O mundo real, é este em que o homem nasce, vive e morre por acaso, tem infurnios ou faz fortunas por falta de sorte ou azar do acaso?
Olha para uma parede. Imagina que consegues atravessá-la. Tenta atravessá-la!
Mundo da fantasia: a tua imaginação.
Mundo real: o galo que ganhas onde bateste com a cabeça.
Gostávamos que não houvessem doenças. Afinal, que mundo injusto tem doenças?!
Está a chover. Na verdade, aqui em Portugal é Inverno, e onde vivo houve dias com a temperatura mínima de 1ºC. Saio e molho-me! Que mundo injusto é esse que molha as pessoas. Depois constipo-me!!!
Mundo da fantasia: os nossos desejos e utopias.
Mundo real: a chuva molha, e podemos constipar.
Estás num banco, e ocorre um assalto. Os assaltantes estão armados com armas de fogo. Agitas os braços para usares os teus poderes telecinéticos e desarmar os assaltantes.
Mundo da fantasia: derrotas os assaltantes como o Kiai Master;
Mundo real: como no caso do Kiai Master, és derrotado por quem não usa poderes sobrenaturais/paranormais;
vide : Com o mundo da fantasia podes imaginar o que quiseres, e podes ser um deus nesse mundo. É o que queres: normativo. O mundo real não quer saber do que desejas ou que é bom ou mau. Se falas do mundo real, diz-se que é descriptivo, que não é o mesmo que normativo.
Alguém pode dizer-te: senhor Paulo Henrique, és um crente devoto, e vejo que é muito inteligente que entende bem os outros, mas humilde. Noto que é muito atraente, de pele dourada e musculoso, com olhos com uma bonita cor de avelã, e nasceste com uns cabelos claros e encaracolados, mas agora são mais escuros.
Foi pelo teu belo sorriso que a tua mulher, a Cláudia, se apaixonou por você. Achou você um gato. Ambos têm gostos parecidos. Gostas muito de artes - os espíritos dizem-me que até tens algum trabalho relacionado com esse teu gosto... fotógrafo... não, ela é fotógrafa. Tens um trabalho parecido... falam-me sobre filmes.
Mundo da fantasia: tenho poderes sobrenaturais/paranormais;
Mundo real: posso procurar informações das pessoas sem poderes sobrenatura/paranormais/espíritas;