Autor Tópico: Espíritos e pessoas, opiniões…  (Lida 41568 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Espíritos e pessoas, opiniões…
« Resposta #50 Online: 06 de Julho de 2007, 22:04:15 »
Eiê… Uma coisa que eu fico doido é… Por que diabos Satanás não "incorpora" nos ateus? Por que espíritos também não…?

Porque quando isso acontece eles se tornam espíritas (ou Umbandistas, ou Candomblé, ou Santo Daime, ou qualquer outra religião que creia nos espíritos e manifestações).

Então os outros ateus, materialistas e céticos, deixam de lhes dar crédito por não fazer mais parte do "grupinho". Passam até a questionar a sanidade do sujeito…

Um abraço.
Não, não... É porque isso tudo não passa de uma desprezível palhaçada... Inútil e sem o que comentar. É por isso.  :ok:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 06 de Julho de 2007, 23:14:10 »
Satanás incorpora nos teístas que estão lá rezando, orando e etc. para um "deus justo" e nos "comedores de criancinhas" (Ateus) não....?! Ta errado... Esse negócio ta errado.....

Falando sobre o espiritismo:

O Espiritismo também usa de métodos fisiológicos (Certo que eles utilizam muiiiiiiiiiiito do psicológico. Como já disse, sem o comentar....). Temos o "passe". O "passe" é uma "oração" que "irá" "limpar" a pessoa espiritualmente. Ela é feita por um veterano(a) de tal centro espírita. Geralmente são utilizadas muitas luzes de tonalidades leves, porém de cores variadas na suposta sala. Com a sala escura essas luzes dão um certo efeito hipnótico.  Eu já recebi esse "passe". Vou descrever resumidamente para vcs terem uma idéia:

Entrei numa sala acompanhado de outras pessoas que também iriam receber tal "passe". Uma sala com uma única mesa, rodeada de cadeiras (A sala...! ), as quais iríamos sentar. A ordem era não abrir os olhos. Cada pessoa que iria receber tal "passe" tinha seu veterano para isso. Cada um desses veteranos se posicionavam defronte tal pessoa e faziam alguns movimentos, como se  tivessem tirando algo de vc e jogando para traz (Exato. Eu abri os olhos), mas sem tocá-lo. Isso é só um item dos........

Agora me respondam: Fica ou não fica fácil convencer esse povo............................?

O próprio conteúdo cultual da maioria dos povos tem relação com divindades e entes sobrenaturais. Houve um repasse eficiente, não podemos negar, dessa cultura fútil, já que até hoje falar de ateísmo em público é ser automaticamente considerado louco, psicopata e variantes.... Algumas pessoas precisam de um conforto psicológico, seja de um ente querido falecido ou para o “sentido da vida”. O espiritismo também é falso quanto aos sons que eles julgam ser de espíritos. Os equipamentos deles têm uma ótima capacidade e sabemos que há várias ondas de sons circulando entre nós.... Uma mãe que ama um filho, que tenha falecido, ouvi o que quer ouvir nesses supostos sons.

Sinto muito.... mas o babau não existe.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #52 Online: 07 de Julho de 2007, 00:31:27 »
Eu, você e qualquer um estariamos sujeitos a um exame de sanidade mental… e por quê não? Por que sua amiga estaria isenta disto? Por ser inteligente? Quem garante que ela vê o que não existe?

Ora, Spit, EU MESMO me perguntei se ela não PODERIA ser maluca mesmo. É claro que pra mim é mais difícil ventilar essa possibilidade porque ela é minha amiga e eu gosto dela, mas talvez você não compreenda este sentimento tão prosaico.

A diferença entre esta e minha experiência anterior com paralisia do sono é que da primeira vez eu estava completamente acordado quando a experimentei, mas dessa vez eu senti essa sensação enquanto estava acordando, somente por alguns segundos. Assim que despertei completamente eu já tinha o controle total sobre o meu corpo. Mas imagino como poderia ser aterrorizante alguém passar por um sonho como o meu e ao acordar ainda estar paralisado!

