Autor Tópico: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!  (Lida 59025 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Re: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #100 Online: 15 de Outubro de 2007, 21:51:40 »
Respondendo a  Eduardo Vander

Citação de: Artemis  em  Hoje às 16:45:30
Que bom seria  se eu soubesse quem é 'Deus' e que soubesse tanto assim dEle....mas não sei ...o que sei  , e não  por prova alguma , pois não  há provas da existência dessa  Deidade, é de sua existência[...]

Mas se você não tem a mínima certeza de nada, por que afirma com tanta convicção?

Olá caríssimo , boa noite.
Eu não disse que não tenho certeza de nada.Afirmei que para mim a Deidade  existe e sem dúvidas,Mas em contra partida , eu não tenho como provar e nem  ao menos sei algo a mais sobre ela para elucidar minhas próprias dúvidas.A minha convicção vem do  intuir através do que  sinto. Intuir o amor que me cerca , a paz que inunda meu coração e que homem algum poderia proporcionar-me.

....pois passei a senti-la  quando enfim me concientizei  que  Ele/Ela está dentro de mim.Mas como já disse aqui , é algo  pessoal...não posso transferir esse sentir a alguém ....

Então deus é o orgasmo?

Ah ! kkkkkkkkkkkkkkk Nem se compara . Mas para os padrões terrenos e mortais  e para que você tente  vislumbrar ....é  elevado a milésima potência e multiplicado  pelo número mais alto que  puder  se  lembrar agora , e ainda assim está longe  de entender como  Deus é maravilhoso...

Mas essa crença preserva a minha liberdade de escolhas e ações.

Ainda bem que nos dias de hoje você pode criar um Ser Supremo Imaginário na medida exata das suas necessidades. Você bebe? Não tem problema, o seu Ser Supremo Imaginário permite. Sexo por prazer, sem casamento? Idem! Homosexualismo? Rock ´n Roll?...

Caríssimo...você tocou no  PONTO  !Nunca adiantou  essas proibições de  igrejas ...quem quis  realmente fazer , foi lá e fez  e depois  ...put’z ....se ferreou ! Ou seja pagou pela besteira que fez seja em remorços ou em penalidades judiciais...ou ainda  fez e se deu bem...foi a melhor coisa que a pessoa  ousou fazer na vida...e provavelmente a partir dsso saiu da igreja.Cada religião tem uma forma de  conduta, uma diretriz...segue quem quer...Mas eu creio que  Deus nada tem com isso. Por isso mesmo não sigo nenhuma religião e assumo  as coisas que faço  por mim mesma  seja boas  ou más.

Não é  Ela que é culpada das besteiras que faço , apenas  Lhe credito a minha vida assim como tudo , tudo mesmo que existe ....como o conceito panteísta  que  afirma que Deus está em Tudo é tudo .

Tudo é tudo e tudo é Tudo! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Deus  consegue ser TODAS as coisas !Em TODOS os lugares!

Porém  me dá a liberdade para crer, ou não nele .

O seu Ser Supremo Imaginário dá liberdade, já os outros...

Não há lugar para seres imaginários na minha vida.Podemos discutir sobre Deus de forma mais adulta.

Afinal aqui é só um começo , para quem como eu, crê em vida eterna...

Como você tem tanta certeza? Você acredita em qualquer coisa que te dizem por aí?

Nunca fui pela cabeça e preceitos de ninguém...e procuro mais e mais  ler e me aprofundar  em tudo que se tem  sobre a  crença, fé...porém preservando  os meus proprios conceitos, mas claro  absorvendo o que  sinto ser bom, verdadeiro, dentro da minha limitação humana e imperfeita.

green]Citação de: Artemis  em  Hoje às 16:45:30
E se fosse  importante que  disso soubéssemos , sobre a existência de Deus,creio que não haveria  essa confusão reinante  de  deuses , religiões ...Ele , enfim  já haveria se manifestado de modo singular , de modo a não haver dúvidas.E está no direito do homem crer ou não  nessa entidade superior.

Mas se de acordo com você não é tão importante assim "saber" da existência de deus, então por que tantas pessoas me aporrinham ao meu redor? Por quê tantas pessoas correm atrás dele, bajulam ele, rastejam diante dele e se ajoelham com a testa no chão e a bunda para cima em sinal de auto-hulmilhação?

É isso que gostaria de saber...é tudo tão simples ...bonito e  a meu ver  tentar convencer as pessoas de algo,  é quase uma falta de respeito.Eu apenas falo de mim  e sobre a minha crença.Mas também me sinto muito  rodeada de pessoas que não aceitam o meu modo de ser e pensar de viver e agir.Por isso gosto muito de uma frase que desde pequena o meu pai fala aqui em casa : “ O meu direito acaba  quando começa o de outra pessoa “

green]Citação de: Artemis  em  Hoje às 16:45:30
Grande Beijo !

Se você for mulher, beijo aceito.

rsrs...sou mulher sim e obrigada por aceitar o carinho do meu beijo.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #101 Online: 15 de Outubro de 2007, 21:53:51 »
"Conhecer a sombra é uma grande armadilha. A certeza de que a sombra não é real e a constatação constrangedora de que existem pessoas que perseguem a sombra, leva à formação de conceitos definitivos e equivocadamente superiores. Posso até dizer que o ateu está um passo à frente do crente, pois já abandonou o culto à sombra. Infelizmente, a ilusão perfeita o convence de já ter encontrado a realidade, não restando mais nada a ser buscado."
:oba:
Você também frequenta o RV... Pena que o avatar ande sumido.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #102 Online: 15 de Outubro de 2007, 21:56:15 »
Que bom seria  se eu soubesse quem é 'Deus' e que soubesse tanto assim dEle....mas não sei ...o que sei  , e não  por prova alguma , pois não  há provas da existência dessa  Deidade, é de sua existência....pois passei a senti-la  quando enfim me conscientizei  que  Ele/Ela está dentro de mim.
E o que faz vc pensar que esse sentimento é deus?  :?  :)
Boa noite Mutação.
Bem  não é só um sentimento, mas antes, um estado de vida, uma conclusão do Tudo que me cerca ...como disse,  creio que  Deus seja tudo e esteja em tudo e essa é a realidade da minha vida
Beijos
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #103 Online: 15 de Outubro de 2007, 21:58:23 »
"Conhecer a sombra é uma grande armadilha. A certeza de que a sombra não é real e a constatação constrangedora de que existem pessoas que perseguem a sombra, leva à formação de conceitos definitivos e equivocadamente superiores. Posso até dizer que o ateu está um passo à frente do crente, pois já abandonou o culto à sombra. Infelizmente, a ilusão perfeita o convence de já ter encontrado a realidade, não restando mais nada a ser buscado."
:oba:
Você também frequenta o RV... Pena que o avatar ande sumido.

