Autor Tópico: Espíritos e pessoas, opiniões…  (Lida 41570 vezes)

APODman

• Visitante
Re: Espíritos e pessoas, opiniões…
« Resposta #100 Online: 10 de Julho de 2007, 16:56:40 »
A casa espírita não pode se impor sobre o Espiritismo, mas a casa espírita pode se impor sobre a casa espírita.

Claro, como toda religião. Uma igreja não pode se impor sobre os dogmas impostos pela Santa Sé, emsmo que os considere errados ou questionáveis.

Assim por exemplo é "encher o saco" um padre insistir em questionar Bento XVI sobre se os biólogos teóricos da evolução são todos burros pecadores já que o correto é o Genesis e ponto final. Da mesma forma que é encher o saco em uma casa espírita questionar se existem parâmetros objetivos para avaliar se o "passe magnético" de fato tem alguma eficácia por sí ( através de "irradição de energias" ) ou é puro placebo. Insistir por executar testes para discernir sobre isto é "encher o saco" pois é definido que funcionam da forma sobrenatural como é dita e pronto.

Ainda não sei como tem espírita que diz que a DE é cientifica de alguma forma.

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #101 Online: 10 de Julho de 2007, 19:41:47 »
APODman,

Entenda uma coisa com relação a casas espíritas.

Questão levantada + resposta dada + tema esgotado = assunto fora da ordem do dia.

Imagina que aparece um pentelho no seu "laboratório científico" afirmando que fadas existem e todo dia insistindo para que se gaste dinheiro e tempo para detectá-las. Você tem cortar o cara... É tão natural isso que não sei porque estamos discutindo.

Se alguém me questiona sobre algo, eu respondo. Enquanto houverem "E se..." ou "E se não..." eu respondo. Quando acabam os desdobramentos, assunto encerrado, satisfaça-se você com as respostas dadas ou não.

Se julgar que não tenho respostas me abstenho de responder ou corro atrás da resposta. De qualquer forma essa decisão é um direito que me cabe. Eu não tenho como dever ir atrás de qualquer nicho de pesquisa assim como, em tendo estudado física eu não tenho o dever de me aprofundar em física nuclear. Que o interlocutor procure quem possa respondê-lo melhor caso não se satisfaça com minhas respostas.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #102 Online: 10 de Julho de 2007, 21:17:38 »
Mas é claro que há também os ovóides da ficção.  É fácil ver a diferença entre os dois; os verdadeiros fazem muito mais sucesso.

Sob vidência, um indivíduo sofrendo a ação de um ovóide aparece com uma "massa" humana colada ao corpo, geralmente nas costas ou na região do abdome.

Que nojeira, que coisa mais Alien, mais Sigourney Weaver!!

Assim por exemplo é "encher o saco" um padre insistir em questionar Bento XVI sobre se os biólogos teóricos da evolução são todos burros pecadores já que o correto é o Genesis e ponto final.

Não tenho muita certeza, mas acho que a Igreja Católica não prega mais a literalidade do Genesis.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #103 Online: 11 de Julho de 2007, 11:51:52 »
Olá, pessoal

Essa discussão está tomando um rumo muito interessante e oportuno: embora o espiritismo pregue aos quatro ventos sua suposta abertura ao diálogo, seu interesse pela verdade e sua ausência de preconceitos, é justamente o contrário, e isso se vê na própria organização das casas espíritas. Elas promovem "doutrinação", que nada mais é do que um conjunto de palestras onde somente há espaço para perguntas "razoáveis". Quando um menos avisado levanta uma questão incômoda, ele não é acusado de obsediado (como sugeriu o Leafar), os espíritas são muito sutis e educados e não agem dessa forma. Eles tentam (com voz melíflua e doce) mostrar ao questionador que ele (ou ela) precisa ler mais Kardec, que todas as dúvidas podem ser sanadas com a DE, etc É muito raro um espírita ter humildade suficiente pra admitir que há coisas que ele não sabe... Exemplos podem ser encontrados a bangu nesse fórum: eu NUNCA vi um espírita jogar a toalha em questão alguma, eles querem sempre ter a última palavra. É tão simples dizer "EU NÃO SEI". Cientistas e filósofos sérios dizem isso a toda hora, mas religiosos têm verdadeiro pavor do desconhecido. Já foi feita uma análise muito boa da sociologia dos centros espíritas nessa fieira de mensagens: gostaria de ver mais coisas, pois tudo bateu com o que eu conheci de vários anos frequentando a DE.

