Autor Tópico: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!  (Lida 59022 vezes)

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
Re: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #25 Online: 13 de Outubro de 2007, 05:54:40 »

Não pense  meu caro colega que sei alguma coisa, bem ao contrario . A certeza que há em mim é que tudo ainda  é  muito longe daquilo que posso apenas intuir  pela força harmonica e vivificante que emana  do  universo....Grande beijo !
Você fala umas coisas interessantes, conhece do assunto?
Ocultismo, misticismo, yoga, religião?
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #26 Online: 13 de Outubro de 2007, 06:01:44 »
Mantra 14
"Aquele que conhece que a imanifesta Prakriti e o manifesto Hiranyagarbha podem ser adorados juntos, vence a morte pela adoração de Haranyagarbha e obtém a imortalidade através da devoção a Prakriti."
Não querendo ser chato, mas o que se pode fazer com este tipo de afirmação?

O Conhecimento dos Vedas é obscuro, não é lendo uma Upanishad que vc vai conseguir decifra-lo.
Querer ir mais a fundo só depende de vc.
No budismo tem um conto que diz que os suttas (textos budistas) apenas apontam a verdade, são como um dedo apontando pra Lua. Esqueça o dedo e olhe para Lua, pois se ficar apenas olhando o dedo nunca poderá vê-la.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #27 Online: 13 de Outubro de 2007, 06:21:45 »
Quando escrevi o texto abaixo, tinha em mente o cristianismo, mas acho que se aplica a todas as religiões:

Meus pais me ensinaram pessoalmente a distinguir o bem do mal e me mostraram
com clareza o que esperavam de mim. Por que Deus, omnipotente e omnisciente,
teria que servir-se de intermediários de credibilidade e historicidade duvidosa,
discordantes entre si, ainda por cima, para transmitir-nos suas leis e desejos? Por
que usaria de enigmas? Por que não se comunicaria diretamente com cada um de
nós e estaria sempre a nosso alcance, assim como nossos pais, quando precisássemos
dele? Sei que alguns alegam que falam com Deus e que este lhes responde. Até que
me apresentem provas, verei isto apenas como uma auto-ilusão comum a todas as
religiões, uma disfunção cerebral inclusive já reproduzida em laboratório. 

Fernando... as religiões são compostas de inúmeros textos de inúmeros autores.
A filosofia também tem correntes discordantes, assim como tem livros escritos por pessoas com maior ou menor conhecimento... com a religião não é diferente.

Mesmo assim muitas pessoas apontam diversas vezes na mesma direção, nesse tópico mesmo eu mostro isso. A questão é buscar entendimento e procurar investigar o que eles apontam, para tirar suas próprias conclusões.

Quanto a Deus... O que você chama de "enigma" é considerado por outros como clareza ofuscante.
É tão claro que nos cega e tira a visão.
Recentemente eu li um ocultista que dizia ser a verdade revelada, mas chamada de "oculta" por ser ocultada pela nossa própria ignorância.
Não seria a verdade que foi "ocultada" por Deus e ele permanece agindo de forma "misteriosa" através de "enigmas", somos nós que não conseguimos entender o que está escancarado.
O que Deus faz é nos guiar como um pai atento guia um filho cego, de forma que possamos aprender aos poucos a ver claramente o que está na nossa cara.

Não adianta também você tentar explicar para uma criança de 3 anos, como criar um programa de computador complexo.
Você começa de vagar, primeiro ensina ela a ler, quando tiver idade, ensina o básico da matemática e a faz começar a aprender o raciocínio lógico. Quando ela estiver pronta, vai poder ser ensinada sobre programação.

A aparente ausência de Deus é apenas parte desse mesmo processo.
O problema é que muitos estão acostumados a esperar que as coisas sejam "provadas" por alguém... então mesmo sem ver essas provas, esperam apenas pelo "relato" de pessoas em quem possam acreditar.

Sei lá... fazendo uma analogia boba, eu diria que isso é como alguém que, estando de olhos fechados, espere que lhe provem que existem cores como "azul" e "amarelo"... Então alguém vem e diz: Mas essas cores estão em toda parte, nossa volta e até mesmo em nós. Basta abrir os olhos.

