Autor Tópico: Espíritos e pessoas, opiniões…  (Lida 41567 vezes)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
Re: Espíritos e pessoas, opiniões…
« Resposta #25 Online: 04 de Julho de 2007, 03:10:43 »
Não sei o que exatamente quis dizer com isso, mas ninguém é 'sem prática religiosa ou espiritualista'. Tanto questões religiosas quanto noções sobre a vida após a morte surgem espontaneamente.
No caso de relatos de espíritos, devem acontecer desde a primeira fogueira até hoje. A diferença é que hoje vc não precisa fazer uma fogueira, é só ligar a TV e assistir qualquer novela da Globo.

A-LO-uuuuuuuuuuuuuuuuuu??? PRÁTICA, PRÁTICA, entende PRÁ-TI-CA? Não estou dizendo IDÉIAS, NOÇÕES, OPINIÕES, nada disso, estou dizendo PRÁTICA. Quando digo ausência de prática religiosa ou espiritualista, estou dizendo que a pessoa não é adepta de nenhuma religião, não frequenta igrejas nem centros religiosos de outros tipos, não pratica rituais místicos, não é adepto de nenhuma crença espiritualista esotérica, etc, etc.

Voltei a este tópico porque, DEUS MEU, estava conversando sobre o assunto do tópico "Ocultismo e racionalidade" com uma amiga e ela me presentou com outro relato esplendoroso! Ela é graduada em filosofia na UFRJ, fez mestrado na PUC e está no terceiro ano de doutorado na UERJ, e TAMBÉM "via espíritos". Segundo ela, ela sempre via por aí, em qualquer ambiente, fosse em casa ou na rua, pessoas "que não estavam lá", uma coisa cuja estranheza ela só foi "perceber depois". Essas pessoas não falavam nada com ela, apenas efetuavam atos do cotidiano, andavam, ficavam sentadas, etc. Quando criança, a mãe dela dividia o apartamento com uma amiga que dava aulas particulares, então ela não achava esquisito ver alguém que ela não conhecia sentada no sofá da sala, achava que era alguém esperando… mas quando ela e a mãe passaram a morar sós, isso se tornou BEM esquisito, imagino, e ela comentou com a mãe, que lhe recomendou esquecer porque seria bobagem! Depois disso, ela me disse que uma vez começou a se sentir SENDO TOCADA, o que a assustou demais!

Em outra conversa com a mãe, esta contou a ela que certa vez na infância dela, as duas tinham ido a um centro de umbanda e que essa minha amiga tinha pedido uma "guia" ao médium do centro, que prontamente a presentou com uma, me explicando ela que "guia" é um colar que funciona como uma espécie de elo entre o orixá ou entidade e o médium, sendo que não é todo mundo que pode ter uma, é necessária uma "autorização" pra isso, que ela parece ter recebido no mesmo momento em que solicitou uma…

Por fim, minha amiga disse que o "fenômeno" tinha certa periodicidade e que inclusive uma das pessoas misteriosas ela vê até hoje, um homem que não fala nada, apenas fica perto dela, o que me deu vários arrepios, brrrrrrrrrrr! Segundo ela, ela concluiu que "sabe que [essas coisas] existem", porque senão ela "se internava", e que foi passar por essas experiências que fez ela se interessar por ler muito, pesquisar e escolher a filosofia como modo de vida. Perguntei se ela achava que as visões se tratavam de pessoas mortas e ela diz que não sabe, não pode afirmar, mas que ela tenta conviver com o binômio fatos vs. teorias, sendo que teorias ela pode questionar, mas FATOS NÃO TEM COMO...

