Autor Tópico: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…  (Lida 56584 vezes)

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
Re: Mortos na Tragédia da TAM: Bem feito bando de FDPs…
« Resposta #325 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 10:41:19 »
Segundo a DE os grandes desatres onde centenas ou milhares morrem conjuntamente nada missão do que expiações aceitas pelos espíritos dos que morreram na progamação de sua vida visando resgatar atitudes que cometeram de forma tão violenta quanto aquelas que ocasionaram sua morte no presente.

Há um erro aqui. Esse não é um conceito estabelecido por Kardec e nem pelos "espíritos" (caso existam ou não) que participaram da elaboração da Codificação Espírita.

Vejo que muitos se utilizam de textos de Emmanuel e André Luiz (ambos "psicografados" por Chico Xavier) para dizer que "segundo o Espiritismo..." Isso é um erro gravíssimo.

Quem conhece o Espiritismo sabe que o próprio Kardec dizia (o tempo todo) que conceitos elaborados por "espíritos" não deveriam ser aceitos como princípios doutrinários sem qualquer exame que mostre, ao menos, que a idéia possui coerência (tanto no que se refere a lógica quanto a própria doutrina). O engraçado é que conheço vários e vários espíritas estudiosos que repudiam essa idéia (que, aliás, é ridícula, desprovida de lógica e que contraria a própria obra de Kardec).

Se tal conceito fosse propagado por Kardec, o tópico teria toda a razão de existir.

Isso não significa que o Espiritismo seja impecável e que não possua suas "falhas", mas deve-se criticar apenas baseado na verdade, num conhecimento pleno sobre o alvo da crítica.

Então, dizer que o Espiritismo afirma isso não é uma postura correta, por pecar pelo conhecimento de causa. Sou totalmente a favor de críticas, mas só aquelas construídas com conhecimento profundo do assunto.

Essa "crítica" se assemelha ao caso de um indivíduo chegar aqui e dizer: "Os geneticistas e a genética são eminentemente racistas e nocivos à sociedade! Para concluir, basta ler o que James Watson disse sobre os negros."

Ora, todo mundo sabe que isso é uma falácia.

Logo, acho que todo cético deve ser cético, inclusive com os próprios céticos.

Abraços

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #326 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 10:50:13 »
Conhecimento profundo sobre uma doutrina autocontraditória leva naturalmente a críticas que parecem injustas.  Simples assim.

Além disso, esse fundamentalismo espírita que tenta desconsiderar os desvios que supostamente não são o que Kardec defendia não é uma defesa muito boa, por dois motivos bastante fortes: primeiro, condena a religião espírita a ser na melhor das hipóteses tão boa quanto era mais de cem anos atrás, enquanto o resto do mundo tentou crescer e aprender; e segundo, tenta desconsiderar a realidade dos fatos para pedir que as críticas sejam dirigidas ao que supostamente "deveria existir", e não ao que de fato existe.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2008, 11:03:09 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #327 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:04:52 »
Conhecimento profundo sobre uma doutrina autocontraditória leva naturalmente a críticas que parecem injustas. Simples assim.

Discordo. Conhecimento profundo leva a críticas bem embasadas. Quanto ao "autocontraditória", acho que em alguns pontos ela realmente soa como tal, mas não a Doutrina toda em absoluto.

Além disso, esse fundamentalismo espírita que tenta desconsiderar os desvios que supostamente não são o que Kardec defendia não é uma defesa muito boa, por dois motivos bastante fortes

Não há fundamentalismo, há apenas princípios doutrinários. Se quiser criticar reencarnação e espíritos, fique à vontade. Só não se pode criticar algo que nunca fez parte do conjunto de princípios de determinada crença. É igual quando as pessoas criticam a reencarnação do Budismo. O problema todo é que o Budismo não ensina a reencarnação, e sim o renascimento (para um leigo pode parecer a mesma coisa, mas não é). Mas nem todos se dão ao trabalho de estudar, e é assim que as associações equivocadas começam. Qual valor uma crítica dessa possui?

primeiro, condena a religião espírita a ser na melhor das hipóteses tão boa quanto era mais de cem anos atrás, enquanto o resto do mundo tentou crescer e aprender;

Em um sistema de crenças não se pode "crescer e aprender" derrubando conceitos que são axiomas e que são a base do sistema. Não haverá Espiritismo sem Reencarnação e nem Cristianismo sem Jesus. A tese exposta no início do tópico derruba completamente um dos pilares do Espiritismo: o livre-arbítrio. Compreende o erro da associação entre uma e outra coisa?

e segundo, tenta desconsiderar a realidade dos fatos para pedir que as críticas sejam dirigidas ao que supostamente "deveria existir", e não ao que de fato existe.

