Mesmo que ELE esteja indeciso, só ele é quem pode dizer - isso é simplificar demais a coisa. O medo, acredito, é um instinto natural, e às vezes, inevitável. Não tenho certeza, mas imagino que sob o medo, devem acontecer reações no organismo que possívelmente turvem a capacidade de raciocínio;
E acho que nada mais natural, que num estado de consciência alterado, você se comporte de maneira estranha ao que está habituado e não apenas sob o medo.
Um ateu que tomasse uma droga qualquer e sob o efeito da substância se visse rezando fervorosamente, depois do efeito voltasse ao estado normal, poderia ser considerado indeciso por causa disso? Acho que não.
Até sonhos às vezes nos causam reações estranhas. Raramente se acorda de um pesadelo sem ficar, pelo menos, por alguns instantes com medo da sensação - mesmo "sabendo" que não há razão.
E quem garante que o medo do escuro, por exemplo, não seja algo instintivo? Afinal, o escuro representa, ao menos, teoricamente, que você se encontra indefeso. Talvez exista toda uma herança genética por traz desses medos ou como o próprio Alex, mencionou - por que não uma herança cultural?
Será que conta mais o que a gente é em estado alterado que em estado normal de consciência? Não sei. Há situações em que podemos perder o controle sobre a razão momentaneamente. Não vejo nenhum problema em admitir isso - ainda que VM use como argumento para defender suas teorias - não prova nada!