclusão de que Deus não existe eu tenho que aceitar sua premissa de que o lugar que imaginei não existe. Mas provar que esse lugar imaginário não existe é tão problemático quanto provar que o próprio Deus não existe. E não, o fato de uma coisa ter sido imaginada não é prova de que a mesma não existe.

Segundo: mito não é sinônimo de inexistente, lembra do trecho da Wikipédia lá em cima?
Corrigido para conceito imaginário e simbólico.

Que não são sinônimos de inexistente.

Terceiro: Fazer parte de uma narrativa criada por humanos não quer dizer que não exista.
Só existem as alternativas existe e não existe ou a dúvida. Por isso o agnósticismo é a dúvida. Embasado no argumento de que pode existir algum deus lá no fim do universo e que não observamos ainda.  ::)

Perfeito!

Quinto: Que definição é contraditória? Sempre se pode criar uma definição que não seja. E o caso do seu exemplo está mal formulado, ou você acha que os teístas são tão burros assim para dar essa definição porca de Deus que qualquer criança pode refutar?
Não existe proposição de deus lógica. Se existise o teísmo ou o deísmo teria lógica. O meu ateísmo é devido a falta de lógica no conceito de deus.

Você sabe que algo ser logicamente válido é diferente de ter valor lógico verdadeiro, não sabe?

Onde? Cadê? Valendo uma caixa de chocolates!
Não entende de lógica.
Deixe de ser covarde e responda sem evasivas.
[/quote]
Então deixe de ser infantil com essas brincadeiras toscas.  :P[/quote]

Você ainda não respondeu à minha pergunta.

O axioma que me referi é o estudo da natureza e a teoria da evolução respeita esse axioma portando é lógica. A lógica depende axiomas.
Assim, para existir, o método científico parte do princípio da imutabilidade dos processos da natureza ou "o princípio da uniformidade da natureza", como denominava o filósofo Karl Popper.
http://www.projetoockham.org/ferramentas_metodo_3.html
E o que é que Deus tem a ver com isso?
Tem a ver que o conceito imaginário e simbólico de deus é ilógico e irracional, mais uma evidência a favor da minha teoria.

E o que diabos a natureza ser uniforme e descritível racionalmente tem a ver com Deus ser ilógico e irracional? Ilógica e irracional é essa sua conclusão!

Errado, minha frase é lógica, faz parte da lógica científica.
Não, não é. A lógica científica só vale para esta natureza. Não se pode querer aplicá-la a todas as naturezas imagináveis, pois aí se cairia de novo no problema da indução.
Mas não existe outras naturesas, é mais uma indução/imaginação sua.

Olha que bonitinho ele brincado com a palavra "indução" de novo! Parece criança com brinquedo novo! Mas eu recomendo aprender o significado de uma palavra antes de usar. E mais uma vez lá se vai você sem argumentos, sem justificativas...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 14 de Junho de 2007, 17:21:34 »
Adriano, não entendo por que você dá tanta importância a coisas como alguém ser ou não agnóstico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Junho de 2007, 17:31:59 »
Eu sei que usar falácias é feio, mas só para provocar o Adriano deixa eu usar um apelo à autoridade aqui:

Adriano, o seu amado Popper era agnóstico :twisted:

Popper was a member of the Academy of Humanism and described himself as an agnostic, showing respect for the moral teachings of Judaism and Christianity.[5]
http://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Popper

Karl Popper, Austrian/British philosopher (1902-1994).
He was the author of such well-known works as The Logic of Scientific Discovery, The Open Society and Its Enemies, The Poverty of Historicism, Conjectures and Refutations, and many others. He was particularly influential in the philosophy of science for his defense of fallibilism and his critique of induction. Popper described himself as an agnostic, and he was a member of the Academy of Humanism.
The magazine, Skeptic Vol. 6, No. 2 (1998) features a 1969 interview with Karl Popper - "Karl Popper On God: The Lost Interview" by Edward Zerin. In this interview Popper discusses his agnosticism
, his attitudes towards both Judaism and Christianity, the reasons for his disbelief which he combined with a respect for the moral teachings of both religions

http://www.wonderfulatheistsofcfl.org/Quotes.htm

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 14 de Junho de 2007, 19:59:04 »
Está contrariando a lógica. Não acreditar em X e acreditar em não-X é uma sentença igual em termos lógicos.