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #104 Online: 12 de Julho de 2007, 09:24:49 »
A casa espírita não pode se impor sobre o Espiritismo, mas a casa espírita pode se impor sobre a casa espírita.

Claro, como toda religião. Uma igreja não pode se impor sobre os dogmas impostos pela Santa Sé, emsmo que os considere errados ou questionáveis.

Assim por exemplo é "encher o saco" um padre insistir em questionar Bento XVI sobre se os biólogos teóricos da evolução são todos burros pecadores já que o correto é o Genesis e ponto final. Da mesma forma que é encher o saco em uma casa espírita questionar se existem parâmetros objetivos para avaliar se o "passe magnético" de fato tem alguma eficácia por sí ( através de "irradição de energias" ) ou é puro placebo. Insistir por executar testes para discernir sobre isto é "encher o saco" pois é definido que funcionam da forma sobrenatural como é dita e pronto.

Ainda não sei como tem espírita que diz que a DE é cientifica de alguma forma.

[ ]´s
Veja abaixo:

../forum/topic=12060.0.html

Poderíamos também chamar isso de imposição à liberdade de expressão?

Acho que não. O fórum tem que ter mecanismos para se precaver contra esse tipo de "chato". Assim também o é com relação a casas espíritas ou qualquer outra instituição.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

• Visitante
« Resposta #105 Online: 12 de Julho de 2007, 12:34:25 »
O problema meu caro Leafar é que as situações são diferentes.

Uma casa espírita ao classificar como incoveniente aquele que sugere uma verficação de algum ponto doutrinário ou manifesta dúvidas quanto a validade de algum tipo de alegação espírita na realidade está fugindo a uma verificação de seus dogmas e isto se esperaria do Espiritismo já que esta é uma doutrina que não se diz dogmática além de se afirmar científica.

Se o mesmo ocorresse em ciência os progressos atingidos por Kepler em acbar de derrubar o geocentrismo por exemplo não teriam sido feitas.

Como uma casa espírita pode alegar que os "passes magnéticos" realmente tem alguma atuação acima dos resultados de um efeito placebo, que se trata de um efeito magnético ou mesmo que existe algum evento mediúnico legítimo de fato ocorrendo no local ?

Ao agir relutante a qualquer teste, a qualquer dúvida legítima mesmo que esta viole princípos doutrinários estão na verdade pedindo que: "tenha fé no que dizemos e não nos conteste" , o mesmo que um bispo diria ao padre rebelde.

[ ]´s

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 12 de Julho de 2007, 12:43:05 »
O One tomou cartão amarelo por constranger outro forista exibindo mensagens privadas publicamente em vez de reportá-las à moderação, como devia. O tópico foi excluído e ele foi avisado, mas o One insistiu e recriou o tópico outras duas vezes, acumulando cartões até ser banido por 15 dias. Ou seja, o que aconteceu entre a moderação e o One não tem absolutamente nada a ver com o comportamento entre um fiel questionador e a casa espírita, Leafer.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #107 Online: 12 de Julho de 2007, 13:14:05 »
Eu só estou mostrando que a censura não é um bicho tão feio como parece. Às vezes ela é necessária, quando não impede a liberdade de pensamento e de opinião. Eu já disse que não sou contra os questionamentos, mas contra os excessos. Quer se manifestar contra a casa espírita, o faça fora dela. É de seu direito e ninguém o impedirá. Mas dentro dela a ordem deve ser mantida.

APODman

• Visitante
« Resposta #108 Online: 12 de Julho de 2007, 13:17:35 »
É claro afinal dentro de uma casa espírita não-religiosa e científica imperam os dogmas e a fé e não o pensamento crítico.

Entendi, ou melhor, já sabia disto ;)

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #109 Online: 12 de Julho de 2007, 17:32:30 »
Afff...