É ISSO, gente, é ESSE TIPO DE COISA que eu fico irritado com as pessoas!! Eu não sei se penso "quanta maluquice!!!!!!!", "coitada" ou "meu Deus, ela vê gente morta MESSSSSSSSSSSSSSSSSSMO". Ela não é nenhuma tapada, o currículo dela diz ALGUMA coisa, né, e eu gosto muito dela, é uma das minhas amigas mais queridas! Então qual a opinião que eu formo a respeito de histórias como essa que EU acho que são pura invenção da cabeça da pessoa?? E se ela simplesmente for MALUCA, apesar de parecer normalíssima??
« Última modificação: 04 de Julho de 2007, 03:22:22 por BetinhO »
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 04 de Julho de 2007, 08:44:42 »
Quando cheguei a primeira vez ao centro que meus pais mais frequentaram (este mesmo do relato anterior) o dirigente (um homem de quem gosto muito, muito respeitado, apesar de estar enganado sobre quase tudo) me deu as boas vindas com algo do tipo: "…há quanto tempo! Estava ansioso por te rever…" (eu nunca o tinha visto mais gordo na vida…), claro, fazendo alusão a outra vida!

Impressionante como eles nunca questionam esse tipo de sensação.

Para os meus pais ele dizia que "um dia eu iria comandar o centro, que eu seria uma grande líder…"  :o

Uma estratégia típica: a promessa de um papel importante, de ser uma peça necessária em algo de alguma forma grande.  Ao meu genitor disseram que eu era "reencarnação de um faraó".  Aposto que há mais reencarnações de faraós vivas hoje do que em toda a história do Egito Antigo...

(...) O cabresto do espiritismo é mais curto que o de muitas seitas que proíbem cafezinho ou transfusão de sangue, porque ele te mantém cativo dia-a-dia, passivo e iludido de que você é especial porque é espírita.

O que não seria tão grave se não virasse frequentemente uma muleta para pessoas que, efetivamente, acabam por mergulhar em uma mediocridade arrogante e preconceituosa enquanto se sustentam na certeza de que "na verdade" são "especiais e evoluídas".

Nojento.

Outra coisa que me incomoda e sempre me incomodou na doutrina é a camuflagem de "caridoso, bonzinho e humano" que o espírita quer possuir… mas a religião toda é baseada no egoísmo.

A doutrina espírita é uma das mais egoístas que já conheci, possivelmente pior do que a do próprio Satanismo de LaVey.  Só perde para a Thelema e alguns grupos ainda mais exóticos.  A DE não se limita a não encorajar o altruísmo, ela frauda descaradamente o próprio conceito com seu ensinamento de lógica contraditória, em que tudo pode ser transformado arbitrariamente em "respeito ao caminho de evolução alheiro" ou em "prática da caridade", de acordo com o desejo do momento.  Não é apenas egoísmo, é egoísmo hipócrita e mentiroso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

APODman

• Visitante
« Resposta #27 Online: 04 de Julho de 2007, 09:02:54 »
Voltei a este tópico porque, DEUS MEU, estava conversando sobre o assunto do tópico "Ocultismo e racionalidade" com uma amiga e ela me presentou com outro relato esplendoroso! Ela é graduada em filosofia na UFRJ, fez mestrado na PUC e está no terceiro ano de doutorado na UERJ, e TAMBÉM "via espíritos". Segundo ela, ela sempre via por aí, em qualquer ambiente, fosse em casa ou na rua, pessoas "que não estavam lá", uma coisa cuja estranheza ela só foi "perceber depois". Essas pessoas não falavam nada com ela, apenas efetuavam atos do cotidiano, andavam, ficavam sentadas, etc.

Ela não é nenhuma tapada, o currículo dela diz ALGUMA coisa, né, e eu gosto muito dela, é uma das minhas amigas mais queridas! Então qual a opinião que eu formo a respeito de histórias como essa que EU acho que são pura invenção da cabeça da pessoa?? E se ela simplesmente for MALUCA, apesar de parecer normalíssima??

Não necessariamente deve ser maluca mas alguns tipos de alteração cerebral podem ocasionar que uma pessoa veja ou sinta "espíritos"

Ela pode simplesmente estar implementando certas sensações com desejos e culturas pessoais de modo que elabore que relamente vê um espírito sentado em uma cadeira por exemplo quando na verdade viu apenas um vulto ou mesmo apenas sentiu que algo estava lá. Isto poderia se fixar como uma memória falsa com o tempo sendo que para ela se tornou uma memória real.

