Autor Tópico: Espíritos e pessoas, opiniões…  (Lida 41569 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Espíritos e pessoas, opiniões…
« Resposta #75 Online: 09 de Julho de 2007, 14:12:26 »
Não somos doentes. Somos doentes e burros.

APODman

• Visitante
« Resposta #76 Online: 09 de Julho de 2007, 14:14:42 »

Claro, afinal vc é um espírito inferior galgando ainda degrais inferiores. Aqueles que um espírita subiu para hoje  estar mais próximo da verdade.

Por isto na melhor das hipóteses lhe lanço este olhar condescendente como a uma criança que não sabe o que fala ou pensa.

[ ]´s

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 09 de Julho de 2007, 14:17:01 »
Desse jeito cêis vão tudo pro umbral fechado...... tô dizendo......  |(

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 09 de Julho de 2007, 14:20:00 »
Quase fui expulso do centro espírita que frequentava por questionar certos princípios do Livro dos Espíritos.

Eis a realidade, experimente levantar questionamentos  em um centro espírita e isto será um indicativo que vc está "envolvido" ( obsediado em maior ou menor grau ). Mas fique tranquilo uns "passes" resolvem o problema.

[ ]´s

Nos meus tempos de espírita, quando já estava me enveredando pelo caminho do ceticismo, eu costumava ser muito questionador, fazer muitas perguntas e muitas críticas. A diferença é que no centro que eu freqüentava eles não pareciam se incomodar tanto assim com minhas perguntas. Por outro lado nunca conseguiam dar respostas. A frase que eu mais ouvia naquela época era "A nossa inteligência ainda não está evoluída o bastante para entender essas coisas." Olha, por mim tudo bem admitir que existem coisas que são realmente muito complicadas para entendermos, a Física Quântica está aí e não me deixa mentir, mas usar essa frase como desculpa para tudo é demais. Não podem me pedir para acreditar que dois mais dois às vezes possa ser cinco com a desculpa de que há alguma sutileza aí que minha nteligência humana e limitada não é capaz de compreender.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 09 de Julho de 2007, 14:27:58 »
A minha mãe disse que na encarnação passada eu era um padre.... isso porque eu sempre fiz perguntas sobre "deus" e ela não tinha a resposta.......  :biglol: (ela é espírita)

APODman

• Visitante
« Resposta #80 Online: 09 de Julho de 2007, 14:35:05 »
"A nossa inteligência ainda não está evoluída o bastante para entender essas coisas."

"Básico"  ;)

Experimente elaborar a mesma pergunta agora, como ex-espírita, ao dirigente da casa espírita que vc frequentava e observe a mudança na resposta, como ela se tornará muito mais contundente e assertiva.

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #81 Online: 09 de Julho de 2007, 17:45:06 »
2. Todos fomos condicionados a evitar discussões e questionamentos. Quando um espírita começa a discordar muito, os outros logo dizem que ele está "obsediado" (palavra horrível, "obcecado" seria melhor....) Então os espíritas evitam debater abertamente, pois a margem de debate é muito pequena (por exemplo, existem ou não os tais "ovóides".... quem é ou foi espírita sabe do que estou falando)
Quando você está na casa alheia tem de respeitar as suas regras. É natural, quando discordamos, dar um primeiro "toque" na casa. Mas depois que foi ouvido e recusado o conselho, é ser inconveniente ficar insistindo no mesmo ponto. Melhor é fazer vista grossa àquilo que não concorda e, caso as discordâncias forem grandes demais, procurar uma casa mais adequada.

Mas há certos adeptos que querem impor suas opiniões à casa e, então, esta tem o direito de se defender. A menos que hajam eventos destinados a tal fim, os questionamentos repetitivos são inconvenientes aos trabalhos das casas. É por isso que eu gosto de territórios neutros como os fóruns, onde se pode expor as opiniões à vontade.

Eu sei que essa discussão não é minha, mas não pude deixar de me chocar com essa sua resposta, Leafer. Se o espiritismo se julga representante da verdade, da realidade, dos fatos, deve ter força suficiente para se defender dessas críticas. Dúvidas e discussões não têm a ver com falta de educação, elas são um processo válido e até desejável na aquisição de conhecimento. Uma casa que se incomoda com esse tipo de coisa não resiste a um sopro do lobo-mau.
O Espiritismo tem força suficiente para se defender das críticas. Ele só não tem argumentos para se defender da teimosia e, nesses casos, é preciso usar a força mesmo e afastar os insistentes. Uma vez que uma questão foi colocada e discutida, e a conclusão foi decidida pela negativa, ficar insistindo e batendo na mesma tecla atrapalha os outros desenvolvimentos.