Não é não.
Sim é sim.  :x   

(não vai ficar com medo  :P)

Acreditar e Deus são variáveis lógicas diferentes, negar uma delas é diferente de negar as duas. Temos então quetro possibilidades diferentes:

Acreditar em Deus.
Acreditar em não-Deus.
Não acreditar em Deus.
Não acreditar em não-Deus.
Quando alguem diz que não acredita em deus está se referindo a existência de deus, e não se deus está dizendo uma verdade ou uma mentira. Está suprimido na frase a palavra existência.

Portando quando alguem diz que não acredita em deus, está querendo dizer que não acredita na existência de deus.
Assim acreditar na existência de não-deus é o mesmo que dizer subir para cima. Fere a lógica da lingua portuguesa.
O mesmo ocorre com acreditar na existência de não-deus, é uma redundância linguística e lógica.
Quanto a não acreditar na existência de não-deus é ridídulo e totalmente irracional. E depois sou eu quem não entende de lógica.  :nao3:

Também é fácil aplicar a navalha de Occham para refutar o conceito de um criador. Tanto que a origem do universo é explicada pelo Big Bang e não por deus.
A Navalha de Occham não pode refutar coisa alguma, ela é um mecanismo de escolha entre duas proposições baseada em parcimônia, e não em lógica.
Não fale besteira, o princípio de parcimônia é como também é conhecido esse princípio da lógica filosófica e científica.

Citação de: Wikipédia
A Navalha de Occam defende a intuição como ponto de partida para o conhecimento do universo. William de Ockham defendeu o princípio de que natureza é por si mesma econômica, sempre escolhendo o caminho mais simples. A origem dessa visão pode ser traçada desde John Duns Scotus (1265-1308), Robert Grosseteste (1175-1253), ou mesmo desde Aristóteles.
Ockham defendia que o homem, em suas teorias, deveria sempre eliminar conceitos supérfluos. Este princípio ficou conhecido como "navalha de Occam" a partir do século XIX, através dos trabalhos de Sir William Hamilton.
Assim um mundo sem deus (inexistência) é perfeitamente compreensível. Já a hipótese de deus é supérflua e depende de malabalismos teóricos e infalseáveis para defende-la, como os que você vem fazendo.

É exatamente o que ocorre. Se eu afirmar que deus não existe é uma indução, a sua afirmação de que é possível existir algum deus também é uma indução.

Mais uma vez uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Mais uma vez tem tudo a ver.

Você só está demonstrando que não sabe nem mesmo o que vem a ser indução lógica, sua frase não faz o menor sentido!
Falácia ad hominem, diz que a minha afirmação não tem sentido me atacando dizendo que não sei de lógica. Isso é desonesto e infantil.

Deixa eu te explicar de novo o que é indução: indução é tirar conclusões gerais a partir de casos particulares, é o recíproco da dedução, que consiste em tirar conclusões particulares a partir de casos gerais.
Exatamente, não se esqueça disso, pois vou provar o seu pensamento indutivo.

Por exemplo: Algum A é B, algum B é C, logo todo A é C. Esse argumento é indutivo e é logicamente inválido, pois a conclusão não segue das premissas.
Que absurdo lógico!  :susto:
Muita ignorancia da sua parte, ainda mais você se referindo a mim como não sabendo o que é indução.

O exemplo adequado é o seguinte (muito conhecido):

Varios cisnes brancos - logo todos os cisnes são brancos.

A cor branca observada nos casos particulares é estendida a todos os cisnes, e caso tenha um cisne preto é refutada a sentença de que todos os cisnes são brancos. Portanto é uma hipótese falseável.

Veja o meu raciocínio: todos os conceitos de deuses que conheço são imaginários e simbólicos logo todos os conceitos existentes são imaginários e simbólicos. Caso apareça algum conceito que corresponda a um ser real refuta a minha hipótese. Portanto é falseável.

Afirmar que Deus não existe não é uma indução,
Explicado acima.

uma firmação sozinha não é nem indução e nem dedução, uma afirmação sozinha não chega nem sequer a ser argumento. 
O que é então?