Então o outro reclama... há, mas dai se eu abrir e não funcionar, você vai dizer que eu não fiz direito, que não abri meus olhos o suficiente... E como eu saberia que essas cores são reais e não apenas uma ilusão?
Não... enquanto você não me provar que existem essas tais cores que você diz, não tenho que me dar ao trabalho de abrir os olhos.

É uma analogia bobinha... admito... mas... mas... descreve muito bem a situação.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #28 Online: 13 de Outubro de 2007, 08:48:29 »
Isha Upanishad
Nossa, que legal.
Tem mais disponível on-line em português?
Eu só acho essas coisas em inglês.

Eu não peguei on-line não, eu transcrevi do livro que eu tenho aqui, te recomendo muitissimo.

As Upanishads de Carlos Alberto Tinôco
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #29 Online: 13 de Outubro de 2007, 09:30:38 »
Bom dia caríssimo NadaSei !
Adorei aquele texto de khalil Gibran.Ele faz  a construção não só de conceitos , mas também de evolução.
Sim, também gostei bastante dele.

Sobre essa idéia das principais religiões falarem sobre o mesmo Deus, mesmo que não seja o seu intento , é, creio o caminho natural a percorrer no coração de cada homem...
O conceito que temos de Deus pode ser totalmente abrangido se deixarmos o egoísmo de lado. O que complica é querermos ficar priorizando nossas certezas (?). Seria mais fácil, sensato e bonito se nos preocupássemos em seguir o amor, o respeito... Coisas fundamentais a boa convivência entre quaisquer grupos de pessoas, do mesmo credo ou não. Mas ainda, suponho...  falte muito para o homem alcançar esse patamar de inteligência...
Talvez você discorde e mesmo eu, venha a mudar de idéia... Porém atualmente percebo, que um dos principais problemas do homem é a religião...
Não discordo totalmente... apenas em parte.
Eu diferencio religião de seita.
Creio que o problema não seja "a religião", as diferentes religiões podem ser estudadas como as diferentes "filosofias". O problema é o homem dogmático e preconceituoso.
A religião também pode ser praticada individualmente, sem a necessidade de um "guru" ou de frequentar igrejas e locais semelhantes.

A religião então seria um monte de livros, textos escritos por pessoas algumas sábias e por outras ignorantes, cabe ao homem estuda-la e aprender a identificar as práticas para usa-las de "guia" na direção de como podemos abandonar o "ego" e atingir o nosso Deus interior.

O problema é exatamente esse o  dogmatismo e o preconceito. Mas  isso é a pregação da maioria das religiões, cada qual afirmando ser a sua a certa.

Todos têm a centelha divina dentro de si.... E nossa caminhada rumo ao Pai começa exatamente dentro do nosso coração... Cada um é um templo único e Divino da Deidade... No dia que entendermos isso, penso que tudo será diferente. E gosto de crer que isso seja só uma questão de tempo.

Beijos ao coração e bom feriado!

Também concordo, mas apesar de não gostar de "seitas" ou "igrejas" e contar apenas com a centelha divina em meu interior, acho que a "prática" religiosa, começa muito antes de encontrarmos textos religiosos... Toda a nossa vida aqui, demonstra ser uma jornada na mesma direção, o mesmo aprendizado por diversos caminhos.

Eu sigo um caminho "yogui", "místico" ou "gnóstico", é o caminho do auto-conhecimento e do estudo e prática solitária... Então não sou Budista, Hinduista, Cristão nem nada disso, mas esse não é o único caminho, nem é o mais fácil.
As pessoas que frequentam igrejas estão no caminho delas... aqui, até os conflitos e a ilusão tem seu motivo de ser.
Apesar de não saber como é o caminho dos frequentadores de igrejas, eu sei que ele funciona, mesmo em algumas igrejas comandadas por charlatões.
Então apesar de não gostar dessas igrejas, sei que quem está lá está no caminho certo, no caminho próprio dele.