Brrrrrrrrrrrrrr! Morri de medinho do seu relato! Eu às vezes faço isso conscientemente quando estou na cama antes de dormir, fico imaginando qual poderia ser a experiência mais aterrorizante que eu poderia ter naquele exato momento, então visualizo criaturas horrendas surgindo no canto mais escuro, mãos monstruosas saindo de debaixo da cama e me agarrando, etc. Se eu realmente ACABO VENDO ou SENTINDO um treco desses, me cago todo no lençol!!! Acho completamente arrepiantes aquelas descrições em livros de terror sobre estar NO ESCURO TOTAL e de repente SENTIR A PRESENÇA DE ALGO JUNTO COM VOCÊ ALI! Por essas e outras que tenho medos como os que expus no tópico Ocultismo e racionalidade.

Também sou bem versado em paralisia do sono! Tinha bastante na infância, mas depois ela sumiu... nunca mais tive.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #53 Online: 07 de Julho de 2007, 08:21:07 »
Falando sobre o espiritismo:

O Espiritismo também usa de métodos fisiológicos (Certo que eles utilizam muiiiiiiiiiiito do psicológico. Como já disse, sem o comentar…). Temos o "passe". O "passe" é uma "oração" que "irá" "limpar" a pessoa espiritualmente. Ela é feita por um veterano(a) de tal centro espírita. Geralmente são utilizadas muitas luzes de tonalidades leves, porém de cores variadas na suposta sala. Com a sala escura essas luzes dão um certo efeito hipnótico.  Eu já recebi esse "passe".

É verdade que o passe tem sido muito banalizado. Muitos espíritas (e também não-espíritas) tomam passe assim como os católicos tomam a óstia na Igreja Católica, quando na realidade deveria haver uma motivação para isso, como uma doença, por exemplo. E o objetivo do passe não é limpar a pessoa espiritualmente, mas curar a pessoa fisicamente. Quem quiser se limpar espiritualmente deve se melhorar moralmente. É a única forma.

Mas o fundamento do passe é o magnetismo animal. É principalmente físico e menos espiritual. Eu relatei há algum tempo, no Portal do Espírito, uma experiência desse tipo que fazíamos na escola, em meus tempos de pré-adolescência:

http://www.espirito.ecomercial.net/forum/viewtopic.php?p=60190&highlight=#60190

Vou transcrever o post inteiro, pois o Portal do Espírito apaga as conversas antigas:

7 de fevereiro de 2007.

Sola,

Quando eu era pré-adolescente, em meados de 1989, apareceu no colégio uma brincadeira com o magnetismo que achei interessante, e todo mundo fazia. Infelizmente na época eu não tinha maturidade o suficiente para levar aquilo a sério e só fazia por brincadeira. Eu vou descrever o método, mas não sei quem inventou. Eu só sei que funcionava com qualquer um que tentasse:

1. Duas pessoas ficavam em pé, uma de frente para outra.

2. Uma das pessoas então esfregava as palmas das mãos em movimento circular em volta do rosto da outra pessoa e contava até 10 (10 movimentos circulares) sem tocá-la;

3. Depois, com as duas mãos, a pessoa estalava os dedos pouco a frente da cabeça mais ou menos na direção do ouvido. Um estalo de dedos no lado esquerdo (só com a mão esquerda) e um do lado direito (só com a mão direita), contando até 10 estalos (5 de cada lado);

4. Depois, a pessoa pegava as duas mãos da outra pessoa e balançava, cruzando os braços dela, uma vez com o braço esquerdo sobre o direito, e outra vez com o direito sobre o esquerdo. Fazia-se também 10 vezes e depois soltava-se os braços;

5. Depois, repetia-se os três processos mais duas vezes (10 esfregões, 10 estalos e 10 balanços de braços);

6. Depois de executar esse processo, a pessoa apontava os dedos para o braço da outra pessoa, em posição de mágico, e tentava puxá-los sem colocar as mãos, como um mágico tentando fazer um pano levitar.

7. Então a pessoa sentia uma força invisível no braço, como um ímã, bastante considerável, puxando-o para cima.

Era bastante interessante essa brincadeira, funcionava em 100% dos casos, e eu muitas vezes fazia com outros, como deixava que fizessem em mim. Isso virou febre na minha escola por alguns meses, mas depois acho que perdeu a graça e ninguém mais brincou. Inclusive, para tirar a dúvida se o braço levantava por auto-sugestão, vendávamos os olhos das pessoas e fazíamos os procedimentos. Mas às vezes tentávamos puxar o braço e outras não. Em 100% dos casos a pessoa só sentia a força no braço quando tentávamos puxar.