Veja que em seu relato os espíritos possuem atividades completamente inúteis e mesmo sem sentido algo parecido com aquilo que vemos muitas vezes em sonhos.

Ou ela pode simplesmente estar mentindo de modo a tentar validar algo em que acredita.

Depois disso, ela me disse que uma vez começou a se sentir SENDO TOCADA, o que a assustou demais!

Isto pode ser provocado pelo grau de expectativa dela, pessoas podem produzir sensações. Nosso cérebro não espera apenas receber estímulos do ambiente paar processar percepções, ele CRIA percepções do ambiente antecipadamente o tempo todo. Afetado por intensa expectativa ele pode materializar sensações.

[ ]´s
« Última modificação: 04 de Julho de 2007, 16:05:32 por APODman »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #28 Online: 04 de Julho de 2007, 09:29:22 »
Pois eu já disse...

Sentia pessoas sentando na minha cama, sentia o calor, o toque no cabelo e no rosto, via o espírito, etc.

Já tive TODAS essas sensações, era uma "médium" invejada, já que era clarividente, clariaudiente e sensitiva  :ok:

E sumiu tudinho tratando minha enxaqueca  :hihi:

Tudo aquilo que sentia e acreditava existir não passava de auto-sugestão e um probleminha no osso temporal que provocava dores de cabeça lancinantes e uma quantidade extra de alucinações  :)

Por isso odeio esse negócio de citar "experiencia pessoal" como se fosse um argumento válido  |(

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 04 de Julho de 2007, 22:35:02 »
Quando cheguei a primeira vez ao centro que meus pais mais frequentaram (este mesmo do relato anterior) o dirigente (um homem de quem gosto muito, muito respeitado, apesar de estar enganado sobre quase tudo) me deu as boas vindas com algo do tipo: "…há quanto tempo! Estava ansioso por te rever…" (eu nunca o tinha visto mais gordo na vida…), claro, fazendo alusão a outra vida!

Impressionante como eles nunca questionam esse tipo de sensação.

Pois é, Luis... para eles não há lugar para explicações naturais e simples... o caminho é sempre o contrário do usado pela ciência, em que temos que buscar sempre as explicações mais simples. Quanto mais mágica, quanto mais misteriosa e quanto mais pó de pirilim-pim-pim tiver na história, melhor, mais "espiritual" ela é.

:magica:

Para os meus pais ele dizia que "um dia eu iria comandar o centro, que eu seria uma grande líder…"  :o

Uma estratégia típica: a promessa de um papel importante, de ser uma peça necessária em algo de alguma forma grande.  Ao meu genitor disseram que eu era "reencarnação de um faraó".  Aposto que há mais reencarnações de faraós vivas hoje do que em toda a história do Egito Antigo…

:lol: Normal mesmo... mas acho que ele se arrependeu de dizer isso quando comecei a vir com a "lição pronta", com perguntinhas bem capiciosas... até um ponto em que pediram para que eu parasse de ir, porque estava atrapalhando o andamento das aulas.

Segundo eles, não conseguiriam tratar todos assuntos que queriam porque eu gastava muito tempo perguntando.  :umm:

(…) O cabresto do espiritismo é mais curto que o de muitas seitas que proíbem cafezinho ou transfusão de sangue, porque ele te mantém cativo dia-a-dia, passivo e iludido de que você é especial porque é espírita.

O que não seria tão grave se não virasse frequentemente uma muleta para pessoas que, efetivamente, acabam por mergulhar em uma mediocridade arrogante e preconceituosa enquanto se sustentam na certeza de que "na verdade" são "especiais e evoluídas".

Nojento.

Esse é o ápice da coisa... se você não concorda com eles, não é evoluído o suficiente para entender, aceitar a revelação da "doutrina consoladora".  :P

Outra coisa que me incomoda e sempre me incomodou na doutrina é a camuflagem de "caridoso, bonzinho e humano" que o espírita quer possuir… mas a religião toda é baseada no egoísmo.

