Autor Tópico: Espíritos e pessoas, opiniões…  (Lida 41571 vezes)

APODman

• Visitante
Re: Espíritos e pessoas, opiniões…
« Resposta #125 Online: 16 de Julho de 2007, 12:15:09 »
O fato é que a reencarnação ocorre e o centro pode não querer ir além disso, por falta de embasamento.

Espírita insistente ( inconveniente ): Reencarnação ocorre de fato ?  Estamos sendo honestos ao informar isto de maneira tão categórica a estas milhares de pessoas em desespero que nos visitam mensalmente, o que sustenta nossa afirmativa ?  Caso não possamos afirmar sobre isto de maneira tão assertiva aos assistidos deveriamos priorizar a falsa ilusão em detrimento da verdade ? ...

Diversas outras questões poderiam ser levantadas apens sobre este ponto por um espírita incoveniente ( como eu fui ) e é claro ser muito mal visto por conta disto.

[ ]´s

Lua

• Visitante
« Resposta #126 Online: 16 de Julho de 2007, 12:33:43 »

O espiritismo, assim como qualquer outra religião (embora eles se autodenominem 'filosofia') é repleto de dogmas e possui uma hierarquia fixa. Eles dizem que não é assim, mas todos os centros que eu frequentei, exibiam esse mesmo perfil.
Fui convidada por um amigo, que disse que eu era 'médium', embora num grau menos avançado. Segundo ele, eu precisaria aperfeiçoar meu dom, já que tenho uma missão na terra. Acabei indo e mais uma vez me decepcionei. Primeiro: é preciso fé para acreditar, e eu não tenho fé. Tentei, me esforcei, mas não vi, ouvi ou percebi nada que não pudesse ser explicado racionalmente.
Para piorar, eu ainda precisava engolir médiuns boçais que diziam saber a verdade e conhecer o caminho. E ainda precisei ouvir meu amigo dizer que ele era a reencarnação de um grande filósofo do passado?!?!?! Pelas minhas conclusões (induzida por ele...rs), eu estaria diante do próprio Sócrates!!! E eu me pergunto... Será que alguém já foi escravo ou camponês numa outra vida? Porque todos que conheço foram grandes personalidades e voltaram com uma grande missão... Inclusive eu...rsrs
E depois de tudo, os espíritas são os seres mais humildes do universo... Como todo respeito aos que foram "escravos" numa outra vida e admitem isso nesta...rs

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #127 Online: 16 de Julho de 2007, 13:27:32 »
O fato é que a reencarnação ocorre e o centro pode não querer ir além disso, por falta de embasamento.

Espírita insistente ( inconveniente ): Reencarnação ocorre de fato ?
Sim.

Estamos sendo honestos ao informar isto de maneira tão categórica a estas milhares de pessoas em desespero que nos visitam mensalmente, o que sustenta nossa afirmativa ?
Sim. A documentação existente espalhada por diversos lugares já nos permite afirmar positivamente que a reencarnação é um fato. Como já disse, uma só fonte, um só caso e um só pesquisador não oferece respaldo sólido à idéia. Mas todos juntos, sim.

Caso não possamos afirmar sobre isto de maneira tão assertiva aos assistidos deveriamos priorizar a falsa ilusão em detrimento da verdade ? ...
Caso não pudéssemos afirmar isso de maneira tão assertiva aos assistidos, não deveríamos priorizar a falsa ilusão em detrimento da verdade. Melhor a verdade que doa que a mentira que aparentemente consola, mas só engana.

Diversas outras questões poderiam ser levantadas apens sobre este ponto por um espírita incoveniente ( como eu fui ) e é claro ser muito mal visto por conta disto.
Você não é mal visto aqui porque está levantando a questão num espaço apropriado para isso.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #128 Online: 16 de Julho de 2007, 13:28:54 »

O espiritismo, assim como qualquer outra religião (embora eles se autodenominem 'filosofia') é repleto de dogmas e possui uma hierarquia fixa. Eles dizem que não é assim, mas todos os centros que eu frequentei, exibiam esse mesmo perfil.
Fui convidada por um amigo, que disse que eu era 'médium', embora num grau menos avançado. Segundo ele, eu precisaria aperfeiçoar meu dom, já que tenho uma missão na terra. Acabei indo e mais uma vez me decepcionei. Primeiro: é preciso fé para acreditar, e eu não tenho fé. Tentei, me esforcei, mas não vi, ouvi ou percebi nada que não pudesse ser explicado racionalmente.
Para piorar, eu ainda precisava engolir médiuns boçais que diziam saber a verdade e conhecer o caminho. E ainda precisei ouvir meu amigo dizer que ele era a reencarnação de um grande filósofo do passado?!?!?! Pelas minhas conclusões (induzida por ele...rs), eu estaria diante do próprio Sócrates!!! E eu me pergunto... Será que alguém já foi escravo ou camponês numa outra vida? Porque todos que conheço foram grandes personalidades e voltaram com uma grande missão... Inclusive eu...rsrs
E depois de tudo, os espíritas são os seres mais humildes do universo... Como todo respeito aos que foram "escravos" numa outra vida e admitem isso nesta...rs
Mais uma que condena o Espiritismo por causa dos espíritas, assim como alguém que não gosta de química porque teve maus professores de química.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

• Visitante
« Resposta #129 Online: 16 de Julho de 2007, 13:47:19 »
Sim. A documentação existente espalhada por diversos lugares já nos permite afirmar positivamente que a reencarnação é um fato. Como já disse, uma só fonte, um só caso e um só pesquisador não oferece respaldo sólido à idéia. Mas todos juntos, sim.

Qual ?  A melhor documentação existente sobre tal tema é a de Stevenson e mesmo ela é falha, frágil ( são apenas estudos de casos ) com erros metodológicos e anlíticos que comprometem todo o resultado. Além de se basearem em evidências anedotas.

Afora esta que não serve para se afirmar positivamente pela existência da reencarnação ( e muito menos pela forma de reencarnação como crêem os espíritas )  qual outra documentação PROVOU isto pois eu a desconheço.

Caso não pudéssemos afirmar isso de maneira tão assertiva aos assistidos, não deveríamos priorizar a falsa ilusão em detrimento da verdade. Melhor a verdade que doa que a mentira que aparentemente consola, mas só engana.