Na verdade não frequento, mas eu acompanhei o seu post sobre as sombras da religião porque um usuário daqui postou o link na epoca e tals. É interessante como as pessoas se prendem aos conceitos culturais de deus e não conseguem entender o que estamos querendo dizer.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #104 Online: 15 de Outubro de 2007, 22:00:39 »
E esse é justamente o meu ponto.
Podemos comprovar pessoalmente, isso vale pra ciência e também pra religião.

Será mesmo que é possível comprovar pessoalmente? Então por que existem tantas religiões no mundo, todas mutuamente excludentes? Qual a verdadeira? A sua? Claro, nenhum religioso admite estar enganado, ele sempre está certo de suas convicções e os outros é que estão enganados e não conseguem enchergar o óbvio.

Claro... frequentar igrejas não é praticar o que ensinam nas religiões.

Eu me tornei ateu por observar essas igrejas, ver a IURD na TV, bem como as cruzadas nos livros de história.
Depois me interessei por filosofia e pela filosofia oriental, o que me levou a religião, depois fui investigar pessoalmente o que diziam... dai passei a teísta.

Então os orientais é que têm maior proximidade com o verdadeiro deus, ou têm mais afinidade com o conceito?

Assim como foram evitados nos países ateus comunistas?
Até onde me lembro isso resultou na morte de 100 milhões de pessoas...
As pessoas não se matam por acreditar em Deus e sim por serem ignorantes.
Depois, ciência nada te a ver com ateismo, eu me baseio na ciência e sou teísta.

O fato de serem ateus não provocou as mortes. Eu poderia encontrar outra característica e apontar como causa.  Não existe movimento tentando impor ateísmo à força. As pessoas se matam sim por acreditar que deus criou um paraíso que está esperando por eles. Basta ler, por exemplo, o corão: "que combatam pela causa de deus aqueles dispostos a sacrificar a vida terrena pela futura (...) porque aquele que combater pela causa de deus, quer pereça, quer vença, concederemos magnífica recompensa"

Isso não significa que não exista gente séria na religião.

Você acha que quem me contou essas histórias não estava falando sério? Então por que você quer convencer a todos de que as suas experiências pessoais são mais verdadeiras do que as dessas pessoas? E você não me respondeu o que diria a elas se te contassem isso.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #105 Online: 15 de Outubro de 2007, 22:00:50 »
Só uma curiosidade, que tipo de imortalidade é essa que vc crê Artemis?
Oi Maurício !
Na imortalidade do infinito...no caminho que nos fará chegar ao Pai.
Beijo carinhoso.
(Nelson Mandela)

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #106 Online: 15 de Outubro de 2007, 22:08:51 »
Na verdade não frequento, mas eu acompanhei o seu post sobre as sombras da religião porque um usuário daqui postou o link na epoca e tals. É interessante como as pessoas se prendem aos conceitos culturais de deus e não conseguem entender o que estamos querendo dizer.
Verdade, tentamos conversar sobre A e eles aparecem cheios de refutações sobre B...
As pessoas se prendem a todos os conceitos. Já tentei conversas sobre "inferno" e "paraíso" e também insistiram em falar sobre lugares mágicos onde bons e maus vão após a morte.

Eu lembro disso, foi o "grande um" se não me engano... passei a frequentar mais o CC justamente depois disso. Tem um pessoal agnóstico/teísta/deísta legal que aparece aqui vez ou outra.
No RV anda fraco de pessoas assim, apesar de ter uns espíritas bem legais lá... mas eu pouco sei de espiritismo.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #107 Online: 15 de Outubro de 2007, 22:12:40 »

Não sei se é assim tão presente não. Está presente no islamismo, no cristianismo e no judaismo. Mas não vejo isso no paganismo em que "amor" não é necessariamente a função dos deuses. Da mesma forma no hinduismo e no budismo. Lembrando que amor é diferente de compaixão.

Até mesmo no paganismo se fala em respeito entre os semelhantes , com a natureza  e também em amor  como  identidade   para a manistação  do mais puro de cada um.
Grande beijo Amon.
(Nelson Mandela)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #108 Online: 15 de Outubro de 2007, 22:27:25 »
É isso que gostaria de saber...é tudo tão simples ...bonito e  a meu ver  tentar convencer as pessoas de algo,  é quase uma falta de respeito.Eu apenas falo de mim  e sobre a minha crença.Mas também me sinto muito  rodeada de pessoas que não aceitam o meu modo de ser e pensar de viver e agir.Por isso gosto muito de uma frase que desde pequena o meu pai fala aqui em casa : “ O meu direito acaba  quando começa o de outra pessoa “

Você é mais parecida comigo (ou será o contrário?) do que imagina. Acho que a única diferença entre nós é que eu sou absolutamente materialista, e você tem uma crença numa entidade (ou realidade) maior, que engloba a nossa realidadee talz... Mas eu admiro sua atitude de simplesmente não tentar convencer alguém de algo e respeitar o 'espaço' desse alguém. Tive uma namorada crente que terminou o namoro comigo por pressão de familiares e amigos, (OH!! Você está namorando um menino DO MUNDO???) só porque eu não era crente como eles (acho que se acham melhores), e olhe que nem sabiam que eu era ateu, se soubessem, provavelmente me queimariam na fogueira... Por outro lado, eu nunca a tentei convencer de nada, nem quis arrastá-la para o laboratório de Física, nada.
    Eu tenho uma profunda admiração pela natureza e respeito por todas as formas de vida, desde uma formiga, o pé de caju do meu quintal, meu gato... Eu faço minhas as palavras de George Carlin: "Eu louvo o Sol. (...) O Sol me dá tudo que eu preciso: calor, vida, flores no parque, reflexos no lago... E câncer de pele, às vezes... Mas pelo menos não há crucificações, e não jogamos as pessoas na fogueira só porque não concordam conosco(...). Mas o mais importante é que o Sol não fica dizendo que eu não sou digno... Nem que sou mau ou preciso ser salvo, nunca me disse uma palavra mal-criada, trata-me muito bem." O que pra você é representado pela Deidade, pra mim é representado pelo Sol. Claro que não é a mesma coisa, mas como eu disse, sou extremamente materialista.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #109 Online: 15 de Outubro de 2007, 22:30:18 »
Será mesmo que é possível comprovar pessoalmente? Então por que existem tantas religiões no mundo, todas mutuamente excludentes? Qual a verdadeira? A sua? Claro, nenhum religioso admite estar enganado, ele sempre está certo de suas convicções e os outros é que estão enganados e não conseguem enchergar o óbvio.
Elas não são mutuamente excludentes... falam sobre as mesmas coisas e concordam em diversos pontos.
Leia o segundo e terceiro post aqui desse tópico...
Até a explicação para as diferenças é concordante.

