Autor Tópico: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…  (Lida 56588 vezes)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
Re: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…
« Resposta #425 Online: 05 de Março de 2008, 13:16:34 »
Citação de: Suyndara
O que já vi de racismo na irradiação espírita, não tá escrito

Pessoas são pessoas amiga, sejam elas espíritas, católicas ou atéias....não há sentido neste comentário que possa ser adicionado à DE.

Fala-se de caridade e amor ao próximo, mas as pessoas tem a mesma mania de julgamento e condenação que os evangélicos e católicos ("coitadinha, na reencarnação passada deve ter cometido muitos erros, blá blá, blá"...isso pra mim é preconceito dos grossos, é o mesmo que dizer: 'pobre espírito sem iluminação' )

Faz-se muita caridade no movimento espírita, o bom é que eles não ficam só na palavra. Muitos religiosos e até não religiosos também o fazem, mas eu estou apenas deixando claro que na DE não se deva apenas ficar no falatório, seus ensinamentos deixam isto bem claro!
Sabe que é bobagem esta idéia que espírita fica falando da existência anterior do outro? Não há uma regra que diga que o infeliz agora fora um criminoso antes! Ficar analizando isto seria tão inútil! Este é assim por isto ou assado. Quando se entra para a doutrina se passa sim pelo deslumbre de agora ter achado uma razão para tudo, mas com o tempo passa e quem é mesmo sério saberá que a mensagem fica na mudança interior de cada um, algo como avançar e deixar para trás o que impede a evolução rumo a uma existência mais feliz. O que o outro faz ou deixa de fazer não compete ao espírita, apenas é dever estender a mão sempre que alguém lhe pedir ajuda. A poesia nem sempre sai como o bom poeta quer, mas nem por isto o torna um mal poeta.

beijos

Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #426 Online: 05 de Março de 2008, 22:38:28 »
Aceitando ou não

A questão não é o que EU aceito ou não... :)

você não poderá negar que um espírita não poderá cultivar nenhum racismo se levar em conta que corpo não o faz homem e sim o espírito é o homem!

Poder não podem, mas na prática, o que mais se vê é espírita "medindo méritos espirituais", decretando que quem não gosta dele "ainda vai evoluir", que fulando vai precisar reencarnar desta ou daquela forma... e, sim, inclusive sendo racistas, até mesmo negando a própria etnia na maior cara-de-pau.

E afinal de contar, por que não o fariam?  A doutrina que seguem é puro "contabilismo espiritual"...

Porém cheguei num terreno perigoso e não vejo nenhum proveito em continuar mesmo porque não é minha intenção mudar a opinião de ninguém e tão pouco um dia me julguei capaz disto, apenas fui tola em pensar que não haveria radicalismo na forma racionalizada de pensar.

O que isso tem a ver com peixe, Lara? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #427 Online: 05 de Março de 2008, 22:41:40 »
Citação de: Lara link=topic=12216.425.html#msg309046
Pessoas são pessoas amiga, sejam elas espíritas, católicas ou atéias....não há sentido neste comentário que possa ser adicionado à DE.

Não haveria, SE não fossem dois pequenos detalhes:

1) a Doutrina e

2) a prática

Fatos são fatos.

Faz-se muita caridade no movimento espírita, o bom é que eles não ficam só na palavra. Muitos religiosos e até não religiosos também o fazem, mas eu estou apenas deixando claro que na DE não se deva apenas ficar no falatório, seus ensinamentos deixam isto bem claro!
Sabe que é bobagem esta idéia que espírita fica falando da existência anterior do outro? Não há uma regra que diga que o infeliz agora fora um criminoso antes! Ficar analizando isto seria tão inútil!

Inútil realmente é, até mesmo nocivo, mas se você for honesta consigo mesma vai admitir que não é nada raro, muito pelo contrário até.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #428 Online: 06 de Março de 2008, 12:23:03 »
E estou falando de pessoas espíritas :)

Que julgam, fazem caridade por obrigação e medo do umbral (e ainda dizem que são os únicos que fazem o bem), que se acham superiores por serem detentores da "grande revelção", etc, etc.

