Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015702 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #725 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:30:02 »
Alguem poderia me responder como os romanos faziam as contas deles com aqueles algarismos? tenho uma leve ideia, mas queria ver se confirma.

Só posso imaginar que juntavam os símbolos todos e no final (ou, talvez, em alguma etapa intermediária) faziam as substituições.
Se bem me lembro os algarismos romanos de fato só eram usados em documentos e comunicações oficiais. No dia-a-dia usava-se mesas de cálculo, que eram mesas divididas em seções onde se colocavam pedrinhas em cada seção, representando unidades, dezenas, centenas e por aí vai. Era bem mais fácil que usar os algarismos.

EDIT: recomendo o livro "O nada que existe", de Robert Kaplan, que fala um pouco sobre isso (e muito mais).

Não me lembro quase nada, mas existia uma regrinha meio besta que dava p/ fazer soma e subtração...Era meio complicado, vi no colegio ha muuuiiito tempo atras...Colegio de freiras...heheheh
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #726 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:34:06 »
A propósito, minha avó paterna tinha um sobrenome parecido com o seu nick era Hawatt, apenas com um T a mais, esse é seu sobrenome??
Não, Mafalda, meu nick é Thufir Hawat por causa de um personagem do livro "Duna". Gosto do personagem e resolvi adotar seu nome como nick. :)
Inclusive recomendo a leitura, o autor chama-se Frank Herbert.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #727 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:41:06 »
A propósito, minha avó paterna tinha um sobrenome parecido com o seu nick era Hawatt, apenas com um T a mais, esse é seu sobrenome??
Não, Mafalda, meu nick é Thufir Hawat por causa de um personagem do livro "Duna". Gosto do personagem e resolvi adotar seu nome como nick. :)

Exelentes livros....
Só li 2 deles....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #728 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:46:06 »

Exelentes livros....
Só li 2 deles....
:ok:
Leia os outros 4 da série original, fica cada vez mais viajante, a trama se expande de uma maneira espetacular.
 :)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #729 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:54:10 »

Exelentes livros....
Só li 2 deles....
Leia os outros 4 da série original, fica cada vez mais viajante, a trama se expande de uma maneira espetacular.
 :)

Valeu a dica, li o ultimo a uns 10 anos...vou procurar os outros quando puder

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #730 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:58:10 »
Se quiser tenho os e-books de todos eles. Me passa seu e-mail por MP e eu envio eles pra você. :)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #731 Online: 14 de Dezembro de 2007, 10:07:29 »
Alguem por acaso sabe o que é fortianismo?

Sabe inglês?

Se souber : http://en.wikipedia.org/wiki/Forteanism

Se quiser, digamos, sentir o que é "forteanism" hoje em dia, recomendo : http://www.forteantimes.com/

“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #732 Online: 14 de Dezembro de 2007, 13:53:43 »
Alguem poderia me responder como os romanos faziam as contas deles com aqueles algarismos? tenho uma leve ideia, mas queria ver se confirma.

Só posso imaginar que juntavam os símbolos todos e no final (ou, talvez, em alguma etapa intermediária) faziam as substituições.
Se bem me lembro os algarismos romanos de fato só eram usados em documentos e comunicações oficiais. No dia-a-dia usava-se mesas de cálculo, que eram mesas divididas em seções onde se colocavam pedrinhas em cada seção, representando unidades, dezenas, centenas e por aí vai. Era bem mais fácil que usar os algarismos.

EDIT: recomendo o livro "O nada que existe", de Robert Kaplan, que fala um pouco sobre isso (e muito mais).

E viva os árabes!!!!!   :)

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #733 Online: 14 de Dezembro de 2007, 13:55:41 »
Faz mal trocar a noite pelo dia?

E nunca apanhar sol??  :o  A longo prazo faz sim!

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #734 Online: 14 de Dezembro de 2007, 14:00:36 »

Tipo, eu tenho amigo que tem feito isso sistematicamente. Dormir entre meio-dia e 3 da tarde e acordar pela noite ficando acordado toda madrugada. Às vezes ele decide dormir "mais cedo", antes do meio-dia.

Essa semana ele passou inteira assim... queria saber até que ponto fazer isso é tolerável.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #735 Online: 14 de Dezembro de 2007, 14:02:14 »
Se eu disser que ninguém fala a verdade, estou mentindo?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2007, 16:34:15 por Lela »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #736 Online: 14 de Dezembro de 2007, 15:17:59 »

Tipo, eu tenho amigo que tem feito isso sistematicamente. Dormir entre meio-dia e 3 da tarde e acordar pela noite ficando acordado toda madrugada. Às vezes ele decide dormir "mais cedo", antes do meio-dia.

Essa semana ele passou inteira assim... queria saber até que ponto fazer isso é tolerável.

Cara, acho que não... conheço muita gente que tem vida exclusivamente noturna, porque trabalha nesse horário de 19 às 6 da manhã e depois dorme o dia todo, acordando só à noite...

Acho que se a pessoa mantiver uma quantidade de horas de sono normal e dormir em um ambiente escuro, não tem problema nenhum, o repouso vai funcionar da mesma maneira...