Entenda a religião como a filosofia.
São textos de diversos autores, uns sabem mais, outros sabem menos, discordam em alguns pontos e concordam em outros.
Saiba que na psicologia existem escolas com opiniões muito mais divergentes que as divergências encontradas na religião... isso não faz da psicologia lixo.

Se algum religioso diz que sua "igreja" é a verdadeira... isso é problema dele.
Eu sou um religioso que não faz isso, sou um religioso sem religião.
Eu pratico o que aprendo com o estudo de religião comparada.

Diversas religiões estão certas no que diz respeito a suas "yogas", Budismo, hinduísmo, Taoísmo e Cristianismo, sei que ensinam praticar que permitem comprovar a mesma coisa... assim como outras religiões também.
Então os orientais é que têm maior proximidade com o verdadeiro deus, ou têm mais afinidade com o conceito?
As orientais ensinam o mesmo que Cristo.
Só o que muda é a abordagem, a linguagem, os exemplos e os mitos... assim como variações nas praticas.
Uns meditam com mantras, outros sem, uns com colares de contas, outros sem... etc...
O fato de serem ateus não provocou as mortes. Eu poderia encontrar outra característica e apontar como causa.  Não existe movimento tentando impor ateísmo à força. As pessoas se matam sim por acreditar que deus criou um paraíso que está esperando por eles. Basta ler, por exemplo, o corão: "que combatam pela causa de deus aqueles dispostos a sacrificar a vida terrena pela futura (...) porque aquele que combater pela causa de deus, quer pereça, quer vença, concederemos magnífica recompensa"
Ou seja, se matam não por acreditar em Deus... mas por acreditar no corão (um livro que diz muitas outras coisas), na forma como interpretam o corão, na forma como acreditam em um estado teocrático que mistura religião e politica, e na forma como pensam por influencia das politicas de estados extrangeiros.

O fato de serem teístas não foi o que provocou as mostes... também posso citar outras características e apontar como causa.
Isso não significa que não exista gente séria na religião.
Você acha que quem me contou essas histórias não estava falando sério? Então por que você quer convencer a todos de que as suas experiências pessoais são mais verdadeiras do que as dessas pessoas? E você não me respondeu o que diria a elas se te contassem isso.
A pessoa "acreditar" no que diz, não é o mesmo que eu quis dizer com gente séria.
Um cientista pode acreditar no que diz e conduzir experimentos mau feitos e tendenciosos devido a suas próprias crenças.

Quanto ao que eu diria as pessoas que citou?
Que acreditem no que quiserem.

Eu já ouvi e senti o que meu Tio estava pensando e sentindo... mas não acredito apenas nessa experiência pessoal, pois pode ter sido uma incrível coincidencia, então não acredito em telepatia.
Se eu puder repetir e confirmar isso, ai já é outra coisa, já vira comprovação pessoal... até lá, não acredito, mas aceito a hipótese e quero investiga-la.

E você diria o que a essas pessoas?
Que estão alucinando?
E como você sabe que não viram o que realmente aconteceu?
Para dizer que estão alucinando, tem que provar isso, ou estará "acreditando" em uma hipótese que não foi falseada... o que não é muito cético da sua parte.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #110 Online: 15 de Outubro de 2007, 22:52:16 »
Sua "empiria metafísica" não servirá para provar que Deus existe, você usa como premissa a existência de Deus e corrobora isso com evidências anedotas.
Não senhor.
Eu não uso isso como argumento para "provar" Deus.
É impossível "provar" Deus, visto que o que chamamos de "prova" se refere a "provas científicas" que são, na verdade, teorias verossímeis provenientes da comprovação pessoal de diversos cientistas sobre um assunto, com o uso de metedologias científicas.
Hmmmm… Quase.

Provas científicas estão mais para um conjunto de experiências e evidências com suas teorias que as comprovam ou falseiam. Com essas teorias, você pode reproduzir um experimento e obter os mesmos resultados.

Nesse sentido, realmente é impossível provar que Deus existe, pois tais métodos não funcionam em nada que não exista. ::)
Por isso não se trata de "evidencia anedota" para "provar" nada.
Ah tá. Acredito. Você quer nos convencer de que você está fazendo ciência e que, por isso, suas experiências pessoais não são evidências anedóticas, é isso?
Como eu sempre digo e repito, trata-se de comprovação pessoal por meios não-científicos referente a algo verificável.
E o que você entende por Evidência Anedótica pro acaso?
Algo que qualquer um pode verificar, mas que eu não posso te "provar", você teria que investigar isso pessoalmente.
Se não pode provar, então é fim de papo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #111 Online: 15 de Outubro de 2007, 23:01:47 »
Nadasei

Não sei se já explicitou isso em alguma de suas inúmeras postagens por aqui e no outro fórum, mas por via das dúvidas lhe pergunto:

Você acredita em um Deus que ajude àqueles que necessitam dele (Deus descrito pela bíblia)?
Não da forma como as pessoas costumam pensar nisso.
Parte do Deus da bíblia descrito por Cristo se refere ao panenteísmo, um dos melhores conceitos de Deus.
Por quê? Por que o deus panteísta é melhor? Porque não precisa provar? Porque basta apontar para o universo e dizer que aquilo é deus?
Quanto a Deus dando ordens, mandamentos, e agindo de forma tão pessoal. Não interpretaria isso literalmente.
A bíblia contém "mitos" com ensinamentos referentes a doutrina.

