Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015701 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #700 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:33:12 »
Por que estender é com "s" e extensão é com "x"?   :vergonha:

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #701 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:41:30 »
   Trata-se de uma explicação histórica, segundo o professor Odilon Soares Leme, da Rádio Jovem Pan. "Estender" entrou para o léxico português no século 13, vindo do latim vulgar. Ora, naquela época, já no latim vulgar, o "x" tinha-se tornado "s" antes de consoante. Então, "estender" já entrou com "s" e foi mantido assim, mesmo em palavras derivadas desse verbo como estendível, estendedor, estendedouro, estendal.

Já o substantivo "extensão" entrou para o léxico português bem mais tarde, e só aparece em dicionário no século 18, tendo ido buscar a forma do latim clássico, "extensione", da qual manteve o "x", que foi mantido também em extenso, extensivo, extensível, extensibilidade.

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=gramatica/docs/oqueearcaismo
Também não sabia ...
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2007, 10:43:42 por L I E B »
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #702 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:44:18 »
Valeu. Vou olhar o site.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #703 Online: 13 de Dezembro de 2007, 07:47:07 »
Em espanhol os dois são com 'x'. Também não sabia disso.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #704 Online: 13 de Dezembro de 2007, 11:57:06 »
Uma entidade provavelmente fictícia, aparentemente um animal, que tem filhotes e os cria em ninhos.

Mafagafos são supostamente passíveis de "desmafagafização", um processo de natureza desconhecida mas que exige considerável perícia para ser bem-sucedido.  Há evidência anedótica de que esse processo seja mais difícil de levar a termo quando tentado repetidas vezes com mafagafos da mesma ninhada.  Outra possibilidade é que mafagafos muito jovens não possam ser desmafagafizados.

Fonte: cantiga popular.
Na realidade tracta-se de uma variação de parlenda chamada de Trava-Lingua, acho que são insectos que quando picam provocam desconforto na dicção.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #705 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:07:01 »
:stunned: O QUE É O FOGO?

:| :| :| :| E não é brincadeira, já perguntei pra uma penca de gente e ninguém consegue dar uma resposta decente.
   Realmente uma definição de fogo não é tão obvia quanto parece ser, mas acho que temos apenas um conceito primitivo de fogo, assim como não temos uma definição precisa do que seja um ponto, só sabemos que que quando vemos um foco avermelhado com manchas azuis e que queima pensamos na palavra fogo.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #706 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:10:34 »
Por que estender é com "s" e extensão é com "x"?   :vergonha:
A grafia oficial desta palavra exige o s, em confronto com o étimo latino que é com x, o qual, no entanto, foi mantido em extensão, extensivo, extenso etc.
Fonte: Dicionário Houaiss

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #707 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:16:49 »

De facto, achamos uma maneira de driblar perguntas que demandariam um esforço mental que não estamos dispostos a empreender, mas de qquer forma gostei da tactica.
6° Por que quando enviamos uma foto para um e-mail ela aparece lá bem bonitinha e "perfeita"? O que diabos foi transportado para isso acontecer? O que aconteceu detalhadamente?

a resposta é longa. Faça faculdade de computação

Quando alguém me fizer uma pergunta de Direito, vou responder: "A resposta é longa... faça faculdade de Direito..." :P

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #708 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:22:17 »
Lá vai uma boa pergunta:

Por que, quando alguém boceja, você também sente vontade de bocejar?

E o famoso efeito da empatia.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #709 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:45:22 »
Por que as cédulas de 100 não têm "Deus seja louvado"?  :hihi:
Porque com uma nota dessa temos que louvar outra entidade, deus só trabalha com trocados.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #710 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:49:03 »
Bom, acho que é melhor a gente ficar quietinho antes que a casa da moeda perceba que esqueceu alguma coisa ::)

Pergunta: Por que na bandeira do Brasil não tem a cor vermelha? O próprio nome "brasil" é uma referência a um tom de vermelho!
Bem, acho que a bandeira brasileira já tem cor demais, um vermelhozinho ia ficar antiestético.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #711 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:53:30 »
Por que, quando se goza (no sentido prazeroso da atividade sexual) sentimos aquela sensação maravilhosa?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #712 Online: 13 de Dezembro de 2007, 14:03:38 »
Por que eu gosto do Peter Pan mas também gosto do Capitão Gancho????  :vergonha:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #713 Online: 13 de Dezembro de 2007, 14:05:20 »
Lá vai uma boa pergunta:

Por que, quando alguém boceja, você também sente vontade de bocejar?