A doutrina espírita é uma das mais egoístas que já conheci, possivelmente pior do que a do próprio Satanismo de LaVey.  Só perde para a Thelema e alguns grupos ainda mais exóticos.  A DE não se limita a não encorajar o altruísmo, ela frauda descaradamente o próprio conceito com seu ensinamento de lógica contraditória, em que tudo pode ser transformado arbitrariamente em "respeito ao caminho de evolução alheiro" ou em "prática da caridade", de acordo com o desejo do momento.  Não é apenas egoísmo, é egoísmo hipócrita e mentiroso.

Pois é... se eles devem fazer algo para obter a salvação, a evolução espiritual, então não há um milímetro para o altruísmo na vida deles. Eles podem até achar que estão fazendo algo para os outros, mas no fundo, sabem que devem fazer aquilo por sua pele.

Por isso que eu acho que religioso algum (salvo alguns exemplos, talvez) pode dizer que é um altruísta verdadeiro... fazer o bem tendo certeza de que não receberá nada em troca só é possível para alguém que não acredite num sistema de pontuação divino, como fazem quase a totalidade dos religiosos. Qualquer coisa que se receba em troca da bondade feita já descaracteriza o altruísmo, pois há uma expectativa de pagamento.

E depois ainda querem que fotos duplamente expostas ou marcas de nascença generalistas e "quase" herméticas em populações endogâmicas sejam provas da doutrina verdadeira... o consolador!  |(
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #30 Online: 04 de Julho de 2007, 23:01:37 »
Voltei a este tópico porque, DEUS MEU, estava conversando sobre o assunto do tópico "Ocultismo e racionalidade" com uma amiga e ela me presentou com outro relato esplendoroso! Ela é graduada em filosofia na UFRJ, fez mestrado na PUC e está no terceiro ano de doutorado na UERJ, e TAMBÉM "via espíritos". Segundo ela, ela sempre via por aí, em qualquer ambiente, fosse em casa ou na rua, pessoas "que não estavam lá", uma coisa cuja estranheza ela só foi "perceber depois". Essas pessoas não falavam nada com ela, apenas efetuavam atos do cotidiano, andavam, ficavam sentadas, etc.

Ela não é nenhuma tapada, o currículo dela diz ALGUMA coisa, né, e eu gosto muito dela, é uma das minhas amigas mais queridas! Então qual a opinião que eu formo a respeito de histórias como essa que EU acho que são pura invenção da cabeça da pessoa?? E se ela simplesmente for MALUCA, apesar de parecer normalíssima??

Não necessariamente deve ser maluca mas alguns tipos de alteração cerebral podem ocasionar que uma pessoa veja ou sinta "espíritos"

Ela pode simplesmente estar implementando certas sensações com desejos e culturas pessoais de modo que elabore que relamente vê um espírito sentado em uma cadeira por exemplo quando na verdade viu apenas um vulto ou mesmo apenas sentiu que algo estava lá. Isto poderia se fixar como uma memória falsa com o tempo sendo que para ela se tornou uma memória real.

Veja que em seu relato os espíritos possuem atividades completamente inúteis e mesmo sem sentido algo parecido com aquilo que vemos muitas vezes em sonhos.

Ou ela pode simplesmente estar mentindo de modo a tentar validar algo em que acredita.

Depois disso, ela me disse que uma vez começou a se sentir SENDO TOCADA, o que a assustou demais!

Isto pode ser provocado pelo grau de expectativa dela, pessoas podem produzir sensações. Nosso cérebro não espera apenas receber estímulos do ambiente paar processar percepções, ele CRIA percepções do ambiente antecipadamente o tempo todo. Afetado por intensa expectativa ele pode materializar sensações.

[ ]´s

O grande problema é quando o "espírito imaginário" começa a acertar previsões futuras né?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #31 Online: 04 de Julho de 2007, 23:04:53 »
Pois é, morbius... leitura fria é a especialidade de muitos mesmo. :ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Julho de 2007, 23:43:57 »
De muitos mas não de todos :ok:

Atheist

• Visitante
« Resposta #33 Online: 04 de Julho de 2007, 23:46:38 »

O grande problema é quando o "espírito imaginário" começa a acertar previsões futuras né?