Por exemplo.
Interprete literalmente o mito de Adão e Eva, e vai perder a moral da estória.
Vai ler sobre uma cobra falante, e um homem de barro e sua costela/esposa que forma expulsos de um jardim, após Deus ficar bravo com eles por eles terem comido uma maça...

Se interpretar como um mito, vai ver a estória de como eles viviam nus e estava tudo bem, não julgavam a obra de Deus e isso era o paraíso.
Depois passaram a "julgar" as coisas da obra de Deus como "boas" ou "ruins", julgaram seus lindos corpos feitos por Deus como ruins e dignos de vergonha, então o esconderam.
Julgando muitas coisas como ruins, não podiam mais ver o paraíso onde tudo é perfeito, então o perderam.
O mito explica que o paraíso é um estado onde vemos a perfeição, perdemos ele ao fazer julgamentos morais errôneos da obra de Deus, definindo isso como bom e aquilo como mau.
Tal mito foi criado para ser interpretado por aí mesmo. Mas seu intuito não era criticar os julgamentos pessoais, mas a inteligência e o conhecimento. A intenção é fazer as pessoas não questionarem muito, ficarem na sua e não estudar.

Como se chamava mesmo a árvore da qual o fruto não podiam comer?
Se não acredita, então o que é Deus? Deus é inteligível?
Deus é perceptível, mas não pode ser plenamente entendido.
Para isso precisaríamos de onisciência.
Conveniente, não?
O melhor conceito de Deus é o panenteísmo, Deus é tudo e todos e está além de tudo e todos.
Conveniente também, não?

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #112 Online: 15 de Outubro de 2007, 23:32:34 »
Por quê? Por que o deus panteísta é melhor?
Por ser o que nos permite chegar mais próximos do que é Deus na realidade... isso como conceito, pois dissipar a ilusão de separação entre o homem e Deus da uma compreensão melhor, mas que só pode ser descrita por meio de conceitos relativos, o que nos leva de volta a falar sobre panenteísmo.
Porque não precisa provar?
Não dá pra provar muita coisa a terceiros, você só pode ensinar como como eles devem proceder para comprovar pessoalmente as mesmas coisas.
Porque basta apontar para o universo e dizer que aquilo é deus?
Por ser a manifestação dele.
O que difere isso do universo materialista, é que um fala de matéria morta e o outro de consciencia.
Tal mito foi criado para ser interpretado por aí mesmo. Mas seu intuito não era criticar os julgamentos pessoais, mas a inteligência e o conhecimento. A intenção é fazer as pessoas não questionarem muito, ficarem na sua e não estudar.

Como se chamava mesmo a árvore da qual o fruto não podiam comer?
Chamava-se árvore do conhecimento do bem e do mal e não árvore do conhecimento.
O mito não fala sobre o conhecimento ser o pecado original, mas sobre os julgamentos morais errôneos da obra de Deus, como sendo o pecado original.
Isso é ilustrado pela nudez, que antes estava tudo bem, eram os lindos corpos feitos por Deus... depois julgaram como ruim e digno de vergonha.

O paraíso seria a perfeição da obra de Deus, se você passa a "enxergar" o "mal", já não está mais em um paraíso, você o perdeu pois vive em um mundo onde vê as coisas como imperfeitas.
O mal é apenas ignorância, chamada de trevas.
São duas coisas que podem ser interpretadas: 1 julgamentos errôneos, 2 questionar a obra de Deus tachando ela de ruim como se ele não tivesse feito tudo perfeito.
Então você pode entender ai os julgamentos morais errôneos e a desobediência de questionar Deus, apesar deu discordar da segunda, essa idéia parece ser recorrente no cristianismo.

A bíblia tece elogios a sabedoria e repudia a ignorância, ser contra o "conhecimento" é coisa da igreja e seu medo de perder sua autoridade.
[quote Deus é perceptível, mas não pode ser plenamente entendido.
Para isso precisaríamos de onisciência.
Conveniente, não?
Não... também não compreendemos plenamente o universo... nem nunca o faremos.
Nem a materia compreendemos plenamente, ou nossas mentes, etc...
O melhor conceito de Deus é o panenteísmo, Deus é tudo e todos e está além de tudo e todos.
Conveniente também, não?
Não é nem conveniente, nem inconveniente, é apenas a descrição de um fato... de nossa realidade una.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #113 Online: 16 de Outubro de 2007, 00:02:55 »
Você diz que a ciência pode demonstrar tudo... mas não pode.
Ela não pode demonstrar coisas que eu percebo, por não poder olhar dentro de minha mente, não pode dizer se estou a ver algo real ou uma criação mental.
Na verdade ela pode. Sua mente é uma reação eletroquímica bem material e, portanto, sujeita à ciência.
Também não pode demonstrar, por exemplo, as partes que compõe a matéria.
Ela tem seus limites, são os nossos limites.
Como não pode? Não só pode como ela faz. Pode não ter todas as respostas ainda, mas tenho certeza que se você estudasse um pouquinho iria entender melhor as partes que compõe a matéria.
Não, mas ser um cético me impede.
Depende do seu grau de ceticismo, estou cansado de ver ateus crentes se dizendo céticos.
Você eu já não sei.
O que você entende de ceticismo? Acredita em qualquer merda que lhe aparece à cabeça sem confirmar por meios externos!
Cético sou eu, científico e filosófico, sendo que o ceticismo não me impede de ter crenças, mas apenas de me apegar a elas.
Muito boa a piada. Quer que eu conte a do papagaio?