O que acontece é que você usou indução para "provar" que Deus não existe, quando provas por indução não são logicamente válidas. 
A teoria da evolução é feita através de induções, e as provas (evidências) que induzem ou melhor corroboram uma teoria. Apesar de existirem teorias dedutivas, a maioria é indutiva mas com potencial falsificador.

Só alguém sem o menor conhecimento de filosofia poderia dizer o que você disse,
Falácia ad hominem para desqualificar o meu argumento.

"Se eu afirmar que deus não existe é uma indução, a sua afirmação de que é possível existir algum deus também é uma indução.",
Então se não é uma indução é o que? Uma dedução? Deduz de qual caso geral? Ou vem da sua imaginação como qualquer outro conceito imaginário?

primeiro porque mostra que você não entende os conceitos que estão sendo discutidos,
Ad hominem novamente, ficou nervoso?  :hein:

não entendeu minha frase redigida em português claríssimo e para fechar com chave de ouro usou um argumento tão banal quanto "Se eu sou feio, você também é!" Cara, sinceramente, eu estou duvidando seriamente que você seja estudante de filosofia.
Falácia ad hominem novamente, que coleção!! Falta de argumentos é assim. E o que tem a ver eu ser estudante de filosofia ou não? Não fiz nenhuma afirmação nesse sentido. E para seu conhecimento não estou matriculado em nenhuma faculdade de filosofia. Sou tão filósofo quanto o Olavo de Carvalho, apenas estudo como autodidata, e o pior ainda é que estudo pela internet.

Se a minha indução de que deus não existe está errada, como pode provar que a sua indução de que é possível existir deus é verdadeira? E bobagens você está falando aos montes, principalmente quanto a lógica.
Vamos lá, valendo outra caixa de chocolates: prove que meu argumento era indutivo. Eu te desafio. Mas aconselho você a estudar o que é indução primeiro, para não continuar pagando mico aqui, na frente de todo mundo.
Caso não seja indutivo, baseado nos relatos sobre deus que já ouviu falar ou no que já leu, deve ser uma dedução, algo da sua imaginação, uma intuição, ou quem sabe uma experiência direta com deus.
 :histeria:

Estou usando o termo mito de forma a facilitar e no significado de falso. Decerto quem editou aquele texto é agnóstico. O termo que uso para definir deus é de conceito imaginário e simbólico. Imaginário quando conceituado individualmente por e simbólico quando expresso pela cultura. Dessa maneira fica mais preciso, é uma questão semântica mas importante.

Nesse caso você está usando de raciocínio circular. Está dizendo que Deus é um mito, então ele não existe, porque mitos não existem.
Não estou usando o termo mito, e sim o termo imaginário e simbólico. E a minha premisa é baseada nos estudos antropológicos de Ludwig Feuerbach, um grande filósofo e antropólogo alemão.

O critério de demarcação proposto por Popper é a testabilidade, refutabilidade ou falsificabilidade para as teorias científicas. “Um enunciado ou teoria é falsificável, segundo o meu critério, se e só se existir, pelo menos um falsificador potencial”, ou seja, se existir pelo menos um enunciado que descreva um fato logicamente possível que entre em conflito com a teoria.

A minha teoria consiste na hipótese de o conceito de deus ser imaginário e simbólico. É uma indução uma proposição. Você tem a hipótese da existência de deus (Toda hipótese é uma possibilidade). A sua hipótese é um falsificador potencial da minha teoria da inexistência de deus.

Você gostou da palavra indução, não gostou? Pena que não saiba usá-la. Além disso, a hipótese da existência de Deus e a hipótese da inexistência estão no mesmo barco, ambas carecem de um falsificador potencial. E não, uma não pode ser o falsificador potencial da outra.
Errado, eu me baseio na antropologia que afirma que a religião e deus são uma projeção da vontade de infinitude do homem. Você ao alegar que é possivel existir um deus real, está criando um falsificador potencial. 

"Acreditar em Y sem provas é irracional."

Você concorda com a afirmação acima? Então como você se sai com a frase abaixo?

Y = ~X
Acreditar em ~X sem provas é irracional.
Y = Possibilidade de deus existir

logo acreditar em ~X sem provas é irracional.