Há pessoas boas nesse meio sim, mas a doutrina é podre e contamina bastante :ok:

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #429 Online: 06 de Março de 2008, 12:26:28 »
Quanto ao radicalismo racional tem a ver com o peixe sim, e dos grandes, Dantas!
Todo radicalismo é mal por si só,e por ele existir já torna qualquer assunto indigesto como é o caso do qual estamos tratando!
De um lado a defesa de quem sabe que não há racismo numa idéia e jura de pé junto que viveu a coisa e não viu nada disto, do outro quem se apega a pequenas partes de um todo e julga no geral...terreno perigoso também porque nestas situações falacias começam a pipocar em argumentos pra lá de toscos, ou quem não pensou aqui num apelo a autoridade quando acabou de ler a parte em que eu digo que vivi a DE e posso garantir que não há racismo?...heim!? :hihi:
Não adianta continuarmos meu amado Dantas, quanto mais avançamos mais animosidade pode surgir, como a que eu estava já sentindo por você algumas vezes aqui neste tópico, afinal, no meu julgamento, você me pareceu radical na idéia e não abre mão de odiar a DE mesmo a DE não gerando tantos estragos como os aqui apontados.
Quem sou para debater então? Minha bagagem ainda é muito pobre para me aventurar em vôos mais longos e não me surpreenderia se eu estiver completamente errada, mas graças aos erros é que eu aprendo!

Muitos beijos para você Luis Dantas!

Laura Demarchi

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #430 Online: 06 de Março de 2008, 12:30:46 »

Que julgam, fazem caridade por obrigação e medo do umbral (e ainda dizem que são os únicos que fazem o bem), que se acham superiores por serem detentores da "grande revelção", etc, etc.

Há pessoas boas nesse meio sim, mas a doutrina é podre e contamina bastante :ok:

Tá, e católico não faz o bem pensando no céu? O evangélico idem? As testemunhas de Jeová na terra paraiso? O materialista por medo da rejeição das pessoas?
Você é melhor do que isso Suyndara, por isto te admiro, não precisa descer para ajustar sua opinião!

Beijos

Suyndara

• Visitante
« Resposta #431 Online: 06 de Março de 2008, 14:16:16 »

Tá, e católico não faz o bem pensando no céu? O evangélico idem? As testemunhas de Jeová na terra paraiso? O materialista por medo da rejeição das pessoas?
Você é melhor do que isso Suyndara, por isto te admiro, não precisa descer para ajustar sua opinião!

Beijos

E quem disse que estou "defendendo" outros crentes? :?

Pra mim são todos um bando de covardes, falsos.

E volto a lhe afirmar: estamos falando dos espíritas, lembra? :)

Não há nada mais idiota do que justificar a própria hipocrisia e crueldade humana através de uma doutrina :wink:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #432 Online: 06 de Março de 2008, 14:17:17 »
Lara,

Acho que seu discurso está muito apaixonado e bem pouco racional, lembre-se que o debate é sobre os erros da doutrina e não sobre o caráter das pessoas :ok:

[]s

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #433 Online: 06 de Março de 2008, 14:37:47 »
Eu acho que ateus não fazem o mal pois tem mêdo do codigo penal brasileiro, apesar de o mesmo ser uma josta.
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #434 Online: 06 de Março de 2008, 14:42:35 »
Isso na minha terra se chama "rodear toco", ou florear em outras palavras :)

Dá exatamente na mesma, um espírito que tem um carma difícil a pagar e muitas coisas a aprender é um espírito menos evoluído :ok:

A gente até pode tentar amenizar com palavras bonitinhas e tal, mas é exatamente isso que a DE diz :wink:

[]s

Minha cara exxxxxxxxxx espirita!
 A rencarnação pode ser por escolha tambem! Logo, dizer que A ou B sofre por ser um espirito inferior é um equivoco.
 Lhe indico sempre a duvida.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #435 Online: 06 de Março de 2008, 14:43:42 »

Por que é podre?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #436 Online: 06 de Março de 2008, 14:59:02 »
Intromissão:

Lara,

Acho que seu discurso está muito apaixonado e bem pouco racional, lembre-se que o debate é sobre os erros da doutrina e não sobre o caráter das pessoas :ok:

[]s

Olha, se a questão é o uso de um discurso apaixonado, então a Lara não é a única culpada aqui. Eu concordo que a doutrina é
podre, tola, racista e contraditória, mas ao mesmo tempo, não posso deixar de lembrar que comparada a outras religiões, a
importância da DE aqui, e agora, é mínima. Como religião, ela NA PRÁTICA me parece bastante inócua. Principalmente se comparada
à ICAR e às igrejas evagélicas de todos os tipos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #437 Online: 06 de Março de 2008, 15:00:00 »
Isso na minha terra se chama "rodear toco", ou florear em outras palavras :)

Dá exatamente na mesma, um espírito que tem um carma difícil a pagar e muitas coisas a aprender é um espírito menos evoluído :ok:

A gente até pode tentar amenizar com palavras bonitinhas e tal, mas é exatamente isso que a DE diz :wink:

[]s

Minha cara exxxxxxxxxx espirita!
 A rencarnação pode ser por escolha tambem! Logo, dizer que A ou B sofre por ser um espirito inferior é um equivoco.
 Lhe indico sempre a duvida.

Que diferença faz?

Se os espíritas vão continuar usando sua "belíssima" doutrina para julgar e condenar as outras pessoas?

É hipocrisia do mesmo jeito.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #438 Online: 06 de Março de 2008, 15:01:29 »
Eu acho que ateus não fazem o mal pois tem mêdo do codigo penal brasileiro, apesar de o mesmo ser uma josta.

Alguém que limite seus atos por conta da lei é alguém que não sabe pensar em sociedade.

Não me lembro de ter pesado algum ato na minha vida por conta disso, enfim.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #439 Online: 06 de Março de 2008, 15:05:51 »
Intromissão:

Lara,

[]s

Olha, se a questão é o uso de um discurso apaixonado, então a Lara não é a única culpada aqui. Eu concordo que a doutrina é
podre, tola, racista e contraditória, mas ao mesmo tempo, não posso deixar de lembrar que comparada a outras religiões, a
importância da DE aqui, e agora, é mínima. Como religião, ela NA PRÁTICA me parece bastante inócua. Principalmente se comparada
à ICAR e às igrejas evagélicas de todos os tipos.

Mas o tópico é sobre a DE :wink:

Espíritas são minorias, mas nem por isso a doutrina deles é mais "bonitinha" e livre de erros e querer defender uma doutrina apenas dizendo que ela cheia de adeptos caridosos é uma falácia.

Ainda acho que o caráter das pessoas não são julgados de acordo com a fé que professam, é só isso que estou alertando a ela :)

[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #440 Online: 06 de Março de 2008, 15:07:11 »
Por que é podre?

Pq permite julgamentos e pensamentos maldosos e sectaristas :wink:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #441 Online: 06 de Março de 2008, 15:07:19 »

Você conhece alguem que tenha "mêdo" do "codigo" penal brasileiro?

Você percebe que está chamando uns 90% dos foristas do CC de canalhas egoístas?

Você está tentando ser denunciado à moderação?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #442 Online: 06 de Março de 2008, 15:09:57 »

Ainda acho que o caráter das pessoas não são julgados de acordo com a fé que professam, é só isso que estou alertando a ela :)

[]s

Sei que você sabe disso, e tenho a impressão de que ela também sabe.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #443 Online: 06 de Março de 2008, 15:13:37 »

[]s

Sei que você sabe disso, e tenho a impressão de que ela também sabe.

Que ela sabe eu sei :lol:

Mas só pra deixar claro que eu também sei, e ao contrário do que ela pensou, não fiz um ataque as pessoas :ok:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #444 Online: 06 de Março de 2008, 15:14:33 »

Ou seja, somos condicionados, seja pelas leis humanas ou divinas.

Vc está saindo um pavloviano, meu querido FazedordeVideos :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #445 Online: 06 de Março de 2008, 15:16:22 »
Minha gente... mantenham o foco no assunto do tópico e ninguém se machuca... |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #446 Online: 06 de Março de 2008, 15:21:03 »
Ok. Tentando garimpar algo útil dessa discussão, pergunto: o que define uma religião: a prática dos religiosos, ou a doutrina tal
como está nos livros sagrados da mesma?

Exemplo: a totalidade dos católicos que conheci pessoalmente trata a hóstia (óstia?) e o vinho como símbolos do corpo e
do sangue de Jesus, mas para a ICAR, eles se tornam literalmente carne e sangue.

EDIT: Ligando isso à DE: o que é mais importante: o que pensam os espíritas ou o que está nos textos de sua doutrina?