A crítica, como eu disse, deve ser feita com conhecimento de causa. Se alguém chegasse aqui criticando a Ciência falando de Alquimia e Astrologia, todos iriam rir e dizer que isso não é Ciência. Logo, o mesmo se aplica ao Espiritismo e outras crenças. Critique o Espiritismo (ou qualquer outra crença) com aquilo que faz parte de sua base, e não de conceitos que destróem a própria crença (por exemplo, se um suposto santo católico ditasse uma comunicação no Vaticano dizendo que Jesus não é filho de Deus e não nasceu de virgem nenhuma -- isso contraria os axiomas do Catolicismo).

Abraços

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #328 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:18:33 »
Hmm... Este tópico está se tornando mais interessante do que eu imaginava. Só um comentário. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #329 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 12:49:53 »
Então, dizer que o Espiritismo afirma isso não é uma postura correta, por pecar pelo conhecimento de causa. Sou totalmente a favor de críticas, mas só aquelas construídas com conhecimento profundo do assunto.

Se 25 anos estudando e doutrinando sobre o assunto for insuficiente para elaborar uma crítica, eu não sei o que é.

Mas é comum ver crentes tentando se defender com um "vc não conhece minha doutrina", escuto isso todos os dias de católicos que sequer sabem quem eu fui ::)

O engraçado é que na prática, os kardecistas não seguem somente os livros de kardec...muita inocência acreditar que seja assim, que nada foi acrescentado.

[]s

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #330 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 14:50:57 »

Se 25 anos estudando e doutrinando sobre o assunto for insuficiente para elaborar uma crítica, eu não sei o que é.

Para se elaborar uma crítica, 25 anos são suficientes. Mas para se elaborar uma boa crítica, o tempo não serve como "crachá de autoridade". É a velha história: quantidade vs qualidade.  :ok:

O engraçado é que na prática, os kardecistas não seguem somente os livros de kardec...

Generalizou. Conheço pessoas que seguem somente Kardec. E não são poucos não.

Mas confesso que não conheço kardecistas, conheço apenas espíritas. Esses últimos são livres para seguirem o que quiserem (como qualquer pessoa), assim como muitos católicos do interior do nordeste são livres para assistirem a cultos de camdomblé dentro de igrejas católicas feitas por padres (curioso não?). Melhor que isso, é que já vi até pastor evangélico espumando de raiva quando ouviu dizer que existem evangélicos que consultam "mãe de santo" pra tomar decisões na própria empresa.  :biglol:

Bom, o ponto pacífico aqui é: O fato dessas pessoas seguirem "X" não faz com que "X" seja Espiritismo, Catolicismo, Protestantismo e por aí vai. Por isso é necessário conhecer o assunto e não jogar tudo numa só embalagem.

muita inocência acreditar que seja assim, que nada foi acrescentado.

Coisas foram acrescentadas sim. Mas como diferenciar o que é útil do que é enxerto? É uma questão sutil, mas que mera análise séria (e de qualidade) basta para que se aprenda a diferenciar. Mas o problema (que atormenta os defensores do Espiritismo) é que a quase totalidade dos espíritas brasileiros não leu por inteiro, sequer, o livro principal do Espiritismo (O Livro dos Espíritos). Será isso uma herança católica acostumada a olhar pra cara do padre e fazer "sim" com a cabeça? Bom, "espiritólicos" são o que não falta em Centros pra "ver palestra" e "tomar passe" (inclusive esses são os maiores adoradores de Chico Xavier & Cia).

Enfim, uma pessoa que não conheça as minúncias dos princípios que professa, fatalmente não vai ter discernimento para reter o que seria útil e descartar o que é enxerto. E é por essas e outras que tem espírita que acredita nos chamados "resgates" (o tema do tópico), mas que nunca parou pra pensar que o tal do "resgate" aniquilaria o livre-arbítrio de milhões de pessoas.

Ou seja, batem no peito pra dizer que têm livre-arbítrio e ao mesmo tempo acreditam numa asneira dessas.  :no:

Paradoxal.