Porque somos "Maria vai com as outras"...  :P

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #714 Online: 13 de Dezembro de 2007, 14:55:36 »
Porque existe mais gente que perde guarda-chuva do que os que acham um??
Onde estão esses guarda-chuvas não achados??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #715 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:02:12 »

Junto com as canetas bic perdidas, em férias em alguma ilha do caribe.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #716 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:07:08 »

E as meias que se perdem no vortex do cesto de roupas.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #717 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:26:20 »

E as meias que se perdem no vortex do cesto de roupas.

Não faço a menor idéia, nunca perdi um par de meias na vida...
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #718 Online: 14 de Dezembro de 2007, 00:22:08 »
Alguem por acaso sabe o que é fortianismo?
Alguem poderia me responder como os romanos faziam as contas deles com aqueles algarismos? tenho uma leve ideia, mas queria ver se confirma.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #719 Online: 14 de Dezembro de 2007, 01:30:18 »

http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/fort_gardner.htm é a única definição que encontrei.

Aparentemente é um movimento inspirado em um certo Charles Fort que tinha uma atitude difícil de descrever, mas que tem aspectos do ceticismo e outros de colecionador de casos exóticos.

Alguem poderia me responder como os romanos faziam as contas deles com aqueles algarismos? tenho uma leve ideia, mas queria ver se confirma.

Só posso imaginar que juntavam os símbolos todos e no final (ou, talvez, em alguma etapa intermediária) faziam as substituições.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #720 Online: 14 de Dezembro de 2007, 01:40:02 »

Só posso imaginar que juntavam os símbolos todos e no final (ou, talvez, em alguma etapa intermediária) faziam as substituições.
Se bem me lembro os algarismos romanos de fato só eram usados em documentos e comunicações oficiais. No dia-a-dia usava-se mesas de cálculo, que eram mesas divididas em seções onde se colocavam pedrinhas em cada seção, representando unidades, dezenas, centenas e por aí vai. Era bem mais fácil que usar os algarismos.

EDIT: recomendo o livro "O nada que existe", de Robert Kaplan, que fala um pouco sobre isso (e muito mais).
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2007, 01:43:43 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #721 Online: 14 de Dezembro de 2007, 05:05:59 »

Se bem me lembro os algarismos romanos de fato só eram usados em documentos e comunicações oficiais. No dia-a-dia usava-se mesas de cálculo, que eram mesas divididas em seções onde se colocavam pedrinhas em cada seção, representando unidades, dezenas, centenas e por aí vai. Era bem mais fácil que usar os algarismos.

EDIT: recomendo o livro "O nada que existe", de Robert Kaplan, que fala um pouco sobre isso (e muito mais).

Muito obrigada pela informação, acho que se eles fossem usar essas algarismos algumas coisas não poderiam dar certo nesse jogo de juntar letrinhas,  A propósito, minha avó paterna tinha um sobrenome parecido com o seu nick era Hawatt, apenas com um T a mais, esse é seu sobrenome??

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #722 Online: 14 de Dezembro de 2007, 05:10:08 »

http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/fort_gardner.htm é a única definição que encontrei.

Aparentemente é um movimento inspirado em um certo Charles Fort que tinha uma atitude difícil de descrever, mas que tem aspectos do ceticismo e outros de colecionador de casos exóticos.

Obrigada, mas eu já andei fuçando nesse site, e li a definição que eles deram, mas achei a explicação um tanto confusa, pq acabei ficando sem saber se eles acredictam nesses casos ditos exóticos ou não. Acho que é o único site que fala sobre isso, ou estrou enganada??

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #723 Online: 14 de Dezembro de 2007, 06:30:12 »
li a definição que eles deram, mas achei a explicação um tanto confusa, pq acabei ficando sem saber se eles acredictam nesses casos ditos exóticos ou não. Acho que é o único site que fala sobre isso, ou estrou enganada??

Bom, quase; a outra fonte que encontrei foi o artigo da Wiki anglófona sobre Charles Fort - e, surpresa, ele é MUITO mais informativo.

Por exemplo, a tradução de fortinianista é "fortean", o que eu não esperaria.  E segundo o artigo, Charles Fort foi um excelente epistemologista para a época e um verdadeiro precursor de Karl Popper.

Isso porque ele explicitou, por exemplo, a possibilidade de mais de uma explicação servir para um conjunto de observações específico.

Ao que parece Fort usava métodos um tanto excêntricos para escrever sobre problemas sérios e chegar a conclusões igualmente sérias.  Ele seria, possivelmente, um cético de expressão exótica ou algo próximo disso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #724 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:02:29 »
Faz mal trocar a noite pelo dia?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!