Afora a questão acima:

- Espíritos existem ?
- Kardec baseou-se de fato em comunicações mediunicas para escrever o LE ?
- "Água fluidificada" funciona ?
- Existe mesmo uma trasferência de energia entre passista e assistido ? Ou se trata penas de efeito placebo ?
- Existe mediunidade ?
- Evangelho no lar possui alguma eficácia do ponto de vista sobrenatural ?
- Correntes magnéticas funcionam ?
...

Enfim tudo aquilo que é dito a um assistido em um centro espírita é verdade ?  Como denmonstram isto além da evidência anedota ?

[ ]´s
« Última modificação: 16 de Julho de 2007, 13:49:23 por APODman »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #130 Online: 16 de Julho de 2007, 19:21:21 »

Qual ?  A melhor documentação existente sobre tal tema é a de Stevenson e mesmo ela é falha, frágil ( são apenas estudos de casos ) com erros metodológicos e anlíticos que comprometem todo o resultado. Além de se basearem em evidências anedotas.

Afora esta que não serve para se afirmar positivamente pela existência da reencarnação ( e muito menos pela forma de reencarnação como crêem os espíritas )  qual outra documentação PROVOU isto pois eu a desconheço.

Afora a questão acima:

- Espíritos existem ?
- Kardec baseou-se de fato em comunicações mediunicas para escrever o LE ?
- "Água fluidificada" funciona ?
- Existe mesmo uma trasferência de energia entre passista e assistido ? Ou se trata penas de efeito placebo ?
- Existe mediunidade ?
- Evangelho no lar possui alguma eficácia do ponto de vista sobrenatural ?
- Correntes magnéticas funcionam ?
...

Enfim tudo aquilo que é dito a um assistido em um centro espírita é verdade ?  Como denmonstram isto além da evidência anedota ?

[ ]´s
APODman,

Você me interpela em questões que já passamos meses discutindo e não houve acordo entre nós. A questão é que nós nos consideramos satisfeitos com as evidências que temos sobre a reencarnação, a existência dos espíritos e sobre outros pontos. Vocês, ao que parece, não estão satisfeitos e precisam tocar ou ver para crer, ou algum outro tipo de prova. Nem todo conhecimento advém da observação direta. Muitos advêm da dedução. Uma análise de toda a documentação existente já pode nos fornecer evidências positivas. Não é preciso ver para crer.

Assim, portanto, respondendo por mim, que nunca tive uma experiência mediúnica e nunca presenciei algo que poderia ser pelo vulgo qualificado de sobre-natural, vou relatar somente e suscintamente de onde vem a minha convicção. É claro que o que digo abaixo exigiriam desdobramentos, mas se o fizermos aqui o offtopic vai ficar grande.

Na questão da reencarnação, há os vários casos relatados de lembranças pretéritas. Não são só as relatadas pelo Dr. Ian Stevenson. Eu mesmo comprei um DVD do Discovery há poucos dias que relatam três casos bem interessantes. Nenhum deles resiste sozinho a um exame cético, pois são baseados somente em relatos. Mas o que faz a força deles é a sua diversidade. Além destes, há os casos de conhecimentos inatos, especialmente os específicos, como é o caso dos superdotados, do menino Maximiliano que há algum tempo postei, de Mozart que compunha aos 5 anos e muitos outros mais. Tudo indica que são conhecimentos pré-adquiridos; ou então que o acaso lhes deu habilidades específicas, ou lembranças... Há pessoas até que dizem que é Satanás que lhes fornecem as lembranças e conhecimentos a fim de nos enganarem. Não deixa de ser uma opinião.

Na questão da existência e comunicabilidade dos espíritos, há milhares de obras, legítimas e apócrifas, em que podemos reconhecer inteligências diferentes atuando sobre uma mesma pessoa (o médium). Eu costumo citar o próprio Chico Xavier, que tem publicadas obras que considero de grande valor intelectual sob o ponto de vista espírita e literário; e outras que são atentados à doutrina espírita, como as de Humberto de Campos. Não é só a questão do estilo. As idéias são bastante diferentes. Parece que quando Chico "imitava" Emmanuel ele não cometia os erros doutrinários de quando "imitava" Humberto de Campos. Mas, como já disse, uma andorinha só não faz o verão. Só as várias obras dos vários médiuns, juntos, fornecem evidências bastante fortes sobre a existência dos espíritos. Mas ainda que não fornececem, já teríamos bastante elementos para dúvida razoável em qualquer homem ponderado. A negação pura, simples e final está fora de cogitação, pelo menos por enquanto.

Na questão da água fluidificada, penso que ela funciona, embora não em todos os casos, pois os "fluidos" precisariam ser manipulados de forma consciente para obterem o efeito desejado. Não acredito que os espíritos o façam para qualquer um, mas somente para os que precisam e para os quais obtêm autorização para fazê-lo. Como todo mundo hoje nos centros toma água fluidificada, duvido muito que façam efeito na maioria dos casos.

Quanto à transferência de energia entre o médium e o paciente pelo magnetismo animal ocorre o mesmo. Para se obter o efeito desejado, essa "energia" precisa ser manipulada racionalmente pelos espíritos, que só o fazem para quem querem. Então, como os espíritas tomam passe hoje como os católicos tomam óstias nas Igrejas, penso que os passes são inoperantes em mais de 99% dos casos ministrados. Somente onde é prescrito que surgem os efeitos. Eu, por exemplo, nas poucas vezes que tomei passe, nunca senti nada. Em alguns casos até tive dores de cabeça, que não posso afirmar estarem associadas ao passe.

O Evangelho no lar é simplesmente uma conseqüência moral da sobrevivência da alma e da existência dos espíritos. Em eles existindo, podendo comunicar-se e ouvir-nos, podem perfeitamente aproveitar as lições e assuntos discutidos durante o Evangelho no Lar.

E quanto às correntes magnéticas (o magnetismo animal), uma vez eu descrevi aqui uma experiência desse tipo que funcionava em 100% dos casos em que era tentado no colégio em que estudava. Por que não tenta? Essa, ao que parece, pode ser repetida à vontade. Nessa aqui eu não estou alucinado sozinho. Tem uma multidão atrás de mim que não me deixa mentir sozinho.