Abraços

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #331 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 20:33:27 »
Queira você ou não admitir, K1RK, o Espiritismo é uma doutrina podre que só pode ser salva via eutanásia :)

Por isso é tão difícil distinguir críticas embasadas de ataques diretos; porque de fato acabam sendo a mesma coisa :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #332 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 10:31:20 »
Enfim, uma pessoa que não conheça as minúncias dos princípios que professa, fatalmente não vai ter discernimento para reter o que seria útil e descartar o que é enxerto. E é por essas e outras que tem espírita que acredita nos chamados "resgates" (o tema do tópico), mas que nunca parou pra pensar que o tal do "resgate" aniquilaria o livre-arbítrio de milhões de pessoas.

A sua estratégia é bem típica: se o "podre" foi dito via chico xavier, então ele é uma furada, se for dito por kardec, ele é ultrapassado e assim indefinidamente numa tentativa cega de salvar uma doutrina controversa e nojenta como a DE, que pena, mas em um grupo cético essa tática não cola :ok:

Talvez vc precise estudar um pouco mais a DE, que tal? :)

Fora o livro dos espíritas existem outros documentos que contam no estudo, e muitos, muitos deles mesmo se referem ao tal "resgate" :ok: (a propósito, o LE tem um capítulo chamado "resgates coletivos" ::))

Ou quem sabe: - KARDEC, Allan. Obras Póstumas, Primeira Parte, Questões e Problemas - Expiações coletivas. Lake

A questão é que seu desejo de defender uma doutrina falida é tão grande que vc não chega a perceber o prórprio equívoco...

Se todos os cursos e palestras falam do "resgaste", não será a sua opnião que vai fazer com que isso deixe de fazer parte da doutrina. Infelizmente, em uma doutrina conta o que é professado pelos seus seguidores :wink:

Aliás, eu não quero crachá de autoridade algum, essa "oportunidade" eu passo e deixo para os egocêntricos palestrantes insonsos do congresso espírita :hihi:, já me basta saber as estratégias de "escape" deles, se arvoram inteligentes e superiores em relação aos católicos mas se apegam a coisas muito menos embasadas e absurdas do que eles...

Não faz muita diferença se vc considera isso uma crítica ou não, o fato é que a idéia de "resgaste" é tosca e idiota (uma péssima saída para explicar desastres e justificar a "bondade" de deus), e ela faz parte SIM da doutrina espírita :wink:

A não ser que vc agora queira criar uma série de subgrupos entre os espíritas (o que é uma pena, já são tão poucos)...

[]s

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #333 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 13:17:49 »
Queira você ou não admitir, K1RK, o Espiritismo é uma doutrina podre que só pode ser salva via eutanásia :)

Por isso é tão difícil distinguir críticas embasadas de ataques diretos; porque de fato acabam sendo a mesma coisa :)

Respeito sua opinião. Mas apesar disso, eu particularmente considero podre as crenças e doutrinas que incitam ódio e sectarismo entre os homens. Essas sim causam dano grave.

O Espiritismo codificado, apesar de falacioso quanto à pretensão científica, prega e incentiva o respeito mútuo e a união entre os homens através da moral (que é algo laico, independente de crenças). Isso, a meu ver, é de grande valor e passa bem longe do "podre".

Abraços

Suyndara

• Visitante
« Resposta #334 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 13:24:20 »
O Espiritismo codificado, apesar de falacioso quanto à pretensão científica, prega e incentiva o respeito mútuo e a união entre os homens através da moral (que é algo laico, independente de crenças). Isso, a meu ver, é de grande valor e passa bem longe do "podre".

Ué, mas o espiritismo prega o racismo! Quer sectarismo pior do que esse? Determinar classes "superior" e "inferior", baseado na cor da pele?

:hein:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #335 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 20:20:45 »
De fato, sua posição é bem incoerente, K1RK.

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #336 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 20:28:12 »
A sua estratégia é bem típica: se o "podre" foi dito via chico xavier, então ele é uma furada, se for dito por kardec, ele é ultrapassado e assim indefinidamente numa tentativa cega de salvar uma doutrina controversa e nojenta como a DE, que pena, mas em um grupo cético essa tática não cola

Estratégia? Tática?  :hein:

Eu não estou aqui fazendo "guerra de argumentos". Só estou explicando porque o tópico é inválido, nada além. Também não estou aqui pra salvar ou defender o Espiritismo, mas só para alertar sobre o erro desse tópico e sobre o fato de que céticos devem ser céticos, inclusive com os próprios céticos (e no entanto, em 14 páginas de tópico, eu fui testemunha de um show de credulidade).