Não é À toa que seu nick é NadaSei. Não sabe nada de ceticismo!
E o que você acha que é a cor?
A forma como nosso cérebro interpreta a luz.
A cor é criada na mente, não existe independente de um observador... assim como o som.
Isso é questão de interpretação. O cérebro interpreta o mundo ao redor como pode. As ondas de luz que formam as cores existem independentemente do observador.
E como diferenciar uma percepção mental de um ataque de esquizofrenia? Ou acha que o cérebro é um órgão perfeito que nunca falha?
Como você diferencia as coisas que vê, como sua mãe, de um ataque de esquizofrenia?
Não respondeu à minha pergunta.
A vigília é um estado onde distorcemos a realidade, existe um estado mais desperto e sem distorções.
Compare os dois estados e teste-se.
Ah sim. Precisamos entrar em um estado que não é o de vigília para entender deus. Pra isso eu vou precisar de entorpecentes. O que me recomenda?
A questão é: se existe um Deus, ele precisa ser visível por meios impessoais.
Depende de como funciona a realidade.
Na metafísica religiosa, nosso mundo não é muito diferente do mundo de um sonho.
Estando dentro de um sonho, poderia usar qualquer equipamento dentro desse sonho para detectar algo aqui fora?
Poderia dentro dele usar um equipamento para se perceber aqui?
Isso não se aplica à realidade. Mostre que o mundo é um sonho.
Ah é. Você acredita que ele é todas as coisas, o que o tornaria impossível de se ser falseado. Way to go!
Ele pode ser falseado, é verificável.
É ensinada a técnica de como podemos eliminar a ilusão e nos percebermos unidos a ele.
Seria a chamada iluminação, algo atingindo através de certas praticas.
Cóf cóf… A fumaça da maconha tá empesteando o ambiente… Cóf cóf…

Vou repetir: tudo que existe, existe independente do estado mental das pessoas. Se você sugere mudar o estado mental para se entender algo, está sugerindo que tal coisa não pode ser mostrada por outros meios e, portanto, não faz parte da realidade.

Quando se trata de pensamentos e devaneios, problema nenhum. Mas julgar que o que se percebe em um estado mental alterado faz parte da realidade é forçar a barra.
Prove que as praticas não resultam no que dizem e pronto, você provou que isso é um engano.
O ônus da prova é seu. Prove que o que você diz funciona.

E, pro seu governo, mudar o ônus da prova é uma falácia. Como eu disse antes, manere nas falácias.
A ciência está estudando o assunto. Infelizmente seus métodos não são os mais adequados para a questão, mas estão prosseguindo de forma científica o que significa que vai demorar bastante até comprovarem alguma coisa realmente interessante.
Ah é? A ciência tá estudando o assunto? Aonde? Na NASA?
Se eu preciso mudar a minha percepção para achá-lo, não posso isolar uma experiência pessoal com deus de uma experiência pessoal com a heroína.
Pode sim, assim como pode diferenciar o barato da maconha do do álcool.
Pode inclusive testar sua nova percepção de forma científica, para saber se está mais acordado ou mais dormente.
Os mesmo testes aplicados a bêbados evidencia isso.
Que testes? Mostra aí!
Entenda: se deus existe, ele precisa aparecer para qualquer um, independente do estado mental. Eu não preciso ficar chapado para ver um objeto obedecendo as Leis de Newton por um bom motivo.
Não... mas se estiver sobre efeito de heroína vai deixar de perceber muita coisa.
É isso que faz a vigília... te deixa drogado, em transe.
Prove.
Não pode perceber Deus por isso... sua percepção está afetada por um estado mental semelhante ao uso de uma droga.
Você está "chapado" e não sabe disso.
Ah sim, sei… Então quando eu estou sóbrio eu estou drogado… Muito convincente… Papai Noel tá aqui do meu lado me pedindo para te elogiar por tais sábias palavras.
A unica forma de perceber é acordando, ficando verdadeiramente consciente pela primeira vez.
Oh my dog… Se acha que há um estado mais sóbrio que o da vigília, devia estudar para ver seus efeitos no cérebro, comparar com efeitos de entorpecentes para garantir, e quem sabe até a criar drogas que induzam a super-sobriedade nas pessoas. Legal, né?

Vai lá! Estou torcendo por você! Salve a humanidade!
Se Deus faz parte da razão, por que você não tem nenhum argumento razoável?
Eu tenho ótimos argumentos, são perfeitamente racionais.
Há há há há há!
O problema é que a razão deve se apoiar em conhecimento e em fatos.
Não adianta você ouvir argumentos sobre um conhecimento que não tem e sobre fatos que desconhece.
E não adianta inventar conhecimentos e fatos para corrobar sua razão.
Me dê um motivo para não continuar achando que você está meramente tendo alucinações.
Isso é uma hipótese que você deve considerar.
Eu também considerava essa hipótese então testei o estado, falseei a hipótese e vi que ela era falsa.
Do contrario você não estaria sendo cético de verdade.
Não adianta discutir com você. Você sabe que o que fez é uma experiência pessoal indistinguível da indução entorpecente e ainda insiste que está falando a verdade.

Meu caro, se eu hiperventilar de propósito eu vejo estrelinhas. Isso não quer dizer que elas estão alí.
Só tome cuidado para não "acreditar" na hipótese alucinação, o correto é se manter neutro, visto que isso é algo verificável.
Só posso me manter neutro se você parar com as evidências anedóticas e começar a falar algo com sentido. Eu não posso me manter neutro o tempo todo para qualquer merda que me aparece.
Se ele existir, é possível provar mostrar que ele existe. Se ele não existe, isso é impossível. Basta me mostrar que ele existe e aí eu vou passar a acreditar, e não o contrário.

Pedir para mim acreditar à priori em Deus é colocar a carroça na frente dos bois.
E eu não fiz isso...
Você não entende a diferença entre "acreditar" em algo e manter uma "possibilidade" na mesa?
Você pode ser ateu, mas deve considerar Deus, no mínimo como uma possibilidade.
E considero. Na mesma escala em que considero a possibilidade de existência do Monstro Espaguete Voador.
Nunca disse que deveria "acreditar" nisso, apenas disse que "acreditar" que é impossível Deus existir... também é uma crença e um erro.
Eu não "acredito que Deus não exista". Eu "não acredito que Deus exista". Entendeu a diferença?

Eu não faço uma afirmação, eu faço uma negação. E eu a faço pois considero a hipótese em contrário extremamente remota.
Assim como você tem conhecimento do Homem Aranha e do Super Homem? Conhecimento não prova que algo existe, por mais bem descrito que seja.
Não, não prova.
E quem está tentando provar qualquer coisa aqui?
Agora você não está? Decida-se.
Você também não pode me provar nada, nem mesmo que a aspirina realmente tira a dor de cabeça.
Se não acredita na aspirina, o problema é seu. Seus efeitos são documentados e experiências foram feitas em diversas pessoas para provar que ela funciona. Diversas pessoas diferentes e que não estavam em um estado alterado de consciência.
Você confunde a relativa segurança dos relatos da comunidade científica que chamamos de "prova", com incapacidade de conhecer coisas que a ciência ainda desconhece.
Se a ciência desconhece alguma coisa, isso não quer dizer que devemos fazer como você e passar a acreditar que a possibilidade de tal coisa ser verdadeira é grande o suficiente para mudar nossas vidas.
Vocês perdem uma das coisas mais importantes, a postura investigativa.
Trocam isso por um dogmatismo bobo e por uma dependência do aval da ciência.
Tá falando igual ao povo do "Quem somos nós?" agora.