../forum/topic=11801.50.html#msg219109

Infelizmente, o chamado "Método Científico" não é capaz de abranger todo o estudo da realidade. Ele abrange somente uma parte da realidade (a mais fácil de se constatar, diga-se de passagem). Ou ele é reformulado de forma a abranger tudo aquilo que não pode ser livremente repetido por qualquer um em igualdade de condições; ou continuará defasado. Mas nós não deixaremos de andar para frente porque esse método está estagnado.

Se você quiser rediscutir novamente todos esses pontos detalhadamente, tudo bem. Mas isso vai gerar um offtopic enorme dentro deste. O "dono" do tópico de vez em quando me puxa as orelhas por estar postando aqui...

Um abraço.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #131 Online: 16 de Julho de 2007, 21:32:58 »
Além destes, há os casos de conhecimentos inatos, especialmente os específicos, como é o caso dos superdotados, do menino Maximiliano que há algum tempo postei, de Mozart que compunha aos 5 anos e muitos outros mais. Tudo indica que são conhecimentos pré-adquiridos;

Eu não quero nem COMEÇAR a imaginar a "explicação" do espiritismo pra homossexualidade, se as explicações que essa doutrina oferece são desse naipe!!!!!!!!!!!!!

Meu DEUS! Vocês da moderação me obrigam a ler CADA coisa sem soltar nenhum ad hominemzinho!!!!!

Na questão da existência e comunicabilidade dos espíritos, há milhares de obras, legítimas e apócrifas, em que podemos reconhecer inteligências diferentes atuando sobre uma mesma pessoa (o médium). Eu costumo citar o próprio Chico Xavier, que tem publicadas obras que considero de grande valor intelectual sob o ponto de vista espírita e literário; e outras que são atentados à doutrina espírita, como as de Humberto de Campos. Não é só a questão do estilo. As idéias são bastante diferentes. Parece que quando Chico "imitava" Emmanuel ele não cometia os erros doutrinários de quando "imitava" Humberto de Campos.

PPPPpfrffrrgrgrgrgrfffffrrrrrrrrffffffffffffsfsfsfff (cala boca, Beto!!! Cala a boooooocaaa, cala a boooooocaaaaa!)

O "dono" do tópico de vez em quando me puxa as orelhas por estar postando aqui...

Eu simplesmente NÃO AGUENTO MAIS, isso sim!!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #132 Online: 17 de Julho de 2007, 00:28:41 »
O Espiritismo, como todos sabem, se desdobra em pontos de vista científico, filosófico e religioso.

Se é para vir com "como todos sabem", todos sabem que as alegações de conteúdo científico do Espiritismo são fraude grosseira.

E as outras duas não tem qualidade muito melhor, com toda a franqueza.  O Espiritismo é melhor descrito como doutrina dogmática, crédula e contraditória do que como religião, filosofia ou ciência.

Em alguns casos o aspecto científico e filosófico, ou filosófico e religioso se confundem, mas existem esses três aspectos.

Os centros espíritas podem preferir privilegiar esses três aspectos igualmente, ou podem preferir privilegiar um ou dois em particular. Por exemplo, instituições como a da Sônia Rinaldi, ou como o Ian Stevenson e vários outros privilegiam mais o aspecto científico e de pesquisa.

Ian Stevenson não é espírita, não é sequer reencarnacionista.

Não se vai ao centro deles para ouvirem-se palestras, receberem conselhos, etc... O negócio lá é só pesquisa e outras atividades causariam distúrbios. Tudo bem que dirão "o Dr. Ian Stevenson não era espírita...".

Viu?  Eu te disse!

Ok, mas o trabalho que realizava interessa ao Espiritismo e para nós é como se fosse mais um centro em que se privilegia o aspecto científico da doutrina.

Sem essa de "para nós é como se fosse", Rafael.  Faz-de-conta não vale.

Já outros centros, por falta de recursos (intelectuais ou financeiros), ou mesmo por falta de interesse, decidem privilegiar o aspecto moral da doutrina, ou seja, a parte religiosa. Esses centros são maioria. Já disse que ninguém é obrigado a saber ou a fazer tudo. As experiências são feitas em vários lugares e os centros que não fazem experiências científicas aproveitam-se dos resultados daqueles que as realizam. Esses outros centros preferem concentrar-se sobre aquilo que já consideram como fato (ou dogma, no sentido de princípio, como queira), ou seja, a existência dos espíritos, a reencarnação, a pluralidade dos mundos, etc... e a partir disso desenvolver as conseqüências morais desse estado de coisas.

Em outras palavras: não tem base científica; mal tem uma base grosseira de religião; são dogmáticos em relação à reencarnação; mas se dão o direito de mentir sobre todos esses aspectos.

Grande doutrina...

Podem querer se aprofundar ou não sobre as polêmicas que giram em torno sobre como e quando se processa a reencarnação, por exemplo. Alguns dizem que é na concepção, outros que durante a gestação, outros que na hora do nascimento e outros ainda dizem que pode se processar mesmo após o nascimento.

Não, Rafael.  O fato é que quem teima em ser dogmático não pode ser proibido de sê-lo.  Mas ainda assim é uma canoa furada.

Então, qualquer controvérsia a respeito sobre como ela se opera pode não ser permitida dentro do campo de estudos do centro, assim como a discussão de física nuclear não é assunto de discussão de quem estuda física básica.

Comparação sem sentido essa; você realmente acha que não se fala em física nuclear em turmas de física básica?  Que dirá não se permitir?

Você não está apenas mentindo sobre a sua própria crença.  Está também mentindo (ou muito iludido) sobre o que é ciência e sobre que tipo de postura tem os cientistas; se não tivesse espaço para a curiosidade e a especulação, ela não seria ciência ou teria se perdido em estagnação há muito tempo.

A discordância não é proibida, a dúvida não é proibida, mas o debate pode não ser apropriado por não ser de especialidade ou de interesse do centro.