Mas já ouvi pessoas dizerem que o sono da noite tem mais qualidade... vai saber... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #737 Online: 14 de Dezembro de 2007, 15:49:23 »
Sim, Jaf... eu estava pesquisando na inernet e existem vários argumentos científicos do motivo pelo qual devemos dormir à noite. Mas eu não encontrei explicações para eles.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #738 Online: 15 de Dezembro de 2007, 00:05:08 »
li a definição que eles deram, mas achei a explicação um tanto confusa, pq acabei ficando sem saber se eles acredictam nesses casos ditos exóticos ou não. Acho que é o único site que fala sobre isso, ou estrou enganada??

Bom, quase; a outra fonte que encontrei foi o artigo da Wiki anglófona sobre Charles Fort - e, surpresa, ele é MUITO mais informativo.

Por exemplo, a tradução de fortinianista é "fortean", o que eu não esperaria.  E segundo o artigo, Charles Fort foi um excelente epistemologista para a época e um verdadeiro precursor de Karl Popper.

Isso porque ele explicitou, por exemplo, a possibilidade de mais de uma explicação servir para um conjunto de observações específico.

Ao que parece Fort usava métodos um tanto excêntricos para escrever sobre problemas sérios e chegar a conclusões igualmente sérias.  Ele seria, possivelmente, um cético de expressão exótica ou algo próximo disso.

obrigada pela explicação, vou dar uma checada nessa Wiki, é que quando entrei na pagina do ceticismoaberto, achei pelo menos os assuntos abordados no quesito fortianismo muito interessantes, mas não tinha uma definição do porquê isso era fortianismo, agora vou prestar mais atenção em alguns detalhes.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #739 Online: 15 de Dezembro de 2007, 00:18:32 »
Por que tudo não é do jeito que queremos que seja? ¬¬
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #740 Online: 15 de Dezembro de 2007, 00:55:57 »
    Surgiu outra questão na minha cabeça, o que significa essa barrinha que fica abaixo do nick dos membros? e por que algumas tem uma parte de uma cor e outra de outra, e por que elas tem cores diferentes?
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #741 Online: 15 de Dezembro de 2007, 01:00:09 »

Porque acho que o mundo não foi feito para nos atender, nós é que temos a pretenção que interfirimos em alguma coisa, nesse caso os crentes acham que se eles rezam são atendidos, voltamos ao "o mundo não foi feito para nos atender", somos parte de uma engrenagem da natureza e ao mesmo tempo queremos estar fora dela, pelo menos é o que eu penso.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #742 Online: 15 de Dezembro de 2007, 01:08:56 »
    Surgiu outra questão na minha cabeça, o que significa essa barrinha que fica abaixo do nick dos membros? e por que algumas tem uma parte de uma cor e outra de outra, e por que elas tem cores diferentes?

Mostra a quantidade de mensagens que cada um tem, é como se fosse uma espécie de nível, sabe? o seu está vermelho agora, quanto mais posta, vai mudando as cores.

Porque acho que o mundo não foi feito para nos atender, nós é que temos a pretenção que interfirimos em alguma coisa, nesse caso os crentes acham que se eles rezam são atendidos, voltamos ao "o mundo não foi feito para nos atender", somos parte de uma engrenagem da natureza e ao mesmo tempo queremos estar fora dela, pelo menos é o que eu penso.

Boa resposta. :ok:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #743 Online: 15 de Dezembro de 2007, 11:01:51 »

É o "status" dos membros pelo número de postagens.

A cor muda conforme você posta no fórum.  :)

:P Só que na prática não tem muita utilidade.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #744 Online: 15 de Dezembro de 2007, 11:56:10 »
Por que as cédulas de 100 não têm "Deus seja louvado"?  :hihi:
Porque com uma nota dessa temos que louvar outra entidade, deus só trabalha com trocados.
:histeria: :histeria:

Lá vai uma boa pergunta:

Por que, quando alguém boceja, você também sente vontade de bocejar?

Porque somos "Maria vai com as outras"...  :P

Reflexo condicionado. :)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #745 Online: 15 de Dezembro de 2007, 20:30:08 »

Mostra a quantidade de mensagens que cada um tem, é como se fosse uma espécie de nível, sabe? o seu está vermelho agora, quanto mais posta, vai mudando as cores.

É o "status" dos membros pelo número de postagens.

A cor muda conforme você posta no fórum.  :)

:P Só que na prática não tem muita utilidade.

Obrigada aos dois pela resposta, agora, quando vocês falam em postagem, vocês se referem a quantidade de respostas, mensagens e perguntas em geral?? ou a quantidade de tópicos postados pelo membro?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #746 Online: 15 de Dezembro de 2007, 20:34:42 »
 :) Nos referimos a cada post.

Quando você inicia um tópico você cria um post, sua última pergunta é um post, e por aí vai.  :)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #747 Online: 15 de Dezembro de 2007, 21:54:22 »
   Como se faz para postar um tópico aqui no clube??

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #748 Online: 15 de Dezembro de 2007, 21:57:01 »

Fácil. :D

Escolha o fórum no qual quer postar o novo tópico, religião-crenças e mitos, ou papo furado, clique e vá na opção "novo tópico", pronto, só dar o assunto e digitar sobre o que você quer falar. :D

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #749 Online: 15 de Dezembro de 2007, 22:05:40 »

muito obrigada, acho que estão pintando alguns assuntos que são interessantes serem discutidos aqui.
Fácil. :D

Escolha o fórum no qual quer postar o novo tópico, religião-crenças e mitos, ou papo furado, clique e vá na opção "novo tópico", pronto, só dar o assunto e digitar sobre o que você quer falar. :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!