O que sugere que façamos? Que deixemos a ciência, que nos dá respostas extremamente precisas, de lado? Que aceitemos qualquer merda que nos chegue aos ouvidos?
E Deus? Como você pode mostrar para alguém que Deus existe?
Não posso, isso é algo que a pessoa comprova pessoalmente.
Nhéééé! Resposta errada.
Você também não pode me provar que a aspirina tira a dor de cabeça... isso eu tenho que comprovar pessoalmente ou então "acreditar" nos relatos de cientistas.
Os cientistas nunca nos deram um motivo para não acreditarmos neles. Aliás, acreditar nos cientistas nos poupa o trabalho de refazer as experiências infinitamente para tirar respostas que são sempre as mesmas.
Isso é uma desculpa descarada e você sabe disso. Você está criando uma situação onde pode sempre chamar alguma coisa de Deus.

Aí até eu, Tadeu! Manera nas falácias.
Falácia nenhum.
Mentir é feio.
É como a matéria... não sabemos exatamente de que partes ela é feita.
Mentir é muito feio.
A única forma de compreender Deus completamente, seria tendo onisciência.
Não é necessário compreendê-lo totalmente. Apenas mostrar que ele existe.

Dá para se fazer um círculo usando somente três pontos.
O conceito de Deus é esse, o panenteismo, o todo "uno" do qual somos parte, algo que eu percebo claramente, inclusive dentro de mim.
No fórum Ascenção é que o povo cai nessa ladaínha. Aqui não.
A ciência não diz que os dragões não existe. Acreditar que dragões não existem também é uma hipótese falsa?
A ciência não precisa dizer que algo não existe. Imagina o tempo que perderíamos só para catalogar o que não existe! É infinitamente mais fácil catalogar apenas o que existe. E enquanto Deus não for algo que exista perante a ciência, me reservo ao direito de ignorá-lo assim como eu ignoro os dragões.
Falácia da falsa analogia.
São entes completamente diferentes que não guardam nenhum relação entre si.
Não são não. Todos, incluíndo seu deus panteísta, são entidades imaginárias, criadas por religiões ou por pensamentos espiritualistas. Todos são igualmente inatingíveis por não existirem. E não tenho mais motivos para acreditar em um deles do que tenho para acreditar nos outros.
A ciência, em seu significado mais amplo, se ocupa em trabalhar para desvendar tudo o que existe. Se Deus não faz parte da ciência, simplismente não existe. Se quer provar que ele existe, precisa fazer pelos meios da ciência.

Só que, pro seu azar, ciência tem regras para separar as experiências pessoais da realidade. E é aí que entram as falácias e os malabarismos mentais.
Comprovações pessoais, não experiências pessoais... eu separo as duas coisas.
Quanto a ciência... se em um universo paralelo existir um elefante voador, a ciência não o está estudando, não por não existir, mas por desconhece-lo e não ter métodos para tal... isso hoje, amanhã quem sabe...
E vai te fazer mal não acreditar nesse elefante voador? Ele não pode alterar a sua vida de maneira alguma. Duvidar dele não faz mal algum.

Não é o mesmo com a idéia de Deus. Tem sempre um religioso para dizer o quanto ele vai nos foder se não acreditarmos nele. Se querem mesmo nos impressionar, precisam nos mostrar que ele existe ou vamos, para os fins de praticidade, continuar não acreditando.
Depois, se a ciência estuda o universo, estuda a forma manifesta de Deus, só não se deu conta disso ainda, talvez no futuro.
Se algo só pode ser comprovado no futuro, não tente então me convencer disso agora.
Então você não acredita em Deus. Você acredita no Universo.

E eu achando que você tava discutindo sério aqui. Que piada.
O que existe no universo é apenas a parte manifesta de Deus.
A parte que você procura é a parte consciente de Deus, essa é mais fácil de ver nas pessoas, bem como na nossa pisque interior.
“Maconha, maconha, maconha! Maconha de Piracicaba! Faz você ver o crocodilo azul, as fadas e te leva ao nirvana! Olha o carro da maconha, dona Maria! Vem que tá fresquinha!”
Não entende nada de universo, pelo jeito.
Recomendo que compre uma luneta. Quem sabe você se interessa por Astronomia e estuda mais sobre o assunto? Sim, pois se eu apenas pedir eu sei que você não vai.
Dei um exemplo mais catastrófico.
Existem teorias malucas, como a teoria M.
Não sabemos se existem outros universos então o universo seria na verdade um multiverso, etc...
Achamos que o universo é uma coisa, mas ele pode se mostrar outra completamente diferente.
Isso não faz dele irreal.

O problema é que você "acha" que entende de universo, então não consegue pensar além e entender o meu raciocínio.
O que mudaria na minha vida se eu acreditasse nisso agora? Se você não tem como me provar, então provavelmente é mentira.

Preciso de um bom motivo para mudar de opinião. Não adianta imaginar como o universo deve funcionar. Só posso ter certeza de como ele é com base no que a ciência me diz agora.
Se você não acredita poder estar errado, então nada do que dissermos vai mudar sua opinião. O que isso diferencia de conversar para a parede?

Essa é a questão. Pra quê manter uma conversa com alguém que se recusa a ouvir? Não é uma perda de tempo e espaço no servidor?
Se você me provar que Deus não existe... Ai já é outra história
Pode fazer isso? Não...
Se inverter o ônus da prova de novo, eu convenço o conselho a te botar no olho da rua!
Eu não entrei aqui pra discutir se Deus existe ou não... você é que acha que da realmente pra discutir isso.
Se cada um pudesse partir do pressuposto que quisesse em suas discussões, isso aqui seria o Fórum Ascenção.

Respeite as regras, por favor.
A ciência não pode provar que não existe, nem nenhum de vocês, assim como eu também não posso provar que ele existe.
De certa forma, e dependendo do deus, é possível sim provar que ele não existe. Mas como lidar com o seu se o seu é meramente um sinônimo de universo e você mesmo não diz como seu deus é?