Ufa, que alívio.  Por um momento fiquei com medo.  Sabe como é, tem gente que até mesmo acha que se deveria dar poder político ao Espiritismo.  Folgo em ver que você não aprova essa sandice.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #133 Online: 17 de Julho de 2007, 16:18:25 »
Citação de: Sklogw
Achei interessante essa frase do Leafar: "Eu acho até que as casas poderiam abrir espaços para debates de temas polêmicos, mas daí a abrir mão de seus princípios e ficar toda hora debatendo assuntos que já são de consenso geral não dá."  Pera aí.... que é "consenso geral"?????
Vou reformular para não gerar ambigüidade de idéias:

Consenso geral entre os membros efetivos da casa, e não dos meros freqüentadores. A diretriz de ensino de uma casa espírita depende de sua direção. É a essa diretriz que devemos procurar seguir; ou então mudar de casa por não estar acorde com nossas convicções íntimas.

E mais uma vez: o discutir ou não discutir temas polêmicos não é o problema. O problema é a insistência, que se torna uma inconveniência.

E ler Kardec é uma recomendação básica para quem se diz espírita. Se não leu ainda, deve ler primeiro antes de começar a fazer as perguntas. Isso contudo não impede que uma pergunta específica possa ser respondida mesmo sem ter lido as obras básicas.

E quais eram as perguntas assim tão polêmicas, afinal, a ponto de ser taxado de obsediado?

Um abraço.

Não se taxa ninguém de obsediado numa casa espírita, Leafar... você sabe muito bem disso.... É a insinuação, a idéia que paira no ar.... quando um dissenso é estabelecido numca casa espírita, a possibilidade de obsessão é sempre colocada, mas de forma indireta. É hipocrisia do meio espírita sustentar que isso não ocorra.

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #134 Online: 17 de Julho de 2007, 18:45:57 »
E isso o incomoda Sklogw? O centro tem o direito de pensar o que quiser de você; de mim; de qualquer um. A obsessão é um caso a se considerar em qualquer situação. Eu mesmo já fiz algumas coisas erradas em que tenho certeza que estava sob a influência de uma obsessão e não sabia (o que não me livra 1 milímetro da minha própria culpa, deixo claro). Me livrei daquela obsessão antes de conhecer a DE, e após conhecer a DE reconheci que estava obsediado àquela época. Qual o problema? Todos sempre acabamos por ficar obsediados em algum momento de nossas vidas (ou em toda ela, dependendo do caso).

Não se incomode com a opinião dos outros. Ninguém pensa bem de nós o tempo todo...

Veja o meu caso, por exemplo: quando debato aqui sou "indiretamente" chamado de dogmático e até de egoísta; quando debato em fóruns espíritas sou "indiretamente" chamado de bitolado preso ao século XIX; e quando debato com evangélicos e católicos sou "indiretamente" chamado de endemoniado. Você acha que me importo? Só vou passar a me importar quando julgar que algum desses tem razão.

Não fica tristezinho não... Isso é normal... :chorando:

Um abraço.

APODman

• Visitante
« Resposta #135 Online: 18 de Julho de 2007, 09:07:32 »

APODman,

Você me interpela em questões que já passamos meses discutindo e não houve acordo entre nós. A questão é que nós nos consideramos satisfeitos com as evidências que temos sobre a reencarnação, a existência dos espíritos e sobre outros pontos. Vocês, ao que parece, não estão satisfeitos e precisam tocar ou ver para crer, ou algum outro tipo de prova. Nem todo conhecimento advém da observação direta. Muitos advêm da dedução. Uma análise de toda a documentação existente já pode nos fornecer evidências positivas. Não é preciso ver para crer.

Neste contexto sequer são necessárias evidências já que sua crença baseia-se em fé. Ou seja o que é transmitido aos assistidos em um centro são pontos de fé.

Na questão da reencarnação, há os vários casos relatados de lembranças pretéritas. Não são só as relatadas pelo Dr. Ian Stevenson. Eu mesmo comprei um DVD do Discovery há poucos dias que relatam três casos bem interessantes. Nenhum deles resiste sozinho a um exame cético, pois são baseados somente em relatos. Mas o que faz a força deles é a sua diversidade..

Mais um vez a questão é ter fé

Além destes, há os casos de conhecimentos inatos, especialmente os específicos, como é o caso dos superdotados, do menino Maximiliano que há algum tempo postei, de Mozart que compunha aos 5 anos e muitos outros mais. Tudo indica que são conhecimentos pré-adquiridos; ou então que o acaso lhes deu habilidades específicas, ou lembranças... Há pessoas até que dizem que é Satanás que lhes fornecem as lembranças e conhecimentos a fim de nos enganarem. Não deixa de ser uma opinião

Tudo indica tu o dizes pois existem explicações mais parcimoniosas e que não exigem a existência de reencarnação.

Da mesm forma que indivíduos podem nascer com deficiências cerebrais que ocasionam demência individuos podem nscer com núcleos cerebrais desenvolvidos como aquele que processa matemática e música (  mesma região do cérebro está atrelada aos dois pontos ) o que pode ocasionar superdotação nestes quesitos.

A explicação espírta de que se trata de um bagagem de outra reencarnação é, novamente, um ad hoc.

Na questão da existência e comunicabilidade dos espíritos, há milhares de obras, legítimas e apócrifas, em que podemos reconhecer inteligências diferentes atuando sobre uma mesma pessoa (o médium). Eu costumo citar o próprio Chico Xavier, que tem publicadas obras que considero de grande valor intelectual sob o ponto de vista espírita e literário; e outras que são atentados à doutrina espírita, como as de Humberto de Campos. Não é só a questão do estilo. As idéias são bastante diferentes. Parece que quando Chico "imitava" Emmanuel ele não cometia os erros doutrinários de quando "imitava" Humberto de Campos. Mas, como já disse, uma andorinha só não faz o verão. Só as várias obras dos vários médiuns, juntos, fornecem evidências bastante fortes sobre a existência dos espíritos. Mas ainda que não fornececem, já teríamos bastante elementos para dúvida razoável em qualquer homem ponderado. A negação pura, simples e final está fora de cogitação, pelo menos por enquanto.

Em todos os casos citados existe um ponto em comum, seja Emmanuel seja Irmão X , as informações prestadas nos livros são errônas, absurdas ou inverificáveis, ou seja seu valor é nulo exceto como péssima ficção científica.

Ainda tenho uma biblioteca espírita considerável e em nenhum das obras lidas existe algo diferente apenas meras repetições de estórias e afirmações arbitrárias. Se existe alguma comunicação mediunica os espír~itos pelo visto são completamente desinformados quando não idiotas.