Quer citar algum exemplo?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #34 Online: 05 de Julho de 2007, 01:19:08 »
De muitos mas não de todos :ok:

Não, nem todos. Outros usam truques mais elaborados também, inclusive entrevistas prévias com familiares, como faz o John Edward.

Isso, sem contar os ajustes que os crentes espíritas fazem para que aquele recado psicografado seja mesmo do entre querido, dão as evidências que os pouco criteriosos precisam.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #35 Online: 05 de Julho de 2007, 01:24:22 »
Ah, mas eu estou me confundindo… esse aí não faz previsão, só conversa com morto.

Os que fazem previsão são como a Amyra, né? Cadê aquela revista que mostra que ela não acerta em quantidade estatisticamente confiável??? Se não me engano o Apodman pode dizer mais a respeito, não é, Apodman?

Mas cuidado para não levar uma bengalada da tia!!!

:amira:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 06 de Julho de 2007, 00:00:07 »
Eiê... Uma coisa que eu fico doido é... Por que diabos Satanás não "incorpora" nos ateus? Por que espíritos também não...?

Esse povo...........  |(

No Haiti temos rituais interessantes (Aqueles que até faz a pessoal espumar pela boca...). A mente humana é algo que admiro muito hehe. Ô coisa poderosa.... É impressionante como a fisiologia explica muita dessas “incorporações”...

A mente é um bicho realmente interessante....  :?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #37 Online: 06 de Julho de 2007, 00:06:26 »
Pois é, Mussolim.. acho que alguns religiosos desmerecem demais a mente humana.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 06 de Julho de 2007, 00:11:07 »
Eu, você e qualquer um estariamos sujeitos a um exame de sanidade mental... e por quê não? Por que sua amiga estaria isenta disto? Por ser inteligente? Quem garante que ela vê o que não existe?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #39 Online: 06 de Julho de 2007, 00:14:57 »
Essa mensagem foi para o Betinho, Spit?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #40 Online: 06 de Julho de 2007, 07:19:39 »
E o que mais me irrita nos espiritões é a noção de que apenas eles detém uma moral e que são superiores a todos os outros mortais. Eles se acham muito, pois por suas próprias definições, são mais evoluídos!

Sei, lá. Eu não me considero melhor que os outros. Posso até ser arrogante, orgulhoso, etc. Mas me considerar evoluído, nunca.
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #41 Online: 06 de Julho de 2007, 09:15:37 »
Eiê… Uma coisa que eu fico doido é… Por que diabos Satanás não "incorpora" nos ateus? Por que espíritos também não…?

Porque quando isso acontece eles se tornam espíritas (ou Umbandistas, ou Candomblé, ou Santo Daime, ou qualquer outra religião que creia nos espíritos e manifestações).

Então os outros ateus, materialistas e céticos, deixam de lhes dar crédito por não fazer mais parte do "grupinho". Passam até a questionar a sanidade do sujeito…

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 06 de Julho de 2007, 09:42:56 »
A pergunta foi por que não acontece, não quais as consequências depois que porventura venha a ocorrer.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 06 de Julho de 2007, 10:56:52 »
Eiê… Uma coisa que eu fico doido é… Por que diabos Satanás não "incorpora" nos ateus? Por que espíritos também não…?

Porque quando isso acontece eles se tornam espíritas (ou Umbandistas, ou Candomblé, ou Santo Daime, ou qualquer outra religião que creia nos espíritos e manifestações).

Então os outros ateus, materialistas e céticos, deixam de lhes dar crédito por não fazer mais parte do "grupinho". Passam até a questionar a sanidade do sujeito…

Um abraço.

A pergunta foi por que não acontece, não quais as consequências depois que porventura venha a ocorrer.