Mas… o ônus continua sendo seu. Eu não tenho a obrigação de acreditar em algo que não se pode provar.
Eu estou discutindo um argumento especifico e teologia, não a existência de Deus.
Não sabe diferenciar as duas coisas?
Bela bosta. Precisa provar que Deus existe da mesma maneira para que tal discussão tenha uma utilidade prática.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #114 Online: 16 de Outubro de 2007, 00:06:21 »
Cara, entenda, todas as coisas são a mesma, deus é a essência, é a fonte de onde tudo brota, é a infinita consciência que cria,sustenta e destroi tudo que existe.

É a matéria, é a energia, são os sentidos, são os sentimentos, é a mente, é o intelecto, é a consciência, e transcende a tudo isso.

Você está muito preso aos conceitos humanos, aos seus sentidos e a sua suposta "realidade material", você só vai conseguir entender o que estamos querendo apontar quando você conseguir perceber que nossa realidade é relativa e que "deus" é a Realidade Absoluta.
Então mostra. Não sou eu quem vai ficar brincando de buscar a realidade. É você quem tá dizendo o que é deus e é você quem precisa mostrar que isso tudo é verdade.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #115 Online: 16 de Outubro de 2007, 00:38:58 »
E se a pessoa disser que não viu nada, você a culpará por não ter se esforçado o bastante ou por ter usado os métodos errados. Muito confortável.
Assim como se eu fizer um experimento científico e chegar a conclusão oposta, vão dizer que não fiz o experimento direito, que contaminei amostras, etc... Muito confortável...
Método científico tem regras que servem para garantir que o que você está tentando demonstrar faz parte da realidade. Se fizer algo errado, com certeza vão te criticar e lhe apontar seus erros. Nada que o impeça de voltar atrás e refazer de maneira certa.

Além do mais, a ciência tem credibilidade por estar certa na grande maioria das vezes. Se você não fizer seu experimento do jeito que a ciência disser, ela não pode ser responsabilizada pelos resultados.
Sabe o que é confortável de verdade?
Não testar isso e já pressupor que se tentar não vai funcionar e que eu vou inventar desculpas para não ter funcionado...
Agora, que tem que fazer direito isso tem, assim como um experimento científico tem que ser feito direito.
Você não demonstra credibilidade. Você só fala em evidências anedóticas. Claro que achamos que você não vai conseguir. Cabe a você nos mostrar que estamos errados ao invés de vir com a desculpa de que sabemos que virá com desculpas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #116 Online: 16 de Outubro de 2007, 00:45:58 »
Sim, é possível. Se regiões do cérebro que lidam com a dor estavam ativadas e agora não estão mais, é porque a dor desapareceu. Isto é objetivo e independe do relato do paciente.
Já é possível até saber se ele está mentindo.
E como você vai me provar isso?
Como vai me provar que as ativadas são as que lidam com a dor?
Como vai me provar que o equipamento mostra realmente aquilo que você afirma que ele mostra?
Eu precisaria "acreditar" na ciência e na sua palavra?
Depois somos nós os cabeças-duras.

Claro que você tem que acreditar na ciência. Claro que você precisa confiar nos equipamentos. Se eles estão funcionando até agora, com certeza vão funcionar ao te testar. Se com eles é que conseguimos criar remédios e medir seus efeitos nas pessoas, é claro que com eles vamos poder fazer as medições necessárias em você.

Se não acredita na ciência, então joga seu PC fora e vai morar no mato.
Eu não entendo nada de neurologia e não adianta me mandar "estudar" essa ciência e acreditar nela, pois você também não aceitaria estudar a religião e acreditar nela.
Como eu disse, a ciência é dotada de credibilidade. Seus testes podem ser reproduzidos de maneira prática e seus resultados podem ser demonstrados quantas vezes quiser. Se ainda assim duvida desses meios, o problema é inteiramente seu.

Agora, não me venha dizer que experiências pessoais tem credibilidade porque não tem. Se só você tem as experiências, então não difere em nada de um ataque de esquizofrenia.
Eu teria que verificar que essa ciência funciona e mostra o que diz mostrar... ou seja, teria que comprovar isso pessoalmente. Mais fácil ainda seria tomar a aspirina.
Então toma. Aspirina é algo sólido e material, e de fácil obtenção. Você nem precisa acreditar na Aspirina para testar seus efeitos.

Agora, para "ver" Deus, eu preciso acreditar e ainda por cima alucinar. E não vou poder mostrar tais efeitos da experiência pra ninguém pois Deus não é algo tão material quanto a uma Aspirina.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #117 Online: 16 de Outubro de 2007, 00:55:23 »
O problema é que eles estão acostumados a "acreditar" no "relato" de cientistas.
Os cientistas vão lá, investigam e comprovam as coisas pessoalmente, usando métodos científicos.
Como em muitos casos lidam com coisas mais visíveis e seguidas de múltiplas comprovações, e como a comunidade científica se mostrou digna dessa confiança, podem "acreditar" nela.

Só que eles se acostumaram tanto em "acreditar" em comprovações científicas que nunca viram, que acham que não podem investigar e comprovar pessoalmente as coisas, principalmente aquilo que a ciência com seus métodos ainda não deu seu parecer, e, apenas começa a arranhar a superfície.

Eles confundem acreditar apenas na ciência com ser cético, e comprovar pessoalmente as coisas com ser crente.
Eles não sabem que essas coisas são "verificáveis", nem sabem que é possível comprova-las pessoalmente.
Eles acham que é necessário "acreditar" nos textos religiosos, da mesma forma que eles "acreditam" nos "relatos" da comunidade científica.
Falta entender que, na religião, assim como na ciência, podemos verificar e comprovar pessoalmente aquilo que é relatado, sem necessidade de apenas "acreditar".

Eles se apóiam no mérito da comunidade científica de podermos chamar seus "relatos" de "provas" e dizem que só acreditam no que foi "provado cientificamente", além de pedirem "provas" das coisas, como meio de lançar uma cortina de fumaça...
Obviamente não são aceitos os relatos da "comunidade religiosa" como "prova" (e ela fez por merecer essa desconfiança), mas confundem não podermos "acreditar" nesses "relatos", com não podermos comprovar pessoalmente o que dizem.

