Quando as pessoas fazem concurso para entrar na BM, elas sabem quanto vão ganhar. Eu acho extremamente justo greve para pedir aumento de salário e melhores condições de trabalho, mas dentro de um limite aceitável. Não se pode parar completamente um serviço tão essencial à população sem se preocupar com as consequências.
Negócio é que quando há diálogo com o governo, esse tipo de coisa não é necessário. Mas se o governo insiste em utilizar hierarquia e disciplina como mordaça pra sequer deixar o sujeito se manifestar, vira o que virou.
Militarismo pra polícias é algo muito ultrapassado. É ridículo você ser preso por coisas como chegar atrasado ao trabalho ou questionar uma ordem obviamente ilegal. E mais ainda, ser punido com transferência pra depois de onde Judas perdeu as botas por pedir aumento.
Além disso, o momento político para isso é ideal. Vésperas de Carnaval, a maior festa do país e em um momento em que o Brasil será a sede da Copa. Com todos os olhos voltados para cá, quero ver como vai terminar essa história.