Por coincidência, nesta madrugada eu tive uma experiência que um talvez tivesse impressionado a um espírita. Eu estava dormindo, embora a sensação naquela hora era de que eu estava só semi-adormecido, e senti uma presença em meu quarto. Eu via o meu quarto inteiro a partir da cama, todo escuro, somente com a iluminação natural que vem da janela, mas me parecia que a porta estava aberta (não estava) e do lado de fora havia alguém que queria me prejudicar (eu não posso ver a porta da minha cama, e nem durante o sonho eu a vi efetivamente, mas é como se eu soubesse que ela estava aberta). Naturalmente que agora, acordado, eu não me lembro exatemente de todas as sensações que tive nem da ordem com que aconteceram, mas eu sentia que essa presença vinha em minha direção e que ela era uma ameaça. Por algum motivo eu sabia que estava dormindo e decidi que eu tinha que acordar. Mas não acordei de imediato, tive que fazer força para isso. Senti um peso sobre meu corpo, como se alguém tivesse deitado em cima de mim, eu tentava me mexer, tentava me levantar, mas era como se alguém fizesse força para me manter imobilizado. Lutei por alguns segundos, mas finalmente acordei e a sensação estranha sumiu.

Ao contrário do que pensa o Leafer, não me passou pela cabeça me converter para o espiritismo. Se eu fosse uma pessoa supersticiosa talvez eu tivesse me impressionado com o "fenômeno",  mas como cético que sou eu simplesmente o achei divertido e curiosA primeira coisa que me passou pela cabeça quando pensei sobre o que tinha experimentado foi mito das succubus, os demônios sexuais com forma feminina que na Idade Média se acreditava que atacavam os homens durante a noite para roubar suas energias (na verdade eu não vi forma alguma, então poderia ser um incubus também... mas prefiro acreditar que foi uma succubus :P ) e imaginei se o mesmo tipo de sensação não seria uma experiência relativamente comum, tanto que tivesse contribuído para a criação desse mito e mais recentemente das histórias de abdução por ET's.

Passada a fase da perplexidade, chegou a hora de procurar uma explicação. O que pensei de imediato, e que me deixou plenamente satisfeito foi que eu simplesmente tivera um sonho daqueles nos quais você sabe que está sonhando. Durante o meu sonho, não me passou pela cabeça exatemente "isto aqui é um sonho", como outras vezes, mas eu sabia que estava dormindo e senti que tinha tomado a decisão de que queria acordar. Quanto ao peso que senti sobre meu corpo, associei isso à paralisia do sono, um fenômeno que eu mesmo já tinha experimentado antes também, alguns anos atrás, e que está associado ao relaxamento dos músculos do corpo durante o sono REM. Esse relaxamento é provocado pelo cérebro e serve para que nós não nos movamos durante o sonho, repetindo fisicamente os movimentos que fazemos em nossa imaginação. Como não conseguimos nos mover, durante a paralisia do sono parece que fazemos força para conseguir mexer um músculo, por isso a sensação é que os músculos estão rígidos, duros, em vez de totalmente relaxados - e falo isso por experiência própria. Daí deve ter vindo a minha impressão de que alguém estava me agarrando. A diferença entre esta e minha experiência anterior com paralisia do sono é que da primeira vez eu estava completamente acordado quando a experimentei, mas dessa vez eu senti essa sensação enquanto estava acordando, somente por alguns segundos. Assim que despertei completamente eu já tinha o controle total sobre o meu corpo. Mas imagino como poderia ser aterrorizante alguém passar por um sonho como o meu e ao acordar ainda estar paralisado!

Bom, enquanto postava este tópico eu encontrei no Ceticismo Aberto este texto bastante esclarecedor que explica muita coisa sobre esses fenômenos:
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/blackmore_limit.htm

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #44 Online: 06 de Julho de 2007, 11:27:39 »
Alguem assiste aquele programa "is it real?" no national geographic?

É um programa onde eles pegam uma crença popular, um mito ou algo sobrenatural e colocam os cientistas céticos para examinar as "provas" e tentar explicar.

Uma das versões foi sobre espíritos, e inclusive tinham filmes de materializações.

O interessante é que a conclusão final foi aquele (ja comum):

"NÃO SEI EXPLICAR"

ABRAÇOS!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #45 Online: 06 de Julho de 2007, 13:22:35 »
Citação de: Willy Nilly
Ao contrário do que pensa o Leafer, não me passou pela cabeça me converter para o espiritismo. Se eu fosse uma pessoa supersticiosa talvez eu tivesse me impressionado com o "fenômeno"...