Já vi pessoas nessas igrejas tendo a "glossolalia" (chama de falar em linguas), recentemente meditando pela primeira vez com um mantra, quando entrei em estado mais profundo de meditação, acabei falando as mesmas palavras sem sentido da glossolalia... então, seja lá como for que funciona esses "frenesis" crentes de algumas igrejas evangélicas barulhentas, eles resultam até mesmo em estados meditativos.
Então não cabe a mim criticar as seitas e igrejas, elas também tem a função delas aqui.

Fui católica até a dois anos atrás.Mas desde a muito minhas  convicções ultrapassavam e muito da doutrina da  igreja que seguia desde a infância. Por isso e por lá estar em uma posição de ensino de  doutrinas, preferi romper e continuar a minha busca de maneira mais condizente com a verdade que estava gritando em mim...ser verdadeira comigo mesma , é antes um imperativo, e assim posso falar livremente daquilo que sinto e vislumbro.Mas tenho a serenidade e a humildade  que me  dão a idéia que meus amigos que  ainda estão  e que seguem a verdade de seu coração  estão no caminho ...o caminho deles assim como  o foi meu por muito tempo.
Encontro-me em um caminho que pode ser abrangido por muitas filosofias  e o Hermetismo  tem sido muito intenso em minha vida , mas a gnose  de uma maneira geral tem muitas coisas ainda a descobrir e estudar, a incluir e a excluir ...sou muito seletiva e procuro absorver o melhor de cada uma das filosofias e ensinamentos  estudados.

« Última modificação: 13 de Outubro de 2007, 09:35:57 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #30 Online: 13 de Outubro de 2007, 09:40:49 »

Não pense  meu caro colega que sei alguma coisa, bem ao contrario . A certeza que há em mim é que tudo ainda  é  muito longe daquilo que posso apenas intuir  pela força harmonica e vivificante que emana  do  universo....Grande beijo !
Você fala umas coisas interessantes, conhece do assunto?
Ocultismo, misticismo, yoga, religião?

Gosto  muito  do Hermetismo  como já disse .
Fiz  o curso de Teologia, mas estou  sempre a busca de outros ensinamentos em diferentes culturas.
Beijos e um dia de paz .
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 13 de Outubro de 2007, 13:13:02 »
Por um lado, eu concordo com você quando diz que não sabemos quase nada sobre o universo. Por outro, não vejo motivos para supor que haja uma força emanando do universo.
Até onde posso perceber, somos apenas um monte de proteínas que se reproduz e morre sem propósito.
Acabamos de surgir neste grão de areia que é nosso planeta e podemos perfeitamente desaparecer em breve, sem deixar vestígios e sem ter influenciado em nada o universo, que nem se dará conta de que nos extinguimos, assim como nem percebeu que, por um breve instante, estivemos aqui.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 13 de Outubro de 2007, 13:15:24 »
No budismo tem um conto que diz que os suttas (textos budistas) apenas apontam a verdade, são como um dedo apontando pra Lua. Esqueça o dedo e olhe para Lua, pois se ficar apenas olhando o dedo nunca poderá vê-la.
Supondo-se que o dedo esteja apontando para alguma coisa.
Supondo-se que haja alguma coisa para se apontar.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 13 de Outubro de 2007, 13:20:45 »
Não seria a verdade que foi "ocultada" por Deus e ele permanece agindo de forma "misteriosa" através de "enigmas", somos nós que não conseguimos entender o que está escancarado.
O que Deus faz é nos guiar como um pai atento guia um filho cego, de forma que possamos aprender aos poucos a ver claramente o que está na nossa cara.
A existência desse deus é um pressuposto.
Como já disse em outra ocasião, não sinto necessidade de procurar no escuro por um gato preto que não está lá.
Quem acha que viu alguma coisa, que procure.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Outubro de 2007, 14:43:19 »
Por um lado, eu concordo com você quando diz que não sabemos quase nada sobre o universo. Por outro, não vejo motivos para supor que haja uma força emanando do universo.
Até onde posso perceber, somos apenas um monte de proteínas que se reproduz e morre sem propósito.
Acabamos de surgir neste grão de areia que é nosso planeta e podemos perfeitamente desaparecer em breve, sem deixar vestígios e sem ter influenciado em nada o universo, que nem se dará conta de que nos extinguimos, assim como nem percebeu que, por um breve instante, estivemos aqui.