Quanto violação da doutrina VC acha que isto ocorre visto que muitos espíritas idolatram Irmão x e o lixo de seu livro "Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho" é citado amplamente nos meios espíritas até hoje.

Na questão da água fluidificada, penso que ela funciona, embora não em todos os casos, pois os "fluidos" precisariam ser manipulados de forma consciente para obterem o efeito desejado. Não acredito que os espíritos o façam para qualquer um, mas somente para os que precisam e para os quais obtêm autorização para fazê-lo. Como todo mundo hoje nos centros toma água fluidificada, duvido muito que façam efeito na maioria dos casos.

Como vc demonstra que ele funciona em algum caso ?  Os fluidos precisam ser manipulados ? Como vc demonstra que existe algum fluido ?

Quanto à transferência de energia entre o médium e o paciente pelo magnetismo animal ocorre o mesmo. Para se obter o efeito desejado, essa "energia" precisa ser manipulada racionalmente pelos espíritos, que só o fazem para quem querem. Então, como os espíritas tomam passe hoje como os católicos tomam óstias nas Igrejas, penso que os passes são inoperantes em mais de 99% dos casos ministrados. Somente onde é prescrito que surgem os efeitos. Eu, por exemplo, nas poucas vezes que tomei passe, nunca senti nada. Em alguns casos até tive dores de cabeça, que não posso afirmar estarem associadas ao passe.

Como vc demonstra que espíritos manipulam algum tipo de energia pq os espírtos que vc crê que exista mas não demonstrou dizem que é assim ?

O Evangelho no lar é simplesmente uma conseqüência moral da sobrevivência da alma e da existência dos espíritos. Em eles existindo, podendo comunicar-se e ouvir-nos, podem perfeitamente aproveitar as lições e assuntos discutidos durante o Evangelho no Lar.

"Em eles existindo" como demonstra que eles existem ? se não há desmontração de sua existência acima de uma opinião de fé como afirmar então que o Evangelho no Lar funciona de alguma forma. Na realidade o que pedem os assistidos é que "tenham fé que funciona".

E quanto às correntes magnéticas (o magnetismo animal), uma vez eu descrevi aqui uma experiência desse tipo que funcionava em 100% dos casos em que era tentado no colégio em que estudava. Por que não tenta? Essa, ao que parece, pode ser repetida à vontade. Nessa aqui eu não estou alucinado sozinho. Tem uma multidão atrás de mim que não me deixa mentir sozinho.

Movimento ideomotor somado a sugestibilidade dos envolvidos ( "senti um força puxar meu braço" ).

Infelizmente, o chamado "Método Científico" não é capaz de abranger todo o estudo da realidade. Ele abrange somente uma parte da realidade (a mais fácil de se constatar, diga-se de passagem). Ou ele é reformulado de forma a abranger tudo aquilo que não pode ser livremente repetido por qualquer um em igualdade de condições; ou continuará defasado. Mas nós não deixaremos de andar para frente porque esse método está estagnado.

Infelizmente o método científico não aborda afirmações de fé infalseáveis. se duas pessoas realizm um afirmação opostas baseada em sua "experiência pessoal" como discernir qual a verdadeira ? Como discernir qual fé é verdaderia ?

A repetição é necessária pois é o melhor meio de se atestar por uma afirmação verdadeira de uma falsa. Confiar na palavra de alguém é algo que a ciência não fará e nõ deve fazer.

Se você quiser rediscutir novamente todos esses pontos detalhadamente, tudo bem. Mas isso vai gerar um offtopic enorme dentro deste. O "dono" do tópico de vez em quando me puxa as orelhas por estar postando aqui...

Um abraço.

Vc meramente atesta que sua fé é verdadeira pois acredita nisto, e para tanto baseia-se apenas em especulações, conclusões pessoais sobre as propriedades e ações de entidades mitológicas. Realmente não há o que discutir, são apenas ad hocs, exercícios de criatividade.

Então a questão permanece como afirmar a um assistido que tais fatos inverficáveis, não replicáveis, baseados em fé realmente são reais. Como pode um espírta afirmar que não está enganando um assistido ? Como garantir a um assistido que sua fé é mais verdadeira do que outras ?

[ ] ´s

APODman

• Visitante
« Resposta #136 Online: 18 de Julho de 2007, 09:11:45 »
Veja o meu caso, por exemplo: quando debato aqui sou "indiretamente" chamado de dogmático e até de egoísta; quando debato em fóruns espíritas sou "indiretamente" chamado de bitolado preso ao século XIX; e quando debato com evangélicos e católicos sou "indiretamente" chamado de endemoniado. Você acha que me importo? Só vou passar a me importar quando julgar que algum desses tem razão.

O espiritismo é dogmático, a sua inflexibilidade em garantir seus pontos de fé como autênticos demonstra isto. O fato das casas espírtas relutarem em executar testes legitimamente científicos em suas instalações demonstram isto. A sua concordância de que casas espíritas são intolerantes a questionamentos justamente levantados mas que atentam contra a fé geral atestam isto.

Todo espírita, assim como todo religioso, defende seu dogma com unhas e dentes.

[ ]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #137 Online: 18 de Julho de 2007, 09:16:48 »
Concordo com o Apod, não te chamamos _indiretamente_ de dogmático, Rafael.

Não que eu faça a mesma associação indissolúvel entre dogma e religião que ele faz, bem entendido.  Religião não tem de ser (e não deveria ser) dogmática.  Mas o Espiritismo sem dúvida é.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

APODman

• Visitante
« Resposta #138 Online: 18 de Julho de 2007, 09:37:18 »
Concordo Dantas que as religiões não deveriam ser, mas são. Adotaram por esta característica, e até onde sei, invariavelmente. Infelizmente.

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #139 Online: 22 de Julho de 2007, 15:14:39 »

APODman,

Neste contexto sequer são necessárias evidências já que sua crença baseia-se em fé. Ou seja o que é transmitido aos assistidos em um centro são pontos de fé.
A nossa crença, e conseqüentemente a nossa fé, baseia-se me fatos. Os pontos de fé, ou dogmas, ou princípios transmitidos provieram da observação e análise de fatos, assim como os pontos de fé, dogmas ou princípios da física clássica newtoniana, transmitidos em sala de aula, também provieram da observação e análise de fatos. É exatamente o mesmo contexto. A única diferença é que temos dificuldades quanto a repetibilidade, mas da análise dos dados e relatos existentes já é possível concluir pela veracidade. Se considera as evidências anedóticas é um direito seu, mas também é um direito nosso aceitá-las e divulgá-las como verdades adquiridas.