Eu me lembro que outras variantes foram tentadas: puxar o braço sem realizar os procedimentos, ou realizar os procedimentos sem tentar puxar o braço, fazer só parte dos procedimentos, etc... Nenhum funcionou.

Eu estava lendo sobre essa sua tentativa de experiência com o copo e me lembrei dessa brincadeira. Ela é interessante porque é também uma força invisível que atua sobre o braço, mas, ao contrário do copo, pode-se senti-la.

Se eu não vivesse num meio tão refratário a esse tipo de experiência (meio evangélico), eu tentaria repetir o processo novamente para ver se ainda funcionaria. Eu não acredito que eu estivesse alucinado, pois a escola toda fazia a brincadeira. Só se foi alucinação coletiva.

Talvez você quisesse experimentar, e se for o caso, observar ou filmar se na pele do braço há algum ponto específico de pressionamento (que se caracterizaria por um ligeiro afundamento de pele) e outras coisas relevantes. Não acho que a experiência tem a ver com o espiritismo, mas com o magnetismo animal.

Um abraço.

Pouco tempo depois, apareceu uma figura que fez a experiência e funcionou. Eis o relato dele no link abaixo, que novamente transcrevo por causa do Portal.

http://www.espirito.ecomercial.net/forum/viewtopic.php?p=66028&highlight=#66028

19 de março de 2007.

Só para resgatar esse tópico...

Leafar, experimentei a brincadeira do "braço" em casa com minha esposa e depois com a minha mãe, não contei a elas o que iria acontecer e pedi que elas ficassem de olhos fechados.

Após as 3 sessões de esfrega-mão, estala-dedo e cruza-braço, não é que o eu consegui levantar o braço delas sem tocar ?

Pedi que ela fizesse em mim também e realmente é uma sensação impressionante. O braço fica meio dormente e você não tem noção de que ele está sendo levantado...incrível  !!!

Alguém tem mais experiências desse tipo para compartilhar ?

Abraços a todos,
Leo

Essa experiência não tem relação com o Espiritismo, mas o Espiritismo usa esses tipos de "fluidos" nos passes. Nós só extrapolamos um pouco o que diz o magnetismo quando dizemos que esses "fluidos" podem ser manipulados pelos espíritos, quando há uma vontade nesse sentido, tanto para curar como para prejudicar uma pessoa. O magnetismo puro não considera a influência dos espíritos.

Como a ação do passe depende dos espíritos, eles só surtem efeito naqueles a quem os espíritos quiserem beneficiar (ou prejudicar). Os outros não sentem nenhum efeito. É só gesticulação de efeito psicológico. Eu mesmo já tomei alguns passes na minha vida e nunca senti nada diferente. Em alguns casos eu saía até com uma ligeira dor de cabeça. Hoje, quando vou a centro, não tomo passe.

P.S.: Quando uso a palavra "fluido" é no sentido genérico, por falta de uma palavra melhor que explique o processo.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #54 Online: 07 de Julho de 2007, 13:53:03 »
Alguem assiste aquele programa "is it real?" no national geographic?

É um programa onde eles pegam uma crença popular, um mito ou algo sobrenatural e colocam os cientistas céticos para examinar as "provas" e tentar explicar.

Uma das versões foi sobre espíritos, e inclusive tinham filmes de materializações.

O interessante é que a conclusão final foi aquele (ja comum):

"NÃO SEI EXPLICAR"

ABRAÇOS!

É difícil admitir que não se sabe alguma coisa? Claro, mais fácil é responder "porque deus quer assim"… Isso responde tudo…

E lógico, se um cientista convidado pela TV não tem resposta a uma pergunta, logo, a explicação mais fantástica é a correta…

Se você está filmando sua familia em casa e de repente aparece uma criança do nada no seu filme, que depois desaparece. O que você vai pensar?

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #55 Online: 07 de Julho de 2007, 20:41:31 »
Se você está filmando sua familia em casa e de repente aparece uma criança do nada no seu filme, que depois desaparece. O que você vai pensar?

"Não sei explicar" seria um pensamento de bom tom, mas eu tenderia a pensar que na verdade é mentira que a criança não estava lá.

Mas o fundamento do passe é o magnetismo animal.

O magnetismo animal ou fluido vital seria, segundo o seu descobridor, Franz Anton Mesmer, um estado particular de vibração (ou tom de movimento, em suas palavras) do fluido universal.