Não força a barra, APODman... Não tem como lhe dar razão nessa questão.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #110 Online: 12 de Julho de 2007, 18:23:26 »
Mas que você está saindo pela tangente, está, Rafael.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #111 Online: 12 de Julho de 2007, 18:37:49 »
Mas que você está saindo pela tangente, está, Rafael.
Como, Luís? Aonde é que você acha que eu me desviei na argumentação? Podemos retornar à rota original.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #112 Online: 12 de Julho de 2007, 20:18:59 »
Se você não viu, não adianta eu repetir de novo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #113 Online: 12 de Julho de 2007, 22:36:52 »
Se você não viu, não adianta eu repetir de novo.
Eu realmente me admiraria se respondesse algo diferente... :bocejo:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #114 Online: 12 de Julho de 2007, 22:49:12 »
Parabéns pela autocrítica! :)

APODman

• Visitante
« Resposta #115 Online: 13 de Julho de 2007, 09:13:48 »
Afff...

Não força a barra, APODman... Não tem como lhe dar razão nessa questão.

Como todo bom espírita nunca dará razão, ceitar que o Espiritismo não passa de mais um religião com todos os pontos negativos de uma religião ( com dogmas indicutíveis por exemplo ) é algo que um espírita nunca irá aceitar.

O fato único é que contestações não são bem vindas em um centro espírita, colocar a prova as alegações espíritas jamais. Isto pq Espiritismo é fé.  "Ame-o ou deixe-o".

[]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #116 Online: 13 de Julho de 2007, 10:08:07 »
E você ainda está sendo bem generoso, Apod.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #117 Online: 13 de Julho de 2007, 11:10:00 »
Isto pq Espiritismo é fé.  "Ame-o ou deixe-o".

[]´s

Eu preferi a segunda opção...  :P
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #118 Online: 13 de Julho de 2007, 21:28:17 »
Como todo bom espírita nunca dará razão, ceitar que o Espiritismo não passa de mais um religião com todos os pontos negativos de uma religião ( com dogmas indicutíveis por exemplo ) é algo que um espírita nunca irá aceitar.
Você me conhece pouco. Eu não me prendo a doutrinas. Eu busco a verdade, esteja ela onde estiver. Sou espírita porque penso que o Espiritismo mais se aproxima dela. Mas se concluir o contrário, não hesito um segundo em renunciá-la. Veja a resposta abaixo que dei há pouco tempo no Portal do Espírito. Eu não rejeito tanto assim a palavra "dogma", até mesmo porque Kardec a utilizou em várias ocasiões, principalmente em se referindo à reencarnação.

http://www.espirito.ecomercial.net/forum/viewtopic.php?p=74028&highlight=#74028

O fato único é que contestações não são bem vindas em um centro espírita, colocar a prova as alegações espíritas jamais. Isto pq Espiritismo é fé.  "Ame-o ou deixe-o".
As contestações inconvenientes não são bem-vindas mesmo. Não preciso dar maiores explicações a respeito além do que já dei.

Um abraço.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 14 de Julho de 2007, 16:11:56 »
Inconvenientes não necessariamente significam incoerentemente.
Uma contestação pode ser inconveniente porém ser coerente...

No fundo tudo não passa de um trivial jogo de palavras... o que, no final, é tudo que resta.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 14 de Julho de 2007, 18:34:09 »
Inconvenientes não necessariamente significam incoerentemente.
Uma contestação pode ser inconveniente porém ser coerente...

Uma contestação pode ser inconvenientemente até justamente por ser coerente ::)

APODman

• Visitante
« Resposta #121 Online: 16 de Julho de 2007, 08:37:44 »
Você me conhece pouco. Eu não me prendo a doutrinas. Eu busco a verdade, esteja ela onde estiver. Sou espírita porque penso que o Espiritismo mais se aproxima dela. Mas se concluir o contrário, não hesito um segundo em renunciá-la. Veja a resposta abaixo que dei há pouco tempo no Portal do Espírito. Eu não rejeito tanto assim a palavra "dogma", até mesmo porque Kardec a utilizou em várias ocasiões, principalmente em se referindo à reencarnação.

http://www.espirito.ecomercial.net/forum/viewtopic.php?p=74028&highlight=#74028

Aqui vc demonstra justamente o contrário Leafar

As contestações inconvenientes não são bem-vindas mesmo. Não preciso dar maiores explicações a respeito além do que já dei.

