Jcatino, eu disse que o filme é um dos melhores que EU JÁ VI, e dos que você citou o único que vi foi o do John Woo.
Eu sei, é que sou assim chato mesmo, era só para não deixar passar ..
Talvez eu não tenha toda a sua cultura cinematográfica , cinema para mim é antes de tudo, diversão.
E neste ponto "Tropa de Elite" correspondeu plenamente, é um bom filme de ação e tem o mérito de trazer a discussão sobre vários aspectos do combate ao tráfico de drogas: a violência e corrupção da polícia, a bestialidade e o estado paralelo dos traficantes, e ainda o financiamento do tráfico pela classe média e alta.
A propósito: achei muito melhor do que o "Face Off" do John Woo. Mas aí já é questão de gosto pessoal.
Agora, me desculpem, mas dizer que traficante é produto do meio não me convence muito não... se formos pensar assim teremos que justificar todo tipo de crime, afinal um estuprador ou assassino também pode ser um produto do meio.
Todos somos 'produtos do meio'. So que existem escolhas: você escolhe não viver matando os outros, ou escolhe se vender todo dia na TV, ou escolhe vender balas no cruzamento para pagar dívidas de jogo.
Eu pelo menos não justifiquei nada, eu estou dizendo que se o Estado deixou essas áreas abandonadas por dezenas de anos, não dá depois para chorar porque está dominada por caras truculentos que não deixam entrar nem a polícia.
Quando se diz' produtos do meio' o que se quer dizer é que que não dá para se queixar porque está fedendo... o lixo que você deixou aprodrecer no sol. Entendeu ? É uma forma de dizer 'o que voc acha que vai acontecer num lugar onde não tem médico, não tem lei, não tem nem esgoto ? Coisa boa que não, os mais truculentos dominam (e se matam ente si).
Ontem vi um episódio em duas partes da 6ta temporada do CSI Vegas que é excelente !
(quem quer ver se chama 'Bala perdida' e não leia o resto do texto porque vou contar tudo!)
Começa com uma perseguição onde Jim Brass (o policial colega do Grissom) e Curtis (a loirinha que passou para o lado dos policiais) se envolvem num tiroteio num bairro latino. Um policial é morto, tres dos quatro envolvidos também.
Mas a populaão se revolta com os policiais porque dizem que :
1-atiraram num cara desarmado
2-mataram um menino que ia para escola
3-atiraram numa familia numa casa das redondezas
1-O cara no fim não estava desarmado, tinha atirado a arma para cima, no telhado, deram voz de prisão, no que o policial virou o cara estava armado de novo (casualmente, a arma caiu do telhado onde o malandro tinha jogado para salvar sua vida).
2-O menino foi morto por uma 9mm, mas não de um policial, e sim de um dos traficantes que fugiu com a bicicleta do menino
3-A bala foi uma bala perdida, que ainda matou o policial sem querer (foi o Jim Brass que matou).
E o pior da historia é que os próprios policiais discriminam o Jim, ... mas a esposa do policial morto compreende que não foi culpa dele e é o único que o perdoa.
Tem muitos mais detalhes do que estou contando, mas o lado pesado é que justamente ninguém lembra do policial abatido, que deixou a mulher grávida e com mais duas crianças. Os policiais ficam emputecidos...