Quando escrevi o texto abaixo, tinha em mente o cristianismo, mas acho que se aplica a todas as religiões:
Meus pais me ensinaram pessoalmente a distinguir o bem do mal e me mostraram
com clareza o que esperavam de mim. Por que Deus, omnipotente e omnisciente,
teria que servir-se de intermediários de credibilidade e historicidade duvidosa,
discordantes entre si, ainda por cima, para transmitir-nos suas leis e desejos? Por
que usaria de enigmas? Por que não se comunicaria diretamente com cada um de
nós e estaria sempre a nosso alcance, assim como nossos pais, quando precisássemos
dele? Sei que alguns alegam que falam com Deus e que este lhes responde. Até que
me apresentem provas, verei isto apenas como uma auto-ilusão comum a todas as
religiões, uma disfunção cerebral inclusive já reproduzida em laboratório.
Fernando... as religiões são compostas de inúmeros textos de inúmeros autores.
A filosofia também tem correntes discordantes, assim como tem livros escritos por pessoas com maior ou menor conhecimento... com a religião não é diferente.
Mesmo assim muitas pessoas apontam diversas vezes na mesma direção, nesse tópico mesmo eu mostro isso. A questão é buscar entendimento e procurar investigar o que eles apontam, para tirar suas próprias conclusões.
Quanto a Deus... O que você chama de "enigma" é considerado por outros como clareza ofuscante.
É tão claro que nos cega e tira a visão.
Recentemente eu li um ocultista que dizia ser a verdade revelada, mas chamada de "oculta" por ser ocultada pela nossa própria ignorância.
Não seria a verdade que foi "ocultada" por Deus e ele permanece agindo de forma "misteriosa" através de "enigmas", somos nós que não conseguimos entender o que está escancarado.
O que Deus faz é nos guiar como um pai atento guia um filho cego, de forma que possamos aprender aos poucos a ver claramente o que está na nossa cara.
Não adianta também você tentar explicar para uma criança de 3 anos, como criar um programa de computador complexo.
Você começa de vagar, primeiro ensina ela a ler, quando tiver idade, ensina o básico da matemática e a faz começar a aprender o raciocínio lógico. Quando ela estiver pronta, vai poder ser ensinada sobre programação.
A aparente ausência de Deus é apenas parte desse mesmo processo.
O problema é que muitos estão acostumados a esperar que as coisas sejam "provadas" por alguém... então mesmo sem ver essas provas, esperam apenas pelo "relato" de pessoas em quem possam acreditar.
Sei lá... fazendo uma analogia boba, eu diria que isso é como alguém que, estando de olhos fechados, espere que lhe provem que existem cores como "azul" e "amarelo"... Então alguém vem e diz: Mas essas cores estão em toda parte, nossa volta e até mesmo em nós. Basta abrir os olhos.
Então o outro reclama... há, mas dai se eu abrir e não funcionar, você vai dizer que eu não fiz direito, que não abri meus olhos o suficiente... E como eu saberia que essas cores são reais e não apenas uma ilusão?
Não... enquanto você não me provar que existem essas tais cores que você diz, não tenho que me dar ao trabalho de abrir os olhos.
É uma analogia bobinha... admito... mas... mas... descreve muito bem a situação.