Caríssimo Fernando, para iniciar a nossa conversa , faço minhas as palavras de Voltaire que  mantenho no rodapé de minhas mensagens.
Mas ao me dar uma pequena parte que seja de razão, já leva  sua mente às portas de conceitos  que nem sequer podem ser pensados pelo homem de  então , nós.E digo isso  , não para lhe convencer de algo. Creio que se  a  Entidadade  Superior  em que eu acreito, quisesse que de alguma coisa soubéssemos  ainda nesse  seguimento, ou mesmo que isso fosse importante ,  Ela já o teria feito...Se no entanto  , livre  nos deixa, é  para que  por nós mesmos tentemos vislumbrar , adentrar nos misterios que  nos cercam...mistérios  , digo assim,  por não serem ainda  compreedidos  por nós o inicio de todas as coisas e o andar  de algumas das que testemunhamos.

No dia que o homem  souber sobre  tudo o que cerca o planeta Terra ..., a nossa  Galáxia, o  nosso Universo...aí já  terá  condições  de se achar  inteligente o suficiente para  ABOLIR a ideia que  tudo tem uma causa  e poder pensar  com lógica e razão( ?) que  TUDO POSSA TER REALMENTE  VINDO  DO  NADA .
Respeito a sua opinião, só quiz aqui  te falar  do que  eu creio, porque exprencio o sobrenatural em minha vida ...sinto, intuo  a presença latente do Divino em mim...e nada  a meu ver teria sentido  no meu caminhar se não respeitasse  a sua  , ou a opinião de quem quer que seja.
Grande beijo.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2007, 14:50:18 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 13 de Outubro de 2007, 16:04:10 »
Creio que se  a  Entidadade  Superior  em que eu acreito, quisesse que de alguma coisa soubéssemos  ainda nesse  seguimento, ou mesmo que isso fosse importante ,  Ela já o teria feito...Se no entanto  , livre  nos deixa, é  para que  por nós mesmos tentemos vislumbrar , adentrar nos misterios que  nos cercam...mistérios  , digo assim,  por não serem ainda  compreedidos  por nós o inicio de todas as coisas e o andar  de algumas das que testemunhamos.
Pois eu creio que se existe essa tal Entidade, ela ainda não se deu ao trabalho de se comunicar comigo, portanto o mais sensato é ignorá-la.
Respeito a sua opinião, só quiz aqui  te falar  do que  eu creio, porque exprencio o sobrenatural em minha vida ...sinto, intuo  a presença latente do Divino em mim...e nada  a meu ver teria sentido  no meu caminhar se não respeitasse  a sua  , ou a opinião de quem quer que seja.
Grande beijo.
Sim, é a sua experiência pessoal, intransferível, indemonstrável.
Não sinto nada, portanto, também seguindo a minha experiência igualmente pessoal, ignoro entidades superiores até que se manifestem de um modo que até mesmo eu as perceba.
Por outro lado, mesmo que eu as perceba, vou continuar ignorando se forem incompreensíveis.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #36 Online: 13 de Outubro de 2007, 17:14:11 »
Supondo-se que o dedo esteja apontando para alguma coisa.
Supondo-se que haja alguma coisa para se apontar.
Ou você investiga por "supor" que não estão apontando pro nada, ou investiga para saber se apontam para algo, ou então se depara com algo que observa diretamente e descobre que outros falam sobre a mesma coisa e apontam outros detalhes dela.
Ou seja... nem sempre é preciso meramente "supor".

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Outubro de 2007, 17:15:57 »
A existência desse deus é um pressuposto.
Como já disse em outra ocasião, não sinto necessidade de procurar no escuro por um gato preto que não está lá.
Quem acha que viu alguma coisa, que procure.
Quem disse que é um pressuposto?
Alguém se deparou com algo e fala sobre esse algo.
Você é quem está partindo do pressupondo que falam sobre algo que eles apenas "supõe".