Se o podre foi dito via Xavier, isso não torna tal podre parte integrante do Espiritismo (como eu disse anteriormente, caso esse podre contrarie um dos princípios básicos do Espiritismo (no caso o livre-arbítrio) -- e até mesmo do espiritualismo mais básico). Mas, se o podre foi estabelecido como parte da Doutrina, via Kardec, pode descer a lenha à vontade, porque foi no trabalho de Kardec (leia-se: Codificação Espírita) que se estabeleceram as premissas básicas do Espiritismo. É questão de honestidade intelectual e imparcialidade, e não de empurrar uma tática falaciosa.

Talvez vc precise estudar um pouco mais a DE, que tal? :)

Conheço bastante a DE. E é por isso que estou mostrando o erro do tópico.  :)

Fora o livro dos espíritas existem outros documentos que contam no estudo, e muitos, muitos deles mesmo se referem ao tal "resgate" :ok: (a propósito, o LE tem um capítulo chamado "resgates coletivos" ::))

Bem, eu já expliquei porque os tais "outros documentos" são inválidos. Aliás, se você pesquisar mais "outros documentos", vai até achar gente falando que espíritos procriam (algo totalmente incompatível com o Espiritismo). E acredite, tem espíritas que acreditam nisso. Pena que o fato deles acreditarem não muda o Espiritismo.

Mas bem... já que você citou o Livro dos Espíritos, eu peço que, por favor, mostre aqui no tópico aonde a idéia de "resgates coletivos" é ensinada nele. Peço também que não esqueça de colocar as citações e a fonte completa.

Ou quem sabe: - KARDEC, Allan. Obras Póstumas, Primeira Parte, Questões e Problemas - Expiações coletivas. Lake

Você já leu esse livro?

Faço essa pergunta por dois motivos:

1) É uma obra póstuma. São escritos pessoais que nunca passaram pelo crivo pessoal do autor para serem publicados. A crítica pode ser feita, mas com atenção e cautela redobrada.

2) O texto que você salienta não ensina em parte alguma a idéia apresentada pelo autor desse tópico, ou seja, a idéia de que, para o Espiritismo, "os grandes desastres onde centenas ou milhares morrem conjuntamente nada mais são do que expiações aceitas pelos espíritos dos que morreram na progamação de sua vida visando resgatar atitudes que cometeram de forma tão violenta quanto aquelas que ocasionaram sua morte no presente.".

Parece que você leu no índice do livro e correu pro tópico sem nem ler atentamente o conteúdo. Isso não é lá muito cético.

Mas enfim, se você discorda, mostre aqui no tópico aonde é exposta essa idéia (com citações e fonte).

A questão é que seu desejo de defender uma doutrina falida é tão grande que vc não chega a perceber o prórprio equívoco...

Mas eu não estou defendendo a DE. Estou é sendo cético e imparcial. Não ligo para críticas ao Espiritismo quando são bem feitas. Mas para aquelas que desvirtuam a realidade, creio que seja importante fazer um alerta. É uma atitude de honestidade para com os outros foristas.

Se todos os cursos e palestras falam do "resgaste", não será a sua opnião que vai fazer com que isso deixe de fazer parte da doutrina.

Falácia Ad Populum.

Infelizmente, em uma doutrina conta o que é professado pelos seus seguidores Wink

É, já to até vendo uma petição movida por boa parte dos católicos do Brasil, pedindo ao Papa a aceitação da reencarnação e a negação do Céu e do Inferno (pois vale o que é professado pelos seguidores, não?).

Tá vendo como essas generalizações são nulas enquanto argumentos?

Não faz muita diferença se vc considera isso uma crítica ou não, o fato é que a idéia de "resgaste" é tosca e idiota (uma péssima saída para explicar desastres e justificar a "bondade" de deus)

Concordo plenamente. E é por isso que já encontrei muitos e muitos espíritas combatendo essa idéia.

e ela faz parte SIM da doutrina espírita Wink

Ad Nauseam? Sua crença nisso não vai mudar o que faz parte e o que não faz parte do Espiritismo (por motivos previamente esclarecidos).

