Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016200 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #13100 Online: 18 de Julho de 2019, 16:20:06 »
Se o café com leite não é nem café nem leite, por que pessoas mestiças dizem que são brancas ou negras?
https://en.wikipedia.org/wiki/Hypodescent

In societies that regard some races or ethnic groups of people as dominant or superior and others as subordinate or inferior, hypodescent refers to the automatic assignment by the dominant culture of children of a mixed union or sexual relations between members of different socioeconomic groups or ethnic groups to the subordinate group.[1] The opposite practice is hyperdescent, in which children are assigned to the race that is considered dominant or superior.

...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13101 Online: 18 de Julho de 2019, 16:45:04 »
Não, não explica mestiços se dizendo negros, mesmo quando são fenotipicamente brancos. A questão é ideológica.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13102 Online: 18 de Julho de 2019, 16:50:44 »
Sim, é o que os artigos descrevem, ideologia. Grupos ou tentando caracterizar a condição de inferioridade a outros (ou assimilação disso, não necessariamente com um viés auto-depreciativo), ou tentando se "infiltrar" no grupo socialmente dominante (ou aceitação disso como uma forma de "diluição" da inferioridade alheia).

https://en.wikipedia.org/wiki/One-drop_rule

The one-drop rule is a social and legal principle of racial classification that was historically prominent in the United States in the 20th century. It asserted that any person with even one ancestor of sub-Saharan African ancestry ("one drop" of black blood)[1][2] is considered black (Negro or colored in historical terms).

This concept became codified into the law of some states in the early 20th century. It was associated with the principle of "invisible blackness" that developed after the long history of racial interaction in the South, as well as the hardening of slavery as a racial caste. It is an example of hypodescent, the automatic assignment of children of a mixed union between different socioeconomic or ethnic groups to the group with the lower status, regardless of proportion of ancestry in different groups.[3]

[...]

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13103 Online: 18 de Julho de 2019, 17:09:52 »
Falsidade ideologica.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #13104 Online: 18 de Julho de 2019, 17:19:31 »
Falsidade ideologica.

Não precisou esperar muito, né?  :histeria:

Ou seja, eu sou filha de negra com branco ( há uma história na minha família que diz que eu fui adotada depois que o patrão - BRANCO - estuprou a empregada - NEGRA), então não posso usar cabelo liso por ser uma "apropriação cultural/falsidade ideológica", devendo deixá-los no original?  :o

E a minha pele, que nos meses de maio a novembro é branca/oliva, mas de dezembro a abril é mais escura? Quer dizer que no primeiro período sou branca, mas depois fico negra?  :hein:

Eu deveria então, se fosse o caso, me candidatar a cotas raciais apenas nos meses em que estou mais escura?  :olheira:
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13105 Online: 18 de Julho de 2019, 17:25:20 »
Agora imagina um café com leite querendo se passar por café ou por leite.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #13106 Online: 18 de Julho de 2019, 17:59:33 »
Agora imagina um café com leite querendo se passar por café ou por leite.

Não sou muito fã de conjecturas com bases fantasiosas... :(
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13107 Online: 18 de Julho de 2019, 18:08:22 »
Analogias. São assim.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13108 Online: 18 de Julho de 2019, 18:13:18 »
Falsidade ideologica.

Ou seja, eu sou filha de negra com branco ( há uma história na minha família que diz que eu fui adotada depois que o patrão - BRANCO - estuprou a empregada - NEGRA), então não posso usar cabelo liso por ser uma "apropriação cultural/falsidade ideológica", devendo deixá-los no original?  :o

Não sei, não fui eu que inventei essa coisa de apropriação cultural. Algumas vezes eu acho mais bonito o cabelo original da pessoa mas há beleza em tudo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13109 Online: 18 de Julho de 2019, 20:27:39 »
Falsidade ideologica.