Eu me referia a um fenômeno positivo, acima de qualquer dúvida. Essa experiência que experimentou pode ser facilmente levada à conta da imaginação, ainda que fosse legítimo. O mesmo com relação a sons, aparições, etc...

Mas os fenômenos inteligentes são provas positivas. Alguém que lhe diz algo que não poderia saber, fora do seu campo de informações ou conhecimentos, seriam provas irrefutáveis. Infelizmente poucas pessoas as têm. Eu mesmo nunca tive este tipo de prova pessoalmente.

Citação de: Luis Dantas
Eu respondi que eventualmente acontece. Mas infelizmente o ateu, depois que admite isso, deixa de ser considerado ateu e de fazer parte da contabilidade ateísta. Isso pode fazer parecer que nenhum ateu jamais teve experiências desse tipo, o que não é verdade.

O próprio Willy relatou no post anterior uma experiência que poderia ter sido legítima, embora não conclusiva.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 06 de Julho de 2007, 14:59:23 »

É um programa onde eles pegam uma crença popular, um mito ou algo sobrenatural e colocam os cientistas céticos para examinar as "provas" e tentar explicar.

Uma das versões foi sobre espíritos, e inclusive tinham filmes de materializações.

"NÃO SEI EXPLICAR"

ABRAÇOS!

Eu assisti, muito bom o programa.

Citação de: Luis Dantas
Eu respondi que eventualmente acontece. Mas infelizmente o ateu, depois que admite isso, deixa de ser considerado ateu e de fazer parte da contabilidade ateísta. Isso pode fazer parecer que nenhum ateu jamais teve experiências desse tipo, o que não é verdade.

O próprio Willy relatou no post anterior uma experiência que poderia ter sido legítima, embora não conclusiva.

Um abraço.
Não vejo relação alguma na consciência (utilizando o termo proposto pela conscienciologia ao invés de espírito, que tem uma conotação religiosa) existir para além do cérebro, como aliás é o proposto na filosofia da mente de Chalmers em oposição a Dennett, com a existência de deus. Aliás nem vejo incompatibilidade entre atéismo e a conscienciologia por exemplo, que tem como paradigma a serialidade existencial (ao invés do termo reencarnação, envilecido pelo uso, devido a religião).
E o sonho lúcido (para não usar os neologismos da projeciologia  :hihi:) é fácil de provocar e controlar, é tido como uma projeção semi-consciente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Atheist

• Visitante
« Resposta #47 Online: 06 de Julho de 2007, 19:39:15 »

"NÃO SEI EXPLICAR"

ABRAÇOS!

É difícil admitir que não se sabe alguma coisa? Claro, mais fácil é responder "porque deus quer assim"... Isso responde tudo...

E lógico, se um cientista convidado pela TV não tem resposta a uma pergunta, logo, a explicação mais fantástica é a correta...

Atheist

• Visitante
« Resposta #48 Online: 06 de Julho de 2007, 19:44:03 »

Um abraço.

Por coincidência, nesta madrugada eu tive uma experiência que um talvez tivesse impressionado a um espírita. Eu estava dormindo, embora a sensação naquela hora era de que eu estava só semi-adormecido, e senti uma presença em meu quarto. Eu via o meu quarto inteiro a partir da cama, todo escuro, somente com a iluminação natural que vem da janela, mas me parecia que a porta estava aberta (não estava) e do lado de fora havia alguém que queria me prejudicar (eu não posso ver a porta da minha cama, e nem durante o sonho eu a vi efetivamente, mas é como se eu soubesse que ela estava aberta). Naturalmente que agora, acordado, eu não me lembro exatemente de todas as sensações que tive nem da ordem com que aconteceram, mas eu sentia que essa presença vinha em minha direção e que ela era uma ameaça. Por algum motivo eu sabia que estava dormindo e decidi que eu tinha que acordar. Mas não acordei de imediato, tive que fazer força para isso. Senti um peso sobre meu corpo, como se alguém tivesse deitado em cima de mim, eu tentava me mexer, tentava me levantar, mas era como se alguém fizesse força para me manter imobilizado. Lutei por alguns segundos, mas finalmente acordei e a sensação estranha sumiu.