Negar assim é muito fácil. Um postura bem diferente da postura critica e investigativa de um cético de verdade.
Você não entende nada de ciência, de ceticismo, de comprovação de experimentos… se bobear não sabe nem onde fica o cú na bunda.

Vai, fica aí dando um tapinha na pantera. Fica aí hiperventilando o cérebro, tendo alucinações realistas e achando que fala com deus, vai. Fica aí com o seu deus Uno movido a álcool. Você mostrou que é incapaz de criar argumentos razoáveis, baseados na realidade, isentos de falácias e de argumentos infundados. Você mostrou que tudo o que você acredita está dentro da sua cabeça. Divirta-se com seu mundinho autista. Quem sabe se você desejar com força você não vira o Super Homem, hein?

Só não venha com esse papinho de meia tijela no nosso site. Temos mais o que fazer do que brincar de deus uno com você.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #118 Online: 16 de Outubro de 2007, 00:57:57 »
Isso continua a não provar que o que você acredita é verdade. Boa sorte da próxima vez.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #119 Online: 16 de Outubro de 2007, 01:00:10 »
Oi Maurício !
Beijo carinhoso.
Falou, falou… e não falou nada!

Como é que vocês conseguem?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #120 Online: 16 de Outubro de 2007, 08:47:02 »
Oi Maurício !
Beijo carinhoso.
Falou, falou… e não falou nada!

Como é que vocês conseguem?

Aceite Jesus, p*rra!

E aí, entendeu? ::)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #121 Online: 16 de Outubro de 2007, 08:50:22 »

Não sei se é assim tão presente não. Está presente no islamismo, no cristianismo e no judaismo. Mas não vejo isso no paganismo em que "amor" não é necessariamente a função dos deuses. Da mesma forma no hinduismo e no budismo. Lembrando que amor é diferente de compaixão.

Até mesmo no paganismo se fala em respeito entre os semelhantes , com a natureza  e também em amor  como  identidade   para a manistação  do mais puro de cada um.
Grande beijo Amon.

Amor é diferente de compaixão. Além de quê, a forma como a natureza é não tem o mesmo condão dos valores humanos. Nela morre-se para dar continuidade a outra vida, nos valores humanos, isso geralmente não é bom do ponto de vista individual, muito menos justo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #122 Online: 16 de Outubro de 2007, 08:58:23 »
Que seja, mas isso tudo é achismo seu. Nada disso é provado ou observável empiricamente. Você simplesmente tem grande chance de estar errado. Para seu argumento ter autoridade você deve demonstrar o modo como é possível perceber essa tal "essência", de maneira que qualquer pessoa possa realizá-lo.
E isso é feio há milênios, o meio de se verificar isso é apresentando em diversas religiões e em linhas não religiosas como a Yoga e outras semelhantes.
Da mesma forma, se essa fonte de tudo obedecer a algumas leis específicas chamar isso de tudo ou Deus é a mesma coisa.
Entenda o universo visível e material como a forma manifesta de Deus, a fonte de todas as leis naturais.
Perguntar sobre a forma imanifesta de Deus (transcendência), que dá origem a sua forma manifesta (panteísmo), é como perguntar sobre o antes do BIG-BANG, terreno impenetrável antes do tempo, onde as leias da física que conhecemos não se aplicam.

O panenteísmo é a união do manifesto (panteísmo) com o transcendental.
Então não é apenas o "todo" que vemos, pois o universo visível é quem obedece a essa fonte imanifesta.
É como o universo de um sonho, toda a matéria daquele mundo "onirico", obedece a algo que transcende aquele mundo, então essa "fonte" não pode ser observada ao se tentar entender cientificamente esse mundo onirico, inclusive os equipamentos usados nesse mundo, são feitos de "sonho".
Você entretanto, pode mentalmente dentro desse sonho, perceber que está dormindo, pois é "um" com aquele que está sonhando.

Nosso mundo "material" funciona de forma semelhante a essa analogia.

Isso tudo é pregação panenteísta. Não difere em nada de eu falar que você deve aceitar o Senhor teu Deus e seu filho Jesus, morto na cruz para a redenção de seus pecados. Este mundo material em que você vive em nada pode ser comparado ao Reino de Deus. Somente aquele que trabalha pela sua salvação entrará no Reino. Você já começou a trabalhar?

Não passa de pregação. Já o oposto, acusar alguém que se baseia no método científico de pregação não é nada coerente, afinal, ele está defendendo algo e está demonstrando como o que ele afirma e ocorre, ou seja, está argumentando em fatos.

Já você está inventando ou "chutando" a existência de fatos, como a tal essência e o tal Deus transcedental sem demonstrar nenhuma fidedignidade de seus argumentos. É evidente que você pode acreditar nisso, mas só convencerá os outros caso mostre, no minimo, alguma evidência de que aquilo que você defende, tem alguma possibilidade razoável de ser verdade. Por enquanto é só discurso, tal qual a pregação do Reino de Deus...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #123 Online: 16 de Outubro de 2007, 09:25:06 »
Isso continua a não provar que o que você acredita é verdade. Boa sorte da próxima vez.

Como se sua opnião ignorante importasse alguma coisa pra mim ...
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 16 de Outubro de 2007, 14:14:52 »
Que bom seria  se eu soubesse quem é 'Deus' e que soubesse tanto assim dEle....mas não sei ...o que sei  , e não  por prova alguma , pois não  há provas da existência dessa  Deidade, é de sua existência....pois passei a senti-la  quando enfim me conscientizei  que  Ele/Ela está dentro de mim.
E o que faz vc pensar que esse sentimento é deus?  :?  :)
Boa noite Mutação.
Bem  não é só um sentimento, mas antes, um estado de vida, uma conclusão do Tudo que me cerca ...como disse,  creio que  Deus seja tudo e esteja em tudo e essa é a realidade da minha vida
Beijos
Tudo, tudo, tudo assim como uma bomba-atômica, guerra, cadeira, mesa e etc. ou só “no sorriso de uma criança, na alegria de uma família, nos lindos animais da terra”?  :)

Não consigo ver nexo entre esse seu sentimento e ‘deus’ (Pelo menos o que é dito sobre o mesmo). Mas numa coisa vc está certa: “Cada um acredita no que quiser. No que bem entender”.  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!