O agnosticismo (~X) é irracional.

Ou você não sabe nada de lógica ou não sabe o significado da palavra "possibilidade".
Falácia ad hominem. O que me parece é que você não sabe o que é uma hipótese explicativa. Toda hipótese é uma possibilidade de explicação, e quanto é falseável se torna científica.

Uma coisa é dizer que Deus existe, outra coisa é dizer que talvez Deus exista.
Para um agnóstico entendo que é diferente, tem toda uma filosofia infalseável para justificar. Para mim não tem diferença, apenas o grau da crença menor, que traz a dúvida.

Quando se fala na possibilidade de Deus existir, está implícita expressão "Deus existe ou Deus não existe" ou seja, D v ~D. Se você sabe o mínimo de lógica deve comprender que a proposição D ou não-D é sempre verdadeira, pois algo não pode ser verdadeiro e falso ao mesmo tempo e em uma operação "ou" quando qualquer um dos operandos é verdadeiro a conclusão também será verdadeira. Dessa forma, dizer "ou Deus existe ou Deus não existe" é sempre verdadeiro, é uma tautologia.
É o que eu sempre falo, ou deus existe ou não existe. Eu digo que deus não exite e você discorda. Alías o agnosticismo discorda. 

Mais uma evidência de que deus é um conceito imaginário. Você está imaginando um lugar inexistente para justificar a sua indução/imaginação de deus.

Falácia da petição de princípio. Para eu aceitar sua conclusão de que Deus não existe eu tenho que aceitar sua premissa de que o lugar que imaginei não existe. Mas provar que esse lugar imaginário não existe é tão problemático quanto provar que o próprio Deus não existe. E não, o fato de uma coisa ter sido imaginada não é prova de que a mesma não existe.

Não é para um agnostico, pois um cético se vale do princípio do ônus da prova. Se você diz que existe um lugar fora do universo tem que provar, caso contrário seu argumento é inválido.

Segundo: mito não é sinônimo de inexistente, lembra do trecho da Wikipédia lá em cima?
Corrigido para conceito imaginário e simbólico.

Que não são sinônimos de inexistente.
Não foi você quem disse que algo imaginário pode ser real? Que contradição. Lembre-se da teoria do átomo. Foi por isso que Popper criou o conceito de falseabilidade. Portanto não são sinônimos.

Terceiro: Fazer parte de uma narrativa criada por humanos não quer dizer que não exista.
Só existem as alternativas existe e não existe ou a dúvida. Por isso o agnósticismo é a dúvida. Embasado no argumento de que pode existir algum deus lá no fim do universo e que não observamos ainda.  ::)

Perfeito!
Imperfeito. De onde é que você tirou a idéia de que pode existir algum deus? Não faz sentido algum. É claro para o agnóstico faz, por isso que eu digo que é um crente com pouca fé. A crença é menor que a do teísta. O ateu tem a crença na existência núla, por isso pode afirmar a inexistência.

Quinto: Que definição é contraditória? Sempre se pode criar uma definição que não seja. E o caso do seu exemplo está mal formulado, ou você acha que os teístas são tão burros assim para dar essa definição porca de Deus que qualquer criança pode refutar?
Não existe proposição de deus lógica. Se existise o teísmo ou o deísmo teria lógica. O meu ateísmo é devido a falta de lógica no conceito de deus.

Você sabe que algo ser logicamente válido é diferente de ter valor lógico verdadeiro, não sabe?
A validade de uma asserção que a define como verdadeira ou falsa.
Uma proposição é uma sentença declarativa afirmativa, que tenha seu valor (validade) como verdadeira ou falsa.

Onde? Cadê? Valendo uma caixa de chocolates!
Não entende de lógica.
Deixe de ser covarde e responda sem evasivas.
Então deixe de ser infantil com essas brincadeiras toscas.  :P[/quote]

Você ainda não respondeu à minha pergunta.
Agora está respondida.

O axioma que me referi é o estudo da natureza e a teoria da evolução respeita esse axioma portando é lógica. A lógica depende axiomas.
Assim, para existir, o método científico parte do princípio da imutabilidade dos processos da natureza ou "o princípio da uniformidade da natureza", como denominava o filósofo Karl Popper.
http://www.projetoockham.org/ferramentas_metodo_3.html
E o que é que Deus tem a ver com isso?
Tem a ver que o conceito imaginário e simbólico de deus é ilógico e irracional, mais uma evidência a favor da minha teoria.