Ao contrário do que pensa o Leafer, não me passou pela cabeça me converter para o espiritismo. Se eu fosse uma pessoa supersticiosa talvez eu tivesse me impressionado com o "fenômeno",  mas como cético que sou eu simplesmente o achei divertido e curiosA primeira coisa que me passou pela cabeça quando pensei sobre o que tinha experimentado foi mito das succubus, os demônios sexuais com forma feminina que na Idade Média se acreditava que atacavam os homens durante a noite para roubar suas energias (na verdade eu não vi forma alguma, então poderia ser um incubus também… mas prefiro acreditar que foi uma succubus :P ) e imaginei se o mesmo tipo de sensação não seria uma experiência relativamente comum, tanto que tivesse contribuído para a criação desse mito e mais recentemente das histórias de abdução por ET's.

Passada a fase da perplexidade, chegou a hora de procurar uma explicação. O que pensei de imediato, e que me deixou plenamente satisfeito foi que eu simplesmente tivera um sonho daqueles nos quais você sabe que está sonhando. Durante o meu sonho, não me passou pela cabeça exatemente "isto aqui é um sonho", como outras vezes, mas eu sabia que estava dormindo e senti que tinha tomado a decisão de que queria acordar. Quanto ao peso que senti sobre meu corpo, associei isso à paralisia do sono, um fenômeno que eu mesmo já tinha experimentado antes também, alguns anos atrás, e que está associado ao relaxamento dos músculos do corpo durante o sono REM. Esse relaxamento é provocado pelo cérebro e serve para que nós não nos movamos durante o sonho, repetindo fisicamente os movimentos que fazemos em nossa imaginação. Como não conseguimos nos mover, durante a paralisia do sono parece que fazemos força para conseguir mexer um músculo, por isso a sensação é que os músculos estão rígidos, duros, em vez de totalmente relaxados - e falo isso por experiência própria. Daí deve ter vindo a minha impressão de que alguém estava me agarrando. A diferença entre esta e minha experiência anterior com paralisia do sono é que da primeira vez eu estava completamente acordado quando a experimentei, mas dessa vez eu senti essa sensação enquanto estava acordando, somente por alguns segundos. Assim que despertei completamente eu já tinha o controle total sobre o meu corpo. Mas imagino como poderia ser aterrorizante alguém passar por um sonho como o meu e ao acordar ainda estar paralisado!

Bom, enquanto postava este tópico eu encontrei no Ceticismo Aberto este texto bastante esclarecedor que explica muita coisa sobre esses fenômenos:
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/blackmore_limit.htm

Quando Feynman comenta sobre a morte de sua esposa, ele fala sobre um relógio que parou no exato momento em que foi determinado o óbito.  Ele diz que se fosse uma pessoa que acredita ou que se impressiona com tal situação este seria um prato cheio. No entanto, ele como outras pessoas, ao invés de se apegar à primeira explicação fantasiosa que vêm à cabeça buscou mais informações. Ele sabia que o relógio tinha problemas, ele mesmo o havia concertado várias vezes (o relógio tinha 7 anos) e parava em várias situações. A enfermeira quando percebeu a morte da esposa dele observou o horário no relógio e mexeu-o do lugar, fazendo com que ele parasse.

Ou seja, se você quiser, pode inventar milhões de histórias mirabolantes, mas algumas pessoas têm necessidade de explicações melhores e buscam mais.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #49 Online: 06 de Julho de 2007, 21:46:48 »
E o que mais me irrita nos espiritões é a noção de que apenas eles detém uma moral e que são superiores a todos os outros mortais. Eles se acham muito, pois por suas próprias definições, são mais evoluídos!

Sei, lá. Eu não me considero melhor que os outros. Posso até ser arrogante, orgulhoso, etc. Mas me considerar evoluído, nunca.

Então você não é espiritão... :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!