A sua estratégia é bem típica: se o "podre" foi dito via chico xavier, então ele é uma furada, se for dito por kardec, ele é ultrapassado e assim indefinidamente numa tentativa cega de salvar uma doutrina controversa e nojenta como a DE, que pena, mas em um grupo cético essa tática não cola
Estratégia? Tática?
Eu não estou aqui fazendo "guerra de argumentos". Só estou explicando porque o tópico é inválido, nada além. Também não estou aqui pra salvar ou defender o Espiritismo, mas só para alertar sobre o erro desse tópico e sobre o fato de que céticos devem ser céticos, inclusive com os próprios céticos (e no entanto, em 14 páginas de tópico, eu fui testemunha de um show de credulidade).
Se o podre foi dito via Xavier, isso não torna tal podre parte integrante do Espiritismo (como eu disse anteriormente,
caso esse podre contrarie um dos princípios básicos do Espiritismo (no caso o livre-arbítrio) -- e até mesmo do espiritualismo mais básico). Mas, se o podre foi estabelecido como parte da Doutrina, via Kardec, pode descer a lenha à vontade, porque foi no trabalho de Kardec (leia-se: Codificação Espírita) que se estabeleceram as premissas básicas do Espiritismo. É questão de honestidade intelectual e imparcialidade, e não de empurrar uma tática falaciosa.
Talvez vc precise estudar um pouco mais a DE, que tal? 
Conheço bastante a DE. E é por isso que estou mostrando o erro do tópico.
Fora o livro dos espíritas existem outros documentos que contam no estudo, e muitos, muitos deles mesmo se referem ao tal "resgate"
(a propósito, o LE tem um capítulo chamado "resgates coletivos"
)
Bem, eu já expliquei porque os tais "outros documentos" são inválidos. Aliás, se você pesquisar mais "outros documentos", vai até achar gente falando que espíritos procriam (algo totalmente incompatível com o Espiritismo). E acredite, tem espíritas que acreditam nisso. Pena que o fato deles acreditarem não muda o Espiritismo.
Mas bem... já que você citou o Livro dos Espíritos, eu peço que, por favor, mostre aqui no tópico aonde a idéia de "resgates coletivos" é ensinada nele. Peço também que não esqueça de colocar as citações e a fonte completa.
Ou quem sabe: - KARDEC, Allan. Obras Póstumas, Primeira Parte, Questões e Problemas - Expiações coletivas. Lake
Você já leu esse livro?
Faço essa pergunta por dois motivos:
1) É uma obra póstuma. São escritos pessoais que nunca passaram pelo crivo pessoal do autor para serem publicados. A crítica pode ser feita, mas com atenção e cautela redobrada.
2) O texto que você salienta não ensina em parte alguma a idéia apresentada pelo autor desse tópico, ou seja, a idéia de que, para o Espiritismo,
"os grandes desastres onde centenas ou milhares morrem conjuntamente nada mais são do que expiações aceitas pelos espíritos dos que morreram na progamação de sua vida visando resgatar atitudes que cometeram de forma tão violenta quanto aquelas que ocasionaram sua morte no presente.".
Parece que você leu no índice do livro e correu pro tópico sem nem ler
atentamente o conteúdo. Isso não é lá muito cético.
Mas enfim, se você discorda, mostre aqui no tópico aonde é exposta essa idéia (com citações e fonte).
A questão é que seu desejo de defender uma doutrina falida é tão grande que vc não chega a perceber o prórprio equívoco...
Mas eu não estou defendendo a DE. Estou é sendo cético e imparcial. Não ligo para críticas ao Espiritismo quando são bem feitas. Mas para aquelas que desvirtuam a realidade, creio que seja importante fazer um alerta. É uma atitude de honestidade para com os outros foristas.
Se todos os cursos e palestras falam do "resgaste", não será a sua opnião que vai fazer com que isso deixe de fazer parte da doutrina.
Falácia
Ad Populum.
Infelizmente, em uma doutrina conta o que é professado pelos seus seguidores Wink
É, já to até vendo uma petição movida por boa parte dos católicos do Brasil, pedindo ao Papa a aceitação da reencarnação e a negação do Céu e do Inferno (pois vale o que é professado pelos seguidores, não?).