É você quem está supondo que não precisa procurar pelo gato, por pressupor que ele não está lá... isso não significa que ele realmente não esteja.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Outubro de 2007, 17:25:52 »
O problema é exatamente esse o  dogmatismo e o preconceito. Mas  isso é a pregação da maioria das religiões, cada qual afirmando ser a sua a certa.
Sim, o problema é esse.
No entanto podemos estudar qualquer fonte sem sermos dogmáticos.

Dogmática não é a religião em si, mas as pessoas.
Um lider de uma seita pode declarar ser o dono da verdade, isso não significa que a religião em si seja assim.
Krishna diz que todas as religiões são a mesma palavra de Deus.
Se você observar o contexto em que Cristo diz que ninguém vai ao pai se não por ele, vai perceber que ele também não está se declarando o dono da verdade. Ele apenas tenta facilitar o caminho para tirar as pessoas das distorções e confusões da doutrina ensinada por fariseus da época.
Buda já vai pelo meio termo, ensina o nobre caminho octuplo e diz que um religião verdadeira necessita conter ensinamentos como aquele.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Outubro de 2007, 17:26:24 »
Isha Upanishad
Nossa, que legal.
Tem mais disponível on-line em português?
Eu só acho essas coisas em inglês.

Eu não peguei on-line não, eu transcrevi do livro que eu tenho aqui, te recomendo muitissimo.

As Upanishads de Carlos Alberto Tinôco
Valeu a dica... já até salvei o que você postou.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #40 Online: 13 de Outubro de 2007, 23:41:06 »
Nossa… Quanta merda em duas páginas! Tudo isso é uma tentativa de justificar a crença em Deus?

Eu é que não vou perder o meu tempo para decifrar se os textos religiosos foram escritos por um deus em pessoa ou por uma pessoa chapada de ópio. Se existe mesmo um deus, ele precisa dizer isso na nossa cara ao invés de ficar inventando enigmas, textos controversos e interpretações tortas.

Em que deus acreditar? Shiva, Javé, Alá? A resposta é nenhum, até que tal deus venha aqui dizer o contrário na nossa cara.

PS: Experiência pessoal? Já pensaram em esquizofrenia?
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 02:10:21 por Alenônimo »
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Outubro de 2007, 23:57:16 »
Nossa… Quanta merda em duas páginas! Tudo isso é uma tentativa de justificar a crença em Deus?

Eu é que não vou perder o meu tempo para decifrar se os textos religiosos foram escritos por um deus em pessoa ou por uma pessoa chapada de ópio. Se existe mesmo um deus, ele precisa dizer isso na nossa cara ao invés de ficar inventando enigmas, textos controversos e interpretações tortas.

Em que deus acreditar? Shiva, Javé, Alá? A resposta é nenhum, até que tal deus venha aqui dizer o contrário na nossa cara.

PS: Experiência pessoal? Já pensaram em esquisofrenia?

Nossa sua resposta superou tudo  que eu já pude esperar  aqui...idéias discordantes  são  até saudáveis , mas  má educação e grosseria é o fim.....e só pra vc ficar sabendo,  não sou esquisofrenica não ( e não me venha dizer que não foi pra mim que disso isso...pois seja com quer for ...caramba ! Lamentável ) :enjoo:
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 11:31:23 por Artemis »
(Nelson Mandela)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #42 Online: 14 de Outubro de 2007, 02:00:25 »
[cara chato] Esquizofrenia [/cara chato]

:P

Ps: Eu sempre cometia esse erro.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #43 Online: 14 de Outubro de 2007, 02:24:03 »
Nossa sua resposta superou tudo  que eu já pude esperar  aqui...idéias discordantes  são  até saudáveis , mas  má educação e grosseria é o fim.....e só pra vc ficar sabendo,  não sou esquisofrenica não ( e não me venha dizer que não foi pra mim que disso isso...pois seja com quer for ...caramba ! Lamentável ) :enjoo:
Eu já estou ficando cheio dessa ladaínha. Cansei de explicar por A + B que deus não existe, que se existisse as coisas seriam diferentes, de ler textos que falam e falam, mas não falam porra nenhuma, etc e tal mas tudo o que pessoas como você sabem fazer é ignorar tudo o que eu disse e fazer ginástica mental pra encaixar o seu mundinho imaginário dentro da realidade.