E o que diabos a natureza ser uniforme e descritível racionalmente tem a ver com Deus ser ilógico e irracional? Ilógica e irracional é essa sua conclusão!
É o axioma do método científico, da ciência. Axioma é um ponto de partida de um sistema lógico. No sistema lógico da ciência deus é irracional e ilógico. O meu axioma ateísta é a inexistência de deus como um ser real a partir do argumento ateísta antropológido de Ludwig Feuerbach. Já o axioma do agnosticismo é que um conceito metafísico é incognoscível.

Errado, minha frase é lógica, faz parte da lógica científica.
Não, não é. A lógica científica só vale para esta natureza. Não se pode querer aplicá-la a todas as naturezas imagináveis, pois aí se cairia de novo no problema da indução.
Mas não existe outras naturesas, é mais uma indução/imaginação sua.

Olha que bonitinho ele brincado com a palavra "indução" de novo! Parece criança com brinquedo novo! Mas eu recomendo aprender o significado de uma palavra antes de usar. E mais uma vez lá se vai você sem argumentos, sem justificativas…
Suas falácias ad hominem são ridículas pois quem errou no entendimento de indução foi você. E o motivo de você não aceitar os meus argumentos é que contrariam a sua lógica agnóstica, que está relacionado com o positivismo tanto criticado por Popper.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #31 Online: 14 de Junho de 2007, 20:03:33 »
Adriano, não entendo por que você dá tanta importância a coisas como alguém ser ou não agnóstico.

Assim como eu não entendo por que você dá tanta importância em contrariar o conceito de religião como um conjunto de dogmas,crenças e códigos morais baseados nessas crenças/dogmas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 14 de Junho de 2007, 20:06:11 »
Eu sei que usar falácias é feio, mas só para provocar o Adriano deixa eu usar um apelo à autoridade aqui:

Adriano, o seu amado Popper era agnóstico :twisted:

Popper was a member of the Academy of Humanism and described himself as an agnostic, showing respect for the moral teachings of Judaism and Christianity.[5]
http://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Popper

Karl Popper, Austrian/British philosopher (1902-1994).
He was the author of such well-known works as The Logic of Scientific Discovery, The Open Society and Its Enemies, The Poverty of Historicism, Conjectures and Refutations, and many others. He was particularly influential in the philosophy of science for his defense of fallibilism and his critique of induction. Popper described himself as an agnostic, and he was a member of the Academy of Humanism.
The magazine, Skeptic Vol. 6, No. 2 (1998) features a 1969 interview with Karl Popper - "Karl Popper On God: The Lost Interview" by Edward Zerin. In this interview Popper discusses his agnosticism
, his attitudes towards both Judaism and Christianity, the reasons for his disbelief which he combined with a respect for the moral teachings of both religions

http://www.wonderfulatheistsofcfl.org/Quotes.htm

Uma contradição teórica não desqualifica a genialidade de Popper e de sua filosofia da ciência. Não adianta lançar de um ad hominem contra o falecido.  :P

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #33 Online: 14 de Junho de 2007, 20:41:49 »
Porque será que eu consigo entender tudo que o Willy Nilly escreve e quando eu chego no Adriano eu fico assim :???: ?
Já sei! É que ele picota os textos e separa idéias centrais e deleta o argumento da pessoa.

Adriano não separe idéias centrais assim fica dificil de entender.
Por exemplo, você fez assim:

primeiro porque mostra que você não entende os conceitos que estão sendo discutidos,
Enquanto o Willy Nilly disse tudo isso abaixo e ainda explicou, quem ler somente os seus posts vai pensar que o Willy Nilly te atacou do nada:
Mais uma vez uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você só está demonstrando que não sabe nem mesmo o que vem a ser indução lógica, sua frase não faz o menor sentido! [1] Deixa eu te explicar de novo o que é indução: indução é tirar conclusões gerais a partir de casos particulares,[2] é o recíproco da dedução, que consiste em tirar conclusões particulares a partir de casos gerais.