E a minha pele, que nos meses de maio a novembro é branca/oliva, mas de dezembro a abril é mais escura? Quer dizer que no primeiro período sou branca, mas depois fico negra?  :hein:

Eu deveria então, se fosse o caso, me candidatar a cotas raciais apenas nos meses em que estou mais escura?  :olheira:

Geralmente essas coisas de "apropriação cultural" condenadas são no sentido de um povo "dominante" (como euro-descendentes) estar apropriando de maneira desrespeitosa algum símbolo de outro povo "dominado" (como cocares de penas de aborígenes americanos), de maneira simplesmente superficial, estética. Algo análogo no contexto "branco" talvez fossem ateus que nem soubessem quem foram Jesus e Maria colocar acessórios sadomasoquistas em estátuas deles, só porque acham legal.

Mas em alguns casos as coisas podem ir muito além do que sugeriria apenas o mero bom-senso, respeito, como "brancos não podem usar cabelo rastafari" (religião). Daí por diante as coisas vão ficando mais indistintas de paródia. Para pessoas mestiças as coisas devem ser meio turvas, exceto que, de modo geral, qualquer coisa mais genérica do "povo dominante" é "fair game," isso é, pode perfeitamente alisar o cabelo que isso não é símbolo de nenhuma religião branca oprimida. Na verdade a crítica a que se arrisca é "negar suas verdadeiras características em submissão aos ideais brancos."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13110 Online: 19 de Julho de 2019, 00:41:49 »
Falsidade ideologica.

Tente explicar isto para a esquerdalha.
Foto USGS

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #13111 Online: 19 de Julho de 2019, 13:19:46 »
Para pessoas mestiças as coisas devem ser meio turvas, exceto que, de modo geral, qualquer coisa mais genérica do "povo dominante" é "fair game," isso é, pode perfeitamente alisar o cabelo que isso não é símbolo de nenhuma religião branca oprimida. Na verdade a crítica a que se arrisca é "negar suas verdadeiras características em submissão aos ideais brancos."

Por aí...
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #13112 Online: 19 de Julho de 2019, 13:20:17 »
Tente explicar isto para a esquerdalha.

É ruim... :histeria:
GNOSE

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #13113 Online: 19 de Julho de 2019, 17:30:30 »
História Afrocentrista é um tipo de pseudo-história que conseguiu se imiscuir em currículos escolares e qualquer pessoa que a criticar corre o risco de ser acusado de racismo.

Um dos pilares da nova história é que o simples fato de ser descendente de africanos capacita qualquer um a saber particularidades da história africana por intuição ou por osmose.

O afrocentrismo não é um projeto pedagógico, mas político. Os afrocentristas querem que a metodologia histórica comum seja descartada, em favor de um sistema de sua própria escolha. Tal sistema permite que seja ignorada a cronologia os fatos, se forem inconvenientes para seus propósitos. Sua metodologia histórica permite que alterem o curso da história para atender suas próprias necessidades.

Da mesma forma que a religião, o afrocentrismo opera no âmbito da fé e da crença. Ou se aceita suas afirmações absurdas ou se é vítima de um anátema. Quem duvida, ou é racista, se for branco, ou não é um preto de verdade e foi cooptado por um mundo de loucura eurocentrista.

« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 17:33:02 por Marciano »
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13114 Online: 19 de Julho de 2019, 18:34:07 »
"Afrocentrismo" não significa uma coisa só, mas vai rotular tanto história legítima quanto psuedo-história. Minha impressão é que a pseudo-história é ainda de proporções similares à de pseudo-antropologia feminista/feministóide, coisas nas linhas de defender que o estado natural da humanidade era de um igualitarismo hippie comunistóide, mas então foi tudo gradualmente sendo arruinado pela patriarquia e capitalismo. Mesmo auto-rotulados/as feministas irão desdenhar essas coisas.

O mesmo se dá com historiadores (mesmo afrocentristas) e pseudo-história afrocentrista.