Na questão da reencarnação, há os vários casos relatados de lembranças pretéritas. Não são só as relatadas pelo Dr. Ian Stevenson. Eu mesmo comprei um DVD do Discovery há poucos dias que relatam três casos bem interessantes. Nenhum deles resiste sozinho a um exame cético, pois são baseados somente em relatos. Mas o que faz a força deles é a sua diversidade..

Mais um vez a questão é ter fé
Não é não!!! Quantas vezes tenho que repetir? Até mesmo nas imitações mais bem feitas há elementos que nos permitem descobrir a fraude onde ela exista. Nos relatos mais mentirosos e mais bem elaborados há elementos que nos permitem descobrir a verdade. Ninguém, repito, ninguém consegue enganar a todos o tempo todo. As intenções e os interesses de quem mente precisam ser levadas em conta.

Além destes, há os casos de conhecimentos inatos, especialmente os específicos, como é o caso dos superdotados, do menino Maximiliano que há algum tempo postei, de Mozart que compunha aos 5 anos e muitos outros mais. Tudo indica que são conhecimentos pré-adquiridos; ou então que o acaso lhes deu habilidades específicas, ou lembranças... Há pessoas até que dizem que é Satanás que lhes fornecem as lembranças e conhecimentos a fim de nos enganarem. Não deixa de ser uma opinião

Tudo indica tu o dizes pois existem explicações mais parcimoniosas e que não exigem a existência de reencarnação.

Da mesm forma que indivíduos podem nascer com deficiências cerebrais que ocasionam demência individuos podem nscer com núcleos cerebrais desenvolvidos como aquele que processa matemática e música (  mesma região do cérebro está atrelada aos dois pontos ) o que pode ocasionar superdotação nestes quesitos.

A explicação espírta de que se trata de um bagagem de outra reencarnação é, novamente, um ad hoc.
Essas explicações parcimoniosas, que explicam lembranças e conhecimentos inatos, superdotações, etc... é que eu gostaria de ver. A mesma explicação parcimoniosa eu gostaria de ter para o caso de gêmeos idênticos, que têm o mesmo DNA, terem inteligências e temperamentos diferentes, etc... Essas explicações parcimoniosas, pelo menos hipotéticas, capazes de explicar melhor as questões, é que nunca aparecem. Para contrabalançar uma única hipótese válida, é preciso aparecer pelo menos uma outra hipótese válida e não falseável. Cadê elas?

Em todos os casos citados existe um ponto em comum, seja Emmanuel seja Irmão X , as informações prestadas nos livros são errônas, absurdas ou inverificáveis, ou seja seu valor é nulo exceto como péssima ficção científica.

Ainda tenho uma biblioteca espírita considerável e em nenhum das obras lidas existe algo diferente apenas meras repetições de estórias e afirmações arbitrárias. Se existe alguma comunicação mediunica os espíritos pelo visto são completamente desinformados quando não idiotas.

Quanto violação da doutrina VC acha que isto ocorre visto que muitos espíritas idolatram Irmão x e o lixo de seu livro "Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho" é citado amplamente nos meios espíritas até hoje.
Quanto ao problema de o Irmão X ser idolatrado até hoje em alguns meios espíritas, eu reconheço que é um problema para o movimento espírita. Já fico satisfeito que está diminuindo.

Quanto a Emmanuel, eu mesmo discordo de alguns de seus pontos de vista, por não considerá-los lógicos. Concordo que nem tudo que parece lógico sempre é verdade; mas tudo o que não é lógico não pode ser verdadeiro.

Muitas dissertações de Emmanuel podem não ser verificáveis, mas resistem a um exame lógico salvo poucas exceções. O mesmo não ocorre com a maior parte da obra de Humberto de Campos. Além do mais, a maior parte dos livros de Emmanuel tinham conotação moral. Como a moral expressada é boa (em minha opinião) e os relatos são hipoteticamente válidos, eles podem ser bem aproveitados.

O erro maior do movimento espírita é a idolatria a Chico, a Emmanuel, a André Luiz, e outros. As obras deles deveriam ter o mesmo peso na análise que a dos outros médiuns comuns, mas infelizmente isso na maior parte dos casos não ocorre. Só porque é do Chico, muitas vezes as obras são aceitas cegamente.

O movimento espírita tem muito que melhorar, isso eu reconheço.

Como vc demonstra que ele funciona em algum caso ?  Os fluidos precisam ser manipulados ? Como vc demonstra que existe algum fluido ?
Já considerou a hipótese de o placebo não ser placebo, mas a influência de algum "fluido"? Repito: "hipótese".

Como vc demonstra que espíritos manipulam algum tipo de energia pq os espírtos que vc crê que exista mas não demonstrou dizem que é assim ?
A mesma pergunta acima, incluindo que estados mentais podem favorecer certas doenças, por exemplo.

"Em eles existindo" como demonstra que eles existem ? se não há desmontração de sua existência acima de uma opinião de fé como afirmar então que o Evangelho no Lar funciona de alguma forma. Na realidade o que pedem os assistidos é que "tenham fé que funciona".
O Evangelho no Lar funciona moralmente no mínimo para os encarnados. Se algum espírito aproveita ou não as discussões são outros quinhentos. O estudo é sempre útil em qualquer situação.

Mas eu não entendi a sua conotação sobre como deveria "funcionar".

Movimento ideomotor somado a sugestibilidade dos envolvidos ( "senti um força puxar meu braço" ).
Se você diz...

Infelizmente o método científico não aborda afirmações de fé infalseáveis. se duas pessoas realizm um afirmação opostas baseada em sua "experiência pessoal" como discernir qual a verdadeira ? Como discernir qual fé é verdaderia ?

A repetição é necessária pois é o melhor meio de se atestar por uma afirmação verdadeira de uma falsa. Confiar na palavra de alguém é algo que a ciência não fará e nõ deve fazer.
A repetição é o meio mais fácil de se atestar a veracidade, mas ela não é absolutamente mandatória em muitos casos. Como já disse, há muitas maneiras de se falsear uma opinião falsa. O fato de não se poder repetir em igualdade de condições não é motivo para se descartar a possibilidade do fenômeno. É antes presunção e imaturidade científica.