Por exemplo: Algum A é B, algum B é C, logo todo A é C. Esse argumento é indutivo e é logicamente inválido, pois a conclusão não segue das premissas.[3]

Afirmar que Deus não existe não é uma indução, uma firmação sozinha não é nem indução e nem dedução, uma afirmação sozinha não chega nem sequer a ser argumento.  O que acontece é que você usou indução para "provar" que Deus não existe, quando provas por indução não são logicamente válidas. 

Só alguém sem o menor conhecimento de filosofia poderia dizer o que você disse, "Se eu afirmar que deus não existe é uma indução, a sua afirmação de que é possível existir algum deus também é uma indução.", [4] primeiro porque mostra que você não entende os conceitos que estão sendo discutidos, [5] não entendeu minha frase redigida em português claríssimo e para fechar com chave de ouro usou um argumento tão banal quanto "Se eu sou feio, você também é!" Cara, sinceramente, eu estou duvidando seriamente que você seja estudante de filosofia.
[1]Ele disse uma frase. [2] E justificou o porque. [3] E ainda deu um exemplo. [4] E ainda citou a frase que levou ele a dizer a primeira frase. [5] E aqui ele dá mais uma justificativa do porque disse o que disse na primeira frase.

E também nos seus posts você não faz o mesmo que o Willy Nilly, você deveria dizer uma frase, justificar, dar um exemplo, e ainda citar o que levou você a dizer a primeira frase. Você só diz que é assim é ponto final, algumas vezes você justifica, mas ainda assim fica meio vago. E o Willy Nilly dá muita justificativa e exemplifica, por isso os textos dele são bem claros e fáceis de entender.

OFF - topic: Se o Willy Nilly escrevesse um livro eu seria a primeira a comprar, mesmo que o livro falasse só de matemática ou física. :lol:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 14 de Junho de 2007, 21:06:05 »
Cara, eu desisto. Até comecei a responder seu post, mas não dá, sua desonestidade e ignorância me desanimam. Não tenho estômago para continuar. Vou acabar falando besteira e ganhando um cartão.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #35 Online: 14 de Junho de 2007, 21:10:18 »
Cara, eu desisto. Até comecei a responder seu post, mas não dá, sua desonestidade e ignorância me desanimam. Não tenho estômago para continuar. Vou acabar falando besteira e ganhando um cartão.

Bem-vindo ao clube. Acho que tem uns 3 ou 4 tópicos em que todo mundo que tenta debater com ele chega a essa mesma conclusão.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Junho de 2007, 21:11:48 »

Assim como eu não entendo por que você dá tanta importância em contrariar o conceito de religião como um conjunto de dogmas,crenças e códigos morais baseados nessas crenças/dogmas.

E o que uma coisa tem a ver com outra?!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Junho de 2007, 21:13:20 »
Bem-vindo ao clube. Acho que tem uns 3 ou 4 tópicos em que todo mundo que tenta debater com ele chega a essa mesma conclusão.

É porque ele é um debatedor brilhante e ninguém é páreo para sua lógica afiada...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #38 Online: 14 de Junho de 2007, 21:42:06 »
Porque será que eu consigo entender tudo que o Willy Nilly escreve e quando eu chego no Adriano eu fico assim :???: ?
É que você está apaixonada por ele, e a paixão cega a realidade.  :hihi:

Quanto a mim, você me odeia e bloqueia tudo que eu disser.  :'(   

Ou então é que você tem o mesmo princípio lógico dele, e do agnosticismo, o de que a metafísica e o conceito de deus é incognoscível. Mas saiba que também tem pessoas que se identificam com meus argumentos.

Já sei! É que ele picota os textos e separa idéias centrais e deleta o argumento da pessoa.
Deleto o que eu concordo, o que eu discordo eu contra-argumento.

Adriano não separe idéias centrais assim fica dificil de entender.
Idéias centrais? Os argumentos são compostos de frases e as frases formam sentenças lógicas, uma idéia, eu separo a sentença que não concordo e explico o motivo. Assim como estou fazendo contigo.