Ué, mas o espiritismo prega o racismo! Quer sectarismo pior do que esse?

Apesar de batido, esse argumento ainda é bastante utilizado. Vejamos:

"Semeando a incredulidade solapais os fundamentos da ordem social; levais à anarquia, às reações sangrentas; nós, nós trabalhamos para dar a fé àqueles que não crêem em nada; a difundir uma crença que torna os homens melhores uns para com os outros, que lhes ensina a perdoar seus inimigos, a se olharem como irmãos sem distinção de raças, de castas, de seitas, de cor, de opinião política ou religiosa; uma crença, em uma palavra, que faz nascer o verdadeiro sentimento da caridade, da fraternidade e dos deveres sociais."

Fonte: Revista Espírita - Fevereiro - 1863

"É que o Espiritismo, sem cogitar uma igualdade quimérica, sem confundir as classes, sem pretender fazer passar todos os homens sob o mesmo nível social impossível, fá-los apreciar de um outro ponto de vista do que o prisma fascinante do mundo; ensina que o pequeno pode ter sido grande sobre a Terra, que o grande pode tornar-se pequeno, e que no reino celeste as classes terrestre não são contadas por nada. Assim é que, destruindo logicamente os preconceitos sociais de castas e de cor, conduz à verdadeira fraternidade."

Fonte: Revista Espírita - Outubro - 1863

"(...) o Espiritismo, restituindo ao Espírito o seu verdadeiro papel na criação, constatando a superioridade da
inteligência sobre a matéria, apaga naturalmente todas as distinções estabelecidas entre os homens segundo as vantagens corpóreas e mundanas, sobre as quais só o orgulho fundou castas e os estúpidos preconceitos da cor. O Espiritismo, alargando o círculo da família pela pluralidade das existências, estabelece entre os homens uma fraternidade mais racional do aquela que não tem por base senão os frágeis laços da matéria, porque esses laços são perecíveis, ao passo que os do Espírito são eternos."

Fonte: Revista Espírita - Outubro - 1861

Só esses trechos já são suficientes para demonstrar que o próprio Kardec rejeitava totalmente qualquer tipo de preconceito (inclusive os de cor). Seria um contra senso total um espírita ser racista. Além disso, como ele iria professar o racismo como base do Espiritismo e, posteriormente, num banquete de espíritas, atacar as idéias racistas? Curiosamente, a reencarnação destrói totalmente os fundamentos do preconceito racial. Então, a afirmação de que "o espiritismo prega o racismo" é grosseiramente falaciosa.

Gostaria de encontrar qualquer coisa relativa a "cursos" e "palestrantes" espíritas (em qualquer época desde 1857) pregando o racismo como pressuposto básico do Espiritismo. Afinal, segundo a sua lógica, numa crença o que conta é o professado pelos seus seguidores. Então, por favor, nos mostre aonde estão os espíritas do Ku Klux Klan.

Determinar classes "superior" e "inferior", baseado na cor da pele?

Hummm. Se você está falando do que eu estou pensando, já digo de cara: ninguém classificou espírito A e B por mera cor de pele não. A suposição de Kardec nada tem a ver com a cor da pele. Ele fez uma suposição pessoal (e declarou isso), baseada na Frenologia (ciência na época, pseudo-ciência hoje), sob um enfoque espiritualista, para explicar materialmente e espiritualmente a disparidade entre a evolução dos europeus e dos povos ditos "atrasados".

Caso queira mostrar aonde o Espiritismo prega o racismo (e o dito acima), fique à vontade. Haverá tréplica caso eu discorde da forma como você expõe a situação (o que é natural num fórum).

:)

Abraços

Obs: Caso alguém queira conferir, as fontes relativas à Revista Espírita podem ser baixadas em www.espirito.org.br

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #337 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 20:29:06 »
De fato, sua posição é bem incoerente, K1RK.

Por que?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #338 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 20:39:52 »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #339 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 20:52:09 »
Hehehehe...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #340 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 21:21:27 »
../forum/topic=14591.0.html

Hummm. Veio bem a calhar essa "coletânea". Amanhã retorno para comentar esses trechos. Desde já, digo que as teorizações de Kardec em relação a isso são muito equivocadas, mas também existem detalhes que merecem a atenção de quem deseja conhecer a história por completo, sem parcialidade. Detalhes que não apagam o que foi escrito, mas que elucidam alguns "porquês".