"Nem a luz, nem o fogo, nem a eletricidade, nem o magnetismo e nem o som são substâncias, mas sim efeitos do movimento nas diversas séries do fluido universal", definiu Mesmer.

É ISSO que é o magnetismo animal? Parece tão idiota quanto o espiritismo.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Atheist

• Visitante
« Resposta #56 Online: 07 de Julho de 2007, 20:43:16 »
Não sei, depende de várias coisas. É preciso provar que há uma criança na imagem, não um borrão de luz que parece com uma criança, ou algo mais que eu queira que pareça...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #57 Online: 07 de Julho de 2007, 22:55:39 »
Por que eu tenho a impressão de que aqueles que gostam de chamar espiritismo de ciência ou querem prová-lo com roupagem científica nunca leram livros básicos para qualquer pessoa interessada em Ciência como o "Mundo assombrado pelos demônios" do Sagan?

Qualquer pessoa minimamente instruída sabe que é leitura obrigatória!

::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #58 Online: 07 de Julho de 2007, 22:59:18 »
Já fiz o download. Vou lê-lo em breve, assim que conseguir um pouco tempo.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #59 Online: 07 de Julho de 2007, 23:06:30 »
Deixa de ser pão-duro e compra o livro!!!

Esse sim é dinheiro bem investido! :ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 07 de Julho de 2007, 23:10:09 »
Apoiado, Nina! :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #61 Online: 08 de Julho de 2007, 00:21:45 »
Aqui, ó!, versão econômica e com frete grátis ainda.

:D

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #62 Online: 08 de Julho de 2007, 01:09:35 »
Aqui, ó!, versão econômica e com frete grátis ainda.

:D
Assim até eu compro!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #63 Online: 08 de Julho de 2007, 14:04:53 »
Ah, vale a pena... é o tipo de livro a que se recorre sempre! :D

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #64 Online: 08 de Julho de 2007, 14:32:39 »
Ok. Obrigado pela indicação. Já comprei.

Espero que pelo menos tenha figuras. Detesto livros sem figuras... :P

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #65 Online: 08 de Julho de 2007, 14:36:16 »
Então recomendo a assinatura da "Ciência Hoje para Crianças".... :baby:

:P

APODman

• Visitante
« Resposta #66 Online: 09 de Julho de 2007, 12:03:56 »

Desculpe Leafar mas....  :histeria: :histeria:

[]s

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #67 Online: 09 de Julho de 2007, 12:22:50 »
Olá, pessoal

Depoimentos são sempre legais, ainda mais quando a gente se vê total ou parcialmente neles... Eu também passei por várias das experiências descritas pelos meus colegas aqui do fórum, e algumas coisas parecem ser comuns às pessoas que passaram pelo espiritismo e depois o abandonaram (como eu):

1. Todos teríamos supostamente uma "grande missão" a cumprir na Terra (ou no Orbe Terrestre, como os espíritas adoram falar). Se você é um médico, será a de curar os doentes, se é um cientista, de provar cientificamente os "fatos" espíritas, e assim por diante... (isso, por sinal, explica o fervor quase missionário de muitos de nossos colegas espíritas no fórum, não é?)
2. Todos fomos condicionados a evitar discussões e questionamentos. Quando um espírita começa a discordar muito, os outros logo dizem que ele está "obsediado" (palavra horrível, "obcecado" seria melhor...) Então os espíritas evitam debater abertamente, pois a margem de debate é muito pequena (por exemplo, existem ou não os tais "ovóides"... quem é ou foi espírita sabe do que estou falando)
3. Todos já acreditamos que os ateus e materialistas são pobres coitados que, após desencarnarem (bleagh) amargarão séculos no umbral (bleagh). Tem que ter peito pra superar todo esse lixo conceitual e psicológico.

Um abraço
sklogw

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

APODman

• Visitante
« Resposta #68 Online: 09 de Julho de 2007, 12:49:57 »
3. Todos já acreditamos que os ateus e materialistas são pobres coitados que, após desencarnarem (bleagh) amargarão séculos no umbral (bleagh). Tem que ter peito pra superar todo esse lixo conceitual e psicológico.

Realmente Sklogw vc descreveu bem a prática por debaixo do mito e do glamour "teórico" do Espiritismo.