Vocês ficam aí discutindo espiritualidade, caminhos para se chegar a Deus, textos religiosos, etc e tal mas se recusam a considerar a idéia de que tais textos são falsos, de que o motivo pelo qual as pessoas procuram por um Deus é mera insegurança, de que não só não há evidência alguma da presença de qualquer deus como que tudo o que a ciência tem a nos dizer hoje nos mostra que o universo nunca precisou de qualquer intervenção divina para existir, de que a idéia de qualquer tipo de deus é simplismente ridícula e infantil! Vou repetir: IN-FAN-TIL!

É sério. O que eu preciso fazer para te mostrar que deus não existe? Ou esta hipótese não está sendo aceita por você? Se não estiver, avisa logo porque odeio discutir com a parede.

E mesmo sendo grosseiro, vou repetir: se você tem experiências pessoais com Deus, é melhor cogitar a idéia de esquizofrenia sim. Você pode estar vendo e sentindo coisas que não fazem parte da realidade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #44 Online: 14 de Outubro de 2007, 08:37:04 »
Eu já estou ficando cheio dessa ladaínha. Cansei de explicar por A + B que deus não existe, que se existisse as coisas seriam diferentes, de ler textos que falam e falam, mas não falam porra nenhuma, etc e tal mas tudo o que pessoas como você sabem fazer é ignorar tudo o que eu disse e fazer ginástica mental pra encaixar o seu mundinho imaginário dentro da realidade.
Pois eu digo o mesmo a você, já cansei dessa ladainha de ateu crente que faz ginástica para encaixar tudo desse mundinho imaginário em que vivem, dentro da realidade.

Repito pra você a analogia que mandei pro fernando:

fazendo uma analogia boba, eu diria que isso é como alguém que, estando de olhos fechados, espere que lhe provem que existem cores como "azul" e "amarelo"... Então alguém vem e diz: Mas essas cores estão em toda parte, nossa volta e até mesmo em nós. Basta abrir os olhos.

Então o outro reclama... há, mas dai se eu abrir e não funcionar, você vai dizer que eu não fiz direito, que não abri meus olhos o suficiente... E como eu saberia que essas cores são reais e não apenas uma ilusão?
Não... enquanto você não me provar que existem essas tais cores que você diz, não tenho que me dar ao trabalho de abrir os olhos.

É uma analogia bobinha... admito... mas... mas... descreve muito bem a situação.

