Acho que nunca, na minha vida, tanta gente concordou comigo - não estou acostumada com isso!
Mas estou satisfeita que seja justamente nesse aspecto e não é nem por mim, porque conquistei realtivamente fácil meu espaço, mas porque tenho uma filha. Isso faz acreditar que as coisas serão ainda mais fáceis para ela.
É muito bom, ver que existem cada vez mais homens e mulheres que desejam igualdade nos relacionamentos, porque isso torna a vida muito mais fácil para todo mundo.
Aí é que está Luz. Voce (e outras mulheres) ainda sentem necessidade em provar para os homens a igualdade das mulheres dessa maneira.
"Ainda sentem" faz parecer que o problema não existe, como se os homens tivessem a obrigação de nos ver como iguais, anulando como num passe de mágica, toda essa herança histórica que nos diferencia, sem precisar mudar nada.
Eu preciso encarar as coisas de frente, não posso fingir que não nasci em uma realidade, predominantemente masculina - onde preciso, se quiser, conquistar o meu espaço, provando que mereço ocupá-lo - para mim isso sempre foi muito claro.
Esse é um problema real e é um problema nosso, não é um problema dos homens. Ao menos, não vejo nenhum deles reclamando de salários mais baixos, dupla jornada e tal - só as mulheres - ao que concluo, cabe a elas as mudanças que desejam e a cada uma, individualmente, conquistar o próprio espaço, pensando, é claro, se na soma final das contas - os lucros compensam os investimentos.
Eu tenho certeza que sim - nunca precisei lidar com esses problemas que as mulheres normalmente reclamam. Não é nem uma questão de deixar clara a igualdade das mulheres perante os homens, mas de deixar claro, desde o primeiro encontro que eu, pessolamente, sou assim e não sirvo para ficar com quem pensa diferente. Não ia funcionar, de qualquer maneira.
E sou muito observadora também - não conheço uma única mulher competente que receba salários mais baixos e nem um único homem que divida o orçamento que não divida também todas as tarefas. É uma questão de escolhas, mas é preciso acreditar realmente nas escolhas que fazemos.
Prefiro não depender de um homem para pagar minhas contas, abrir minhas portas, arrastar minhas cadeiras e carregar minhas sacolas, para que ele não dependa de mim para lavar, passar, cozinhar e cuidar das crianças. Acho que podemos dividir todas essas coisas igualmente - sobra mais tempo e dinheiro para aproveitar junto as melhores coisas da vida e ninguém se sente diferente, para melhor ou pior.