Por exemplo, você fez assim:

Não tem nada de errado aqui, apenas o seu desprezo por tudo que escrevo.  :'( 

Enquanto o Willy Nilly disse tudo isso abaixo e ainda explicou, quem ler somente os seus posts vai pensar que o Willy Nilly te atacou do nada:
Qualquer ataque a minha pessoa não é justificada. É antiético, e você defender isso, é também. Caso não exista uma ofensa nem é preciso destacar a falácia ad hominem. A crítica deve ser apenas aos argumentos.

Mais uma vez uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você só está demonstrando que não sabe nem mesmo o que vem a ser indução lógica, sua frase não faz o menor sentido! [1] Deixa eu te explicar de novo o que é indução: indução é tirar conclusões gerais a partir de casos particulares,[2] é o recíproco da dedução, que consiste em tirar conclusões particulares a partir de casos gerais.

Por exemplo: Algum A é B, algum B é C, logo todo A é C. Esse argumento é indutivo e é logicamente inválido, pois a conclusão não segue das premissas.[3]

Só alguém sem o menor conhecimento de filosofia poderia dizer o que você disse, "Se eu afirmar que deus não existe é uma indução, a sua afirmação de que é possível existir algum deus também é uma indução.", [4] primeiro porque mostra que você não entende os conceitos que estão sendo discutidos, [5] não entendeu minha frase redigida em português claríssimo e para fechar com chave de ouro usou um argumento tão banal quanto "Se eu sou feio, você também é!" Cara, sinceramente, eu estou duvidando seriamente que você seja estudante de filosofia.
[1]Ele disse uma frase.
Uma frase equivocada, errada.

[2] E justificou o porque.
Justificativa errada, pois o método indutivo é de grande valia na ciência, e faz parte do método científico. Falácia tu quoque.

[3] E ainda deu um exemplo.
Exemplo errado. O correto é: Algum A é B, logo todo A é B.

[4] E ainda citou a frase que levou ele a dizer a primeira frase.
Aqui fica comprovado a falácia ad hominem, pois a incoerência é dele e também sua de não perceber o erro. E mesmo que eu cometa algum erro, em nada justifica ele julgar meus conhecimentos, pois pode ser um erro ocasional. Educação é essencial.

[5] E aqui ele dá mais uma justificativa do porque disse o que disse na primeira frase.
Isso é um apelo emocional vulgar, a tal da falácia ad hominem, tentando desqualificar o interlocutor para assim desqualificar o argumento.

E também nos seus posts você não faz o mesmo que o Willy Nilly, você deveria dizer uma frase, justificar, dar um exemplo, e ainda citar o que levou você a dizer a primeira frase. Você só diz que é assim é ponto final, algumas vezes você justifica, mas ainda assim fica meio vago.
Falta de atenção da sua parte, pois sobre esse erro dele eu fiz a explicação e exemplificação:
Que absurdo lógico!  :susto:
Muita ignorancia da sua parte, ainda mais você se referindo a mim como não sabendo o que é indução.

O exemplo adequado é o seguinte (muito conhecido):

Varios cisnes brancos - logo todos os cisnes são brancos.

A cor branca observada nos casos particulares é estendida a todos os cisnes, e caso tenha um cisne preto é refutada a sentença de que todos os cisnes são brancos. Portanto é uma hipótese falseável.

Veja o meu raciocínio: todos os conceitos de deuses que conheço são imaginários e simbólicos logo todos os conceitos existentes são imaginários e simbólicos. Caso apareça algum conceito que corresponda a um ser real refuta a minha hipótese. Portanto é falseável.

E o Willy Nilly dá muita justificativa e exemplifica, por isso os textos dele são bem claros e fáceis de entender.
::)

Que amor em Fabi!   :love:

Só agora entendi a sua assinatura.  :biglol:

OFF - topic: Se o Willy Nilly escrevesse um livro eu seria a primeira a comprar, mesmo que o livro falasse só de matemática ou física. :lol:
Demonstra a parcialidade com que você avalia os argumentos. Não a crédito em sua crítica.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 14 de Junho de 2007, 21:49:52 »
Fabi, eu te peço, por favor: não responda ao Adriano, ignore. Não vale a pena.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #40 Online: 14 de Junho de 2007, 21:50:47 »
Desonesto é você falar isso de mim por não concordar comigo. Caso seja apenas para me ofender o melhor que tem a fazer é não responder mesmo.