Especialmente este último ponto me recordo de ter sentido vividamente ao entrar no extinto fórum STR.

Me recordo que entrei na STR por conta de divulgar o Astronomy Picture of the Day em português ( do quel eu era o editor na época ) aproveitando comentários elogioosos que o Hendrik hvia feito sobre   página e que eu havia encontrado no Google.

Quando ví que era um fórum de cunho ateista eu, apesar de que não era mais espírita alguns anos, ainda senti uam certa resitência em sequer abrir um tópico que defendia o ateismo. Uma repulsa, medo mesmo, que eu claramente podia seguir aos preconceitos dos tempos de espírita era quase superior ao meu lado racional.

Tinha receio de me ligar a "entidades inferiores", de "baixar meu padrão vibratório", sentia que o fórum era "espiritualmente pesado". Minha leitura dos tópicos era com um olhar quase como: "pobres irmãos longe da luz, um dia irão evoluir".

Demorou até que eu tomasse coragem de ler os tópicos e os etxtos das outras áres da STR com uma mente crítica e por fim me tornasse um ateu ( fraco ).

nota: Me recordo mesmo que achava que Sagan estava obsediado quando escreveu o "Mundo Assombrado". Seu padrão vibratório teria baixado devido a amargura e revolta por sua doença ligando-se  assim a entidades umbralinas que o inspiraram a escrever o pesado livro cético com aroma ateista.  :D :D

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #69 Online: 09 de Julho de 2007, 13:40:28 »
1. Todos teríamos supostamente uma "grande missão" a cumprir na Terra (ou no Orbe Terrestre, como os espíritas adoram falar). Se você é um médico, será a de curar os doentes, se é um cientista, de provar cientificamente os "fatos" espíritas, e assim por diante.... (isso, por sinal, explica o fervor quase missionário de muitos de nossos colegas espíritas no fórum, não é?)
Infelizmente muitos têm um ego maior do que a vontade de trabalhar, por si próprio e pelos outros. Aí colhem decepções. Não é culpa do Espiritismo, pois ele não promete glória a ninguém que trabalhar por sua causa.

2. Todos fomos condicionados a evitar discussões e questionamentos. Quando um espírita começa a discordar muito, os outros logo dizem que ele está "obsediado" (palavra horrível, "obcecado" seria melhor....) Então os espíritas evitam debater abertamente, pois a margem de debate é muito pequena (por exemplo, existem ou não os tais "ovóides".... quem é ou foi espírita sabe do que estou falando)
Quando você está na casa alheia tem de respeitar as suas regras. É natural, quando discordamos, dar um primeiro "toque" na casa. Mas depois que foi ouvido e recusado o conselho, é ser inconveniente ficar insistindo no mesmo ponto. Melhor é fazer vista grossa àquilo que não concorda e, caso as discordâncias forem grandes demais, procurar uma casa mais adequada.

Mas há certos adeptos que querem impor suas opiniões à casa e, então, esta tem o direito de se defender. A menos que hajam eventos destinados a tal fim, os questionamentos repetitivos são inconvenientes aos trabalhos das casas. É por isso que eu gosto de territórios neutros como os fóruns, onde se pode expor as opiniões à vontade.

A única coisa que faz amargar no Umbral é o mal praticado conscientemente. As crenças e convicções pessoais de cada um, ainda que erradas, não são passíveis de punição. Se os espíritas lhe ensinaram isso, lhe ensinaram errado. O Espiritismo, mais uma vez, está inocente na história. Se você for um bom ateu ou materialista, o seu lugar estará reservado entre os bem-aventurados quando morrer.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #70 Online: 09 de Julho de 2007, 13:46:11 »
Citação de: APODman
Tinha receio de me ligar a "entidades inferiores", de "baixar meu padrão vibratório", sentia que o fórum era "espiritualmente pesado". Minha leitura dos tópicos era com um olhar quase como: "pobres irmãos longe da luz, um dia irão evoluir".
Você pode estar ligado agora e não saber. Eu posso. Mas é muito mais fácil escapar às obsessões com a convicção sincera do que pelo medo de mudar de opinião. Se você tivesse permanecido espírita por causa desse receio, eu diria que você era hoje um espírita obsediado.