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #447 Online: 06 de Março de 2008, 15:36:07 »
Ok. Tentando garimpar algo útil dessa discussão, pergunto: o que define uma religião: a prática dos religiosos, ou a doutrina tal como está nos livros sagrados da mesma?

Sinceramente, não sei :)

Mas é uma boa pergunta.

A questão é que ao defender a fé, invarialmente a pessoa está defendendo a doutrina, ainda que a desconheça :wink:

Exemplo: a totalidade dos católicos que conheci pessoalmente trata a hóstia (óstia?) e o vinho como símbolos do corpo e do sangue de Jesus, mas para a ICAR, eles se tornam literalmente carne e sangue.

Nesse caso específico dá mesma, eles dizem que a "hóstia consagrada" é apenas uma simbologia, mas todos fazem 3 anos de curso para comer o pãozinho e decorar todas as etapas do ritual. Sem contar que costumam fazer o sinal da cruz qdo passam na frente da igreja ou mesmo irem rezar no sacrário.

Ou seja, dizem que é uma simbologia, mas agem como se fosse uma verdade absoluta. É o mesmo com as imagens de maria, todos negam que exista uma idolatria, mas todos acendem velas pros santos :P

EDIT: Ligando isso à DE: o que é mais importante: o que pensam os espíritas ou o que está nos textos de sua doutrina?

Pelo que a Lara me disse, ela passou 14 anos frequentando um centro espírita pequeno, daqueles bem simpáticos e cheio de velhinhas caridosas :lol:

Nos grandes centros da irradiação espírita ou da aliança não é tudo tão light e bonitinho assim. Os espíritas não pensam muito diferente do que diz a doutrina não.

Mas continuando com as analogias que vc começou (e que são muito úteis), é mais ou menos como um crente que lê um trecho controverso na bíblia mas usa a hermeneutica para "interpretar" aquilo de outra forma, entende?

Detesto quando um crente começa com aquelas conversas de "fulano é do mundo", "fulano está em pecado", justamente pq isso foge completamente do ensinamento de amor ao próximo. É a mesma crítica que faço à DE: ao quererem interpretar e justificar os acontecimentos (como o desastre da tam, que deu origem ao tópico), eles simplesmente apelam para julgamos e condenações descabíveis! E o pior, apoiado pela doutrina.

O irônico de tudo isso é que os kardecistas adoram dizer que são mais instruídos, mais caridosos, mas compreensíveis e no fim das contas não se diferenciam muito dos outros crentes...

É isso :)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #448 Online: 06 de Março de 2008, 19:08:13 »
Apaixonado ou não, o fato é que minha razão diz que o modelo apresentado aqui para a DE não encaixa com tudo que vi, li, e vivi. Seja por eu ter passado 14 anos com velhinhas caridosas em centros espíritas regidos por ursimhos carinhosos ou porque, simplesmente porque, há um exagero de maldades e um reducionismo que deixaria eta Carinae do tamanho de um neutrino.
O problema é todo com a DE? Não deveria, como já foi comentado aqui, se a ciência provar que é errado algum tópico apresentado pelos espíritos, fique com a ciência, se os espíritas não o fazem, então não é culpa da DE. Se não surgem notas de correção nas novas edições das obras de Kardec, acontece por culpa dos espíritas, que como qualquer ser humano, está sujeito a falhas, tem orgulho e todas as vaidades possiveis num ser humano.
Não são todos os espíritas assim? Então acontece que alguns compreenderam bem a DE. Eu aceitei a proposta de Kardec e estou com a ciência. Não tenho mais um deus mas tenho a verdade, a honestidade. Vejo o caminho que deixei prara trás como algo muito proveitoso e se sou o que sou hoje agradeço a DE que nunca me impediu de pensar livremente, me ensinou o valor e o prazer de ajudar e o mais importante, a respeitar a opinião e crença de cada um.

Beijos

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #449 Online: 06 de Março de 2008, 22:06:33 »
Não adianta continuarmos meu amado Dantas, quanto mais avançamos mais animosidade pode surgir, como a que eu estava já sentindo por você algumas vezes aqui neste tópico, afinal, no meu julgamento, você me pareceu radical na idéia e não abre mão de odiar a DE mesmo a DE não gerando tantos estragos como os aqui apontados.

Eu gosto de ficção científica, mas você precisa elaborar essa história :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!