Lamento o eletricista que minha màe contratou, empreitado pelo meu tio, para refazer a rede eletrica do apartamento pra odne estamos nos mudando.
Ele disse que eu comprei o fio "errado" porque era um cabo de 4mm² para espetar no disjuntor de 30A. Disse que tinha que ser o de 2,5mm², já que o de 4mm² era "ruim de passar". Não adiantou eu explicar pra ele que o cabo de 2,5mm² só pode ser usado com corrente de até 21A. Ele me olhou com aquela cara de "quem é você pra me ensinar a fazer meu trabalho, que eu faço desse jeito há anos e manjo de tudo por isso?".
Agora minha mãe vai, pelo resto da vida, pagar uma conta de luz um pouco mais alta devido a dissipassão térmica dentro do conduíte (de 3/4" porque o cara experiente disse que o de 1"é "ruim de embutir" e ignorou o fato de ter que enfiar 4 cabos de 4mm² dentro dele), correndo ainda algum risco de incêndio/curto-circuito por causa disso.
Felizmente consegui convencer os caras a passarem os cabos de maior potência (geladeira, micrrondas, grill, máquinas de lavar e chuveiros) por conduítes separados e com cabos mais gorssos, então ele só entuchou nos conduítes velhos do apto os cabos de iluminação e tomadas de baixa potência (tipo TV, DVD, rádio-relógio).
Pelo menso todos os pontos terão um condutor terra, resta ver se o edifício tem o aterramento, mas se não tiver, estamos prontos para quando instalarem (coisa por que vou encher o saco da síndica em breve).