Abraços

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #341 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 00:07:11 »
Se o podre foi dito via Xavier, isso não torna tal podre parte integrante do Espiritismo (como eu disse anteriormente, caso esse podre contrarie um dos princípios básicos do Espiritismo (no caso o livre-arbítrio) -- e até mesmo do espiritualismo mais básico).

Eu gostaria de ver tu explicando isso pro nosso forista Leafar :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Suyndara

• Visitante
« Resposta #342 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 10:46:19 »
Só estou explicando porque o tópico é inválido, nada além. Também não estou aqui pra salvar ou defender o Espiritismo, mas só para alertar sobre o erro desse tópico e sobre o fato de que céticos devem ser céticos, inclusive com os próprios céticos (e no entanto, em 14 páginas de tópico, eu fui testemunha de um show de credulidade).

Sua prepotência já demonstra o sectarismo dos kardecistas, obrigada por colaborar com uma demonstração prática :ok:

Quando eu te vi defendendo o Vitor no outro tópico, eu já sabia que era mais um pra coleção :lol:

Eu sabia que vc iria defender como válido apenas os textos da "codificação" (costuma ser a saída habitual), só que desta vez não vai funcionar. O próprio livro dos espíritas trata dos resgates coletivos e expiações em pelo menos umas 4 questões :ok:

Outro dia, quem sabe, eu até perca meu tempo procurando as citações, hoje eu tenho outros compromissos mais urgentes.

[]s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #343 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 10:52:22 »
Respeito sua opinião. Mas apesar disso, eu particularmente considero podre as crenças e doutrinas que incitam ódio e sectarismo entre os homens. Essas sim causam dano grave.

E dessas, a mais perigosa no contexto social brasileiro atual é exatamente o Espiritismo :)

Não falo de ouvir falar; há uma assinatura comportamental e até mesmo cognitiva clara no Kardecismo.

Pena que é só letra morta, e contradita pela própria Codificação; de fato, é discurso para eles próprios apresentarem como evidência de que não são os calhordas que os fatos indicam... bem na linha do "alguns de meus melhores amigos são negros!"

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #344 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 13:58:23 »
Eu não entendo como alguns pontos são tão potencializados e com isso produzindo eventos de magnitudes tão desastrosas!
Eu fico imaginando situações contrárias onde fervorosos crentes procuram um ponto final num lugar errado e com isso modificando toda a essência de uma idéia!
Eu já havia comentado sobre o quanto é imbecil, mesmo para a doutrina espírita, o tal "resgate coletivo".
Para bom entendedor meia palavra já basta, e isto é o mesmo para um bom espírita, afinal se algnus tópicos da codificação espírita levam a crêr numa "justiça divina" quando algumas centenas de pessoas morrem em desastres, pode ser facilmente refutado com uma analize imparcial do todo....mas catar aqui e ali do tipo: "OLHE, MAS AQUI DIZ QUE É ASSIM OU VEJA O CAPÍTULO TAL DA PAGINA TAL"...Eu fui espírita e nunca cheguei à conclusão no qual ver pessoas queimando ainda vivas em um acidente seja vontade de deus ou das vítimas....nossa que lindo(na cena uma bolha de sangue estoura nas costas do queimado!) ele deve ter matado alguém na fogueira e deus na sua infinita bondade consedeu para este felizardo a chance de pagar seu pecado!...eu naõ entendo como pessoas inteligentes podem cair na desonestidade(inclusive para consigo mesmas!)quando afirmam que a DE ensina estes absurdos!
Preconceito com negros onde? Textos que falam que ESPÍRITOS ATRASADOS encarnam em RAÇAS SELAVAGENS não podem serem acometidos há uma super-simplificação e daí para uma conclusão: KARDEC PREGAVA O RACISMO!
Façam um favor, acabem logo com este tópico, o desfile de preconceitos e ódio gratuito a DE chega a dar nojo, afinal qual mentira vocês preferem acreditar hoje?
SER ATEU É SER RACIONAL!!!

Beijos e desculpem o desabafo!

Laura Demarchi
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #345 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 14:23:58 »
Intromissão:

E dessas, a mais perigosa no contexto social brasileiro atual é exatamente o Espiritismo :)

Pff... Você diz isso num país onde grupos recebem dinheiro do estado para doutrinar crianças no Marxismo-Leninismo...