Um abraço.

Determine o que são "contestações incovenientes"

[ ]´s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #122 Online: 16 de Julho de 2007, 11:09:00 »
Aqui vc demonstra justamente o contrário Leafar

Um abraço.
Determine o que são "contestações incovenientes"

[ ]´s
Quando eu disse que não precisava dar maiores esclarecimentos, não é porque eu não o queira dar, mas porque já foi dado lá atrás e já foi desdobrado. Veja:

../forum/topic=11801.100.html#msg220674

Talvez a palavra "inconveniente" não seja a melhor para expressar a idéia. Talvez ficasse melhor usar "insistentes", ou "persistentes". Achei que você compreenderia em função do que já foi escrito lá atrás.

Um abraço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #123 Online: 16 de Julho de 2007, 11:19:58 »
Ora, mas esse post que você está indicando não resolve nada.  Decretar que o assunto está esgotado não é nada além de uma opção pelo dogma.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #124 Online: 16 de Julho de 2007, 11:53:22 »
Dantas,

O Espiritismo, como todos sabem, se desdobra em pontos de vista científico, filosófico e religioso. Em alguns casos o aspecto científico e filosófico, ou filosófico e religioso se confundem, mas existem esses três aspectos.

Os centros espíritas podem preferir privilegiar esses três aspectos igualmente, ou podem preferir privilegiar um ou dois em particular. Por exemplo, instituições como a da Sônia Rinaldi, ou como o Ian Stevenson e vários outros privilegiam mais o aspecto científico e de pesquisa. Não se vai ao centro deles para ouvirem-se palestras, receberem conselhos, etc... O negócio lá é só pesquisa e outras atividades causariam distúrbios. Tudo bem que dirão "o Dr. Ian Stevenson não era espírita...". Ok, mas o trabalho que realizava interessa ao Espiritismo e para nós é como se fosse mais um centro em que se privilegia o aspecto científico da doutrina.

Já outros centros, por falta de recursos (intelectuais ou financeiros), ou mesmo por falta de interesse, decidem privilegiar o aspecto moral da doutrina, ou seja, a parte religiosa. Esses centros são maioria. Já disse que ninguém é obrigado a saber ou a fazer tudo. As experiências são feitas em vários lugares e os centros que não fazem experiências científicas aproveitam-se dos resultados daqueles que as realizam. Esses outros centros preferem concentrar-se sobre aquilo que já consideram como fato (ou dogma, no sentido de princípio, como queira), ou seja, a existência dos espíritos, a reencarnação, a pluralidade dos mundos, etc... e a partir disso desenvolver as conseqüências morais desse estado de coisas. Podem querer se aprofundar ou não sobre as polêmicas que giram em torno sobre como e quando se processa a reencarnação, por exemplo. Alguns dizem que é na concepção, outros que durante a gestação, outros que na hora do nascimento e outros ainda dizem que pode se processar mesmo após o nascimento.

O fato é que a reencarnação ocorre e o centro pode não querer ir além disso, por falta de embasamento. Então, qualquer controvérsia a respeito sobre como ela se opera pode não ser permitida dentro do campo de estudos do centro, assim como a discussão de física nuclear não é assunto de discussão de quem estuda física básica. A discordância não é proibida, a dúvida não é proibida, mas o debate pode não ser apropriado por não ser de especialidade ou de interesse do centro.

E há, claro, aquelas perguntas que já obtiveram respostas mas o consulente não se satisfaz ou não concorda de jeito nenhum. Quanto a esses casos, não tem jeito. Se a discordância for pequena, o jeito é contorná-la. Se a discordância for grande, o melhor é o consulente procurar outro centro, ou mesmo até outra filosofia que o satisfaça. O centro não mudará de opinião só porque um consulente não se sente satisfeito com as respostas dadas, e o consulente não é obrigado a satisfazer-se com o ponto de vista da casa. Devemos nos lembrar que as casas espíritas não são também perfeitas e pode ser que as respostas nem mesmo estejam em concordância absoluta com a doutrina espírita. Podemos deixar claro nossas discordâncias, mas devemos respeitar as opiniões da casa.

Espero que esteja melhor satisfeito com as colocações, que já me estendi além do que gostaria.

Um abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!