Para exemplificar o que quis dizer com live usb, em uma linguagem mais simples e com menos detalhes, é o seguinte.
Para quem inicia no mundo Linux, geralmente baixa alguma ISO, por exemplo a do Linux Mint, Ubuntu, Deepin, DuZeru (distribuição brasileira, tenho visto muitos elogios a ela).
Após baixar a iso, use algum programa que possa torná-la bootável em um pendrive, por exemplo o unetbootin, como o Buckaroo recomendou. Recomendo que seja um pendrive de 4 gigas formatado.
Depois de gravar a iso, conecte-a a alguma entrada usb de seu computador/notebook e reinicie o sistema.
Você terá de entrar na bios, quando o computador inicia/reinicia aparece algumas informações do sistema, clicando em alguma letra específica, dependendo da fabricante, entra no menu de configurações. Por lá procure opções de boot e selecione a usb como 1ª opção.
Após isso o computador será iniciado a partir do pendrive com a iso (se ela estiver gravada certa, não haverá problemas), será mostrado um sistema operacional (o seu instalado no pendrive) e ele estará disponível para você testar, mas não está instalado em sua máquina. O outro sistema, Windows, está intacto, há apenas ele no seu disco rígido, sendo live usb uma forma de testar outros sistemas. Se quiser instalar terá a opção de apagar o Windows e instalar o Linux por cima, ou fazer dual boot, algo mais complicado, que não irei explicar agora pois pode ocorrer várias complicações e tenho estado ocupado, não poderei atendê-lo em qualquer momento do dia.
O Buck comentou da questão das interfaces gráficas, isso você também pode fazer depois de instalar o sistema, já que é leigo no mundo Linux.
Ou se quiser e puder, se seu computador/notebook for mais potente, rode uma máquina virtual, nela você cria um sistema dentro do outro. Há vários softwares para isso, destacando-se o VMWare e o Virtual Box.
*As vezes há dificuldade em formatar pendrives após gravarem isos neles, mas é possível transformá-lo ao normal novamente, dá certo trabalho...
Novamente, não estou fazendo proselitismo ao Linux, quis esclarecer suas dúvidas, se quiser, teste, mas não posso garantir que dê tudo certo como esperado, as vezes ocorre uma ou outra falha. Se tiver dúvidas e quiser ver o sistema, há vários vídeos de review de distribuições no youtube.