Já disse: a primeira crítica é válida e tem que ser discutida. Uma vez dado o veredito, o assunto deve ser encerrado, pelo menos por um tempo.

Há também o problema da casa não ser perfeita. Eu não tenho nenhuma simpatia por obras de Ramatis, por exemplo. Se eu entrar num centro Ramatisiano eu não vou lá para ficar tacando pedras em Ramatis. É falta de educação. Tudo tem hora e lugar. Eu posso continuar freqüentando o centro, deixar claro que não concordo com Ramatis e ignorar os ensinamentos ramatisianos; ou então devo procurar outro lugar.

Eu acho até que as casas poderiam abrir espaços para debates de temas polêmicos, mas daí a abrir mão de seus princípios e ficar toda hora debatendo assuntos que já são de consenso geral não dá.

Por isso, mais uma vez, eu acho que os melhores lugares para esses debates são os fóruns públicos. Ou quem sabe um e-mail ou uma conversa informal tomando uma cervejinha num barzinho...

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #82 Online: 09 de Julho de 2007, 18:03:26 »

Claro, afinal vc é um espírito inferior galgando ainda degrais inferiores. Aqueles que um espírita subiu para hoje  estar mais próximo da verdade.

Por isto na melhor das hipóteses lhe lanço este olhar condescendente como a uma criança que não sabe o que fala ou pensa.

[ ]´s
Com todo o respeito, realmente não são suas crenças materialistas que me fazem admirar suas inteligências. Quanto a ser doente, todos nós somos um pouco: doentes da ignorância.

Mas não se preocupem. Se os egos de vocês se ressentem pelo fato de não serem tão espertos assim para as questões espirituais, diga a eles que vocês certamente têm outras qualidades que compensam ou superam essa deficiência.

De tudo o que escreveram nos últimos posts, eu posso concluir que vocês se comportam como aqueles alunos de química que não gostam mais de química porque tiveram péssimos professores. O desafio está em não gostar do Espiritismo pelo Espiritismo, e não pelos maus exemplos dos professores.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #83 Online: 09 de Julho de 2007, 18:07:29 »
A minha mãe disse que na encarnação passada eu era um padre.... isso porque eu sempre fiz perguntas sobre "deus" e ela não tinha a resposta......  :biglol: (ela é espírita)
Outro dia eu ainda refletia sobre isso. Eu acho que os ateus e materialistas mais militantes e revoltados com a Igreja e as religiões devem ter sido mesmo fanáticos em outras vidas, ressentidos por não terem recebido as glórias que seriam frutos da "promessa divina" na vida deles. Imagine a decepção de alguém que desperdiça uma existência inteira num convento e na outra vida escuta que aquilo era contemplação inútil e que não vale de nada? Deve ser frustante e revoltante...

Um abraço.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 09 de Julho de 2007, 18:37:28 »
O legal é ele não percebeu que a própria crença dele diz que.... a pessoa esquece tudo da vida passada para não interferir na presente.....

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #85 Online: 09 de Julho de 2007, 18:40:04 »
Mas guarda a intuição e eventuais simpatias ou antipatias...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 09 de Julho de 2007, 18:47:30 »
De tudo o que escreveram nos últimos posts, eu posso concluir que vocês se comportam como aqueles alunos de química que não gostam mais de química porque tiveram péssimos professores. O desafio está em não gostar do Espiritismo pelo Espiritismo, e não pelos maus exemplos dos professores.

Um abraço.

Quanto à questão dos maus professores, acho que esse deve ser um problema generalizado do espiritismo, como a discussão do seu outro quote de mim também sugere. Ou são tão maus professores que ensinam errado ou é a cadeira que é frágil realmente.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #87 Online: 09 de Julho de 2007, 18:51:46 »
Eu sou suspeito para opinar a esse respeito...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 09 de Julho de 2007, 18:52:51 »
Em alguns casos é esquizofrenia mesmo....

Em que tipo de casos que não são?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 09 de Julho de 2007, 18:54:03 »
Eu sou suspeito para opinar a esse respeito....