Ao contrário do que se pensa, só permanece obsediado quem quer ou quem é ignorante a ponto de não perceber que nenhuma entidade tem poder sobre sua vida.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #71 Online: 09 de Julho de 2007, 13:47:56 »

Oba!!! Era o que eu estava precisando para iniciar os meus estudos científicos. :ok:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 09 de Julho de 2007, 13:50:35 »
2. Todos fomos condicionados a evitar discussões e questionamentos. Quando um espírita começa a discordar muito, os outros logo dizem que ele está "obsediado" (palavra horrível, "obcecado" seria melhor....) Então os espíritas evitam debater abertamente, pois a margem de debate é muito pequena (por exemplo, existem ou não os tais "ovóides".... quem é ou foi espírita sabe do que estou falando)
Quando você está na casa alheia tem de respeitar as suas regras. É natural, quando discordamos, dar um primeiro "toque" na casa. Mas depois que foi ouvido e recusado o conselho, é ser inconveniente ficar insistindo no mesmo ponto. Melhor é fazer vista grossa àquilo que não concorda e, caso as discordâncias forem grandes demais, procurar uma casa mais adequada.

Mas há certos adeptos que querem impor suas opiniões à casa e, então, esta tem o direito de se defender. A menos que hajam eventos destinados a tal fim, os questionamentos repetitivos são inconvenientes aos trabalhos das casas. É por isso que eu gosto de territórios neutros como os fóruns, onde se pode expor as opiniões à vontade.

Eu sei que essa discussão não é minha, mas não pude deixar de me chocar com essa sua resposta, Leafer. Se o espiritismo se julga representante da verdade, da realidade, dos fatos, deve ter força suficiente para se defender dessas críticas. Dúvidas e discussões não têm a ver com falta de educação, elas são um processo válido e até desejável na aquisição de conhecimento. Uma casa que se incomoda com esse tipo de coisa não resiste a um sopro do lobo-mau.

APODman

• Visitante
« Resposta #73 Online: 09 de Julho de 2007, 14:07:08 »
1. Todos teríamos supostamente uma "grande missão" a cumprir na Terra (ou no Orbe Terrestre, como os espíritas adoram falar). Se você é um médico, será a de curar os doentes, se é um cientista, de provar cientificamente os "fatos" espíritas, e assim por diante.... (isso, por sinal, explica o fervor quase missionário de muitos de nossos colegas espíritas no fórum, não é?)
Infelizmente muitos têm um ego maior do que a vontade de trabalhar, por si próprio e pelos outros. Aí colhem decepções. Não é culpa do Espiritismo, pois ele não promete glória a ninguém que trabalhar por sua causa.

Apenas de estar mais próximo da verdade, de fazer parte de uma doutrina superior ( até mesmo dentre tods as outras correntes espiritualistas ), a "última revelação de Deus".

A soberba é inata a DE 

Bela ciência, não se discorda para "não incomodar"

A única coisa que faz amargar no Umbral é o mal praticado conscientemente. As crenças e convicções pessoais de cada um, ainda que erradas, não são passíveis de punição. Se os espíritas lhe ensinaram isso, lhe ensinaram errado. O Espiritismo, mais uma vez, está inocente na história. Se você for um bom ateu ou materialista, o seu lugar estará reservado entre os bem-aventurados quando morrer.

Um abraço.

nota: Amarga-se o umbral pelo mal praticado inconscientemente tb, a sí ou a outros.

Quanto ao ateismo dentro da visão espírita a verdade novamente é diferente da imagem de tolerância e igualdade que os espíritas tentam passar:

Doentes  da  Alma       

Emmanuel

Existem doentes da alma, quanto existem enfermos do corpo.
Quando encontrares companheiros envolvidos na sombra do materialismo destruidor, ao invés de invectivá-los, compadece-te.

Cercados pela vida triunfante, do sol aos vermes e do lodo às estrelas, quantos se acham aparentemente desligados da idéia de Deus e trazem o coração em transitório desequilíbrio.

Se te hostilizam, silencia.
Se te provocam, abençoa.
Não lhes atires fel ao vinagre em que se lhes represa a existência.
Pensa nas dificuldades e lágrimas que os fizeram assim.
Considera, sobretudo, que não são indiferentes à fé porque o desejem.

