Esse lance de que mulher só gosta de grana e músculo tb é falácia, há muitas que gostam de homens com conteúdo (intelecto) 
Uma coisa não exclui a outra, o cara pode ser nerd, musculoso, com grana e mais milhões de atributos. Cada mulher tem sua preferência mas o cara tem que fazer a parte dele, ficar sentado reclamando em casa não é exatamente um atrativo para a mulher... 
Ou ficar inventando hipóteses sobre a distribuição geográfica de pessoas interessantes no país...
Pode ser.
Sempre tem muita gente disponível, mas interessantes são poucas.
Isso é BEM verdade. Mas pensando melhor, comigo acontece um conjunto de fatores, e timidez é um deles sim.
Minha hipótese está reforçada.
Brincadeiras a parte ,espero que você não tenha se ofendido,
não que eu me importe, timidez atrapalha muito.
E eu encontrei problemas em relacionamentos por ser ateu.
Cara, eu não namoro mais gente de cidade de fora... hehe..
É claro que existe gente interessante em Cravinhos, Ribeirão e Franca, mas o problema é: eu conheço essas pessoas? Meus amigos conhecem essas pessoas? Como se acha esse tipo de gente? Faço uma camiseta, "só fale comigo se você for legal"? hehe..
Bom, você pode tentar conhecer essas pessoas, no cinema, no teatro, em outros eventos culturais (supondo que goste deles).
Não dependa apenas dos seus amigos, se forem todos nerds como você (suponho que você é um nerd).
Procure essas pessoas, orkut é um bom lugar para começar, pessoas que frequentam sites com os mesmos interesses que você e são de locais próximos podem ser um começo (por exemplo, podem conhecer amigas interessantes e apresentar você a elas).
Se você for tímido nada disso adianta.