Bom, eu também.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #90 Online: 09 de Julho de 2007, 22:11:30 »
"ovóides"

O que é isso???? Amei isso, o que são ovóides??

O desafio está em não gostar do Espiritismo pelo Espiritismo, e não pelos maus exemplos dos professores.

Não acho um desafio, eu mesmo não gosto do espiritismo pelo espiritismo. Ler Kardec me dá vômitos e diarréias sem necessidade de professores intermediários.
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 22:45:58 por BetinhO »
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #91 Online: 10 de Julho de 2007, 07:36:35 »
"ovóides"

O que é isso???? Amei isso, o que são ovóides??

São entidades com habilidades paranormais fascinantes.  Há vários relatos de boa fonte sobre sua existência e inclusive sobre as habilidades que ensinaram a pelo menos um terráqueo, membro da Nobreza.  Veja por exemplo Lieberman & Kutzberg, 1962.

Mais de cem mil leitores não poderiam estar todos errados, poderiam?  Além do mais, os autores desse trabalho são figuras públicas, com uma reputação a zelar.  Não mentiriam.

Mas é claro que há também os ovóides da ficção.  É fácil ver a diferença entre os dois; os verdadeiros fazem muito mais sucesso.
« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 07:40:52 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #92 Online: 10 de Julho de 2007, 08:11:53 »
 :hihi:

Ai meus deuses!!!! os "ovóides"....já havia me esquecido dessas bichezas astrais.... :nao:  :lol:
« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 08:15:02 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

APODman

• Visitante
« Resposta #93 Online: 10 de Julho de 2007, 08:32:50 »

[ ]´s
Com todo o respeito, realmente não são suas crenças materialistas que me fazem admirar suas inteligências. Quanto a ser doente, todos nós somos um pouco: doentes da ignorância.

Mas não se preocupem. Se os egos de vocês se ressentem pelo fato de não serem tão espertos assim para as questões espirituais, diga a eles que vocês certamente têm outras qualidades que compensam ou superam essa deficiência.

Um abraço.

Take easy Leafar, não sou eu quem merece estas críticas, dirija-as a Emmanuel, eu apenas postei o que "ele" escreveu demonstrando que toda esta tolerância as diferenças é muito mais um discurso pessoal do que uma realidade da DE.   ;)

[ ]´s

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #94 Online: 10 de Julho de 2007, 10:30:14 »
Olá, Pessoal

A resposta do Leafar ao meu post de ontem foi um tom acima do que ele habitualmente usa nesse fórum. Mas eu entendo que isso só pode ter acontecido pois, como se diz, "coloquei o dedo na ferida". Realmente as casas espíritas são lugares absolutamente avessos à discussão, ou melhor, à discussão livre de idéias e conceitos. Quando se apresentam questionamentos doutrinários reais (e não apenas discussões bizantinas e ridículas, como "os animais têm alma?") a tendência é um cala boca do tipo "vai ler Kardec". Pior ainda, quando uma pessoa começa a fazer questionamentos incômodos, surge a pecha (ou a sugestão) que um processo obsessivo anda perto... ou seja, trata-se o questionador como um doente a necessitar de iluminação.... Wow, quando a gente se dá conta essa estratégia perde de pouco pras usadas pela IURD e outras denominações....

Achei interessante essa frase do Leafar: "Eu acho até que as casas poderiam abrir espaços para debates de temas polêmicos, mas daí a abrir mão de seus princípios e ficar toda hora debatendo assuntos que já são de consenso geral não dá."  Pera aí... que é "consenso geral"????? Discutir coisas que fujam ao consenso geral é uma contradição em termos: ou se discute tudo, ou se impõe tudo. OUtra coisa, quem disse que debater significa abrir mão dos princípios? Quem debate abertamente não precisa ter medo de mudar de idéia devido à idéia dos outros...

Quanto a ter estudado com os mestres errados, etc. não vou entrar no mérito disso, mas posso dizer que conheço bem a codificação espírita, o suficiente pelo menos para saber onde estão muitos furos filosóficos e doutrinários. Alguns deles têm sido apontados nesse fórum ad nauseam, mas é difícil convencer um espírita disso (experiência própria).

