Incrível como a burocracia pode emperrar e vida de alguém.
Resolvi tirar o kit de gás natural da barca véia:
Despachante pede autorização ao Detran> espera de cinco dias para pegar a autorização no despachante> autorização em mãos> primeira manhã de um sábado na oficina mecânica, 150 paus para retirar o equipamento e pegar a nota fiscal do serviço> segunda manhã de sábado perdida para fazer a vistoria do Inmetro e gastar 400 paus> uma lâmpada queimada que eu não tinha visto> uma tarde inteira de sexta feira perdida para voltar até a vistoria do Inmetro com a lâmpada consertada> retorno ao despachante> espera de até sete dias para o resultado aparecer no Detran> retorno ao despachante para pegar a merda do documento atualizado.
Agora é só aguardar mais uma caralhada de tempo e morrer com mais uma grana.
Bem simples.
É um inferno.
Aqui em Vitória outro dia um colega de trabalho estava comentando comigo que a prefeitura lançou o "alvará simples". Antes, quando o cara queria abrir uma empresa (o que pra mim no Brasil é sintoma grave de insanidade mental
), ele dava entrada uma vez só e os diversos alvarás (bombeiros, vigilância sanitária, localização) corriam em paralelo. Agora, com o "alvará simples", ele tem que dar entrada no de bombeiros, depois que sair ele volta e dá entrada na vigilância sanitária, e depois que sair ele dá entrada no alvará de localização. Ou seja, tem que ir na prefeitura pelo menos 3 vezes. E eles chamam isso de "alvará simples", só pode ser sacanagem.
A Assembléia legislativa do Espírito Santo enquanto isso segue firme no seu propósito de firmar o estado como o mais ridículo do país. Já temos uma lei proibindo que supermercados abram nos domingos, e outra proibindo que os restaurantes tenham saleiros ou sachês com sal nas mesas. E existe agora a possibilidade de passar uma lei que proíba as lojas dos shoppings de abrir aos domingos.
Não basta ser um estado pequeno, pobre e cheio de problemas de toda ordem, ainda precisamos da ajuda dos nossos nobres deputados estaduais para piorar mais a situação...