[...]
Punição por abuso de poder foi muito boa. Obrigado pelas risadas 
Bom, meu caros. Acho que é isso.
O escárnio travestido de bom humor direcionado à uma questão fundamental para a ordem do fórum (ou de qualquer grupo que zele pela equidade), seguido (novamente) de trancamento arbitrário do tópico, na minha opinião, sugere qualquer coisa exceto que o moderador em questão dispõe suficientemente de uma qualidade essencial para o exercício da moderação: a sensatez.
Acho que a finalização da postagem do moderador supra não foi adequada justamente porque permitiria a interpretação que você deu: Aparência de deboche e escárnio.
No entanto, também acho que não foi esta a intenção. Ao mencionar ironicamente a acusação de 'abuso de poder', ele quis indicar que, no seu entender, não há base para tanto. Só isto.
Seja lá qual destino seja dado ao "cartão da discórdia", o quadro de moderadores muito provavelmente se manterá inalterado
[...]
Ou seja, você quer que os moderadores sejam mudados baseando-se apenas em sua percepção e entendimento de uma questão pontual.
Isto não confere uma rigidez de análise tão grande quanto a que você critica nos moderadores?
e o moderador em questão, se muito, receberá não mais do que um slap on the wrist pelas ações indignas perpetradas.
"Ações indignas"? A rispidez de juízo de valor de sua análise chegou ao ápice.
O moderador Gaúcho cometeu um equívoco mas nada que possa sequer rondar a falta de dignidade. Ele nunca cometeu um só ato atroz como, por exemplo, uma marcação ferrenha e gratuita contra um forista. Além disto, ele já havia reconhecido o excesso de zelo na aplicação do cartão e reconsiderado a sua posição no mesmo dia em que ocorreu a punição.
E isso particularmente me desagrada.
O aparente deboche deve incomodar a todos.
Um erro involuntário cometido no exercício da função de moderador não deve ser motivo para isto.
Assim sendo, me ausentarei do fórum por tempo indeterminado.
Lamento por sua decisão.
Mas respeito-a, sem dúvida.
Aos bons que permanecem, desejo bons debates e vidas longas e prósperas.
O mesmo.