Vocês ficam aí discutindo espiritualidade, caminhos para se chegar a Deus, textos religiosos, etc e tal mas se recusam a considerar a idéia de que tais textos são falsos, de que o motivo pelo qual as pessoas procuram por um Deus é mera insegurança, de que não só não há evidência alguma da presença de qualquer deus como que tudo o que a ciência tem a nos dizer hoje nos mostra que o universo nunca precisou de qualquer intervenção divina para existir, de que a idéia de qualquer tipo de deus é simplismente ridícula e infantil! Vou repetir: IN-FAN-TIL!
Pois é ai que você se engana...
Eu já fui ateu crente, depois ateu cético até que cheguei a teísta cético.
Já pensei o mesmo que você.
É você quem se recusa a acreditar que é possível chegar até Deus...
Um bom caminho pra Deus é a razão, mas tem que aprender a usa-la direito para expandir seus limites estreitos.
É sério. O que eu preciso fazer para te mostrar que deus não existe? Ou esta hipótese não está sendo aceita por você? Se não estiver, avisa logo porque odeio discutir com a parede.
E que tal você aceitar a hipótese de que Deus existe?
E mesmo sendo grosseiro, vou repetir: se você tem experiências pessoais com Deus, é melhor cogitar a idéia de esquizofrenia sim. Você pode estar vendo e sentindo coisas que não fazem parte da realidade.
E você pode estar acreditando em uma hipótese inventada e falsa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 14 de Outubro de 2007, 09:34:15 »
É uma hipótese aceitável, só que não justifica nenhuma ação além de considerá-la aceitável.
É tão aceitável quanto milhões de outras hipóteses aleatórias sobre a origem do universo e a natureza de um suposto criador.
Tomo conhecimento e arquivo, não importando quanta gente acredite nela.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 14 de Outubro de 2007, 09:56:30 »
Eu já fui ateu crente, depois ateu cético até que cheguei a teísta cético.
Já pensei o mesmo que você.
É você quem se recusa a acreditar que é possível chegar até Deus...
Um bom caminho pra Deus é a razão, mas tem que aprender a usa-la direito para expandir seus limites estreitos.
E eu passei quatro décadas pedindo a Deus que falasse comigo, tudo por causa da lavagem cerebral que me foi imposta quando criança.
Agora que me livrei da crendice, agora que a razão predominou, depois de todo esse tempo sem uma única evidência que fosse de que há um Deus e que ele me ouve, aparece um bando de chatos dizendo que "você não teve fé, você na verdade nunca acreditou, você fez tudo errado, você se agarrou aos rituais vazios em vez de praticar a verdadeira religião, você acreditou em dogmas e não enxergou a verdadeira mensagem de "gizuis" etc. etc.".
Me poupem.
Se Deus ainda não falou comigo, é porque não tem nada a me dizer.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Outubro de 2007, 11:28:40 »
[cara chato] Esquizofrenia [/cara chato]

:P

Ps: Eu sempre cometia esse erro.

Oi Nightalker, bom dia ! Eu escrevi  assim de propósito , mas tava tão indignada que esqueci de destacar, mas valeu, assim o pessoal presta mais atenção ao que o SABE TUDO disse .....E vc tem razão o cara é chato mesmo...se está tão cheio do assunto  , creio que há centenas de outros tópicos para  ele expressar suas opiniãos ...Discordar , tudo bem ...mas  falar com respeito sobre a opinião alheia é um principio da  boa convivência , pra mim   educação é muito importante .Eu sou teísta , mas nunca , neste   Clube ou em outro  site ou chat  , desrrespeitei  a pessoas de crenças diversas ou atéias .Convivo com muito ateus e nunca  nos desentendemos, como disse é antes, uma questao de  educação e civilidade.( desculpe o desabafo querido...: :palavrao:)
Beijos carinhosos
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #48 Online: 14 de Outubro de 2007, 11:49:17 »
É uma hipótese aceitável, só que não justifica nenhuma ação além de considerá-la aceitável.
É tão aceitável quanto milhões de outras hipóteses aleatórias sobre a origem do universo e a natureza de um suposto criador.
Tomo conhecimento e arquivo, não importando quanta gente acredite nela.

Olá Fernando , Bom dia !
Vc é ateu . É um fato. Tudo bem, cada um na sua . Podemos  falar , conversar sobre nossos motivos, sobre  nossas convivções , mas sempre com respeito. Nunca te vi chamar  ninguém de maluco , só por dele descordar. É disso que falo entende , todos tem o direito a crer ou deixar de crer no que quiser . Nós já trocamos algumas linhas e nunca houve  discordia ...a boa convivência é fundamentale às discordâncias.
E  ao que você fala  hj está  vivendo de maneira bem mais tranquila que antes , que bom. Essa  é a sua verdade . Mas pela sua frase   do inicio da resposta  já dá pra ver que você mantem  a mente aberta ...Agora  quando você  fala de não justificar nenhuma ação ...bem noão entendi de qual tipo de ação o colega falou. Se puder esclarecere, agradeço.

Beijos e tenha um maravilhoso domingo.
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #49 Online: 14 de Outubro de 2007, 12:06:49 »

Bom dia . Bem, você poderia simplesmente  argumentar sem , no entanto   tentar  ofender a mim ou qualquer outro teísta  daqui. Ok?
Gosto de conversar , argumentar , mas você nem me deixou espaço pra isso.
Tenha um bom domingo.
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!