Tá vendo como essas generalizações são nulas enquanto argumentos?
Não faz muita diferença se vc considera isso uma crítica ou não, o fato é que a idéia de "resgaste" é tosca e idiota (uma péssima saída para explicar desastres e justificar a "bondade" de deus)
Concordo plenamente. E é por isso que já encontrei muitos e muitos espíritas combatendo essa idéia.
e ela faz parte SIM da doutrina espírita Wink
Ad Nauseam? Sua
crença nisso não vai mudar o que faz parte e o que não faz parte do Espiritismo (por motivos previamente esclarecidos).
O Espiritismo codificado, apesar de falacioso quanto à pretensão científica, prega e incentiva o respeito mútuo e a união entre os homens através da moral (que é algo laico, independente de crenças). Isso, a meu ver, é de grande valor e passa bem longe do "podre".
Ué, mas o espiritismo prega o racismo! Quer sectarismo pior do que esse?
Apesar de batido, esse argumento ainda é bastante utilizado. Vejamos:
"Semeando a incredulidade solapais os fundamentos da ordem social; levais à anarquia, às reações sangrentas; nós, nós trabalhamos para dar a fé àqueles que não crêem em nada; a difundir uma crença que torna os homens melhores uns para com os outros, que lhes ensina a perdoar seus inimigos, a se olharem como irmãos sem distinção de raças, de castas, de seitas, de cor, de opinião política ou religiosa; uma crença, em uma palavra, que faz nascer o verdadeiro sentimento da caridade, da fraternidade e dos deveres sociais."Fonte: Revista Espírita - Fevereiro - 1863
"É que o Espiritismo, sem cogitar uma igualdade quimérica, sem confundir as classes, sem pretender fazer passar todos os homens sob o mesmo nível social impossível, fá-los apreciar de um outro ponto de vista do que o prisma fascinante do mundo; ensina que o pequeno pode ter sido grande sobre a Terra, que o grande pode tornar-se pequeno, e que no reino celeste as classes terrestre não são contadas por nada. Assim é que, destruindo logicamente os preconceitos sociais de castas e de cor, conduz à verdadeira fraternidade."Fonte: Revista Espírita - Outubro - 1863
"(...) o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da
inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais só o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos da cor. O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos." Fonte: Revista Espírita - Outubro - 1861
Só esses trechos já são suficientes para demonstrar que o próprio Kardec rejeitava totalmente qualquer tipo de preconceito (inclusive os de cor). Seria um contra senso total um espírita ser racista. Além disso, como ele iria professar o racismo como base do Espiritismo e, posteriormente, num banquete de espíritas, atacar as idéias racistas? Curiosamente, a reencarnação destrói totalmente os fundamentos do preconceito racial. Então, a afirmação de que "o espiritismo prega o racismo" é
grosseiramente falaciosa.
Gostaria de encontrar
qualquer coisa relativa a "cursos" e "palestrantes" espíritas (em qualquer época desde 1857) pregando o racismo como pressuposto básico do Espiritismo. Afinal, segundo a sua lógica, numa crença o que conta é o professado pelos seus seguidores. Então, por favor, nos mostre aonde estão os espíritas do Ku Klux Klan.
Determinar classes "superior" e "inferior", baseado na cor da pele?
Hummm. Se você está falando do que eu estou pensando, já digo de cara: ninguém classificou espírito A e B por mera cor de pele não. A suposição de Kardec
nada tem a ver com
a cor da pele. Ele fez uma suposição pessoal (e declarou isso), baseada na Frenologia (ciência na época, pseudo-ciência hoje), sob um enfoque espiritualista, para explicar materialmente e espiritualmente a disparidade entre a evolução dos europeus e dos povos ditos "atrasados".
Caso queira mostrar aonde o Espiritismo prega o racismo (e o dito acima), fique à vontade. Haverá tréplica caso eu discorde da forma como você expõe a situação (o que é natural num fórum).

Abraços
Obs: Caso alguém queira conferir, as fontes relativas à Revista Espírita podem ser baixadas em
www.espirito.org.br