Olá Acolon!
Grato pela elucidação, meu querido. Vejamos, farei algumas ponderações sobre...
Faz-se necessário compreender que as hierarquias se estabelecem, amplamente, dentro do sistema global, tomando por fundamento duas classes distintas: a social e a cognitiva. Aqui eu já dividiria os 100% por 2.
Os aspectos causadores de sua lamentação, Acolon, são provenientes da manifestação cultural numa situação extrínseca aos olhos de quem lhe é aferro, de quem não consegue perceber que o mundo é bem maior que o alcance dos seus olhos, que, na realidade, ele é um globo constituído por partículas que se interdependem. Não vamos aqui abnegar da consciência de que quem mora no interior, em sua esmagadora maioria, leva uma vida simples, e quem mora na capital, em sua maioria, leva uma vida mais sofisticada, sim. E é lógico que nada disso deve ser entendido como mérito de um ou demérito de outro. Mesmo por que, ambas as situações, apresentam qualidades particulares, essas que podem ser categorizadas tanto como vantagens como também desvantagens. Pude perceber que focou nos aspectos cognitivos, do provincianismo. Até concordo contigo, em termos. De fato, o preconceito existe. Mas penso que chegar a uma conclusão de que O MUNDO é provinciano, sobre tais aspectos, seja resultar nos 100%, isso é pura generalização. Daí, eu não concordo. Quanto para os aspectos sociais, é óbvio que é um mundo provinciano. Bem, é como enxergo.
Perdão por não ter podido retribuir a dinâmica de sua raply. É que tive de voltar ao trabalho e quando ceguei em casa, estava sem energia elétrica.
Abraço. Azumi.