Um abraço,
sklogw

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

APODman

• Visitante
« Resposta #95 Online: 10 de Julho de 2007, 13:46:27 »
Em resumo: por mais que desejem o contrário o Espiritismo é igual em suas essência e processos a qualquer outra religião.

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #96 Online: 10 de Julho de 2007, 14:09:20 »
Citação de: Sklogw
Achei interessante essa frase do Leafar: "Eu acho até que as casas poderiam abrir espaços para debates de temas polêmicos, mas daí a abrir mão de seus princípios e ficar toda hora debatendo assuntos que já são de consenso geral não dá."  Pera aí.... que é "consenso geral"?????
Vou reformular para não gerar ambigüidade de idéias:

Consenso geral entre os membros efetivos da casa, e não dos meros freqüentadores. A diretriz de ensino de uma casa espírita depende de sua direção. É a essa diretriz que devemos procurar seguir; ou então mudar de casa por não estar acorde com nossas convicções íntimas.

E mais uma vez: o discutir ou não discutir temas polêmicos não é o problema. O problema é a insistência, que se torna uma inconveniência.

E ler Kardec é uma recomendação básica para quem se diz espírita. Se não leu ainda, deve ler primeiro antes de começar a fazer as perguntas. Isso contudo não impede que uma pergunta específica possa ser respondida mesmo sem ter lido as obras básicas.

E quais eram as perguntas assim tão polêmicas, afinal, a ponto de ser taxado de obsediado?

Um abraço.

APODman

• Visitante
« Resposta #97 Online: 10 de Julho de 2007, 14:12:07 »
O problema é a insistência, que se torna uma inconveniência.

O problema é a insistência em uma pergunta tornar-se inconveniência por ferirem "diretrizes" ( aqui expostas como dogmas impostos ).

[ ]´s
« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 14:14:18 por APODman »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 10 de Julho de 2007, 14:17:31 »
Mas guarda a intuição e eventuais simpatias ou antipatias....
Eu falei uma coisa que deveria ser absurda e acabei dando corda as fantasias do Leafar.........  |(

Não, Leafar. Ninguém aqui foi padre na "vida passada" nenhuma e acostume-se com isso. Ninguém aqui também está chorando ou “com raiva de deus” porque ele não nos deu algo que supostamente esperávamos tanto...... Simplesmente não acreditamos.

E esclarecendo uma coisa que está me incomodado no tópico:

Eu sou fascinado pelo comportamento humano. Tanto físico quanto mental. Os textos e livros não fornecem um conhecimento como, por exemplo, de ‘ver com meus próprios olhos’ (E é de se ver com os pés....?  :hihi: ). Por isso participo (Melhor dizendo: Já participei) e leio sobre tais religiões e crenças. Gosto de observar. Não participo, e leio sobre, com intenção de “jogar pedra” e sim de conhecer.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #99 Online: 10 de Julho de 2007, 15:08:01 »
O problema é a insistência, que se torna uma inconveniência.

O problema é a insistência em uma pergunta tornar-se inconveniência por ferirem "diretrizes" ( aqui expostas como dogmas impostos ).
A casa espírita não pode se impor sobre o Espiritismo, mas a casa espírita pode se impor sobre a casa espírita. Entenda como quiser, mas a casa tem liberdade de opinião e de interpretação dos textos espíritas. Quem quiser se associar à casa deve compartilhar dessas diretrizes, ou então deixar a casa. Ficar, com o perdão da palavra, "enchendo o saco", com um assunto mais do que batido é falta de respeito. Como já disse, uma primeira discussão é válida, mas a insistência excessiva é prejudicial.

Citando Kardec:

"...Tendes um modo de ver diferente do nosso, não simpatizais com os princípios que admitimos! Nada prova que estais mais próximos da verdade do que nós. Pode-se divergir de opinião em matéria de ciência; investigai do vosso lado, como nós investigamos do nosso; o futuro dará a ver qual de nós está em erro ou com a razão. Não pretendemos ser os únicos a reunir as condições fora das quais não são possíveis estudos sérios e úteis; o que temos feito podem outros, sem dúvida, fazer. Que os homens inteligentes se agreguem a nós, ou se congreguem longe de nós, pouco importa!... Se os centros de estudos se multiplicarem, tanto melhor; será um sinal de incontestável progresso, que aplaudiremos com todas as nossas forças..."
Obras Póstumas e RE 1868 (não lembro o mês) - Os Desertores.

Um abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!