Não dá para processar quem usa sites de classificados anunciando algo por um preço mais baixo para sair na frente? Ferrar o cara, fazendo vender pelo preço anunciado? PQP, dá muita raiva mesmo que nem se esteja mesmo planejando comprar nada.
Estou passando por um caso assim, num caso que inclusive usei como argumento lá no debate dos impostos x preço (talvez meu ponto não fosse tão bom quanto me parecia. Daqui a pouco vem Geo e Agnóstico gritando: "bem feito, seu pobre"

). Ia postar no perguntas idiotas mas achei idiota demais, agora aproveitando o gancho do Buck
Bom, negociei o valor de um produto por um preço em compra telefônica que foi gravada... na verdade não negociei, ameacei cancelamento porque a concorrência oferecia um preço muito inferior pelo mesmo serviço (sabia que as empresas do ramo têm prática de "desconto de cancelamento" mas não fiz menção a eles, apenas solicitei cancelamento alegando que ia trocar por outra operadora que oferecia os mesmos pacotes por preço abaixo, e realmente é o que faria...).
O operador de retenção ofereceu um desconto que equiparava (saia até mais barato, alguns centavinhos) o preço da concorrência e eu me dei por super-satisfeito. Nota: não era o caso ao meu ver do tal preço absurdo que o Diego fala porque era o mesmo preço que a concorrência cobrava, e também não é como um erro de digitação, foi uma oferta pensada e calculada pelo negociador que inclusive durante a conversa pediu tempo para fazer as contas e discutiu o caso com colegas (dava para ouvir coisas como "não, ele tá dizendo que a OI tá a tal preço, abre aí o site... é.,. tá isso mesmo... então vou cobrir").
O serviço foi fornecido e inclusive vieram os canais a mais que eu só havia contratado por conta do desconto (acabei mantendo o mesmo preço que pagava, só que com mais canais premium, sobre estes não recebi desconto)... a primeira fatura veio com o preço que eu já pagava (100 reais) mas achei normal, pela data do fechamento... a segunda fatura veio com o preço integral inclusive dos canais que só havia contratado em função do desconto que tinha recebido... passei 01 hora e meia no SAC (período no qual tive que fazer 2 ligações, uma das quais foi com toda a certeza derrubada de propósito pelo atendente porque depois apareceu a mensagem da maquininha solicitando avaliação do atendimento) e primeiramente fui informado de realmente constavam nos relatórios que a oferta tinha sido feita mas que um setor interno havia negado a oferta feita pelo vendedor e que não havia o que ser feito... argumentei que isto não fazia o menor sentido, que se a oferta havia sido internamente negada eles teriam a obrigação de ao menos me ligar informando da mudança (na verdade eles tem obrigação de cumprir a oferta e determinar aos negociadores que não ofereçam mais descontos tão altos... mas se tivessem avisado pelo menos demonstravam boa fé) e não esperar que eu descobrisse com a fatura nas mãos e 2 meses depois, e que durante a negociação eu deixei claro que só estava contratando os canais premium a mais por conta do desconto... ou seja, a parte boa da negociação foi mantida...este foi o que desligou...
Liguei de novo e uma atendente me fez esperar enquanto ela ouvia toda a gravação da negociação e confirmou no final que realmente a oferta tinha sido proposta mas que não era possível resolver a pendenga naquele momento e que eu deveria esperar retorno... novamente caiu a ligação, talvez acidentalmente, desta vez... liguei de novo, ante a falta de avanço na conversa solicitei expressamente o envio de todas as comunicações com sac desde a data da oferta (prazo obrigatório de envio, por lei: 2 dias, período que estou aguardando: 13 dias). Deixei claro nestas três ligações que a única solução que aceitava para o caso era a manutenção da oferta durante o prazo negociado, como previsto em lei.
Depois disso minha mulher recebeu umas 3 ligações tentando a demover de tanto exigir a manutenção da oferta (CDC 35) quanto da solicitação do envio das gravações... depois disso pararam de ligar. Eu decidi esperar pra ver se na segunda fatura eles consertam (dão o desconto referente ao mês passado e ao deste mês... esboçaram esta possibilidade mas não afirmaram que fariam... ficaram de retornar contato para comunicar a decisão mas até agora). Não estou preocupado com isso porque sei que não existe possibilidade de eles não cumprirem o acordo, ou cumprem agora ou cumprem depois, com interferência judicial... é muito explícita a legislação quanto a isso.
Ressalte-se que agora, dois meses depois, a OI retabelou seus pacotes para novos contratos, ainda sai mais barato que a VIA, mas nem tanto quanto me sairia se à época eu tivesse feito a mudança.
A minha pergunta idiota que não merece um tópico só pra ela é, e deve ser a do Buck também, qual a efetividade de uma ação judicial?
Digo, eu realmente não estou interessado em receber indenização ou qualquer coisa do tipo embora saiba que muita gente entra com este tipo de ação e obtém bons "lucros" (uma colega entrou com uma ação contra um banco por débito duplicado e recebeu de volta 30 vezes o valor debitado) mas eu também fico previamente triste com a possibilidade de que uma empresa que ao meu ver agiu com todos os elementos indicativos de má-fé (oferta apenas para remover a idéia da troca de fornecedor sem real interesse em cumprir o acordado, não informação da mudança de posição, derrubadas de comunicações com o SAC , negativa em acatar a solução determinada pelo CDC mesmo após a confissão do erro, negativa em enviar as cópias do SAC e tentativa de anular a solicitação...) acabe recebendo como punição apenas um "considere-se obrigada a cumprir a oferta pelo prazo previamente combinado"... digo, eu acho que há evidências de má-fé objetiva suficientes na conduta mas só estaria disposto a entrar na justiça se existisse de fato a possibilidade de uma sentença que os fizessem, quiçá, repensar a conduta em novos casos.