Surpreendemos os que foram orientados na rebeldia, desde a primeira infância e não dispõem de facilidades imediatas para renovarem convicções; os que viram mentalmente espancados por desenganos e perderam a confiança em si próprios; os que se supunham superiores à Sabedoria Divina e quiseram subjugar os seus irmãos, caindo em amargas experiências que os constrangeram ao reconhecimento da própria pequenez que ainda não conseguem admitir; os que tiveram a casa visitada pela morte e se revoltaram contra as leis da Vida que lhes favorecem os entes amados com a libertação, antes que se lhes arrochassem as cadeias de sofrimento; os que estimariam poder transformar inconsideravelmente os princípios do Universo e se fazem adversários de Deus por não lhes ser possível o controle absoluto da Natureza e da Humanidade; e aqueles outros que se enredaram em laços de angústia e pranto, pretendendo a fuga dos recursos expiatórios que criaram para si mesmos, na liberação das próprias culpas.

Diante dos irmãos que a descrença domina, jamais acuses.
Sejam eles quem forem, abençoa-os e espera.
Não são passíveis de condenação ou censura. São enfermos da alma, portadores de estranha paranóia de que a misericórdia de Deus os retirará.

UMA ABERRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA

Irmão Saulo 

Ao enviar-nos mensagem recebida em reunião pública em Uberaba, escreveu-nos Chico Xavier: “Os temas e comentários da noite giraram em torno da questão nº. 147 de “O Lidero dos Espíritos”. As opiniões eram as mais diversas com respeito aos nossos irmãos materialistas, mas no término das tarefas o nosso abnegado Emmanuel escreveu, por nosso intermédio, a página, que intitulou “Doentes da Alma”, de que lhe envio cópia".

A questão 147 refere-se ao problema do materialismo entre os especialistas em ciências médicas e estudos superiores em geral. Na pergunta seguinte o assunto é desenvolvido e os Espíritos respondem que não são os estudos que produzem o materialismo, mas a vaidade humana. K no final da resposta Kardec acentua: Por uma aberração da inteligência há pessoas que só vêem nos seres orgânicos a anão da matéria e a ela atribuem os nossos atos. Só viram no corpo humano a máquina elétrica.

Essa expressão de Kardec, ainda hoje criticada, é agora plenamente confirmada pelo diagnóstico de Emmanuel: os materialistas são enfermos da alma, portadores de estranha paranóia. Aberração da inteligência ou enfermidade da alma são expressões que se equivalem. Mas por que esse rigor na apreciação do problema? Classificando-os assim, não menosprezamos e ofendemos os materialistas? Não se trata de uma coisa nem de outra, mas apenas de exame objetivo da situação. O Materialismo é considerado pelo Espiritismo como verdadeira ameaça à criatura humana, porque deforma a visão natural do homem e o precipita na cegueira espiritual.

O Materialismo nega a própria natureza humana que é espiritual e não material. Partindo dessa premissa falsa conduz o homem a uma atitude errônea diante da vida e do mundo. Bastaria isto para mostrar a sua origem patológica. R uma distorção da realidade. Hoje sabemos, pelas pesquisas antropológicas, etnológicas e sociológicas, que nunca houve na Terra um só povo ateu. O homem é naturalmente religioso, pois, como afirmou Descartes, traz a idéia de Deus em si mesmo. O Espiritismo nos mostra a existência da lei de adoração, lei natural que caracteriza a natureza humana. O materialismo nega essa lei e gera o desespero e a irresponsabilidade.

Livro “Chico Xavier pede licença” Psicografia Francisco C. Xavier Autores diversos

fonte: http://www.universoespirita.org.br/musica_geia/chico_30.htm

Entenderam seu bando de ateus doentes !

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #74 Online: 09 de Julho de 2007, 14:11:37 »
Eu sei que essa discussão não é minha, mas não pude deixar de me chocar com essa sua resposta, Leafer. Se o espiritismo se julga representante da verdade, da realidade, dos fatos, deve ter força suficiente para se defender dessas críticas. Dúvidas e discussões não têm a ver com falta de educação, elas são um processo válido e até desejável na aquisição de conhecimento. Uma casa que se incomoda com esse tipo de coisa não resiste a um sopro do lobo-mau.

Quase fui expulso do centro espírita que frequentava por questionar certos princípios do Livro dos Espíritos.

Eis a realidade, experimente levantar questionamentos  em um centro espírita e isto será um indicativo que vc está "envolvido" ( obsediado em maior ou menor grau ). Mas fique tranquilo uns "passes" resolvem o problema.

[ ]´s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!