Particularmente tenho a impressão de que mitos eurocentristas nas linhas de que Cristovão Colombo foi o gênio que descobriu que a Terra é redonda e descobriu a América são significativamente mais comuns.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #13115 Online: 19 de Julho de 2019, 19:07:44 »
Particularmente tenho a impressão de que mitos eurocentristas nas linhas de que Cristovão Colombo foi o gênio que descobriu que a Terra é redonda e descobriu a América são significativamente mais comuns.

Mas o Eratóstenes não tinha descoberto isto há muitos séculos?
Eu sei que tem livros que dizem essa idiotice, mas não creio que seja por motivos políticos ou raciais. É burrice mesmo. Tem livros que dizem que podemos observar o efeito Coriollis na banheira ou na pia.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #13116 Online: 19 de Julho de 2019, 19:10:32 »
Na verdade Eratóstenes não descobriu nada. Ele já sabia. O que fez foi calcular com impressionante precisão o diâmetro da Terra.
Quem diz que Colombo isso ou aquilo o faz por pura ignorância mesmo. Não por motivos políticos ou raciais.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #13117 Online: 19 de Julho de 2019, 19:12:56 »
Tenho para mim que a grande minoria de brancos, excluídos os café com leite, que se dizem negros como a noite, não precisa provar nada.
Claro que isto é apenas minha modesta e vaga impressão.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #13118 Online: 19 de Julho de 2019, 19:19:56 »
Na minha sempre humílima opinião de estulto, essa palhaçada de Colombro começou quando, em 1838, Washington Irving publicou um romance de ficção, não de história, no qual a descoberta era atribuída a Colombo.
Na época de Colombo todo mundo sabia, até eu, que a Terra era (e ainda é) um esferoide. Ele só calculou mal o tamanho, que o Eratóstenes  já tinha medido tão bem e há tanto tempo.
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 19:51:06 por Marciano »
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #13119 Online: 19 de Julho de 2019, 19:21:24 »
E nem uma régua de cálculo o Eratóstenes tinha. Qualquer aluno do ensino médio sabe mais matemática do que Eratóstenes, que teria usado um pedaço de pau, por assim dizer.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #13120 Online: 19 de Julho de 2019, 19:56:17 »
Mais uma pergunta idiota (ou não!):
Alguém sabe me indicar o que é melhor para dor de cabeça? Acupuntura, homeopatia, florais de Bach, macumba, reza forte ou chá de folhas de manga com semente de abóbora?
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #13121 Online: 19 de Julho de 2019, 19:59:00 »
Montalvão acaba de me dizer, por via telepática, que não é nenhuma das alternativas anteriores, e sim uma dieta detox.

Obrigado, Montalvão!
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13122 Online: 19 de Julho de 2019, 20:17:41 »
Pra dor de cabeça depende muito. É preciso fazer a leitura dos precedentes e do contexto. Muitas vezes só mudancas de habitos resolvem, outras vezes uma dipirona funciona bem demais. Ibuprofeno, diclofenaco e outros nem tanto.

Uma dor de cabeça que eu consegui suprimir por completo foi virando a cabeça para cima como se a olhar o sol de meio dia e puxando o ar pelo nariz com força como a soar o nariz ao contrário no periodo de um minuto e meio umas cinco vezes!
« Última modificação: 19 de Julho de 2019, 20:24:08 por Sergiomgbr »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #13123 Online: 19 de Julho de 2019, 21:25:40 »

Uma dor de cabeça que eu consegui suprimir por completo foi virando a cabeça para cima como se a olhar o sol de meio dia e puxando o ar pelo nariz com força como a soar o nariz ao contrário no periodo de um minuto e meio umas cinco vezes!

Essa técnica comprovadamente funciona. A pessoa arruma um torcicolo que faz esquecer a dor na cabeça.

Mas se for muito forte é melhor aquela outra de deixar uma bigorna cair no pé.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13124 Online: 19 de Julho de 2019, 21:32:53 »
Mas funciona. Isso resolve uma dor de cabeça específica, cada caso é um caso, e pode ser uma questão bem particular que varia dependendo da situação. É claro que é um tipo de argumento anedota.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!