Sinal de que ninguem me convenceu da validade do agnósticismo, sou crítico do agnosticismo e estou no meu direito. Ou não pode ter oposição?

É porque ele é um debatedor brilhante e ninguém é páreo para sua lógica afiada…
A minha opinião é essa mesmo. E a cada interlocutor nervosinho que sobrepõe o emocional em detrimento do racional para mim é uma demonstração disso. Principalmente essas críticas ocas apenas para desabafo do sentimento de uma discussão perdida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #41 Online: 14 de Junho de 2007, 21:51:55 »
Fabi, eu te peço, por favor: não responda ao Adriano, ignore. Não vale a pena.
Qual é o motivo de não fazer esse pedido por MP? Para me desqualificar no fórum, fazendo um apelo emocional aos agnósticos? Realmente não vejo razão para isso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 14 de Junho de 2007, 21:54:10 »
Qual é o motivo de não fazer esse pedido por MP? Para me desqualificar no fórum, fazendo um apelo emocional aos agnósticos? Realmente não vejo razão para isso.

Eu não preciso te desqualificar no fórum, você mesmo já faz isso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 14 de Junho de 2007, 21:56:12 »
Dou minha participação neste tópico por encerrada.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #44 Online: 14 de Junho de 2007, 21:58:01 »

Sinal de que ninguem me convenceu da validade do agnósticismo, sou crítico do agnosticismo e estou no meu direito. Ou não pode ter oposição?

Leia as partes em negrito. Ninguém consegue te convencer porque desiste, não porque você nos convence do contrário. Em outro tópico, você mesmo disse que se acha dono da verdade, impossível debater direito com alguém assim.

Oposição há e seus tópicos estão aí, o que eles provam? Que seu nível de debate leva qualquer interlocutor à exaustão...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #45 Online: 14 de Junho de 2007, 22:00:31 »

Eu não preciso te desqualificar no fórum, você mesmo já faz isso.
Não dependo das opiniões alheis para minhas atitudes, tenho a minha conduta pessoal baseada em meus princípios éticos e morais.

Se eu fosse ligar para o que a maioria pensa eu estaria numa igreja.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 14 de Junho de 2007, 22:11:38 »

Leia as partes em negrito.
Me chamar de desonesto e ignorante e ainda mais a frase ofensiva sobre o estomago é uma atitude antiética e imoral, além de ir contra as regras do fórum.

Ninguém consegue te convencer porque desiste, não porque você nos convence do contrário.
Mas não tenho a intenção de convencer vocês, numa discussão ganha-se com a troca de opiniões acerca do tema.

Em outro tópico, você mesmo disse que se acha dono da verdade, impossível debater direito com alguém assim.
Equívoco seu, eu disse que considero impossível existir algum deus. Defendo a teoria da inexistênia de deus. E a minha argumentação não foge disso. É contrário ao agnosticismo que julga deus como incognocível. São duas teorias difentes. Mas não é incompatível com o ceticismo científico e o racionalismo crítico.

Oposição há e seus tópicos estão aí, o que eles provam? Que seu nível de debate leva qualquer interlocutor à exaustão…
A teoria da evolução está provada e demonstrada, mas a maioria da população dos Estados Unidos, o país mais rico do mundo, não está convencida. O seu argumento ad numerum é falho, e aliás tem pessoas que concordam comigo.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Junho de 2007, 22:13:51 »
Seu nível de debate acaba de levar mais um interlocutor à exaustão nesse exato instante.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 14 de Junho de 2007, 22:16:20 »
Dou minha participação neste tópico por encerrada.

Apesar das ofensas para mim foi bom o debate contigo :tchau:

Seu nível de debate acaba de levar mais um interlocutor à exaustão nesse exato instante.
Obrigado pelo aviso, muita gentileza sua.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 14 de Junho de 2007, 23:09:35 »

Falsa analogia; o conceito de religião é BEM distinto do de agnosticismo.

Não entendo por que uma pessoa tão cerebral quanto você tem dificuldade em entender que religião é uma atividade com valor prático e vai muito além da pura crendice.  É uma questão, francamente, de ver a realidade dos fatos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!