Um abraço.

Vc meramente atesta que sua fé é verdadeira pois acredita nisto, e para tanto baseia-se apenas em especulações, conclusões pessoais sobre as propriedades e ações de entidades mitológicas. Realmente não há o que discutir, são apenas ad hocs, exercícios de criatividade.

Então a questão permanece como afirmar a um assistido que tais fatos inverficáveis, não replicáveis, baseados em fé realmente são reais. Como pode um espírta afirmar que não está enganando um assistido ? Como garantir a um assistido que sua fé é mais verdadeira do que outras ?
Com relação à primeira pergunta, eu não posso responder sobre como agem os centros espíritas, pois nem todos estão plenamente sintonizados com a proposta espírita. Eu posso responder como deveriam agir: os centros não deveriam procurar a quem assistir espiritualmente, mas esperar por que lhe procurem; não deveriam fazer marketing sobre a assistência; não deveriam cobrar pelos serviços; não deveriam se utilizar de procedimentos que vão de encontro à medicina legal; não deveriam aconselhar ou incentivar os pacientes a abandonar a medicina legal; e principalmente não devem prometer cura ou assistência a quem quer que seja. Com esses pré-requisitos acima garantimos que não estamos enganando ninguém, pois a única promessa que é feita é que a pessoa no mínimo sairá do centro no mesmo estado em que entrou.

Quanto à sua segunda pergunta, não podemos garantir que a nossa fé é mais verdadeira que outras. Colocamos a nossa opinião e disponibilizamos os nossos serviços e palestras. Cada um que resolve se associar a um centro espírita, ou a receber tratamento deste o faz por sua conta e risco. Apenas garantimos que a nossa crença é sincera e, na medida do possível raciocinada. Se erramos, erramos de boa-fé. Quem se associar a nós assumirá total responsabilidade pelos bons ou maus julgamentos que fizer sob nossa orientação. Não dizemos: "creiam em nós cegamente". Apenas dizemos: "avaliem nossas opiniões e verifiquem se lhes servem".

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #140 Online: 22 de Julho de 2007, 15:31:53 »

O espiritismo é dogmático, a sua inflexibilidade em garantir seus pontos de fé como autênticos demonstra isto. O fato das casas espírtas relutarem em executar testes legitimamente científicos em suas instalações demonstram isto. A sua concordância de que casas espíritas são intolerantes a questionamentos justamente levantados mas que atentam contra a fé geral atestam isto.

Todo espírita, assim como todo religioso, defende seu dogma com unhas e dentes.

[ ]´s
Existe uma diferença entre se ter dogmas e ser dogmático. O Espiritismo tem os seus dogmas, que deve ser entendido no sentido de "princípios", assim como as outras religiões e a própria ciência têm vários. Como já disse, não há mal algum em ser ter dogmas verdadeiros. Nesse caso, o Espiritismo está nivelado com a ciência e as outras religiões.

Já ser "dogmático" significa não querer abrir mão dos dogmas mesmo quando os fatos os desmentem. O que é um dogma hoje pode não o ser amanhã, por causa dos avanços científicos. Nesse caso, quem os assumia teria que adimitir erros de julgamento. O Espiritismo não é dogmático porque se dispõe a abrir mão de seus princípios fundamentais se os fatos os demonstrarem, de maneira definitiva e irrefutável, falsos. Já muitas religiões fazem o oposto: se o fato se opõe ao dogma, elas ficam com o dogma. Essas são dogmáticas.

E quanto a ser intolerante a críticas, as minhas explicações anteriores respondem a questão. Intolerante é ponto de vista seu. Nada mais.

Quanto aos testes legitimamente científicos, há vários sendo feitos em vários lugares do mundo, por espíritas e não espíritas. Os cientistas podem também querer convidar o centro a se submeter a pesquisas. Há poucos anos mesmo foi publicada uma tese de doutorado em psiquiatria no qual se submeteram mais de 100 médiuns espíritas atuantes no Estado de São Paulo.

Um abraço.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 22 de Julho de 2007, 16:22:30 »
Como se prova de maneira "definitiva e irrefutável" que uma proposição infalseável é falsa?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #142 Online: 22 de Julho de 2007, 16:27:13 »
No dia em que essa proposição se tornar falseável.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 22 de Julho de 2007, 17:16:21 »
Então até lá é dogma, Leafer.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #144 Online: 22 de Julho de 2007, 18:20:58 »
E não é assim com tudo, inclusive com a ciência? Não era o tempo absoluto um dogma até Einstein?

Até lá, "Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." (Mt 7:15)

Um abraço.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 22 de Julho de 2007, 18:37:46 »
E não é assim com tudo, inclusive com a ciência? Não era o tempo absoluto um dogma até Einstein?

Até lá, "Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." (Mt 7:15)

Um abraço.

As proposições científicas são falseáveis. A relatividade de Einstein não substituiu o tempo absoluto de Newton sem apoio experimental. As proposições do espiritismo, por outro lado, são infalseáveis, incontroláveis em laboratório, irreprodutíveis, portanto dizer que o espiritismo pode rever suas proposições se forem apresentadas provas contra elas é leviandade, até porque o espiritismo sempre pode se sair com explicações ad hoc para qualquer problema apresentado contra ele.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #146 Online: 22 de Julho de 2007, 19:39:30 »
A relatividade do tempo pode ser falseável hoje, mas não o era até há algum tempo antes de Einstein. O desenvolvimento dos métodos de experimentação tornou isso possível.

Se amanhã surgir um método experimental que permita desmentir um princípio espírita, assim como a ciência se rendeu e admitiu seus erros com relação ao tempo, também nós, os espíritas, admitiremos nossos erros com relação às nossas teses.

Aliás, a teoria "Existem Espíritos" pode até não ser falseável. Mas a teoria "Não existem espíritos" pode ser falseável pela observação de um único espírito. Desculpe lhe informar, mas isso já foi mais do que feito.

Um abraço.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 22 de Julho de 2007, 20:07:39 »
A relatividade do tempo pode ser falseável hoje, mas não o era até há algum tempo antes de Einstein. O desenvolvimento dos métodos de experimentação tornou isso possível.

