Quando as pessoas fazem concurso para entrar na BM, elas sabem quanto vão ganhar. Eu acho extremamente justo greve para pedir aumento de salário e melhores condições de trabalho, mas dentro de um limite aceitável. Não se pode parar completamente um serviço tão essencial à população sem se preocupar com as consequências.
Negócio é que quando há diálogo com o governo, esse tipo de coisa não é necessário. Mas se o governo insiste em utilizar hierarquia e disciplina como mordaça pra sequer deixar o sujeito se manifestar, vira o que virou.
Militarismo pra polícias é algo muito ultrapassado. É ridículo você ser preso por coisas como chegar atrasado ao trabalho ou questionar uma ordem obviamente ilegal. E mais ainda, ser punido com transferência pra depois de onde Judas perdeu as botas por pedir aumento.
Além disso, o momento político para isso é ideal. Vésperas de Carnaval, a maior festa do país e em um momento em que o Brasil será a sede da Copa. Com todos os olhos voltados para cá, quero ver como vai terminar essa história.
Sei lá, eu não acho que exista um bom momento para se fazer algo inconstitucional. Será que não teria como se fazer ouvir com uma greve dentro da lei?
Já tem quase 6 meses que os policias baianos estão tentando ser recebidos pelo governador para a discussão salarial sem sucesso. Quando ocorre, o povo diz que "mas assim, do nada?!?", quando esse é o último meio para ser ouvido.
Enfim, quanto à legalidade ou não da greve,
alguns juízes federais já entendem que os militares do Estado não são aqueles a quem se refere o texto constitucional.
Como disse, só vamos saber o que vai dar quando acabarem as manifestações e todo mundo for indiciado, processado e julgado.