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #346 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 14:51:08 »
Preconceito com negros onde? Textos que falam que ESPÍRITOS ATRASADOS encarnam em RAÇAS SELAVAGENS não podem serem acometidos há uma super-simplificação e daí para uma conclusão: KARDEC PREGAVA O RACISMO!

Mas isso é racismo. No fim das contas o que temos é uma desculpa para dizer que raça A é melhor que raça B.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #347 Online: 01 de Março de 2008, 00:21:37 »
Intromissão:

Pff... Você diz isso num país onde grupos recebem dinheiro do estado para doutrinar crianças no Marxismo-Leninismo...

I stand corrected.  Valeu pela lembrança, Manhattan; eu havia esquecido dos MSTs da vida.

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #348 Online: 01 de Março de 2008, 00:23:25 »
Se o podre foi dito via Xavier, isso não torna tal podre parte integrante do Espiritismo (como eu disse anteriormente, caso esse podre contrarie um dos princípios básicos do Espiritismo (no caso o livre-arbítrio) -- e até mesmo do espiritualismo mais básico).

Eu gostaria de ver tu explicando isso pro nosso forista Leafar :)

O Movimento Espírita Brasileiro é, no geral, doutrinariamente confuso e defasado. A maioria das pessoas adota uma crença pessoal por atavismo e influência social do meio. Logo, se auto entitulam "X" sem analisar ou pelo menos conhecer direito o que a crença "X" tem como princípios.

Ainda mais depois do sucesso de Chico Xavier no Brasil, é quase impossível criticar as psicografias dele. A adoração e o apelo a autoridade suplantam o raciocínio que o próprio Kardec pedia.

É algo como: "se Chico falou, tá falado..."

Daí, de tanto se repetir uma mentira, ela acaba virando verdade, e pra enfiarem tudo numa embalagem só com um rótulo escrito "Espiritismo" é um pulo. Aliás, foi o que fizeram aqui.

Abraços

Offline _K1RK_

• Nível 06
  • *
« Resposta #349 Online: 01 de Março de 2008, 01:12:38 »
Só estou explicando porque o tópico é inválido, nada além. Também não estou aqui pra salvar ou defender o Espiritismo, mas só para alertar sobre o erro desse tópico e sobre o fato de que céticos devem ser céticos, inclusive com os próprios céticos (e no entanto, em 14 páginas de tópico, eu fui testemunha de um show de credulidade).

Sua prepotência já demonstra o sectarismo dos kardecistas, obrigada por colaborar com uma demonstração prática :ok:

Que pena que você optou pelo caminho do ataque pessoal. Infelizmente, a invalidez e a pobreza do seu "repertório de argumentos" se tornou ainda mais explícita depois desse Ad Hominem. Não entendo o porquê do ataque pessoal, haja visto que eu apenas demonstrei que o tópico parte de um pressuposto errado.

Mas, se você prefere fazer feio com mais e mais falácias, quem sou eu para lhe contrariar?

A única coisa que posso fazer é lhe recomendar leituras de caráter pedagógico que lhe serão, espero, úteis:

http://ateus.net/artigos/ceticismo/logica_e_falacias.php

../forum/topic=9364.0.html

Quando eu te vi defendendo o Vitor no outro tópico, eu já sabia que era mais um pra coleção

Quem leu sabe que me dirigi a um membro específico daqui que, aliás, concordou em partes comigo e nem esquentou a cabeça. Não tomei partido e não defendi ninguém. Não piore ainda mais a sua situação.

Eu sabia que vc iria defender como válido apenas os textos da "codificação" (costuma ser a saída habitual), só que desta vez não vai funcionar. O próprio livro dos espíritas trata dos resgates coletivos e expiações em pelo menos umas 4 questões OK!

Não. É questão de análise de princípios que são divergentes. O Espiritismo prega o livre-arbítrio e a idéia central do tópico simplesmente aniquila o mesmo. É tão simples.

Aliás, é mais simples do que elaborar malabarismos para dizer que eu considero apenas válido o que Kardec disse (algo que, aliás, você não possui qualquer fundamento para afirmar).

Ora, nem tá parecendo que sou eu que uso "estratégias" e "táticas".  :ok:

Outro dia, quem sabe, eu até perca meu tempo procurando as citações, hoje eu tenho outros compromissos mais urgentes.

Ok, mas não se esqueça do seu ônus da prova.

Até!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!