Isso é bem verdade. Mas não foram só os métodos de experimentação que evoluíram, os próprios conhecimentos teóricos de física da época de Newton eram insuficientes para alguém sequer ter motivo para questionar a não-relatividade do tempo. Mas defender o espiritismo segundo métodos que ainda não existem é um apelo à ignorância.

Se amanhã surgir um método experimental que permita desmentir um princípio espírita, assim como a ciência se rendeu e admitiu seus erros com relação ao tempo, também nós, os espíritas, admitiremos nossos erros com relação às nossas teses.

Os espíritas não adoram dizer que um erro não justifica outro? Além do mais, a ciência tem seus próprios métodos para detectar proposições erradas e aperfeiçoá-las, mas e o espiritismo? Como ele distingüe um suposto médium de um charlatão, se é que distingüe? Como verifica se um suposto espírito diz a verdade ou se mente? Com que méritos os escritos de Kardec são assmidos como verdadeiros?

Aliás, a teoria "Existem Espíritos" pode até não ser falseável. Mas a teoria "Não existem espíritos" pode ser falseável pela observação de um único espírito. Desculpe lhe informar, mas isso já foi mais do que feito.

Nunca de forma conclusiva. Infelizmente as mesas teimam em não girar sob condições controladas e nenhum espírito consegue dar informações relevantes quando sua palavra vale US$ 1.000.000,00 na Fundação James Randi e somente quem já acredita em espíritos é que consegue observá-los, da mesma maneira que ET's em discos voadores, Saci Pererê, o monstro do Lago Ness e lobisomens.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #148 Online: 22 de Julho de 2007, 20:28:18 »
Os espíritas não adoram dizer que um erro não justifica outro? Além do mais, a ciência tem seus próprios métodos para detectar proposições erradas e aperfeiçoá-las, mas e o espiritismo? Como ele distingüe um suposto médium de um charlatão, se é que distingüe? Como verifica se um suposto espírito diz a verdade ou se mente? Com que méritos os escritos de Kardec são assmidos como verdadeiros?
Só quem presencia uma reunião mediúnica pode tentar diferenciar uma impostura da realidade. Mas, mais valioso e produtivo do que isso é o exame das provas materiais que resultam das experimentações, como as comunicações escritas. É de onde se obtêm as provas mais conclusivas e não é nem preciso presenciar uma única sessão.

O mérito de Kardec, mais do que determinar se uma ou outra comunicação que ele publicou era verdadeira ou falsa, são os métodos de controle que ele deixou. Se esse método muitas vezes pode ser insuficiente para detectar as comunicações verdadeiras, pelo menos é de grande utilidade para identificar as falsas. Kardec foi aceito espontaneamente, primeiro na Europa e depois no Brasil, porque identificamos nele clareza e lucidez de raciocínio. Ninguém garante que ele estava certo. Aceitamos suas opiniões por nossa conta e risco.

Nunca de forma conclusiva. Infelizmente as mesas teimam em não girar sob condições controladas e nenhum espírito consegue dar informações relevantes quando sua palavra vale US$ 1.000.000,00 na Fundação James Randi e somente quem já acredita em espíritos é que consegue observá-los, da mesma maneira que ET's em discos voadores, Saci Pererê, o monstro do Lago Ness e lobisomens.
Essas formas conclusivas que sugere, a menos que eu esteja enganado, vocês nunca terão. Há meios de comprovação que valorizam muito mais a inteligência do que fenômenos que impressionam somente os cinco sentidos. Quer as provas? Analise a documentação escrita, como já disse. É o melhor meio de convicção, vai por mim.

Um abraço.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 22 de Julho de 2007, 21:11:58 »
Só quem presencia uma reunião mediúnica pode tentar diferenciar uma impostura da realidade. Mas, mais valioso e produtivo do que isso é o exame das provas materiais que resultam das experimentações, como as comunicações escritas. É de onde se obtêm as provas mais conclusivas e não é nem preciso presenciar uma única sessão.

Geralmente quem assiste a uma reunião mediúnica já acredita em mediunidade. Quem entra acreditando sai acreditando, assim como um cético que entre de curioso vai sair menos curioso, mas ainda cético.

Quanto às provas materiais, cartas psicografadas não são provas desse tipo. Tudo o que elas provam é que alguém às escreveu. Alguém muito bem encarnado, diga-se de passagem. Se suas mãos foram guiadas por espíritos desencarnados aí é outra história.

O mérito de Kardec, mais do que determinar se uma ou outra comunicação que ele publicou era verdadeira ou falsa, são os métodos de controle que ele deixou. Se esse método muitas vezes pode ser insuficiente para detectar as comunicações verdadeiras, pelo menos é de grande utilidade para identificar as falsas. Kardec foi aceito espontaneamente, primeiro na Europa e depois no Brasil, porque identificamos nele clareza e lucidez de raciocínio. Ninguém garante que ele estava certo. Aceitamos suas opiniões por nossa conta e risco.

Como é esse método deixado pelo Kardec? Você pdoe me dar exemplos de charlatães descobertos pela própria comunidade espírita baseada nesses métodos? Quanto à aceitação de Kardec, devido à sua clareza e lucidez de raciocínio, bem, se no princípio ele foi aceito na Europa e depois no Brasil, por que hoje em dia o espiritismo só sobrevive no Brasil? Os europeus deixaram de considerá-lo claro e lúcido?

Não que eu ache que a clareza e a lucidez de raciocínio do autor de uma idéia sirvam para julgar os méritos da idéia em si... Uma idéia errada, não iporta a eloqüência com que seja defendida ainda está errada.

E se você admite que os espíritas simplesmente confiam em Kardec pela própria conta e risco, então qual é o problema em admitir que o espiritismo se baseia na fé?

Essas formas conclusivas que sugere, a menos que eu esteja enganado, vocês nunca terão. Há meios de comprovação que valorizam muito mais a inteligência do que fenômenos que impressionam somente os cinco sentidos. Quer as provas? Analise a documentação escrita, como já disse. É o melhor meio de convicção, vai por mim.

Para mim documentação escrita não serve. Gente viva também escreve. Eu quero ver uma mesa girando. De preferência a que está na minha frente agora mesmo. Por que nenhum espírito vem mostrar para mim?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!